13 de julho de 2018

Lição 03: Davi, o rei-pastor central gospel

Texto Bíblico Básico: 
  1 Samuel – Capítulo 16. 1,7-13
1 - Então, disse o SENHOR a Samuel: Até quando terás dó de Saul, havendo-o eu rejeitado, para que não reine sobre Israel? Enche o teu vaso de azeite e vem; enviar-te-ei a Jessé, o belemita; porque dentre os seus fi lhos me tenho provido de um rei.
7 - Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a altura da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o SENHOR não vê como vê o homem. Pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração.
8 - Então, chamou Jessé a Abinadabe e o fez passar diante de Samuel, o qual disse: Nem a este tem escolhido o SENHOR.
9 - Então, Jessé fez passar a Samá, porém disse: Tampouco a este tem escolhido o SENHOR.
10 - Assim, fez passar Jessé os seus sete fi lhos diante de Samuel; porém Samuel disse a Jessé: O SENHOR não tem escolhido estes.
11 - Disse mais Samuel a Jessé: Acabaram-se os jovens? E disse: Ainda falta o menor, e eis que apascenta as ovelhas. Disse, pois, Samuel a Jessé: Envia e manda-o chamar, porquanto não nos assentaremos em roda da mesa até que ele venha aqui.
12 - Então, mandou em busca dele e o trouxe (e era ruivo, e formoso de semblante, e de boa presença). E disse o SENHOR: Levanta-te e unge-o, porque este mesmo é.
13 - Então, Samuel tomou o vaso do azeite e ungiu-o no meio dos seus irmãos; e, desde aquele dia em diante, o Espírito do SENHOR se apoderou de Davi [...].


Texto áureo: 
  Atos 13.22
 Depois que tirou Saul, Deus pôs Davi como rei e disse isto a respeito dele: “Encontrei em Davi, filho de Jessé, o tipo de pessoa que eu quero e que vai fazer tudo o que eu desejo.”

PALAVRA INTRODUTÓRIA
- Professor(a), nesta lição pergunte se os alunos conhecem os detalhes da vida de Davi, recomendo dar uma relida nos textos que contam da perseguição que ele sofreu por parte de Saul.
- "é considerado um dos nomes mais importantes na expressão da cultura judaica", Davi é uma figura cultural muito representativa, por ter sido pastor de ovelhas, que é uma marca do povo de Deus e ter se tornado rei.
- "que assumiu uma nação derrotada e dividida", Saul havia perdido batalhas importantes para os filisteus e isso deixou o reino muito enfraquecido.

1. ESCOLHIDO POR DEUS
- "Ele mesmo comissionou Samuel para ungir o novo rei", ungir um novo rei antes da saída do anterior,mostrando que unção é uma coisa e o exercício do cargo é outra. Alguém hoje pode ter uma unção para ministrar e necessariamente não ser um ministro.
- "neto de Rute, a moabita", Davi era tri-neto de Raabe a cananeia de Jericó.

1.1. O pastor e músico
- "Naquela ocasião, esse jovem, aparentemente despretensioso", quer dizer que Davi não tinha nenhuma pretensão de ser rei, de tomar o lugar de Saul, ele inclusive sempre honrou o rei de Israel.
- "foi convocado pelo monarca em exercício a comparecer ao palácio para tocar sua harpa", o envio do espirito mau foi já uma providência para fazer com que Davi fosse viver no palácio do rei e assim já ser conhecido e aclamado pelo povo.

1.2. O soldado
- "Davi, com apenas um instrumento de pastoreio (uma funda)", esse instrumento era usado para arremessar pedras a fim de afugentar os lobos das proximidades do rebanho.
- "de aproximadamente três metros de altura", as medidas não são exatas, pois aparecem na Bíblia em côvados e não se sabe ao certo a medida do côvado.

1.3. O caçado
- "longa e profunda amizade firmada entre Davi e Jônatas, filho de Saul", amizade que deu fruto até mesmo depois da morte de Jônatas, no caso em que Davi abençoou a Mefibosete.
- "basicamente, o período em que Davi fugiu da perseguição", ocasião em que Davi começou a montar o seu pequeno grupo de soldados, na caverna de Adulão, eram dissidentes do reino de Saul.

