4 de agosto de 2018

Noticia: Sultão é nomeado em região do Chade

Então vos hão de entregar para serdes atormentados, e matar-vos-ão; e sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome: Mateus 24:9
Autoridades do Chade, país africano, nomearam um sultão ao sul da região do Médio Chari. Essa decisão aumenta o medo de maior marginalização para com os cristãos e animistas, já que um sultão geralmente possui autoridade espiritual, além do papel de liderança. A decisão foi tomada há dois anos, porém ainda não tinha sido implementada por conta da divergência sobre a necessidade do cargo.

No mês de junho, durante a cerimônia inaugural do novo governador, na capital regional de Sarh, o ministro da Administração Territorial, Ahmat Mahamat Bachir, nomeou Mahamat Moussa Bezo como sultão. “Depois da cerimônia do governador, as pessoas começaram a sair pensando que já tinha acabado. Mas para sua grande surpresa, o ministro as chamou de volta dizendo que haveria outra cerimônia”, contou uma fonte local. O prefeito e seu deputado se recusaram a fazer a cerimônia, que foi então realizada pelo secretário-geral.

A decisão causou uma reação intensa, principalmente entre os cristãos da área. “Eles fizeram isso no domingo, sabendo que os cristãos estariam na igreja e perderiam essa parte”, disse um líder da igreja local. A dúvida é se a nomeação se tornará uma ameaça à paz. O país é de maioria muçulmana, mas com uma população cristã significativa de 35%. “Muitos cristãos temem que o sultão use sua posição para conduzir planos islâmicos na região e em todo o sul”, explicou um líder.

A influência islâmica no continente africano tem aumentado nas últimas décadas. Isso se dá principalmente por meio de ONGs islâmicas fundadas por países como Arábia Saudita, Catar e Irã, com a expansão de madraças e escolas islâmicas que ensinam visões radicais. O resultado é o aumento da intolerância com os cristãos, que pode ser notado pela quantidade de países da África Subsaariana na Lista Mundial da Perseguição 2018.

Pedidos de oração
Ore pela Igreja Perseguida no Chade, que eles não sejam ainda mais marginalizados após a nomeação do sultão.
Apresente os líderes locais, para que sejam instrumentos usados por Deus para o fortalecimento dos irmãos chadianos.
Interceda também pelas autoridades. Que eles se rendam a Cristo, de forma a governar com justiça e retidão.
Fonte: Portas Abertas

Nenhum comentário:

Postar um comentário