14 de outubro de 2022

Plano de Aula Bíblica Jovens/ Conectar+ Betel – Lição 03: Davi, um homem segundo o coração de Deus

✋ A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.
Mestre, Obreiro ou Professor(a) da Escola Bíblica Dominical,
Esses materiais vão te auxiliar no preparo da aula.
Antes de dar esta aula pesquise os pontos abordados em seu Plano de Aula. Entenda a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos. O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. procure ser criativo na exposição do assunto.
Que esta aula seja portadora de grandes bençãos para vida de seus alunos(as).
A AULA VAI COMEÇAR
👉 Vejam estas sugestões abaixo:
PLANO DE AULA
ANTES DA AULA
 Momento do louvor
Cante:
Movimente-se cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Crédito endereço na descrição dos vídeos:
A ALEGRIA ESTÁ NO CORAÇÃO | CD JOVEM | MENOS UM 


Deus forte como Jesus , Davi, Davi , Davi ,Eu tenho um barco


Harpa Cristã: 13


Harpa Cristã: 316

•Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.

· Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.· 

Ore com sua turma por sua aula. 
Observe se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.

👉 Apresentem o título da lição:
Davi, um homem segundo o coração de Deus
Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
👇
Tenham uma excelente aula!
TEXTO DE REFERÊNCIA
  1Samuel 16.1-13
1 Então disse o SENHOR a Samuel: Até quando terás dó de Saul, havendo-o eu rejeitado, para que não reine sobre Israel? Enche um chifre de azeite, e vem, enviar-te-ei a Jessé o belemita; porque dentre os seus filhos me tenho provido de um rei.

2 Porém disse Samuel: Como irei eu? pois, ouvindo-o Saul, me matará. Então disse o Senhor: Toma uma bezerra das vacas em tuas mãos, e dize: Vim para sacrificar ao Senhor.

3 E convidarás a Jessé ao sacrifício; e eu te farei saber o que hás de fazer, e ungir-me-ás a quem eu te disser.

4 Fez, pois, Samuel o que dissera o Senhor, e veio a Belém; então os anciãos da cidade saíram ao encontro, tremendo, e disseram: De paz é a tua vinda?

5 E disse ele: É de paz, vim sacrificar ao Senhor; santificai-vos, e vinde comigo ao sacrifício. E santificou ele a Jessé e a seus filhos, e os convidou ao sacrifício.

6 E sucedeu que, entrando eles, viu a Eliabe, e disse: Certamente está perante o Senhor o seu ungido.

7 Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração.

8 Então chamou Jessé a Abinadabe, e o fez passar diante de Samuel, o qual disse: Nem a este tem escolhido o Senhor.

9 Então Jessé fez passar a Sama; porém disse: Tampouco a este tem escolhido o Senhor.

10 Assim fez passar Jessé a seus sete filhos diante de Samuel; porém Samuel disse a Jessé: O Senhor não tem escolhido a estes.

11 Disse mais Samuel a Jessé: Acabaram-se os moços? E disse: Ainda falta o menor, que está apascentando as ovelhas. Disse, pois, Samuel a Jessé: Manda chamá-lo, porquanto não nos assentaremos até que ele venha aqui.

12 Então mandou chamá-lo e fê-lo entrar (e era ruivo e formoso de semblante e de boa presença); e disse o Senhor: Levanta-te, e unge-o, porque é este mesmo.

13 Então Samuel tomou o chifre do azeite, e ungiu-o no meio de seus irmãos; e desde aquele dia em diante o Espírito do Senhor se apoderou de Davi; então Samuel se levantou, e voltou a Ramá.


VERSICULO DO DIA
E, quando este foi retirado, lhes levantou como rei a Davi, ao qual também deu testemunho e disse: Achei a Davi, filho de Jessé, varão conforme o meu coração, que executará toda a minha vontade.
   Atos 13.22.



OBJETIVOS DA LIÇÃO
- Conhecer o histórico de Davi;
- Perceber a espiritualidade de Davi;
- Aprender com os erros e acertos de Davi


VERDADE APLICADA
Davi sempre teve a sua confiança em Deus, mostrando sua total dependência no Deus vivo de Israel.


MOMENTO DE ORACÃO
Oremos para que possamos cultivar um coração como o de Davi, que, apesar dos reveses, soube se humilhar e se arrepender.



  LEI LEITURA SEMANAL
Seg 1Sm 16.13
O Espírito do Senhor se apoderou de Davi.

Ter 1Cr 2.12-15
Davi era filho de Jessé.

Qua 1Sm 16.12,18
As características de Davi.

Qui 1Sm 17.50-51
Davi mata o gigante Golias.

Sex 1Sm 26.23
Davi poupa a vida de Saul.

Sab 2Sm 11.4
O grande erro de Davi.


INTRODUÇÃO
Davi foi o segundo rei de Israel e governou durante 40 anos (sobre Judá sete anos e sobre toda a nação trinta e três anos e meio, 2Sm 5.5). O reinado de Davi se caracterizou por grandes conquistas, aumentando significativamente o território de Israel Davi era um líder e por isso levou Israel a outro patamar na politica e na religião.


PONTO CHAVE
É perceptível a presença de Deus na vida de Davi, mesmo quando este era apenas pastor das ovelhas de seu pai Jessé.


1 - CONHECENDO A HISTÓRIA DE DAVI
A vida de Davi passa pela genealogia de Boaz e Rute (1Cr 2.12-15), mostrando o grande projeto de Deus através do incidente com a família de Elimeleque. Davi foi um jovem dedicado e obediente ao seu pai e, no tempo certo, as promessas de Deus se cumpriram em sua vida.


1.1. Davi era obediente ao seu pai
Quando Samuel chegou à casa de Jessé, excetuando Davi, todos os filhos de Jessé estavam em casa, pois Davi estava no campo cuidando das ovelhas de seu pai (1Sm 16.11). Em outra passagem, observamos que Jessé envia Davi para levar comida para seus irmãos, bem como trazer notícias (1Sm 17.17-18). Foi justamente a obediência de Davi que o levou a se deparar com as oportunidades que mudariam a sua vida; a primeira foi no pastoreio das ovelhas, quando enfrentou um leão e um urso, mostrando assim a sua bravura e coragem. A segunda foi quando se deparou com o gigante e mostrou sua confiança em Deus.


1.2. As características de Davi
O texto bíblico ressalta algumas características na vida de Davi, tais como: corajoso, forte, homem de guerra, prudente em palavras e de gentil presença (1Sm 16.18). Estes adjetivos fizeram de Davi um grande ícone na História de Israel e um líder de excelência. Sem dúvida, as qualidades de uma pessoa dizem muita coisa a respeito de sua família, sua vida e seus valores. Deus, quando escolheu Davi, já sabia de seu caráter intrínseco; não é à toa que Davi é considerado homem segundo o coração de Deus. Que possamos cultivar valores e qualidades que nos ajudem a cumprir o ministério de Deus em nossa vida.


REFLETINDO
Deus usou a capacidade de Davi, aperfeiçoando-o e dando a ele condições para ocupar o trono, somente depois de passar por uma série de experiências.
Bispo Abner Ferreira


2 - AS PROEZAS DE DAVI
A história de Davi traz experiência e lições maravilhosas; desde o anonimato até a sua ascensão a rei, vemos sua coleção de vitórias e conquistas, bem como a maneira que liderava seu exército. Por mais preparo que Davi tivesse, ele nunca deixava de confiar em Deus.


2.1. Davi mata o gigante Golias
Um dos momentos áureos da história de Davi é justamente quando ele enfrenta e mata o gigante Golias; que, além de espalhar terror no território israelita, ainda afrontava os exércitos do Deus vivo (1 Sm 17.24,26). Davi não abriu mão de sua arma, tampouco confiou nos trajes de guerra do rei Saul; sua confiança estava apenas no Deus de Israel. Davi era o menor na casa de seu pai (1Sm 17.14), e sua arma de guerra era uma funda (1Sm 17.40). Quando confiamos em Deus, os gigantes, por maior que sejam, serão destruídos. O salmista deixou registrado que o nosso socorro vem do Senhor (Sl 121.2).


2.2. O recomeço de um exército sem valia
Quando Davi estava fugindo de Saul, pois este o desejava matar, foi se esconder na caverna de Adulão. A Bíblia diz que os homens que se achavam em aperto, endividado e com espírito amargurado se ajuntaram a Davi (1Sm 22.1-2). Desta maneira, começou a se formar o seleto grupo de guerreiros de Davi. Em 2 Samuel 23.8-39 a Bíblia lista os valentes de Davi e as diversas proezas que juntos obraram. Davi sabia liderar e montar estratégias de guerra e foi assim que Davi venceu muitas guerras. O Texto Sagrado diz que Deus foi com Davi em todas as guerras e lhe deu um nome de destaque entre os grandes lideres da humanidade (2Sm 7.9).


3 - LIÇÕES DO REINADO DE DAVI
Davi reinou 40 anos sobre a nação de Israel; sua vida foi marcada por conquistas pessoais, derrotas familiares, escândalos e assassinato. Davi deixou um grande legado para a nação de Israel, pois fortaleceu a monarquia, mas também lições preciosas para a nossa vivência.


3.1. Busque a presença de Deus
Após um período de 40 anos do reinado de Saul sem a Arca da Aliança em Israel, Davi se empenha em trazer de volta aquilo que simbolizava a presença de Deus. Davi sabia que nenhuma outra coisa poderia
unificar a vida nacional como a religião, e que o culto a Deus deveria ser o centro da vida de Israel. Davi traz de volta a presença de Deus para o centro de seu reinado e para a vida do povo (2Sm 6.13-19). Davi nos ensina que nada é mais importante do que a presença de Deus em nossa vida e que ela é insubstituível. O próprio rei, Davi, saltava, com todas as forças, de alegria, além de bailar diante da Arca. Nenhum posto ou posição é grande demais diante da presença de Deus.


3.2. Jamais esqueça suas responsabilidades
Um dos maiores erros de Davi aconteceu quando ele deixou de cumprir suas responsabilidades como soberano da nação. O Texto Sagrado diz que era o tempo dos reis irem para a batalha, porém Davi ficou em Jerusalém (2Sm 11.1). A ociosidade na vida palaciana o levou a cometer adultério com Bateseba, e, depois, para encobrir seu pecado, mandou Urias levar sua própria sentença de morte (2Sm 11.14,15). Após estes pecados, Davi perdeu o controle sobre a sua casa; houve incesto entre os próprios filhos (2Sm 13.11), assassinato de irmãos (2Sm 13.30), rebelião de seu filho Absalão, perdas terríveis. Precisamos de constante vigilância, pois apenas um deslize pode trazer consequências desastrosas.


CONCLUSÃO
Na vida de Davi, percebemos o quanto ele soube esperar com humildade e agir com sabedoria, até que se tornasse de fato rei de Israel. E mesmo diante de suas fraquezas, Davi buscava o perdão divino, pois sabia que a Presença de Deus na vida é o bem mais valioso que se pode ter.

* Ao ser ungido rei pelo Senhor, Davi não assumiu de imediato ao trono. Ele precisou esperar o tempo certo. Davi passou pela unção diante de sua casa; depois diante da sua tribo em Hebrom, e finalmente diante de toda a nação de Israel, após a morte do rei Saul e seus filhos.

*
Davi foi homem segundo o coração de Deus, pois tinha um coração contrito e quebrantado.


SUBSÍDIO PARA O EDUCADOR
A pergunta que todos fazem é: "Como um homem que comete um adultério e um assassinato ainda consegue ser um homem segundo o coração de Deus?" Quando Deus usa Samuel para dizer que havia escolhido um homem segundo o Seu coração, Deus já sabia de todas as potencialidades de Davi, mas também conhecia o seu coração humilde. Segundo Wolff, ter um coração segundo o do Senhor (1Sm 13.14) é, portanto, cumprir a vontade de Deus. No momento em que Davi é repreendido por Natã sobre o seu pecado, ele confessa e se humilha (2Sm 12.13). Uma das orações mais lindas descritas na Bíblia está no Salmo 51. Este Salmo retrata a oração de Davi quando fora repreendido por Natã. Somente um homem cônscio do seu pecado e com o coração contrito é capaz de usar palavras de tamanha profundidade no que tange ao arrependimento. O medo de Davi era ser lançado fora da presença de Deus e ficar sem a presença do Espírito Santo (Sl 51.12). O ser humano dificilmente daria prosseguimento ao projeto na vida de Davi, porém Deus, em Sua infinita graça, usa a descendência de Davi para o Seu plano de salvação.
Fonte: Revista Betel Conectar

O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula.

Jovens: Estudos, Pregações, Lições Bíblicas, Dinâmicas, Subsídios, Pré - aulas: Arquivo

Não dizeis vós que ainda há quatro meses até que venha a ceifa? Eis que eu vos digo: Levantai os vossos olhos, e vede as terras, que já estão brancas para a ceifa. João 4:35
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. 2 Timóteo 2.15.
Se é ensinar, haja dedicação ao ensino. Romanos12: 7b.
Seja imitador de Deus.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário