5 de julho de 2018

Noticia: Irã anuncia reunião com potências mundiais sobre acordo nuclear na sexta-feira em Viena

Os ministros das Relações Exteriores dos Estados signatários do acordo nuclear iraniano se reunirão na próxima sexta-feira em Viena pela primeira vez desde a retirada dos Estados Unidos do pacto em maio, anunciou a agência oficial iraniana Irna.
Os ministros do Reino Unido, China, França, Alemanha e Rússia se reunirão com o chanceler iraniano na capital austríaca para abordar "o conjunto de propostas da União Europeia (para responder às garantias pedidas pelo Irã) e os meios para preservar (o acordo) após a retirada dos Estados Unidos", completou a Irna.

O pacto de 2015, negociado pelos EUA, cinco potências mundiais e o Irã, suspendeu sanções impostas a Teerã em troca da limitação de seu programa nuclear. Fruto de mais de uma década de diplomacia, o entendimento foi concebido para impedir os iranianos de obterem uma bomba nuclear.

O presidente americano, Donald Trump, anunciou em maio a retirada de seu país do acordo e a retomada imediata das sanções econômicas contra Teerã, uma decisão condenada por seus aliados europeus e elogiada por Israel e Arábia Saudita.

Trump criticou o acordo, a principal conquista de política externa de seu antecessor Barack Obama, pelo fato de não abordar a questão dos mísseis balísticos do Irã, suas atividades nucleares depois de 2025 e seu papel nos conflitos da Síria e do Iêmen.

Após o anúncio de Trump, a União Europeia disse que continuará comprometida com o acordo e que fará com que as sanções impostas ao regime continuem suspensas contanto que Teerã cumpra seus compromissos.
Fonte: G1


Mais noticias
Arqueologia Bíblica
ABORTO
Últimos Acontecimentos Bíblicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário