Salmo 78:1-4
1 Escutai, povo meu, a minha lei; prestai ouvidos às palavras da minha boca.
2 Abrirei os lábios em parábolas e publicarei enigmas dos tempos antigos.
3 O que ouvimos e aprendemos, o que nos contaram nossos pais,
4 não o encobriremos a seus filhos; contaremos à vindoura geração os louvores do SENHOR, e o seu poder, e as maravilhas que fez.
O que é história?
A história é uma ciência que tem por objetivo estudar a vida do homem através do tempo. Tudo que um povo faz, pensa ou sente pode ser investigado pela história. Seu conhecimento nos ajuda a entender tudo o que foi feito até chegarmos aqui.
Não são somente as pessoas famosas que fazem a história.
Ela é feita por todos. Homens, mulheres, crianças, ricos, pobres e outros. E feita na guerra, também na paz; é feita, principalmente, por pessoas comuns como você e eu desde os tempos mais antigos. A história está presente no nosso dia a dia. Nós a fazemos sem saber.
Não pense nela como uma matéria acabada, pois a história está em constante desenvolvimento, cada dia que passa um tijolo é acrescentado nesta imensa construção que é a história da humanidade.
Quando conhecemos melhor o passado, podemos entender o presente e planejar melhor as ações que serão tomadas no futuro. Por exemplo, por que brasileiros, japoneses e noruegueses têm comportamentos diferentes em determinadas situações?
Essa resposta só é encontrada quando a história destes povos é estudada.
A história nos mostra, por exemplo, como dois países entraram em guerra. O que os levou a tomarem esta decisão? Se tivermos este conhecimento, no futuro poderemos evitar os erros cometidos no passado.
Muitas pessoas não gostam de história e pensam: "Por que vou estudar sobre uma época em que eu nem era nascido, sobre a vida de quem nunca ouvi falar?"
Essas pessoas só pensam assim porque se enxergam somente como expectadores e não participantes da história. Saiba que tudo o que aconteceu há 300 anos contribuiu muito para a maneira de pensarmos hoje. O que você pensa e faz influenciará as futuras gerações.
Lucas 1:3 • igualmente a mim me pareceu bem, depois de acurada investigação de tudo desde sua origem, dar-te por escrito, excelentíssimo Teófilo, uma exposição em ordem
Seg: .............................................................Dt 4:32 • Ter: .......................................................Ex 12:26,27 • Qua: ...................................................1 Cr 29:29,30 • Qui: .............................................................Et 10:2 • Sex: ........................................................1 Rs 11:41 • Sab: .............................................................Et 2:23 • Dom: ..........................................................At 1:1-5
I – Ensinar aos seus alunos a importância da história • II – Exemplificar maneiras prazerosas de se aprender história • III – Conscientizar sobre a importância da história da igreja
1 – Como podemos estudar história?
• 2 – A história da igreja é a minha história.
• 2 – A história da igreja é a minha história.
• Há quem diga que não. • Preferências à parte, é possível passar pelos vestibulares conhecendo mal a programação de História? • Aí a questão se complica. • No mês passado, o Supervisor de História, José Carlos P. Moura, pediu-me para bater um papo com alunos que estavam com dificuldades na matéria. • Essa atividade acabou se estendendo, envolvendo a participação de outros professores.
Ora, o nível de sofisticação dos vestibulares tem exigido dos professores e alunos um esforço tal, que tem deixado preocupados até mesmo alunos que aspiram a carreiras da área de Humanidades.
1) O mistério:
• “...Professor, eu não consigo entender História...”. • Eis uma queixa que eu já me acostumei a ouvir. • A História parece um enigma intransponível: não tem regras nem fórmulas; os métodos, então, são simplesmente invisíveis. • É difícil gostar de uma coisa e não se entender.
• “...Professor, eu não consigo entender História...”. • Eis uma queixa que eu já me acostumei a ouvir. • A História parece um enigma intransponível: não tem regras nem fórmulas; os métodos, então, são simplesmente invisíveis. • É difícil gostar de uma coisa e não se entender.
“Eu não gosto de História.” Para muita gente, só a idéia de enfrentar um livro de História já sugere um grande sacrifício. • As leituras parecem intermináveis e as tarefas parecem difíceis mesmo antes de conhecidas.
• “Demora muito para estudar.” Outras disciplinas parecem tão práticas. História requer tempo demais, cansa e atrapalha a programação dos horários de estudo. Acaba ficando por último e, frequentemente, não dá para cumprir as tarefas. É angustiante!
Observando os fatos do dia a dia.
• Qual a importância de se estudar a história da igreja? • Por que nossos cultos acontecem desta forma? • Por que a bíblia é nosso único manual de fé e prática? • Por que muitos cristãos creem de maneira diferente sobre o mesmo tema bíblico?
Fonte: Slides: Ebd lição adolescentes
ACHEI O CONTEUD MUITO BOM , USAREI COMO BASE DE ESTUDO E POSSIVELMENTE PARA ACRESCENTAR CONHECIMENTO EM MINHA CLASSE.
ResponderExcluirParabéns pelo conteúdo. Me ajudará muito a pôr em prática. Muito obrigada pela disponibilidade. Deus abençoe.
ResponderExcluir