6 de junho de 2018

Pré - aula: Lição 11:O amigo Sábio: Jardim de Infância de 5 e 6 anos








Revista do aluno:
   


INICIANDO A AULA:
A Paz, Tias e Tios!
Sugestões para o Desenvolvimento da aula:
Que Deus possa usar você poderosamente para falar aos corações dos pequeninos.
Título da Lição:
* A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
* Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
* Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
* Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus. 

É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado. 
O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.
Videos aulas:
O endereço na descrição do vídeo:

   
  
Brincar:
Deixe que as crianças observem à vontade os cantinhos na sala que você montou para a lição. 
 Quando achar conveniente mostre o relógio de mudança de atividade, guarde os brinquedos com a ajuda das crianças e reúna todas elas no cantinho do louvor.




Prepare você também recursos para o momento do Louvor eles enriquecem o aprendizado para que as crianças cantem e entoem as verdades bíblicas!!!


Use alguns instrumentos musicais de brinquedo ou reciclado como você achar melhor.

Momento do louvor 
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos. 
   
Cante: 

Aline Barros - Eu Li Na Bíblia





Leia a Bíblia e Faça Oração





Leia a Bíblia e Faça Oração

Quando terminar mostre o relógio de mudança de atividade, guarde os instrumentos e figuras de louvor e direcione as crianças para o cantinho da história.
· Ore com sua turma por sua aula. 
Se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus. 

Queridas tias e tios.
É um privilégio podermos servir ao Senhor no trabalho com as crianças.

Permita que as crianças 'sirvam' uns aos outros como ajudantes na aula, seja para tirar a oferta, fazer oração, distribuir folhas de atividades, servir lanchinho, ajudar a arrumar a sala após a aula, etc.

Jesus nos deixou o exemplo de SERVIR aos outros.
Somos discípulos de Jesus.
Quem é discípulo segue os passos do Mestre.
Deus te abençoe!!
Dica de musica para oferta.
Ofertinha da Viuvinha - Aline Barros

Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma que ao término, seus alunos possam conscientizar-se de que a sabedoria vem de Deus e Ele concede a seus servos.


Quebra-Gelo:
O que é sabedoria? Dê exemplos. 
(Líder, se as crianças tiverem dificuldade para dar a definição, explique a elas que sabedoria é saber viver , é viver bem, fazendo coisas certas. Todos, crianças e adultos, viverão bem, se colocarem o Senhor em primeiro lugar em suas vidas e obedecerem aos seus mandamentos. Reconhecendo que Deus é o nosso Criador, e o nosso Senhor!)

Pergunte as crianças, se você fosse fazer um pedido especial para Deus, o que pediria? 
Ouça as crianças, e pensem juntos.
Deus dá sabedoria a quem pede.
Tiago 1:5 Se alguém deseja sabedoria, peça a Deus, e ele a dará porque ele é bom e dá a todo o que pede.
A sabedoria é algo que todo filho de Deus pode ter. Basta orar e crer que, da mesma maneira como Deus respondeu a Salomão, Ele vai responder a você hoje também.
Não peça para parecer melhor do que os outros, mas peça para poder tirar boas notas na escola, para aprender mais da palavra de Deus, para poder testemunhar de Jesus às pessoas, para saber tomar decisões certas na sua vida.



Memorizando o Versículo:

História Bíblica: 
Vamos ler o que a Bíblia diz: 
   
1 Reis 3. 3-15
3 E Salomão amava ao Senhor, andando nos estatutos de Davi seu pai; somente que nos altos sacrificava, e queimava incenso.

4 E foi o rei a Gibeom para lá sacrificar, porque aquele era o alto maior; mil holocaustos sacrificou Salomão naquele altar.

5 E em Gibeom apareceu o Senhor a Salomão de noite em sonhos; e disse-lhe Deus: Pede o que queres que eu te dê.

6 E disse Salomão: De grande beneficência usaste tu com teu servo Davi, meu pai, como também ele andou contigo em verdade, e em justiça, e em retidão de coração, perante a tua face; e guardaste-lhe esta grande beneficência, e lhe deste um filho que se assentasse no seu trono, como se vê neste dia.

7 Agora, pois, ó Senhor meu Deus, tu fizeste reinar a teu servo em lugar de Davi meu pai; e sou apenas um menino pequeno; não sei como sair, nem como entrar.

8 E teu servo está no meio do teu povo que elegeste; povo grande, que nem se pode contar, nem numerar, pela sua multidão.

9 A teu servo, pois, dá um coração entendido para julgar a teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal; porque quem poderia julgar a este teu tão grande povo?

10 E esta palavra pareceu boa aos olhos do Senhor, de que Salomão pedisse isso.

11 E disse-lhe Deus: Porquanto pediste isso, e não pediste para ti muitos dias, nem pediste para ti riquezas, nem pediste a vida de teus inimigos; mas pediste para ti entendimento, para discernires o que é justo;

12 Eis que fiz segundo as tuas palavras; eis que te dei um coração tão sábio e entendido, que antes de ti igual não houve, e depois de ti igual não se levantará.

13 E também até o que não pediste te dei, assim riquezas como glória; de modo que não haverá um igual entre os reis, por todos os teus dias.

14 E, se andares nos meus caminhos, guardando os meus estatutos, e os meus mandamentos, como andou Davi teu pai, também prolongarei os teus dias.

15 E acordou Salomão, e eis que era sonho. E indo a Jerusalém, pôs-se perante a arca da aliança do Senhor, e sacrificou holocausto, e preparou sacrifícios pacíficos, e fez um banquete a todos os seus servos.
Numa noite, quando Salomão estava dormindo o Senhor falou com ele num sonho. Deus disse a Salomão que ele poderia pedir qualquer coisa que Deus daria: riqueza, terras, castelos maravilhosos, qualquer coisa! Se fosse você, o que pediria?
 Texto Bíblico: 1 Rs 3.3-15
Aula Principiantes Salomao 003
Vocês sabem o que é um rei? O que ele faz?
O rei cuida de um povo, governa um País, possui uma coroa e trono. Ele é chefe do seu Estado. Seu trabalho é cuidar das pessoas e do país inteiro, assim como nosso Presidente. Não é só ter uma coroa, e um palácio, é preciso ser inteligente e muita responsabilidade.
Hoje vamos falar de um rei, o rei Salomão, filho do rei Davi.
A palavra de Deus diz que Salomão amava ao Senhor e andava nos caminhos do Senhor, assim como seu pai Davi. Um belo dia, Salomão ofereceu sacrifícios ao Senhor, e quando ele foi dormir o Senhor falou com ele em sonho.
“Disse-lhe Deus: Pede-me o que queres que eu te dê.” (l Reis 3:5)

Salomão respondeu ao Senhor que não sabia conduzir o povo e que queria ter um coração compreensivo para julgar teu povo, para saber o que é bom e mal. (l Reis 3:9). O Senhor se agradou muito de suas palavras, pelo o que Salomão pediu. Ele não pediu riquezas, nem morte dos inimigos, mas pediu entendimento para agir com justiça. E o Senhor deu a ele um coração sábio e inteligente, e não houve igual e nem depois tão sábio como Salomão. E deu muito mais que Salomão havia pedido.

O rei Salomão foi mais sábio que qualquer outra pessoa. Ele falou 3.000 provérbios, ou declarações de sabedoria e escreveu mais de 1.000 canções. Ele sabia várias coisas sobre plantas e animais. A rainha de Sabá (reino da Arábia) veio de longe para lhe fazer perguntas. O rei Salomão respondeu a todas as suas perguntas. Então a rainha disse: “Você verdadeiramente é um rei sábio. Que o Senhor seu Deus seja louvado! Ele construiu o templo de Deus. Um templo lindo, e quando ficou pronto fez uma grande festa para o povo de Israel e eles se alegrarão na bondade do Senhor.

Salomão também julgou a causa de duas mulheres. Uma dizia ser mãe do filho da outra. À noite, a mulher trocou os filhos. Colocou o morto nos braços da que tinha o filho vivo, pois as duas moravam na mesma casa e tiveram os filhos quase juntas, com diferença de três dias. As duas diziam que o filho vivo eram delas. Então o rei disse: Esta diz: Este que vive é meu filho, e teu filho é o morto; e esta outra diz: Não, o morto é teu filho, e o meu filho é o vivo.
Que coisa hein! Que confusão!

Então o rei agiu com sabedoria e disse: Trazei-me uma espada para dividir em duas partes o menino vivo e daí a metade para uma e outra. (l Reis 3:24). A mulher que tinha o filho vivo, não deixou o rei matar, por amor, preferiu ver o menino com a outra, do que a morte. Já a outra queria que dividisse. O rei disse então que dessem o filho a primeira, pois era a mãe verdadeira.
Ele não iria matar o menino, claro que não! Ele agiu assim, pois sabia que a mãe verdadeira iria poupar seu filho.

Olhem quanta sabedoria crianças!

Salomão amava ao Senhor, vamos amar também a Deus, sendo obediente de todo coração. Vamos louvar a Deus e dizer sempre: “Deus é bom. Seu amor dura para sempre”. Vamos pedir sabedoria para viver bem com todas as pessoas e para obedecer a Deus. Amém?




Sugestões:
Recursos visuais
Para salvar as imagens em seu computador clique com o botão direito do mouse sobre a figura, depois clique na opção "salvar como". Pronto, agora é só imprimir)
Aula Principiantes Salomao 001

Aula Principiantes Salomao 002

Aula Principiantes Salomao 006

Aula Principiantes Salomao 004

Aula Principiantes Salomao 005



Atividades:
Pintar a figura ou colar coroa





CURIOSIDADE:
Um modelo do templo de Salomão!


Ø HORA DE CONVERSAR:
* O que Salomão pediu para Deus? Sabedoria para governar.
* Deus se alegrou com o pedido de Salomão? Sim.
* A Bíblia diz que podemos pedir sabedoria a Deus? Sim.
* Quem sabe o versículo que diz que podemos pedir sabedoria a Deus? Tiago 1:5 “Se alguém deseja sabedoria, peça a Deus, e ele a dará porque ele é bom e dá a todo o que pede”.
* Como você deve pedir sabedoria? Com fé.
* Deus pode lhe dar sabedoria para sair bem na escola e tirar boas notas? Sim. Para que mais? Para você abençoar outras pessoas.
* Como Salomão julgou a causa das duas mulheres que brigaram pelo filho? Mandou matar a criança.
* Como ele descobriu a verdadeira mãe da criança? 
A mãe verdadeira não deixou que matassem a criança.

Hora da Brincadeira: 'Tempo para Tudo:
Coloque a música. 
 Criança de jesus tem energia pra gastar - Aline Barros

  
Crianças em pé. O professor dará os comandos e as crianças terão que realizar:
Tempo de rir (as crianças dão risada),
Tempo de chorar (fazem barulho do choro)
Tempo de ajuntar (as crianças se unem)
Tempo de espalhar (se distanciam)
Tempo de correr... Tempo de parar...
Tempo de pular... Tempo de deitar
Tempo de dançar... Tempo de gritar
Tempo de abraçar... Tempo de sentar
Tempo de descansar!!!


Brincadeira Roleta Da Inteligência
dinâmicas para ministério infantil evangélico
A bíblia diz que Salomão foi um rei muito sábio
E que ninguém nem antes e nem depois alcançou tão grande sabedoria.
Mas mesmo assim vocês ainda são muito inteligentes, mas é claro que o Rei Salomão era bem mais!
Agora nos vamos brincar e quando eu girar a roleta e parar em uma letra vocês devem me dizer uma palavra da bíblia que comece com aquela letra.
O objetivo desta brincadeira e fazer as crianças se lembrarem de objetos, personagens, histórias da bíblia.


