1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
- Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso, tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.
- Este é um momento de grande importância, quando você deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.
6 - Não esqueça que ministrar uma aula não significa apenas transmitir um amontoado de informações teológicas ou conhecimentos puramente pessoais sem a interação com a classe. É importante que os alunos sejam incentivados a participar no processo de aprendizagem.
- Apresente o tema da aula: Crendo na ressurreição do corpo e na Vida Eterna.
– Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem.
Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
- Para concluir, utilize a dinâmica “O Novo céu e a nova terra”.
Dinâmica: O Novo céu e a nova terra
Objetivo:
Conhecer sobre as coisas que não haverá no novo Céu e nova Terra.
Material didático:
01 folha de papel 40 kg
Fita adesiva ou cola
Papel e caneta
01 caixa
Nomes digitados e recortados sobre as 3 coisas que não haverá no novo céu e na nova terra (ver na atividade didática)
Fotos do céu da terra e das mais variadas situações vividas pela humanidade, tais como: o mundo sem paz e amor, injustiça, desigualdade social, falta de moradia, problemas na saúde, assassinatos, violências, guerras, terremotos, maremotos, etc.
Atividade didática:
Antes da aula:
- Coloque dentro da caixa os nomes das 3 coisas que não haverá no novo céu e na nova terra, uma separada da outra.
- Escreva na folha de papel 40 kg o nome “O NOVO CÉU E NA NOVA TERRA” e cole fotos de um céu muito bonito e uma local na terra muito bonito.
Durante a dinâmica:
- Divida a turma em três grupos.
- Apresente a folha de papel 40 kg com as fotos e com o nome “O NOVO CÉU E NA NOVA TERRA”.
- Depois, diga que apesar de vermos fotos muito bonitas como essas a realidade que estamos vivendo na terra é outra – o mundo sem paz e amor, injustiça, desigualdade social, falta de moradia, problemas na saúde, assassinatos, violências, guerras, terremotos, maremotos, etc. Se for possível consiga fotos das várias situações citadas logo acima, vivenciadas pela humanidade e mostre isso para os alunos. Cole as fotos na folha de papel 40 kg.
Utilize esse momento para mostrar especialmente os acontecimentos mais recentes que foram divulgados na mídia.
- Pergunte: Vocês já imaginaram como será o novo céu e na nova terra com relação a estas questões que afligem a humanidade?
- Depois, apresentem 01 caixa, falando que nela há uma revelação a ser feita sobre as 3 COISAS QUE NÃO HAVERÁ NO NOVO CÉU E NA NOVA TERRA. Peça que cada grupo retire uma revelação:
1. No novo céu e na nova terra não haverá dor – v. 4
2. No novo céu e na nova terra não haverá mais lágrimas – v. 4
3. No novo céu e na nova terra não haverá luto nem morte – v. 4
Solicite que eles escrevam tudo o que vem a sua mente ao ler esta revelação. Dê a cada grupo três minutos para registrarem tudo o que vier a mente. Em seguida cada grupo terá cinco minutos para compartilhar o que eles escreveram no papel. Ao termino de cada explicação utilize o texto sugerido logo abaixo para complementar a apresentação de cada grupo.
1. No novo céu e na nova terra não haverá dor – v. 4
• A dor é consequência do pecado. A dor física, moral, emocional, espiritual não vão entrar no céu. Não haverá mais sofrimento. Não haverá mais enfermidade, defeito físico, cansaço, fadiga, depressão, traição, decepção. O que fez parte deste mundo de pecado não vai ter acesso lá. Aquilo que nos feriu e nos machucou não vai chegar lá.
2. No novo céu e na nova terra não haverá mais lágrimas – v. 4
• Não haverá choro nas ruas da nova Jerusalém. Este mundo é um vale de lágrimas. Muitas vezes alagamos o nosso leito com nossas lágrimas. Choramos por nós, pelos nossos filhos, pela nossa família, pela nossa igreja, pela nossa nação. Entramos no mundo chorando e sairemos dele com lágrimas, mas no novo céu e na nova terra não haverá lágrimas, nem qualquer coisa que nos leve a isso.
3. No novo céu e na nova terra não haverá luto nem morte – v. 4
• A morte vai morrer e nunca vai ressuscitar. Ela foi lançada no lago do fogo. Ela não pode mais nos atingir. Fomos revestidos da imortalidade. No novo céu e na nova terra não há vestes mortuárias, velórios, enterro, cemitério. No novo céu e na nova terra não há despedida. No novo céu e na nova terra não há separação, acidente, morte, hospitais. Aqui se calam as vozes da vida, mas na Nova Jerusalém se calam as vozes da morte.
- Para, concluir pergunte:
Quem gostaria de participar do novo céu e na nova terra?
Estão procurem viver em santidade, renunciem o pecado, busquem em Deus forças para enfrentar e de dizer não as ofertas oferecidas pelo inimigo.
Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.
Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!
Fonte: www.ensinadorcristao.com.br
Dinâmica: Vida Eterna
Objetivo: Estudar sobre a vida eterna.
Material:
Envelopes de 02 cores(uma cor para a metade da parte e a outra cor para a outra parte)
Papel com o nome Vida Eterna para colocar dentro da metade dos envelopes.
Papel com o nome Perdição Eterna para colocar dentro da outra metade dos envelopes
Procedimento:
- Apresentem para os alunos, uma bandeja com envelopes de 02 cores, que deverão estar fechados.
Dentro da metade dos envelopes deve estar a expressão Vida Eterna e na outra metade Perdição Eterna.
- Os alunos devem escolher um dos envelopes.
- Depois, eles devem ler o que escolheram e formar 02 grupos, um com o nome vida eterna e outro perdição eterna.
- Em seguida, leiam:
“Porque Deus amou o mundo de uma tal maneira, que deu Filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna”(Jo 3.16).
- Falem: Jesus morreu por todas as pessoas, quem o aceita e vive de acordo com a Palavra de Deus tem a certeza de vida eterna. Mas aqueles que não o aceitam e vive em conformidade com o mundo terão a vida eterna.
- Falem: Vocês escolheram um dos envelopes e não sabiam qual o conteúdo dele, aqui é apenas uma demonstração. Mas, de forma consciente, vocês já optaram por aceitar a Cristo e estão no caminho da vida cristã. Parabéns pela escolha acertada!
- Falem: Há aqui 02 grupos representativos, isto é, fizeram uma escolha entre 02 envelopes. Mas, a situação é muito séria, pois a escolha entre aceitr ou rejeitar Jesus e as nossas ações determinarão o lugar onde passaremos a eternidade.
- Para concluir, leiam:
“Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo” (Mt 25:34).
“Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos”(Mt 25:41).Por Sulamita Macedo.
Fonte: Blog/Atitudedeaprendizblogspot.com
Lição 13 - Crendo na Ressurreição do corpo e na Vida Eterna
Dinâmica: O Novo céu e a nova terra: Lição 13
Revista Discipulando 2º Ciclo – Conhecendo as doutrinas cristã - Cpad
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Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
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