1.3.1. Perseguido dissimuladamente
- "depois de uma mulher israelita tê-lo louvado pela vitória sobre Golias", na verdade foram várias mulheres que não tinham o que fazer e ficavam cantando coisas assim:
"E as mulheres dançando e cantando se respondiam umas às outras, dizendo: Saul feriu os seus milhares, porém, Davi os seus dez milhares." 1 Sm 18.7 Com certeza isso não ia terminar bem.
- "tentou matar Davi, por mãos dos filisteus, prometendo-lhe dar sua filha em casamento", Saul se fingia nessa ocasião favorável a Davi e o incitou contra os filisteu, por isso se diz que ele foi perseguido dissimuladamente.

1.3.2. Perseguido declaradamente
- "em Gate, junto ao rei Aquis", rei dos filisteus, ocasião em que ele fingiu lutar pelos filisteus, mas enganava ao rei Aquis. 1 Sm 27.10
- "Davi foi acossado por Saul até os últimos dias deste filho de Quis", Davi teve chance de matar a Saul por duas vezes, mas sempre honrou ao rei por ter sido ungindo pelo Senhor, honrando assim também a Deus que o ungiu.



SUBSIDIO
QUEM FOI DAVI
Considerado o segundo rei de Israel e fundador da monarquia unida, seu reinado ocorreu por volta de (1000-962 a.C), a principal fonte da vida e da época de Davi encontra-se no material dos livros de 1e2 Samuel e 1 Reis 1-2 esses relatos formam uma representação realista de Davi feita por um historiador contemporâneo. O livro de 1 Crônicas contém relatos paralelos e alguns acréscimos; também são encontradas numerosas referências a Davi em livros do NT, o nome Davi pode significar: “amado”, “por amor do Senhor” ou “porque o Senhor amava”. Davi nasceu em Belém de Judá, uma cidade a cerca de dez quilômetros ao sul de Jerusalém, sabemos que ele era o caçula de uma família que tinha muitos irmãos em 1 Samuel 16.10,11 relaciona que Jessé pai de Davi apresentou ao profeta Samuel sete filhos e depois apresentou a Davi, em 1 Crônicas 2.13-16 é citado mais duas irmãs. Sendo assim entende-se que são ao todo dez filhos.
A primeira menção a Davi é feita em um relato da visita do profeta Samuel a Belém para escolher um sucessor para o rei Saul, o importante para Samuel e para a grande nação de Israel era a garantia de que o Espirito do Senhor se apoderou de Davi.
Nos primeiros anos de sua juventude, um acontecimento que chamou a atenção de toda a nação foi a sua vitória sobre Golias, o gigante filisteu, o livro de 1 e 2 Samuel contém diversos detalhes sobre o desenrolar dessa história.


Pré - aula:
ASCENSÃO DE DAVI AO PODER
Na batalha em que o rei Saul e seus filhos foram mortos, inicia-se a ascensão de Davi ao reinado de Israel (1Sm 31,1)
Com a morte de Saul e a derrota de seu exército a nação de Israel (12 tribos) fica à mercê dos filisteus, que se aproveitaram dessa situação e ocuparam imensas faixas territoriais de Israel.
Com a morte de Saul as pretensões de sua casa foram perpetuadas por seu filho sobrevivente Is-Bosete (Isbaal), que foi levado para Maanaim, na Transjordãnia, por seu parente Abner, e que lá o proclamou rei (2Sm 2,8) tratava-se de um governo refugiado, e que estava tentando governar um território considerável, que seria o centro da palestina, Esdrelon, Galiléia e Galaad. Não existe evidencia de que as tribos estariam reconhecendo a sucessão da dinastia de Saul, embora muitos israelitas sem terem em vista um outro líder, aceitaram IS-bosete como sucessor real. Por outro lado, Davi se torna rei (governante) de Judá em Hebrom (2Sm, 2,1-4). É certo que isso aconteceu com o consentimento dos filisteus, de quem Davi era vassalo, acreditasse que dificilmente Davi ocuparia tal posição sem o apoio e permissão direta dos filisteus, vemos isso pela não ocorrência de qualquer tipo de conflito entre Davi e os filisteus nesse período, onde os filisteus passaram a ser senhores dessas terras.
Davi era bem visto pelos filisteus, e já tinha demostrado lealdade a seus príncipes (1Sm 29,6-9),
Então Aquis (príncipe filisteu) chamou a Davi e lhe disse: "Juro pelo nome do Senhor que você tem sido leal, e ficaria contente em tê-lo servindo comigo no exército. Desde o dia em que você veio a mim, nunca desconfiei de você, mas os governantes não o aprovam. (1 Samuel 29:6)
A política dos filisteus era “dividir e reinar”, e como os habitantes de Judá tinham recebido bem a Davi afinal ele era um deles, também era visto como um forte líder e podia defender o povo e ser mediador entre eles e seus novos senhores os príncipes filisteus. Juntou-se o útil ao agradável onde Davi foi aclamado rei por consenso popular e ungido no antigo santuário de Hebron.
A ascensão de Davi ao poder acarretava características novas a história de Israel. Ele era um soldado experimentado, que devia muito de sua reputação as suas tropas pessoais, ele também era senhor feudal com possessões privadas e que assumiu o trono como vassalo de um poder estrangeiro. Além disso como rei de Judá, necessariamente, agia sem o apoio das demais tribos, essa era uma medida estranha aos padrões antigos, Davi não era considerado um chefe tribal pois sua área de atuação incluía terras além de Judá. (1Sm 27,10;30,14;Jz1,1-21)
Com a coroação o estado de Judá passa a ser controlado por Davi e ao norte estava o que restara de Israel, sobre o qual Is-Bosete filho de Saul, tinha suas pretensões. O reino estava dividido pela primeira vez, entre Judá ao sul e Israel ao Norte.

O FIM DO REINADO DE IS-BOSETE (ISBAAL)

O seu reinado durou aproximadamente dois anos (2Sm 2,10), durante este tempo, as relações entre os reis rivais, embora hostis, nunca chegaram ao ponto de uma guerra aberta, um único conflito de que se tem conhecimento foi a respeito de questões de fronteiras.
Ao que parece com o passar do tempo, o povo hebreu foi percebendo que Is-Bosete não era capaz de manter seu reinado muito menos uma guerra, ao que Davi que era considerado um grande líder militar.
Davi vinha relutando em aumentar a separação que já existia dentro Judá e Israel, preferindo levar avante seus interesses não pelo confronto militar mas pela diplomacia. Para tanto fez propostas aos habitantes das cidades de Jabes e Galaad, que eram leais a Saul e sua dinastia, casou-se com a filha do rei Gessur, um Estado arameu que ficava a leste do Mar da Galileia (2Sm 3,3), assim ele ganhava aliados e enfraquecia Is-Bosete.
Is-Bosete enfraquecido e em duvida da lealdade de seus súditos, acusou seu parente Abner (que foi quem o levou para Maanaim, na Transjordãnia, e o coroou rei sucessor de seu pai Saul), de ter tido relações com uma antiga concubina de Saul seu pai (2Sm 3, 6-11) acusações essas que se verdadeiras poderia ter significado que Abner tinha pretensões ao trono, consequente mente tinha interesse na queda de Is-bosete.
Abner ficou furioso com as acusações e vendo que sua vida corria risco tratou de transferir sua aliança a Davi e persuadiu os anciãos de Israel a fazerem o mesmo.
Então Abner enviou mensageiros a Davi com esta proposta: "A quem pertence esta terra? Faze um acordo comigo e eu te ajudarei a conseguir o apoio de todo o Israel". 2 Samuel 3:12-21
O jogo do poder continua, e Abner é assassinado, mas o apoio total dos anciãos a Davi não tinha mais retorno, o povo de toda a nação compreendeu que Davi era de fato o rei de todo Israel, Is-Bosete foi então prontamente assassinado por dois de seus “leias” oficiais, que levaram a sua cabeça a Davi esperando uma boa recompensa, mas Davi desejoso de livrar-se de qualquer culpa ou suspeita de cumplicidade nesse “triste” acontecimento, mandou executar sumariamente os oficiais. Dessa forma não havendo mais ninguém para pretender a casa de Saul, o povo aclamou a Davi, em Hebron, e lá numa aliança solene o aclamou rei de todo o Israel.
Representantes de todas as tribos de Israel foram dizer a Davi, em Hebrom: "Somos sangue do teu sangue. No passado, mesmo quando Saul era rei, eras tu quem liderava Israel em suas batalhas. E o Senhor te disse: ‘Você pastoreará o meu povo Israel, e será o seu governante’ ". Então todas as autoridades de Israel foram ao encontro do rei Davi em Hebrom, e ele fez um acordo com eles em Hebrom perante o Senhor, e eles ungiram Davi rei de Israel. Davi tinha trinta anos de idade quando começou a reinar, e reinou durante quarenta anos. 2 Samuel 5:1-4
Todos esses incidentes ilustram a tradição e a cultura do povo hebreu no período. Mas o que de fato decidiu a favor de Davi foi que o povo via nele, o homem sobre quem o Espirito de Iahweh descansava.


O INICIO DO REINADO UNIFICADO DE DAVI

O reinado de Davi sobre todo o território de Israel representava grande afastamento da antiga ordem, vimos que sua ascensão não foi feita da maneira clássica, a base de seu poder não era a confederação tribal, pelo contrário ele já era rei em Judá ao sul, com o consentimento dos filisteus, e agora designado rei de todas as tribos do Norte, Davi enfrentou a difícil tarefa de juntar a nação que estava dividida entre norte e sul.
O novo Estado teve imediatamente de lutar para sobreviver. Os filisteus compreenderam perfeitamente que a aclamação de Davi constituía uma declaração de independência por parte da nação de Israel que estava novamente unida. E isso os filisteus não iriam tolerar, sabiam que tinham de destruir Davi e rapidamente.
Ao saber que Davi tinha sido ungido rei de Israel, os filisteus foram com todo o exército prendê-lo, mas Davi soube disso e foi para a fortaleza. Tendo os filisteus se espalhado pelo vale de Refaim, Davi perguntou ao Senhor: "Devo atacar os filisteus? Tu os entregarás nas minhas mãos? " O Senhor lhe
respondeu: "Vá, eu os entregarei nas suas mãos". (2 Samuel 5:17-19)
Davi sabia que os filisteus não iriam tolerar um governante independente e tratou de se prepara para o confronto, a primeira fase da luta foi travada perto de Jerusalém (2Sm 5,18-25) os filisteus foram derrotados, mas tentaram empreender um novo ataque, que culminou na sua total derrota onde Davi alargou seu território de forma inimaginável.
Então Davi foi a Baal-Perazim e lá os derrotou. E disse: "Assim como as águas de uma enchente causam destruição, pelas minhas mãos o Senhor destruiu os meus inimigos diante de mim". Então aquele lugar passou a ser chamado Baal-Perazim. (2 Samuel 5:20)

A CONSTRUÇÃO DO IMPÉRIO
Com a sua casa em ordem (Israel unido), Davi estava livre para guerrear, e a sua primeira grande guerra declarada foi contra o povo de Amon, ele conquista os amonitas, e dando continuidade as guerras conquista o sul da Transjordãnia e a Síria, não devemos esquecer que Davi era um rei guerreiro.
A política de Davi em questões religiosas foi ditada para dar ao Estado legitimidade aos olhos do povo, como verdadeiro sucessor da antiga ordem de Israel. Assim ele promoveu o novo santuário de Jerusalém, em que a Arca estava guardada, como uma instituição oficial do Estado. Os assuntos religiosos eram administrados por dois sumos sacerdotes, que eram membros do gabinete. Davi é reconhecido como um generoso patrono do culto, tendo-o enriquecido de muitos modos, com a possível finalidade de fortalecer a solidariedade nacional e promover a lealdade à coroa, por meio da promulgação do culto oficial.
Apesar de ser imperfeito Davi se sobressai na Bíblia como um dos grandes e mais bondosos monarcas de Israel. Um homem que veio do povo, que ascendeu ao poder com a ajuda popular e não esqueceu suas origens. Todos os anseios da população que vivia naquele período foram projetados e realizados em Davi, a partir dele foi consolidada a imagem de um rei a altura de uma nação

CONCLUSÃO

A importância de Davi pode ser vista de pronto na posição que ele e sua família ocuparam na história de Israel. Em um dos extremos ele tinha Boaz e Rute como antepassados
Boaz casou-se com Rute, e ela se tornou sua mulher. Boaz a possuiu, e o Senhor concedeu que ela engravidasse e desse à luz um filho. As mulheres disseram a Noemi: "Louvado seja o Senhor, que hoje não a deixou sem resgatador! Que o seu nome seja celebrado em Israel! O menino lhe dará nova vida e a sustentará na velhice, pois é filho da sua nora, que a ama e que lhe é melhor do que sete filhos! " Noemi pôs o menino no colo, e passou a cuidar dele. As mulheres da vizinhança celebraram o seu nome e disseram: "Noemi tem um filho! " e lhe deram o nome de Obede. Este foi o pai de Jessé, pai de Davi. (Rute 4:13-22)
E no outro extremo, Jesus Cristo foi seu descendente
e Jessé gerou o rei Davi. Davi gerou Salomão, cuja mãe tinha sido mulher de Urias; (Mateus 1:6)
Assim, ao todo houve catorze gerações de Abraão a Davi, catorze de Davi até o exílio na Babilônia e catorze do exílio até o Cristo. Mateus 1:17
Um exemplo de adorador, ele não foi apenas um pastor que se tornou em um guerreiro, foi também um grande músico, compôs mais de 70 salmos, tocava muito bem a sua harpa e demonstrou habilidade na organização do cântico ao assumir o reino de Israel.
É possível que ao cuidar dos rebanhos de seu pai enquanto era jovem tenha desenvolvido suas habilidades poéticas, e a vida nos campos de batalhas também lhe deu muitas palavras de sabedoria, fé e esperança em Deus, que ele incluiu em seus salmos, principalmente no inesquecível Salmo 23.
O Senhor é o meu pastor; de nada terei falta. Em verdes pastagens me faz repousar e me conduz a águas tranquilas; restaura-me o vigor. Guia-me nas veredas da justiça por amor do seu nome. Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem.
Preparas um banquete para mim à vista dos meus inimigos. Tu me honras, ungindo a minha cabeça com óleo e fazendo transbordar o meu cálice. Sei que a bondade e a fidelidade me acompanharão todos os dias da minha vida, e voltarei à casa do Senhor enquanto eu viver. (Salmos 23:1-6)
Davi passou para a história como o modelo da autoridade política justa, por isso, mesmo com o fim da realeza os judeus permaneceram confiantes no ideal messiânico e ficaram à espera do messias que iria reunir o povo, defendê-lo dos inimigos e organizá-lo numa sociedade justa e fraterna. O Novo Testamento irá identificar Jesus como descendente de Davi, como o Messias esperado, que veio para reunir todos os homens e levá-los à vida plena, na justiça e fraternidade do Reino de Deus.
Assim como acontece com outros livros históricos do Antigo Testamento, mediante a mera leitura se evidencia que 1 Samuel não foi escrito com mero objetivo histórico, mas sua narração está fortemente ligada ao interesse religioso da antiga nação de Israel, e do seu Deus (Iahweh – YHWH) além disso o registro está em completa harmonia com o restante das Escrituras.
O objetivo da união das 12 tribos, para maior glória de Iahweh (YHWH) teria fracassado se não fosse o êxito da escolha do sucessor de Saul, Davi é apresentado como o rei ideal, que obedece a Iahweh e serve ao povo, graças à sua relação de amor e amizade com Deus.





   
Lição 03: Davi, o rei-pastor
  
Pré - aula: Lição 03: Davi, o rei-pastor




Jovens e Adultos: Lições da Palavra de Deus - 3º Trimestre de 2018 - Tema: Os grandes Reis de Israel - Historias de guerras, fracassos e conquistas - Editora: Central Gospel

 
através deste site.Almeida Revista eAtualizada
Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.
BÍBLIA ONLINE

Fonte: crescendoparaedificar.blogspot.com
Fonte: marcosandreclubdateologia.blogspot.com

Jovens e Adultos: Lições da Palavra de Deus - 3º Trimestre de 2018 - Tema: Os grandes Reis de Israel - Historias de guerras, fracassos e conquistas - Editora: Central Gospel
Comentarista: Pr. Gesiel Gomes

JESUS VIRA!


Lições Bíblicas: 1º Trimestre 2018
Lições Bíblicas: 2º Trimestre 2018
Lições Bíblicas: 3º Trimestre 2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário