18 de junho de 2018

Pré - aula: Lição 13: O amigo corajoso - Jardim de Infância de 5 e 6 anos

Revista do aluno:
Atividade:

INICIANDO A AULA:
Esse material é dirigido para professores nas igrejas, mas você que é papai ou mamãe também pode aproveitar essas dicas para ensinar os pequeninos em casa. Vale a pena começar a falar desde cedo sobre o amor de Deus!
Título da Lição:
* A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
* Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
* Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
* Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus. 

É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado. 
O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.
Videos aulas:
O endereço na descrição do vídeo:

  
Brincar:
Deixe que as crianças observem à vontade os cantinhos na sala que você montou para a lição. 
 Quando achar conveniente mostre o relógio de mudança de atividade, guarde os brinquedos com a ajuda das crianças e reúna todas elas no cantinho do louvor.




Prepare você também recursos para o momento do Louvor eles enriquecem o aprendizado para que as crianças cantem e entoem as verdades bíblicas!!!



Use alguns instrumentos musicais de brinquedo ou reciclado como você achar melhor.

Momento do louvor 
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos. 
   
Cante: 



Cristina Mel - Daniel e os leões (Com letra/legenda)



Daniel Orou - Marilene Vieira





Daniel na cova dos leões Turma do Cristãozinho



Quem tem medo de leão | NT Kids

Quando terminar mostre o relógio de mudança de atividade, guarde os instrumentos e figuras de louvor e direcione as crianças para o cantinho da história.
· Ore com sua turma por sua aula. 
Se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus. 


Queridas tias e tios.
É um privilégio podermos servir ao Senhor no trabalho com as crianças.

Permita que as crianças 'sirvam' uns aos outros como ajudantes na aula, seja para tirar a oferta, fazer oração, distribuir folhas de atividades, servir lanchinho, ajudar a arrumar a sala após a aula, etc.

Jesus nos deixou o exemplo de SERVIR aos outros.
Somos discípulos de Jesus.
Quem é discípulo segue os passos do Mestre.
Deus te abençoe!!
Dica de musica para oferta.
Ofertinha da Viuvinha - Aline Barros


Incentivo Inicial:
(Leve um leão de pelúcia ou uma figura de leão, para contar a história)
Como todos sabem, os leões gostam muito de carne. Eles comem uma grande quantidade de alimento de cada vez.
Vamos dar um nome ao nosso leão? Que nome vocês acham que seria bom para ele?


Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma que ao término, seus alunos possam conscientizar-se de que a Vontade Soberana de Deus está acima da dos homens, sejam governantes ou não.

Memorizando:
É hora do versículo:

QUEBRA-GELO:
MATERIAL: Um pacote de pirulito.
PROCEDIMENTO:
Esconda pirulitos suficientes para todas as crianças na sala antes que entrem. Coloque algumas fáceis e outras difíceis de encontrar, não deixando ninguém desistir por causa da dificuldade.
Diga: Aqui na sala tem um pirulito para cada criança. Quem acredita nisso pode começar a procurar. Quem encontrar o seu pirulito deverá voltar para o seu lugar, enquanto os outros continuam procurando.
MORAL: Da mesma forma que você creu que havia um pirulito para você, se cremos que Deus tem algo para nós, não devemos desistir de orar até ver a resposta da oração!

História Bíblica:
Vamos ler o que a Bíblia diz:
 Daniel 6. 1 - 28
1 O rei Dario resolveu dividir o país em cento e vinte províncias e escolher cento e vinte homens para governá-las.
2 A fim de que tudo corresse bem, e não houvesse prejuízo, o rei nomeou três ministros para controlarem os cento e vinte governadores. Um desses ministros era Daniel,
3 e ele mostrou logo que era mais competente do que os outros ministros e governadores. Ele tinha tanta capacidade, que o rei pensou em colocá-lo como a mais alta autoridade do reino.
4 Aí os outros ministros e os governadores procuraram achar um motivo para acusar Daniel de ser mau administrador, mas não encontraram. Daniel era honesto e direito, e ninguém podia acusá-lo de ter feito qualquer coisa errada.
5 Então eles disseram uns aos outros: – Nunca encontraremos motivo para acusar Daniel, a não ser que seja alguma coisa que tenha a ver com a religião dele.
6 Então foram todos juntos falar com o rei e disseram: – Que o rei Dario viva para sempre!
7 Todos nós que ocupamos posições de autoridade no reino, isto é, os ministros, os governadores, os prefeitos e as outras autoridades, nos reunimos e concordamos em pedir ao senhor que dê uma ordem que não poderá ser desobedecida. Ordene que durante trinta dias todos façam os seus pedidos somente ao senhor. Se durante esse tempo alguém fizer um pedido a qualquer deus ou a qualquer outro homem, essa pessoa será jogada na cova dos leões.
8 Portanto, ó rei, dê a ordem e a assine a fim de que não possa ser anulada. De acordo com a lei dos medos e dos persas, essa ordem não poderá ser anulada.
9 O rei concordou; assinou a ordem e mandou que fosse publicada.
10 Quando Daniel soube que o rei tinha assinado a ordem, voltou para casa. No andar de cima havia um quarto com janelas que davam para Jerusalém. Daniel abriu as janelas, ajoelhou-se e orou, dando graças ao seu Deus. Ele costumava fazer isso três vezes por dia.
11 Os inimigos de Daniel foram juntos até a casa dele e o encontraram orando ao seu Deus.
12 Então foram procurar o rei a fim de falar com ele a respeito da ordem. Eles disseram: – Ó rei, o senhor assinou uma ordem que proíbe que durante trinta dias se façam pedidos a qualquer deus ou a qualquer outro homem, a não ser ao senhor. E a ordem diz também que quem desobedecer será jogado na cova dos leões. Não é verdade? O rei respondeu: – É verdade, e a ordem deve ser obedecida. De acordo com a lei dos medos e dos persas, ela não pode ser anulada.
13 Aí eles disseram ao rei: – Mas Daniel, um dos prisioneiros que vieram da terra de Judá, não respeita o senhor, nem se importa com a ordem, pois ora ao Deus dele três vezes por dia.
14 Ao ouvir isso, o rei ficou muito triste e resolveu salvar Daniel. Até o pôr-do-sol daquele dia, ele fez tudo o que pôde para salvá-lo.
15 Os inimigos de Daniel foram falar de novo com o rei e disseram: – O senhor sabe muito bem que, de acordo com a lei dos medos e dos persas, nenhuma ordem ou lei assinada pelo rei pode ser anulada.
16 Então o rei mandou que trouxessem Daniel e o jogassem na cova dos leões. E o rei disse a Daniel: – Espero que o seu Deus, a quem você serve com tanta dedicação, o salve.
17 Trouxeram uma pedra e com ela taparam a boca da cova. O rei selou a pedra com o seu próprio anel e com o anel das altas autoridades do reino, para que, mesmo no caso de Daniel, a lei fosse cumprida ao pé da letra.
18 O rei voltou para o palácio, mas não comeu nada, nem se divertiu como de costume. E naquela noite não pôde dormir.
19 De manhã, cedinho, ele se levantou e foi depressa até a cova dos leões.
20 Ali, com voz muito triste, ele disse: – Daniel, servo do Deus vivo! Será que o seu Deus, a quem você serve com tanta dedicação, conseguiu salvá-lo dos leões?
21 Daniel respondeu: – Que o rei viva para sempre!
22 O meu Deus mandou o seu Anjo, e este fechou a boca dos leões para que não me ferissem. Pois Deus sabe que não fiz nada contra ele. E também não cometi nenhum crime contra o senhor.
23 O rei, muito alegre, mandou que tirassem Daniel da cova. Assim ele foi tirado, e viram que nenhum mal havia acontecido com ele, pois havia confiado em Deus.
24 Em seguida, o rei mandou que trouxessem os homens que tinham acusado Daniel. Todos eles, junto com as suas mulheres e os seus filhos, foram jogados na cova. E, antes mesmo de chegarem ao fundo, os leões os atacaram e os despedaçaram.
25 Então o rei Dario escreveu uma carta para os povos de todas as nações, raças e línguas do mundo. A carta dizia o seguinte: “Felicidade e paz para todos!
26 Eu ordeno que todas as pessoas do meu reino respeitem e honrem o Deus que Daniel adora. Pois ele é o Deus vivo, que vive para sempre. O seu reino nunca será destruído; o seu poder nunca terá fim.
27 Ele socorre e salva; no céu e na terra, ele faz milagres e maravilhas. Foi ele quem salvou Daniel, livrando-o das garras dos leões.”
28 E Daniel continuou a ser uma alta autoridade no governo durante o reinado de Dario e depois durante o reinado de Ciro, da Pérsia. 
Havia na Babilônia um homem chamado Daniel que amava muito a Deus e orava somente a Ele. Daniel era um exemplo de pessoa em tudo o que fazia e o rei confiava muito nele.

