24 de dezembro de 2022

Jovens | Conectar+ Betel /A partir de 18 anos | 4º Trimestre 2022-Tema: Monarquia em Israel: os altos e baixos da liderança de um povo

Jovens | Conectar+ Betel /A partir de 18 anos | 4º Trimestre 2022-Tema: MONARQUIA EM ISRAEL: Os altos e baixos da liderença de um povo
👇



Aos docentes e vocacionados da Escola Bíblica Dominical, neste trimestre, a Revista Conectar + Jovens abordará um tema de grande relevância: “A Monarquia em Israel: os altos e baixos da liderença de um povo”, o que, com certeza, nos levará a entender como a nação de Israel mergulhou na idolatria apesar de ser um povo escolhido por Deus.
Sabemos que Deus tirou o povo hebreu do Egito, prometendo levá-los a uma terra que manava leite e mel, porém o povo, ao se tornar uma nação, quis um rei como as demais nações, para que este rei fosse adiante deles e os liderasse em batalhas. Neste momento, instaura-se a monarquia em Israel.

A princípio, a monarquia trouxe resultados como o crescimento dos territórios de Israel e muito desenvolvimento. Entretanto, por outro lado, houve um aumento considerável da carga tributária e a população foi sendo paulatinamente oprimida pelos reis.

Atrelado ao caos econômico-financeiro, é de todo importante destacar a crise religiosa, em que a nação mergulhou na idolatria, desviando-se completamente do caminho que Deus havia estabelecido para eles. Quando falamos do reino do Norte, a degradação religiosa e a devassidão moral perpetuaram em todos os reis; já no reino do Sul, de vez em quando, houve momentos de reforma, quando o povo reconhecia seus erros e voltava-se para Deus.

As treze lições enfocarão o período histórico de, aproximadamente, 500 anos, o qual está registrado nos livros de I e II Samuel, I e II Reis e I e II Crônicas.

Que cada lição venha nos mostrar o controle de Deus sobre a História, mas também a liberdade humana em escolher caminhos de obediência ou desobediência aos ditames divinos.

Jovens: Estudos, Pregações, Lições Bíblicas, Dinâmicas, Subsidios, Pré - aulas: Arquivo

Bíblia online
Bíblia sagrada online
 2Timóteo 2.15.
Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. 
  João 3.16 
Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...Filipenses 3:13,14
O segredo da felicidade está nestes versículos
Todos querem ser felizes mas umas pessoas são mais felizes que outras. Qual é o segredo da felicidade? Filipenses 4 explica o que você precisa para ser feliz:
1. Se alegrar em Deus

Ser feliz é uma decisão. Se você é salvo por Jesus, você tem muitas razões para ser feliz! Mesmo quando tudo corre mal, você tem a vida eterna e a amizade, a proteção e o conforto de Deus. Alegre-se, nem tudo é ruim!
2. Ser grato e entregar os problemas a Deus

Você está preocupado com alguma coisa? Não deixe que a ansiedade estrague sua felicidade. Fale com Deus sobre o problema. Confie em Deus e ele vai lhe ajudar. Não precisa ficar ansioso.

Atenção! Não se esqueça de agradecer a Deus pela ajuda! Quem é grato é mais feliz.
3. Pensar em coisas boas

Muitas vezes pensamos tanto nas coisas ruins da vida que esquecemos das coisas boas. Pensamentos negativos tiram a felicidade. Por isso, quando você está em baixo, pense em coisas boas! Por cada pensamento negativo pense em duas coisas positivas e agradeça a Deus por elas.
4. Pôr em prática

Saber não basta. Você precisa praticar! Quanto mais você pratica, mais fácil fica. Se você realmente quer ser feliz, precisa praticar o que a Bíblia diz.
Seja feliz!
Fonte: BÍBLIA SAGRADA ONLINE
Seja imitador de Deus
   

2 comentários:

  1. Vai publicar o conteúdo da lição 13 de jovem Betel

    ResponderExcluir
  2. Desculpa a demora da resposta. Fiz a atualização hoje para futuros planejamentos de estudos.

    ResponderExcluir