30 de junho de 2018

Que tal montar uma bebeteca na sua escola?

Este é objetivo principal desta postagem, que tal colocar em prática esta ideia? A melhor forma de fazer isto é ampliando o cantinho da leitura. Aí vão algumas dicas pra te ajudar:
Muitas almofadas e edredons para forrar o chão deixam o ambiente aconchegante.

As estantes na altura dos pequenos são um convite irresistível à leitura.

Quem não tem oportunidade de ter os móveis adequados, pode improvisar poltronas com pneus coloridos e isopor grandes, estantes feitas com caixotes...
Junte-se com outros educadores de sua escola e marque um dia de 'oficina de sucata'. Neste dia produza materiais pedagógicos de apoio para sua bebeteca como: fantoches e dedoches reciclados, livros em tamnho gigante com gravuras simples, feitos com papelão, tampas plásticas, feltro, tecido.
Reunir-se com professores de Educação Infantil para discutir os lançamentos, o papel das imagens e a importância da leitura no desenvolvimento humano – tudo para encontrar títulos instigantes, sem lições de moral nem personagens estereotipados e com um final inusitado.
Pegar livros emprestados é uma maneira de ampliar as oportunidades de leitura e estabelecer uma convivência saudável entre pais e filhos.
Recebi pelo Grupo de EBD Infantil (Valéria/RJ)




Uma sugestão para os pequenos...

Eles vão se divertir!

Berçário dos sonhos!
Trabalhando a Criança do BERÇÁRIO
Ø Atividades de 0 a 03 meses
- Conversar sempre como bebê com voz suave.
- Falar a cada atividade que for realizar.
- Estimular a virar a cabeça procurando sons e objetos.
- Os objetos devem ser coloridos.
- Cantar com ela.

Ø 03 a 06 meses
- Deixar o bebê explorar as suas próprias mão e boca.
- Oferecer objetos de textura diferentes.
- Aproxima-la do espelho, para que veja sua imagem.
- Brincadeira de esconde e esconde com fraldas.
- Estimular a exploração do pé.

Ø 06 a 09 meses
- Ajudar a criança a imitar: Tchau, bater palmas, etc.
- Andar pela sala desviando dos colegas.
- Cantar movimentando o corpo.

Ø 09 a 12 meses
- Fazer com que acompanhe o ritmo da música com palmas, colheres de pau, tambor...
- Estimular a andar.
- Imitar sons de animais.

Ø 12 a 18 meses
- Encaixar pinos e argolas.
- Separar materiais por cores.
- Olhar revistas, rasgar, amassar, dobrar.

Ø 18 a 24 meses
- Brincadeiras de esconder, pegar, subir, jogar, abrir, fechar, riscar.
- Chutar a bola.
- Traçar o corpo da criança no papel e desenhar o rosto




Trabalhando a Criança do MATERNAL

Ø A criança entre 02 e 04 anos.
- Nesta fase a criança possui apenas o raciocínio concreto.
- O abstrato ainda não está formado. Exatamente por isso, nós devemos ter cuidado na linguagem que usamos. Se você diz: Preciso voar daqui agora! Ela entende literalmente o que você diz.
- É a fase em que o conhecimento das palavras aumenta.
- Como é a fase onde a criança já começa a perceber o outro, ela já diferencia a expressão de raiva ou de contentamento dos pais.
- Como não há pensamento lógico nesta fase, é comum no supermercado a criança segurar um pacote de balas, por exemplo, e não querer larga-lo na saída no caixa.
- Para entender como o outro se comporta a criança faz a brincadeira de imitar.
- A brincadeira de pai, mãe, médico etc... acontece de maneiras repetidas. Quanto mais ela repetir e fizer esse exercício, mais ela aprenderá o comportamento do outro.
- É a fase também do comportamento aprendido.
- Se ela machucou a mão e recebeu um carinho, uma atenção maior, ela irá repetir tal fato. É uma fase de grande imaginação criativa.
- É a fase das mordidas, tapas e dos puxões de cabelo. Este é um comportamento percebido como “agressivo”, no entanto, é perfeitamente normal para esta idade. Isto porque o vocabulário ainda está sendo desenvolvido e a criança manifesta o que quer através deste comportamento.
- Em situações assim é suficiente, sempre que ela for bater, segurar a mão dela e dizer: ”Não pode; Isso faz dodói”.
- A criança de 03 e 04 anos compreende os conceitos de igual e diferente.
- É capaz de separar os brinquedos por tamanhos e cores.
- Lembra e conta histórias.

Ø A Fé da criança de 03 e 04 anos
- Conceito chave, amor e iniciativa.
- Relacionamentos significantes: professores da escola dominical, pastor, família.
Tais crianças:
- Gostam de freqüentar “a própria igreja” EBD.
- Aprendem a orar.
- Gostam de recortar histórias sobre Jesus.
- Aprendem a fazer mímicas de histórias bíblicas e atividades de Jesus.
- Interessam-se por Deus.
- Desenvolvem conhecimentos bíblicos.
- Desenvolvem uma consciência sensível.
- Perguntam sobre Jesus, mais para interagirem com os professores do que ouvirem respostas.
- Cuide para que as gravuras sejam bem legíveis e dentro da compreensão das crianças.
Fonte: Apostila Tia Claudinha - Berçário e Maternal

Nenhum comentário:

Postar um comentário