1 de janeiro de 2023

Plano de Aula Bíblica Jovens/ Conectar+ Betel – Lição 13: Lições do Período Monárquico

✋ A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.
Mestre, Obreiro ou Professor(a) da Escola Bíblica Dominical,
Esses materiais vão te auxiliar no preparo da aula.
Antes de dar esta aula pesquise os pontos abordados em seu Plano de Aula. Entenda a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos. O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. procure ser criativo na exposição do assunto.
Que esta aula seja portadora de grandes bençãos para vida de seus alunos(as).
A AULA VAI COMEÇAR
PLANO DE AULA
ANTES DA AULA
👉 Vejam estas sugestões abaixo:
Prof. A vida cristã passa pela tomada de decisões.
Tomá-las sem buscar a direção de Deus pode nos trazergrandes prejuízos. Assim, a lição desta semana trata de um tema importante do Antigo Testamento. O povo de Israel pediu um rei para ser igual às outras nações. A decisão do povofoi marcada pela aparência humana e dados superficiais. Tal pedido, mais adiante, trouxe graves consequências espirituais ao povo de Israel através do rei Saul. Aqui, encontra-se uma ótima oportunidade para refletirmos acerca do grau de dependência que temos do Senhor. 
SUGESTÃO
- Para introduzir o estudo, exibam o vídeo “Profeta Samuel unge Saul Rei de Israel”, que tem a duração de 9 minutos e 34 segundos
Vocês encontram neste link> https://www.youtube.com/watch?v=nGgj-Q8Tu1s
Vejam as condições para apresentar o vídeo e local adequado.


Ao tratar da instituição da monarquia em Israel, não podemos ignorar a soberania de Deus ao estabelecer essa forma de governo. Embora a monarquia fosse um desejo nacional. Deus interveio e, segundo a sua vontade, estabeleceu essa forma de governo. Outrora, Ele levantava juizes em diversas regiões, mas agora Ele levantaria uma monarquia em Israel. Nesse sentido, estudaremos a razão da monarquia, a escolha do rei Saul, o primeiro rei de Israel e o mérito dessa escolha.


Prof. Embora a monarquia fosse algo previsto por Deus na história de Seu povo (Dt 1714); ficou explícito, em sua instituição, que Deus reprovava tal escolha naquele momento (1Sm 12.18-19). Deus escolheu Saul para ser rei (1Sm 9.15-17), entretanto este foi rejeitado, porque não cumpriu o seu propósito, logo, podemos aprender que, mesmo depois de escolhidos, podemos também ser rejeitados. A monarquia idealizada por Deus para Seu povo era a monarquia teocrática, a qual foi experimentada, em parte, com Davi e será plenificada com o Cristo. Já a monarquia que foi vivenciada por Israel imperava a descendência, quando muitos reis não seguiam as exigências da aliança; trazendo consigo o juízo de Deus sobre sua vida e sobre o povo; eram reis que não conheciam ao Senhor e sempre repetiam os pecados de Seus pais. Deus advertiu, antecipadamente, acerca do preço que Israel iria pagar por uma vida longe de Sua presença. Outro fator a considerar com a instituição da monarquia seria a imposição de impostos que mais tarde culminaria na divisão dos reinos. O resultado de tal insanidade foi a idolatria generalizada, o pecado alastrando-se no meio da nação e a derrocada dos reinos do Norte e do Sul.
👇
 
Momento do louvor
Cante:
Movimente-se cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Crédito endereço na descrição dos vídeos:
 Meu Mestre Mandou - Aline Barros & Cia 2.mpg


Quão Grande É o Meu Deus - Soraya Moraes


Harpa Cristã 78


JERUSALÉM DIVINA - 207 - HARPA CRISTÃ - Carlos José



Harpa Cristã 342

•Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.

· Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.· 

Ore com sua turma por sua aula. 
Observe se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.

👇👇
Para inicia utilizem a:
Dinâmica: Queremos um rei!
Objetivos:
Analisar a atitude do povo israelita ao pedir um rei contrapondo a vontade de Deus.
Refletir sobre a confiança de ser guiado por Deus, de acordo com a vontade dEle.

Material:
Uma venda

Procedimento:
- Escolham uma pessoa da classe ou outra que se apresente voluntariamente para representar um cego, para isto coloque uma venda sobre seus olhos.
- Mudem o aluno de posição e solicitem para que comece a caminhar até chegar a um determinado ponto da sala.

- Esperem que o aluno cego peça orientação e comecem a dar comandos para ele executar, como por exemplo: Siga em frente! Dobre à direita! Dobre à esquerda! Dê 03 passos para frente! Dê 02 passos para trás! etc.

- Retirem a venda do aluno e façam as seguintes perguntas:

Seria possível percorrer o caminho sem conhecer a orientação (a vontade) do guia?

Como você se sentiu sendo guiado?

Você entendeu de forma clara os comandos (a vontade) do guia?

O guia transmitiu confiança?

- Reflitam sobre as respostas do aluno “cego”, enfatizando a importância da segurança, da confiança que devemos ter em Deus e buscar Sua vontade.

- Pode acontecer que o aluno “cego” não execute alguns comandos que vocês falarem, porque pode confundir direita com esquerda e/ou não prestar atenção ao que está sendo orientado.

Esta atitude proporcionará a vocês a oportunidade de falar que as ovelhas precisam obedecer aos pastores e estar atentas se a voz representa comandos verdadeiros ou falsos, tendo como padrão a Palavra de Deus.

Para concluir, analisem a atitude do povo israelita ao pedir um rei contrapondo a vontade de Deus.
Ideia original desconhecida.
Fonte da dinâmica por Sulamita Macedo: Blogatitudedeaprendizblogspot.com.
💨 Trabalhem os pontos levantados na lição sempre de forma participativa e contextualizada.
👇
Tenham uma excelente e produtiva aula!
👇
TEXTO DE REFERÊNCIA:
1Samuel 12.13-25
13 Agora, pois, vedes aí o rei que elegestes e que pedistes; e eis que o Senhor tem posto sobre vós um rei.

14 Se temerdes ao Senhor, e o servirdes, e derdes ouvidos à sua voz, e não fordes rebeldes ao mandado do Senhor, assim vós, como o rei que reina sobre vós, seguireis o Senhor vosso Deus.

15 Mas se não derdes ouvidos à voz do Senhor, e antes fordes rebeldes ao mandado do Senhor, a mão do Senhor será contra vós, como o era contra vossos pais.

16 Ponde-vos também agora aqui, e vede esta grande coisa que o Senhor vai fazer diante dos vossos olhos.

17 Não é hoje a sega do trigo? Clamarei, pois, ao Senhor, e dará trovões e chuva; e sabereis e vereis que é grande a vossa maldade, que tendes feito perante o Senhor, pedindo para vós um rei.

18 Então invocou Samuel ao Senhor, e o Senhor deu trovões e chuva naquele dia; por isso todo o povo temeu sobremaneira ao Senhor e a Samuel.

19 E todo o povo disse a Samuel: Roga pelos teus servos ao Senhor teu Deus, para que não venhamos a morrer; porque a todos os nossos pecados temos acrescentado este mal, de pedirmos para nós um rei.

20 Então disse Samuel ao povo: Não temais; vós tendes cometido todo este mal; porém não vos desvieis de seguir ao Senhor, mas servi ao Senhor com todo o vosso coração.

21 E não vos desvieis; pois seguiríeis as vaidades, que nada aproveitam, e tampouco vos livrarão, porque vaidades são.

22 Pois o Senhor, por causa do seu grande nome, não desamparará o seu povo; porque aprouve ao Senhor fazer-vos o seu povo.

23 E quanto a mim, longe de mim que eu peque contra o Senhor, deixando de orar por vós; antes vos ensinarei o caminho bom e direito.

24 Tão-somente temei ao Senhor, e servi-o fielmente com todo o vosso coração; porque vede quão grandiosas coisas vos fez.

25 Porém, se perseverardes em fazer mal, perecereis, assim vós como o vosso rei.



VERSÍCULO DO DIA
Porque tudo que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que, pela paciência e consolação das Escrituras, tenhamos esperança.
Romanos 15.4


OBJETIVOS DA LICÃO
- Entender que o monarca devia atentar às advertências da Lei;
- Destacar o problema religioso e político na monarquia;
- Enfatizar a esperança de Deus para Seu povo.


VERDADE APLICADA
Ser livre não é viver uma vida independente de Deus, mas antes é escolher viver para Deus.


MOMENTO DE ORAÇÃO
Oremos para que Deus venha nos dar líderes segundo o Seu coração e não aqueles que são gerados dos desejos humanos.


LEITURA SEMANAL
Seg Is 51.4
A justiça de Deus é luz para as nações.

Ter Pv 28.2
Os pecados da nação fazem mudar seus governantes.

Ouar Pv 14.34
A justiça exalta a nação.

Qui 2Cr 1.10
Sabedoria e conhecimento para liderar.

Sex Sl 33.12
Uma nação é próspera quando tem o domínio de Deus.

Sab Dn 2.21
Deus destrona reis e estabelece outros.


INTRODUÇÃO
Deus ouviu o clamor do povo no que tange ao desejo de ter um rei como as demais nações, porém o que se viu foi a nação trocando de governantes, mas não de conduta. O resultado foi o fim do Reino de Israel e o cativeiro do reino de Judá.


PONTO CHAVE
Só porque Deus permite determinadas coisas, como o caso da instituição da monarquia, não quer dizer; que ele aprovou tal escolha do povo.


1 - OS PROJETOS DE DEUS VÃO PREVALECER
O Apóstolo Paulo chega a dizer que a vontade de Deus é boa, agradável e perfeita (Rm 12.2). Sendo conhecedor desta verdade, é necessário que todos os nossos projetos tenham a assinatura do autor de nossa vida, Deus.


1.1. O povo não consultou a Deus ao pedir um rei
A monarquia em Israel foi vaticinada em diversas passagens (Gn 17.16; Gn 49.10; Nm 24.7; Dt 17.14). No entanto, na passagem bíblica em que os anciãos do povo chegaram a Samuel e requisitaram um rei como as demais nações, o povo não consultou, em momento algum, o profeta nem a Deus (1Sm 8.5). É perigoso não consultar a Deus sobre os nossos projetos muitos dos insucessos pessoais e eclesiásticos estão vinculados à falta de anuência divina. Salomão diz: Muitos projetos existem no coração do homem, mas o conselho do Senhor deve prevalecer (Pv 19.21).


1.2. Deus permitiu a monarquia, mas o rei deveria se adequar à vontade divina.

O texto de 1 Samuel 12. 17-19 deixa explícito que Deus permitiu que o povo tivesse um rei naquele momento, contudo o rei deveria se adequar às regras estabelecidas por Deus na aliança (Dt 17.14-20). O povo solicitou a troca do regime teocrático (Deus no governo), pelo monárquico (descendência real no governo), na verdade, eles desejavam uma independência da égide do Senhor, escolha essa que indubitavelmente resultaria no caos. Infelizmente, existem pessoas equivocadas no que diz respeito à vontade permissiva de Deus. A Bíblia nos orienta a buscar o centro da vontade de Deus.


REFLETINDO
Israel pagou um alto preço por imitar as demais nações; este fato deve servir de alerta para a igreja que representa o Israel de Deus.
Merril C. Tenney


2 - ABANDONO AOS MANDAMENTOS DE DEUS
Com a instituição da monarquia, houve um progresso nas conquistas bélicas e armamentista da nação, mas, por outro lado, o povo ficou desprovido da Lei de Deus, ficando vulnerável aos pecados que eram praticados pelas demais nações.


2.1. Passaram a confiar no rei e não em Deus
Durante a peregrinação no deserto rumo a terra prometida, vemos um povo que, através dos líderes Moisés e Josué, tiverem grandes conquistas devido a santificação e as estratégias reveladas por Deus com a conquista de Jericó, onde, por sete vezes, tiveram que rodear a cidade para a vitória chegar. No período monárquico, passaram a confiar na força de seu exército e na liderança de seus reis, exceto quando Ezequias buscou ao Senhor e Deus lhes concedeu vitória (2Cr 32). O rei mais sábio que já existiu deixou claro que o cavalo se prepara para o dia da batalha, mas a vitória vem do Senhor (Pv 21.31).


2.2. Faziam alianças com os inimigos pagãos
Tendo em vista a prática religiosa da antiguidade, seus reis acabaram fazendo alianças com povos pagāos, implantando em Israel a idolatria, que, consequentemente, fora difundida amplamente em todo o seu território. Uma das expressões que mais se lê nos relatos históricos dos livros Reis e Crônicas é: "E fez o que era mal aos olhos do Senhor. O reino do Norte não teve um rei sequer que tivesse compromisso com Deus, antes, viveram nos pecados de Jeroboão. No reino do Sul, esporadicamente, levantavam-se reis que tentavam erradicar a idolatria de Judá, porém isso foi muito pouco diante da devassidão que as pessoas se encontravam.


3 - DESPREZARAM A DEUS E A SEUS PROFETAS
A cegueira espiritual e o comprometimento com o pecado estavam tão acentuados que tanto os reis como a população zombaram dos mensageiros de Deus, desprezaram suas palavras e ridicularizaram os profetas da parte de Deus (2Cr 36.16).


3.1. Não conheciam a Lei de Deus
Um dos profetas enviados por Deus ao reino de Judá, chegou a dizer que Israel não tinha conhecimento de Deus e não o entendia (Is 1.3). Infelizmente, a Lei do Senhor estava em segundo plano, pois a prioridade era adorar os deuses que os reis implantaram em Israel; objetivando trazer prosperidade e desenvolvimento da nação. Ao relatar o governo do último reformador em Judá, a saber, o rei Josias, a Bíblia nos informa que a Lei que estava perdida foi achada (2Rs 22.8). Infelizmente, vivemos uma época em que as pessoas não primam pela leitura bíblica nem cultos de doutrina; e sim as conquistas terrenas. A recomendação bíblica é para buscar ao Senhor enquanto se pode achar, e invocar o Seu nome enquanto Ele está perto (Is 55.6).


3.2. A liderança eclesiástica e política estava comprometida
Como a sucessão do rei era pela descendência real, passaram a reinar em Israel Judá homens descompromissados com a Lei de Deus, porque não O conheciam. 
Estes homens estavam no reino por ser da linhagem real, Ou até mesmo por ter assassinado o rei (1Rs 15.28; 1Rs 16.12). Agregavam para si juízes, sacerdotes e profetas que faziam tudo o que eles queriam e o povo era oprimido cada vez mais com os tributos; sustentando assim a vida luxuosa da liderança. Vários profetas, como Isaías (I.23) vieram com uma mensagem em que chamavam Os sacerdotes e profetas de guias cegos e que serviam apenas pelo dinheiro e lucro, e que os juízes amavam o suborno.


CONCLUSÃO
O regime monárquico pode ter falhado, mas os intentos de Deus para Israel continuaram de pé.


* Os reis de Israel e Judá falharam no estabelecimento da Lei de Deus ao povo. Os reis terrenos apontavam para o Rei justo, perfeito e reto que viria reinar com justiça e verdade.
Da dinastia de Davi, veio Jesus, o Rei dos reis e Senhor dos Senhores, cujo trono é eterno (Sl 45).

* O reino terreno tem suas fraquezas humanas, mas quando focamos no Reino divino experimentamos milagres.
Fonte: Revista Betel Conectar

SUBSÍDIO BÍBLICO-TEOLÓGICO
“Todos os anciãos de Israel (4) vieram até Samuel, para demonstrar uma ampla insatisfação com a situação. 
A sua exigência de um rei se baseava em duas razões: Já estás velho, e teus filhos não andam pelos teus caminhos (5), além do desejo de que o rei pudesse ser o seu juiz ou líder e de que eles pudessem ser como todas as nações. Este desejo de adequar-se aos outros, rebelando-se contra as características divinas, foi uma fonte de problemas para o povo de Deus em todas as épocas.

0 descontentamento de Samuel (6) não ocorreu porque o povo julgou que ele estava velho e que os seus filhos não eram dignos de sucedê-lo, mas porque pediram um rei -fato no qual ele via claramente implicações profundas com envolvimentos morais e espirituais. Os seus receios se confirmaram quando o Senhor lhe disse: o povo não te tem rejeitado a ti; antes, a mim me tem rejeitado, para eu não reinar sobre ele (7). A nação já tinha uma triste história de rebelião e idolatria, e estava, agora, apenas fazendo a Samuel o que já havia feito ao Senhor (8). Esperava-se que o profeta concordasse com o pedido, mas ele protestou e claramente informou os líderes do resultado da sua escolha (9)” (Comentário Bíblico Beacon: 2 Josué a Ester. Rio de Janeiro: CPAD, 2005, p.193).


Jovens: Estudos, Pregações, Lições Bíblicas, Dinâmicas, Subsídios, Pré - aulas: Arquivo

Não dizeis vós que ainda há quatro meses até que venha a ceifa? Eis que eu vos digo: Levantai os vossos olhos, e vede as terras, que já estão brancas para a ceifa.
João 4:35
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. 
2 Timóteo 2.15.
Se é ensinar, haja dedicação ao ensino. Romanos12: 7b.
Seja imitador de Deus.
 
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário