6 de agosto de 2018

Subsidio: Lição 07: Josué, um líder forte e corajoso: Juniores de 9 e 10 anos

Ideias para o ensino:
A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;


Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos. Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus. É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado. O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.

 
 
Lição 07: Josué, um líder forte e corajoso
  Pré - aula: Lição 07: Josué, um líder forte e corajoso
  Subsidio: Lição 07: Josué, um líder forte e corajoso

Objetivo
Prof. Ministre sua aula de forma que ao término, seu aluno conscientizar-se de que através da ação do Espírito de Deus em nossas vidas alcançamos coragem e força para fazer a Vontade de Deus.

Memorizando
“Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por meio de nosso Senhor Jesus Cristo". (1 Co 15.57 – NVI).


No início da aula coloque um louvor ou faça alguma brincadeira descontraída.

OU

Quebra-Gelo:
Brincar de Chamada Criativa.
 Usando uma palavra ou um objeto, cada criança terá que responder o que a palavra ou o objeto mostrado a faz lembrar. 
Por exemplo: Mostrar um livro.
Prof. pergunta para cada criança: Ao olhar o livro, de que você se lembra?


OU

Inicie a aula cantando com muita alegria.
Vem com Josué - 3Palavrinhas 


Aline Barros e cia vol. 3 - Pisa Na Muralha

Depois convide as crianças para fazerem uma viagem para Jericó. Imprima uma mala para cada criança e as ajude a colar os utensílios que não podem faltar na bagagem:
Não pode faltar a buzina para esta viagem, pois precisaremos adorar a Deus para derrubarmos as muralhas.
Não pode faltar a oração nesta viagem.

Não pode faltar a fé nesta viagem.

Não pode faltar o amor nesta viagem.

Não pode faltar a obediência à Palavra de Deus nesta viagem.

Exemplo de mala pronta.
Depois de montar a mala, inicie a Dinâmica "Derrubando as Muralhas de Jericó"

Você vai precisar de:
(Caixas de papelão, buzinas de plástico pequenas, canetão para desenhar nas caixas)
Louvor "Vem com Josué lutar em Jericó"

As crianças darão 7 voltas tocando as trombetas e na sétima volta terão a missão de derrubar as caixas (as muralhas).

Objetivos: 
*Entender como ocorreu a queda das muralhas de Jericó por meio de brincadeira.

*Entender como louvar a Deus nos traz a vitória.

Buzinas Pequenas
Muralhas (Caixas de papelão)

Pinte a buzina, recorte, monte e coloque um apito para as crianças soprarem, como se elas estivessem tocando a buzina para as muralhas caírem!

https://www.youtube.com/watch?v=JrqNv2RGifE
Desenho animado sobre Josué e a queda dos muros de Jericó
.



Pré - aula:



Momento do louvor
Cante:
Aline Nascimento Vem com Josué Lutar em Jericó


Vem com Josué - 3Palavrinhas 


Voices - Especial Coração de Criança 1/7


Aline Barros e cia vol. 3 - Pisa Na Muralha

Coloque o louvor para que as crianças ouçam e cantem juntas. 
Depois simule com as crianças a história, combinando que eles estão em torno da muralha, andando e tocando cornetas. Leve aquelas cornetas simples usadas em jogos.

Divida as crianças em dois grupos. Um grupo fará um círculo de mãos dadas representando os muros de Jericó e outro grupo de crianças será o povo de Israel liderado por Josué, que rodeará a cidade tocando trombetas. No último dia, na última volta, eles gritarão e as crianças que são as muralhas cairão ao som das trombetas e dos gritos. Trabalhe neles o sentimento de batalha que envolveu essa operação!
Termine cantando novamente.
As crianças amam representar e será muito bom para que elas aprenda a Palavra!
Você pode fazer um cartaz desse louvor, para que as crianças tenham a letra e consigam cantar junto.


Historia bíblica


               Josué – Capítulo 1. 1-18
               Josué – Capítulo 6
              Josué – Capítulo 10.12-14

através deste site.Almeida Revista eAtualizada
Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.
BÍBLIA ONLINE


Muro com “Tijolinhos” de Cartolina para o Versículo Embaralhado
MATERIAL
Cartolina Vermelha (13 retângulos, 1 para cada palavra e mais um para escrever a referência bíblica onde se encontra.)
Hidrocor Pilot preto
Feltro, Lixa para Polimento (daquelas usadas em Obra) ou Velcro

MODO DE FAZER
Recorte 13 retângulos vermelhos que representarão os “tijolinhos” (1 para cada palavra que forma o versículo do dia mais a referência bíblica onde ele se encontra)
Atrás de cada retângulo cole um pedaço de Feltro, Lixa ou Velcro* para fixar as palavras no Flanelógrafo.
(*se for optar por utilizar o Velcro, cole a parte mais áspera atrás dos retângulos)

Versículo Embaralhado - Modo 1
Leve para a classe os “tijolinhos vermelhos” com as palavras que formam o versículo.
No Flanelógrafo

  

 Monte os “tijolinhos” de forma que representem um muro, mas não coloque o mesmo na ordem certa ainda, também não coloque o “tijolinho” com a referência bíblica nesse momento.
Convide as crianças a tentarem colocar o Versículo na ordem certa. 
Quando elas conseguirem acrescente o “tijolinho” com a referência bíblica e peça que abram suas Bíblias para conferirem se está correto.

Versículo Embaralhado - Modo 2

Você também pode preparar os “tijolinhos” na cartolina e realizar o mesmo procedimento acima com sua turminha só que em cima de uma mesa, ou até mesmo no chão e depois que eles conseguirem colocar o versículo na ordem correta acrescente o “tijolinho” com a referência bíblica 
 e peça que abram suas Bíblias para conferirem se está correto, e depois poderá até colar na parede da sua sala.

OUTRO MODELO

Muralha de Caixas de leite ou Suco
 Um toque de realismo ao “Muro” para compor o Versículo do Dia.

MATERIAL
13 caixas de leite ou Suco
7 folhas de Papel Silhueta Vermelho sem Brilho (com cada folha encape duas caixas, dividi-la ao meio)
Cola
Fita Adesiva
Folha Branca para escrever cada palavra que forma o Versículo e a Referência Bíblica.

COMO FAZER
Recorte a aba de cada caixinha e lave-as por dentro.
Depois encape cada uma com metade de uma folha de Papel Silhueta Vermelho sem Brilho.
Escreva as palavras do versículo em retângulos de folha branca e cole um cada caixa.

Durante a aula monte o “muro” com as caixas da mesma forma como faria com os “tijolinhos” de cartolina em cima de uma mesa, mas não coloque a referência bíblica. Peça que as crianças organizem o versículo e depois acrescente o “tijolinho” com a referência bíblica e peça que abram suas Bíblias para conferirem se está correto.


VISUAIS:










MAIS VISUAIS










  ATIVIDADES




Lembrancinha:
Atividade:
Pinte a buzina, recorte, monte e coloque um apito para as crianças soprarem, como se elas estivessem tocando a buzina para as muralhas caírem!
Atividade:
Cole num saco de papel vira lembrancinha.


Lanche:
Sirva um lanche nutritivo e gostoso. Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.

- Para concluir
Faça um pequeno apelo para que as crianças decidam viver ao lado de Deus.


Aula Principiantes 24 021
Ore com as crianças pedindo a ajuda de Deus para sermos melhores e seguirmos o que Ele ensina.




A criança pode experimentar do poder de Deus, seu amor, cuidado e a vontade de Deus para sua vida, se desde pequena for ensinada a cultivar uma vida de oração. 



Conclusão
Deus ainda hoje, continua chamando e capacitando homens e mulheres que estejam dispostos a se submeterem por amor à sua santa vontade, a fim de liderar a sua Igreja, conduzindo-a ao seu destino final, o encontro com nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Convide a todos para retornarem no próximo domingo.

Deus abençoe você prof. A sua aula e os seus alunos!


Revista Juniores de 9 e 10 anos: 3° Trimestre 2018 - Tema: História de Fé e Coragem




Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.




Fontes consultadas:
karolpoerner.blogspot.com
tiabialeal.blogspot.com
blogtiale.blogspot.com
apascentarospequeninos.blogspot.com/
Amiguinhos de Jesus.blogspot
atividadesjogosebrincadeirascristas.blogspot.com
ministerioinfantiljuniores.blogspot.com
ministerioinfantiljuniores.blogspot.com/
Ensino infantil num clique
Escola Biblica Dominical Infantil
CPAD
TENHO QUE CHEGAR NA IGREJA


Nenhum comentário:

Postar um comentário