Mas uns homens invejosos queriam prejudicar Daniel, mas não encontrava nele nenhuma falha. Então tiveram a idéia de usar a vaidade do rei para assim destruir a Daniel.


Como sabiam que Daniel orava três vezes ao dia a Deus... aconselharam ao rei fazer uma comemoração no mês de seu aniversário... que durante 30 dias nenhuma pessoa poderia se ajoelhar ao outros reis ou deus.

O rei Dario em sua vaidade gostou da idéia e decretou uma lei exigindo que as pessoas adorassem apenas a ele! O rei ordenou que qualquer pessoa que fosse vista reverenciando algum rei ou orando a algum deus deveria ser jogada numa cova cheia de leões famintos.

O que Daniel deveria fazer? Será que deveria adorar o rei ou a Deus? Daniel amava a Deus, mas tinha medo daqueles leões ferozes. O que você faria? Deixe as crianças compartilharem suas opiniões e depois continue.

Daniel fez sua escolha. Decidiu continuar fazendo suas orações a Deus, com leões ou sem leões. Daniel amava a Deus e queria obedecer-lhe, mesmo com a ordem do rei!

Por isso, quando rei Dario descobriu que Daniel estava orando a Deus, gritou: "Para a cova dos leões".

Durante toda a noite, Daniel pediu a Deus que o livrasse - e Deus ouviu as orações de Daniel. Deus mandou um anjo fechar a boca dos leões, enquanto o rei foi até lá de manhã, ficou surpreso ao ver Daniel vivo.
Todos naquela época conheceram que o Deus de Daniel era mais poderoso que qualquer coisa ou pessoas e muitos creram Nele.

O rei Dario fez uma nova lei que dizia que daquele dia em diante, todas as pessoas deveriam adorar o Deus de Daniel porque Ele é grande e poderoso!

Aplicação da lição


Professor (a) enfatize aos pequenos que Deus é fiel a nós quando sabe que nossos corações, e a nossa fé estão voltados para o lugar certo. Daniel demonstrou seu amor, obediência e fidelidade a Deus quando seu recusou a parar de orar a Deus e adorar um ídolo. Daniel permaneceu fiel a Deus mesmo correndo risco de morte. Assim como Deus permaneceu fiel a Daniel, assim é conosco.


IDÉIA:

Você pode fazer uma dramatização com as crianças!



Idéia extraída da revista do Professor Sassá - fonte:


Sugestões:
Recursos visuais
Para salvar as imagens em seu computador clique com o botão direito do mouse sobre a figura, depois clique na opção "salvar como". Pronto, agora é só imprimir)






Atividades:





























Criança de jesus tem energia pra gastar - Aline Barros
  

BRINCADEIRA:
NOME DA BRINCADEIRA: O LEÃO ESTÁ SOLTO!
PROCEDIMENTO: 
Forme grupos de três e deixe uma criança sem grupo (ela será o leão). Duas das crianças do grupo devem dar as mãos, uma de frente a outra, e a terceira fica por dentro, como se estivesse em uma toca. Ao sinal do líder, as crianças de dentro da toca devem sair e ficar andando, porém longe das tocas. Quando o líder disser: O LEÃO ESTÁ SOLTO, as crianças devem entrar na primeira “jaula” vazia que encontrar. É preciso que sempre sobre uma criança para ser o leão.
MORAL: Deus é a nossa toca segura. Se estivermos n’Ele, somos guardados de todo o mal!

Brincadeira do faça ao contrário do que eu digo: 
Todas as crianças devem ficar bem atentas aos seus comandos. Quando você ler um comando, as crianças devem fazer exatamente ao contrário. A criança que se confundir ou não fazer o gesto, deverá sair da roda.Exemplo: “Não bater palma” a criança deverá fazer ao contrário, “bater palmas” e assim por diante:pessoas. “Mais importa obedecer a Deus do que aos homens!”(Atos 5:29)
* Agachar
* Chorar
* Abrir os olhos
* Não orar
* Não ler a Bíblia
* Não falar o versículo do dia
* Não abraçar o colega
* Colocar um pé para frente
* Abaixar as mãos
* Brigar com o colega

APELO:
Imponha as mãos sobre a cabeça das crianças e ministre a fé para crer que Deus sempre vai livrar e salvar e proteger a vida deles de qualquer mal.



Lembrancinhas:




Lembrancinha: 
Confeccione com seus alunos (leve tudo semi pronto).



Depois de montado cole, na parte de trás, um copo descartável e coloque doces.


Lembrancinha
Esse leão é fácil de fazer, o molde . e materiais abaixo:
* 2 CD's
* Caneta permanente
* Cola quente
* E.V.A marrom, laranja, vermelho, preto e branco OU
papéis coloridos nas mesmas cores..



Esses aqui são feitos com pratinho de festa:
Materiais:
*Pratinhos de Festa
* Caneta permanente
*Lãs
* Cola quente
* Palitos de sorvete




Faça uma pequena oração com as crianças para ensiná-las a conversar com Deus. Papai do céu, obrigada por cuidar da minha família e de mim. Eu também quero conversar sempre com o Senhor. Amém.


Peça que as crianças façam o mesmo em casa, que sempre agradeçam a Deus. 


Depois mostre o relógio de mudança de atividade e sente-se com as crianças para um lanche.


*Hora do Lanche:

*Ao Senhor agradecemos
Que tal uma salada de frutas? 
Misture todas as frutas com o suco de laranja (exceto a banana)
Coloque a banana apenas na hora de servir a salada, pois ela estraga facilmente, comprometendo todo o gosto da salada.
Se desejar acrescente manga e abacaxi picadinhos.

Sirva um lanche nutritivo e gostoso.
Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.


 Fale da importância da oração. 
Que precisamos orar sempre. 
Ore com as crianças agradecendo. 


Conclusão: 
Lembrando que houve um objetivo para esta aula.


Terminar com uma breve reflexão, trazendo para o nosso contexto.

Se tiverem amor uns pelos outros, todos saberão que vocês são Meus discípulos. João 13:35.

Brincar:
Deixe que as crianças brinquem sob sua observação. Este é um ótimo momento para perceber suas atitudes nas brincadeiras e ensiná-las com muito amor.
Deixe que as crianças brinquem enquanto esperam pelos pais.

Esperamos você no próximo domingo.
Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus
Deus abençoe você prof. Sua família. A sua aula e os seus alunos e as famílias deles.

Fontes Consultadas:
Créditos:
Revista Cpad
Jardim de infância.
Verônica Araujo
miriangalli.blogspot.com
Radicais Kids:
http://www.escoladominical.net/
http://manualidadesparajesus.blogspot.com.br/search/label/Daniel
ensinandoospequeninos.blogspot.com
evangelismoinfantil.blogspot.com
Editora vida.
cantinho das histórias bíblicas
Ebi blogspot.com
Blog evangelizando criança.
www.escoladominical.net/
professoresnaebd.blogspot.com
Pequeninosdejesusblogspot.com
Blog: Ministério Bíblico Infantil.
CPAD
Adaliahelenablogspot.com
Bíblia Almeida Revista e Corrigida - SBB
Bíblia NTLH – SBB
Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição
Bíblia Ilustrada Infantil – Editora Geográfica – Redatora Elvira Moraes Lustosa – São Paulo /SP, 2000
Editora Responsável CPAD
Ovelhinhas de Cristo
Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
Evangelizando crianças de todas as tribos, línguas e nações..


Com Jesus eu pulo de Alegria!!
Colossenses 3,23

ATENÇÃO: COM SEU FILHO NA INTERNET

LEIA A BÍBLIA!
JESUS FAZ A VIDA MELHOR
Deixe ele conduzir sua vida

TENHO QUE CHEGAR NA IGREJA 
Obrigada Pelo carinho!!!!

PRA VOCÊ!!!
Com todo o meu carinho...
DE TODO O MEU CORAÇÃO!!!





“Daqui a cem anos, não importará o tipo de carro que dirigi, o tipo de casa em que morei, quanto tinha depositado no banco, nem que roupas vesti. Mas o mundo pode ser um pouco melhor porque eu fui importante na vida de uma criança.”

Vamos lá!!! 
Quero trazer à memória o que me pode dar esperança. Lamentações 3:21.

As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.

Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

3 comentários:

  1. Eu me sinto muito feliz, e muito enriquecida, com essas pre aulas, porque devido a elas eu me organizo melhor, e as crianças amam as aulas, e que Deus continue lhe abençoando

    ResponderExcluir
  2. CADÊ O MATERIAL COMPLETO? EU TAVA PRESCISANDO DESSA LIÇÃO

    ResponderExcluir