HORA DE BRINCAR:
NOME DA BRINCADEIRA: ACONTECEU COMIGO
Cada criança conta duas experiências: uma de atitude que não agiu com sabedoria e não teve uma boa conseqüência e outra que agiu com sabedoria e teve boa conseqüência.

NOME DA BRINCADEIRA:
SABEDORIA OU TOLICE
Use uma moeda de 1,00 para a brincadeira. Cada criança joga a moeda. Se cair cara, a criança deverá falar uma atitude de sabedoria, se cair coroa, a criança deverá falar uma atitude de falta de sabedoria.
O líder deve ajudar a lembrar atitudes de sabedoria e de falta de sabedoria comuns entre as crianças.





Lembrancinha:





VÍDEO

FAÇA VOCÊ MESMO: CETRO DE REI - dica de artesanato do Compartilhando Arte



Faça uma pequena oração com as crianças para ensiná-las a conversar com Deus. Papai do céu, obrigada por cuidar da minha família e de mim. Eu também quero conversar sempre com o Senhor. Amém.



Peça que as crianças façam o mesmo em casa, que sempre agradeçam a Deus. 


Depois mostre o relógio de mudança de atividade e sente-se com as crianças para um lanche.

Lanche:
Sirva um lanche nutritivo e gostoso.
Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.


 Fale da importância da oração. 
Que precisamos orar sempre. 
Ore com as crianças agradecendo. 




Conclusão: 
Lembrando que houve um objetivo para esta aula.


Terminar com uma breve reflexão, trazendo para o nosso contexto.

Se tiverem amor uns pelos outros, todos saberão que vocês são Meus discípulos. João 13:35.

Brincar:
Deixe que as crianças brinquem sob sua observação. Este é um ótimo momento para perceber suas atitudes nas brincadeiras e ensiná-las com muito amor.
Deixe que as crianças brinquem enquanto esperam pelos pais.


Criança de jesus tem energia pra gastar

Esperamos você no próximo domingo.
Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus
Deus abençoe você prof. Sua família. A sua aula e os seus alunos e as famílias deles.

Fontes Consultadas:
Créditos:
Revista Cpad
Jardim de infância.
Verônica Araujo
Ebi blogspot.com
blogdatiaju
ospequeninosmt.blogspot.com
Ensino infantil num clique
www.escoladominical.net
www.escoladominical.com.br
blogtiale.blogspot.com
sementinhakids.com)
Blog evangelizando criança.
Blog pequeninos de jesus
www.sementinhakids.com
apascentarospequeninos.blogspot.com
escola-dominical-infantil.blogspot.com.br
gmcgmjrsantamaria.blogspot.com
www.escoladominical.net/
ministerioinfantil
Ebd animada
zulmiramoreira@hotmail.com.
Ensino infantil numclique
professoresnaebd.blogspot.com
Pequeninosdejesusblogspot.com
Blog: Ministério Bíblico Infantil.
Adaliahelenablogspot.com
Bíblia Almeida Revista e Corrigida - SBB
Bíblia NTLH – SBB
Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição
Bíblia Ilustrada Infantil – Editora Geográfica – Redatora Elvira Moraes Lustosa – São Paulo /SP, 2000
Editora Responsável CPAD
Ovelhinhas de Cristo
Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
Evangelizando crianças de todas as tribos, línguas e nações..


Com Jesus eu pulo de Alegria!!
Colossenses 3,23

ATENÇÃO: COM SEU FILHO NA INTERNET

LEIA A BÍBLIA!
JESUS FAZ A VIDA MELHOR
Deixe ele conduzir sua vida

TENHO QUE CHEGAR NA IGREJA 
Obrigada Pelo carinho!!!!

PRA VOCÊ!!!
Com todo o meu carinho...
DE TODO O MEU CORAÇÃO!!!





“Daqui a cem anos, não importará o tipo de carro que dirigi, o tipo de casa em que morei, quanto tinha depositado no banco, nem que roupas vesti. Mas o mundo pode ser um pouco melhor porque eu fui importante na vida de uma criança.”

Vamos lá!!! 
Quero trazer à memória o que me pode dar esperança. Lamentações 3:21.
As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.


Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário