10 de dezembro de 2022

Plano de Aula Bíblica Jovens/ Conectar+ Betel – Lição 11: Ezequias, Um Rei Dedicado

✋ A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.
Mestre, Obreiro ou Professor(a) da Escola Bíblica Dominical,
Esses materiais vão te auxiliar no preparo da aula.
Antes de dar esta aula pesquise os pontos abordados em seu Plano de Aula. Entenda a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos. O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. procure ser criativo na exposição do assunto.
Que esta aula seja portadora de grandes bençãos para vida de seus alunos(as).
A AULA VAI COMEÇAR
PLANO DE AULA
ANTES DA AULA
👉 Vejam estas sugestões abaixo:
✍️Inicie esta lição falando sobre a destacada fé do rei Ezequias. 
Sua fé não foi superada por nenhum dos reis de Judá (v.5). Ezequias não dependia de nenhuma aliança com outras nações porque a bênção de Deus, que estava sobre ele, lhe era suficiente. Este grande rei não se apartou dos caminhos do Todo-Poderoso. O modo como o Senhor foi com ele, libertando-o de Senaqueribe, era um sinal de sua grande fé, fidelidade e justiça.
Enfatize para seus alunos o quanto vale a pena ser fiel a Deus em tempos de grande crise.

Prof. Ezequias entrou para a história como um dos reis que mais foram fiéis a Deus e que andaram em Seus caminhos. Durante o seu reinado, Ezequias empenhou-se em fazer uma reforma em todos os aspectos e organizar a liturgia no Templo. No tempo de Acaz, o altar de Salomão foi substituído conforme 2 Reis 16.10, porém Ezequias traz de volta o altar, que Salomão construíra, destruindo o altar que seu pai fizera (2Cr 29.18). Aquilo que fora usado para ídolos, foi removido para o ribeiro de Cedrom (2Cr 29.16) ao mesmo tempo em que os vasos que haviam sido por Acaz foram santificados. Ao instituir novamente as celebrações anuais ordenou os levitas para que se santificassem, pois sabia que suas mãos manchadas não poderiam participar do culto a Deus. Feito isto, organizou o turno dos sacerdotes e levitas para que servissem no Templo, além de retomar com as coletas dos dízimos e das ofertas.
👇
 
Momento do louvor
Cante:
Movimente-se cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Crédito endereço na descrição dos vídeos:
Comunidade Internacional da Zona Sul - Rompendo Em Fé (Clipe Oficial MK Music)


EU CREIO QUE TUDO É POSSÍVEL (Vs.1) - Fonte da Vida


Harpa Cristã 342


A ALEGRIA DO SENHOR – Fernandinho – Teus Sonhos


Harpa Cristã 78


O NOSSO GENERAL É CRISTO ( LETRA )


General de Guerra - Antônia Gomes (Official Video)

•Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.

· Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.· 

Ore com sua turma por sua aula. 
Observe se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.
💨 Trabalhem os pontos levantados na lição sempre de forma participativa e contextualizada.
👇
Tenham uma excelente e produtiva aula!
👇
TEXTO DE REFERÊNCIA: 
2Reis 18.1-5
1 E sucedeu que, no terceiro ano de Oséias, filho de Elá, rei de Israel, começou a reinar Ezequias, filho de Acaz, rei de Judá.

2 Tinha vinte e cinco anos de idade quando começou a reinar, e vinte e nove anos reinou em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Abi, filha de Zacarias.

3 E fez o que era reto aos olhos do Senhor, conforme tudo o que fizera Davi, seu pai.

4 Ele tirou os altos, quebrou as estátuas, deitou abaixo os bosques, e fez em pedaços a serpente de metal que Moisés fizera; porquanto até àquele dia os filhos de Israel lhe queimavam incenso, e lhe chamaram Neustã.

5 No Senhor Deus de Israel confiou, de maneira que depois dele não houve quem lhe fosse semelhante entre todos os reis de Judá, nem entre os que foram antes dele.

VERSÍCULO DO DIA
Então o rei Ezequias se levantou de madrugada, e ajuntou os maiorais da cidade e subiu à casa do Senhor. 
2Crônicas 29.20


OBJETIVOS DA LIÇÃO
- Apresentar a vida de Ezequias;
- Ampliar nossa visão sobre as reformas de Ezequias;
- Renovar nossa fé com a cura de Ezequias.


VERDADE APLICADA
A oração tem a capacidade de mudar rumos da nossa história e também de toda uma nação.


MOMENTO DE ORAÇÃO
Oremos para que Deus levante pessoas como o rei Ezequias em nossa nação; levando o povo a servir somente a Deus.


LEITURA SEMANAL
Seg 2Rs 18.1 
Ezequias era filho do rei Acaz.

Ter 2Rs 18.5 
Ezequias confiou inteiramente em Deus.

Qua 2Cr 29.3 
A reforma começou no primeiro ano do reinado.

Oui Is 38.1 
Ezequias sofre de uma doença mortal.

Sex Is 38.5 
Deus aumenta os anos de vida de Ezequias.

Sab 2Rs 20.20 
O legado de Ezequias.


INTRODUÇÃO
Ezequias foi um rei que também decidiu não continuar com as práticas idólatras de seus antecessores, mas, logo em seu primeiro ano de governo, abriu as portas da Casa do Senhor e começou a restaurar o culto.


PONTO CHAVE
A reforma de Ezequias foi uma das reformas mais profundas do reino do Sul e o salvou de ter o mesmo destino do reino do Norte.


1 - QUEM FOI EZEQUIAS
Ezequias era filho de Acaz com Abia (2Rs 18.2) e reinou vinte e nove anos sobre Judá. Foi um rei que trouxe grandes benefícios para a nação através de sua dedicação a Deus. Ao ser acometido de uma enfermidade, experimentou a cura de forma sobrenatural.


1.1. Um rei que confiou em Deus

A Bíblia relata que Ezequias confiou em Deus de tal maneira que nenhum outro rei se assemelha a ele neste quesito (2Rs 18.5). Como líder da nação, Ezequias sabia que a única pessoa que ele deveria confiar seria o próprio Deus, e este, sem dúvida, foi o segredo de Ezequias para fazer tantas reformas e liderar de maneira tão eficaz. Deus ia com Ezequias e o conduzia com prudência (2Rs 18.7). Ezequias nos ensina que, se quisermos ter êxito em nossos projetos e na maneira como lideramos, é de todo necessário confiar em Deus. Salomão diz que os projetos são bem-sucedidos quando confiados a Deus (Py 16.3).


1.2. Um rei cheio de fé e oração
Nenhum homem pode fazer as obras que Ezequias fez, assumindo um reino mergulhado na idolatria e miséria espiritual, se não tiver fé em Deus. Nos momentos mais difíceis de sua vida, Ezequias estava orando e buscando a solução em Deus. Quando Ezequias quebrou a aliança com a Assíria, Senaqueribe enviou seu exército contra Jerusalém, mesmo depois de Judá ter pago a multa (2Rs 18.14-17). Então o rei Ezequias buscou ao Senhor e Deus honrou a sua fé. O Texto Sagrado diz que Deus destruiu repentinamente cento e oitenta e cinco mil homens do exército da Assíria (2Rs 19.35). Vale a pena orar e ter fé em Deus, pois, com certeza, diante de um numeroso exército, só o poder de Deus para livrar Seu povo.


REFLETINDO
"Os três maiores segredos do sucesso de Ezequias foram escutar seu conselheiro Isaías, fazer uma aliança com Deus e iniciar a reforma no primeiro ano de governo'". Pr João Kolenda Lemos


2 - AS REFORMAS NO TEMPO DE EZEQUIAS
Ezequias não perdeu tempo; e, logo no primeiro ano de seu governo, começou as reformas religiosas, pois entendia que, cada instante de idolatria, trazia consequências desastrosas para seu reino.


2.1. A purificação do Templo
Com a adoração pagã, o Templo foi desprezado, abandonado e consequentemente todas as suas dependências estavam com muito lixo e imundície. As lâmpadas estavam apagadas, os utensílios fora do lugar e não se ofereciam mais sacrifícios ao Deus de Israel (2Cr 29.6-7). Em dezesseis dias, o Templo foi purificado e se voltou a oficiar sacrifícios novamente. Foram restauradas as celebrações das festas anuais e houve grande júbilo entre o povo. Com o restabelecimento do culto a Deus, houve um momento de grande prosperidade sobre a nação. Reformar nunca foi fácil, mas é necessário para que experimentemos a verdadeira presença de Deus em nosso meio, logo, reformar é um retorno às origens e ao primeiro amor.


2.2. Abolição da idolatria em Judá
A idolatria e os cultos pagãos foram constantes na vida do povo; era imprescindível que fossem erradicados. Ezequias, juntamente com o povo, tirou os altos e quebrou as estátuas, até mesmo a serpente de bronze dos tempos de Moisés, que ainda estava guardada, e, naquela ocasião, foi feita em pedaços (2Rs 18.4). É lamentável ver um objeto que serviu para livramento de Deus numa determinada ocasião se tornar uma fonte de adoração. Precisamos tomar cuidado para que alguns símbolos de vitória de nosso passado não se tornem idolatria contra Deus. Que Deus nos ajude a extirpar de nossa vida aquilo que é abominação para Ele, ou o que fazemos de errado sem perceber (Sl 19.12).


3 - O MILAGRE NA VIDA DE EZEQUIAS
Ezequias vivenciou milagres em sua vida; o maior deles foi a cura de sua enfermidade mortal descrito com detalhes no livro do profeta Isaías 38. Sua cura foi atrelada a outro milagre, que é o fato de a sombra do relógio de Acaz voltar em dez graus (Is 38.8).


3.1. A doença de Ezequias e sua oração
A Bíblia diz que Ezequias foi acometido de uma enfermidade mortal e logo o profeta veio com uma mensagem de Deus dizendo de sua iminente morte. Diante da noticia, Ezequias vira o seu rosto para a parede, e ora; derramando lágrimas diante de Deus. O resultado desta oração não foi apenas a cura, mas Deus concedeu também que ele vivesse mais quinze anos (Is 38.5). Realmente, a oração é uma arma poderosa que temos; Ezequias soube usá-la na hora certa e teve o seu milagre. Ezequias nos ensina que, diante dos problemas, precisamos nos lançar, sem reservas, diante de Deus, pois Ele é poderoso para nos ajudar.


3.2. A proteção de Deus sobrea nação
Quando o profeta Isaías retorna com a palavra de cura da parte do Senhor, existe uma profecia de alento que diz: "E livrar-te-ei das mãos dos reis da Assíria, a ti, e a esta cidade; eu defenderei esta cidade" (Is 38.6). Observamos pelas narrativas bíblicas que todas as investidas dos inimigos de Israel neste período não obtiveram sucesso, pois Deus estava defendendo o Seu povo conforme a promessa. É uma grande honra ter a proteção de Deus em todos os nossos caminhos; O mesmo Deus, na pessoa do Seu Filho, que esteve com Sua nação, prometeu que estará conosco até a consumação dos séculos (Mt 28.20). Maior é o que está conosco, do que o que está no mundo (1Jo 4.4).


CONCLUSÃO
Os atos de Ezequias levaram a nação a experimentar um momento de grande prosperidade e ao mesmo tempo preservá-la de uma ruina.

*  O rei Ezequias foi um dos mais notáveis reis de Judá. Ele foi contemporâneo do Profeta Isaías. O AT narra sua história em: 2Rs 18-20; 2Cr 29-32; Is 36-39
Também o rei Ezequias é mencionado no NT na genealogia de Jesus (Mt 1.910).

*  A dedicação, fidelidade e humildade fez do rei Ezequias, um dos reis mais notáveis da monarquia do povo de Deus.
Fonte: Revista Betel Conectar.




Para concluir, utilizem a:
Dinâmica: Qual o seu pedido?
Objetivos:
Concluir o estudo sobre oração respondida do rei Ezequias.
Contextualizar o tema com a vida dos alunos.
Material:
¼ de folha de papel ofício e caneta

Procedimento:
- Após trabalhar o item III da lição, falem para os alunos:

Acabamos de estudar sobre o reinado de Ezequias, sua aflição, seu pedido e oração respondida.

- Agora, façam as seguintes perguntas:

Qual a situação que o rei Ezequias estava vivenciando?

A quem ele orou?

Qual sua oração?

Qual a resposta de sua oração?

De que forma Ana adorou e agradeceu ao Senhor?

- Falem: Deus responde as orações dos seus servos. Qual sua condição, dificuldade?

- Então, distribuam para os alunos ¼ de folha de papel ofício para que escrevam um pedido de oração e a data, guardem em lugar seguro(em casa).

Reforcem que ao receber a resposta, relatem para a turma a vitória recebida. Falem que seria interessante que os alunos mostrassem o papel com o pedido e mencionassem a data.

- Para finalizar, leiam:

“... A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos”. Tg 5.16
Fonte da dinâmica elaborada por Sulamita Macedo. //blog//atitudedeaprendiz.blogspot.com.br


Jovens: Estudos, Pregações, Lições Bíblicas, Dinâmicas, Subsídios, Pré - aulas: Arquivo

Não dizeis vós que ainda há quatro meses até que venha a ceifa? Eis que eu vos digo: Levantai os vossos olhos, e vede as terras, que já estão brancas para a ceifa.
João 4:35
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. 
2 Timóteo 2.15.
Se é ensinar, haja dedicação ao ensino. Romanos12: 7b.
Seja imitador de Deus.
 
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário