25 de novembro de 2022

Plano de Aula Bíblica Jovens/ Conectar+ Betel – Lição 09: O Profeta Elias e o Rei Acabe

✋ A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.
Mestre, Obreiro ou Professor(a) da Escola Bíblica Dominical,
Esses materiais vão te auxiliar no preparo da aula.
Antes de dar esta aula pesquise os pontos abordados em seu Plano de Aula. Entenda a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos. O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. procure ser criativo na exposição do assunto.
Que esta aula seja portadora de grandes bençãos para vida de seus alunos(as).
A AULA VAI COMEÇAR
PLANO DE AULA
ANTES DA AULA
Acabe era um governante habilitado, além de ser um chefe militar com bastante coragem. Ele obteve muitas vitórias contra os sírios e também manteve relações amistosas com o reino de Judá a ponto de sua filha Atalia casar-se com Jorão, filho de Josafá, rei de Judá. Diga-se de passagem, que durante o governo de Acabe, Israel prosperou sobremaneira devido aos pesados tributos que ele recebia de Moabe aliado ao comércio com a Fenícia e a Síria. Acabe também fortificou as cidades existentes e construiu outras. Merece destaque a famosa casa de marfim que tinha paredes revestidas de mármore branco (Rs 22.39). O grande problema de Acabe foi permitir que sua mulher, Jezabel, interferisse em seu reinado; instituindo a adoração pagã em Israel.
Para desfazer esta idolatria, Deus usa Elias para mostrar que  é o verdadeiro Deus de Israel.

 Momento do louvor
Cante:
Movimente-se cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Crédito endereço na descrição dos vídeos:
FOGO NO ALTAR - J NETO


Jesus Cristo Mudou Meu Viver


A EXULTAÇÃO DO CRENTE-60 HARPA CRISTÃ-Carlos José


Harpa Cristã - 111 - Que Mudança - com letra


Harpa Cristã: 577

•Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.

· Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.· 

Ore com sua turma por sua aula. 
Observe se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.
👉 Vejam estas sugestões abaixo:
👉 Apresentem o título da lição:
O Profeta Elias e o Rei Acabe
👉 Escrevam no quadro ou cartolina os nomes:
Acabe e Jezabel.
Em seguida, perguntem para os alunos: 
O que vocês se lembram destes dois personagens?
(apontem para os nomes).

Observem atentamente o que os alunos vão responder. Depois, acrescentem mais um nome, o do profeta Elias.

E agora, o que vocês podem acrescentar?

De forma objetiva, escrevam no quadro palavras ou frases que resumam as afirmações dos alunos.

Depois, falem que o profeta Elias confrontou o rei Acabe. Este é o assunto da lição de hoje.
💨 Trabalhem os pontos levantados na lição sempre de forma participativa e contextualizada.
👇
Tenham uma excelente aula!
👇
TEXTO DE REFERÊNCIA:
   
1Reis 17.1-7
1 Então Elias, o tisbita, dos moradores de Gileade, disse a Acabe: Vive o SENHOR Deus de Israel, perante cuja face estou, que nestes anos nem orvalho nem chuva haverá, senão segundo a minha palavra.

2 Depois veio a ele a palavra do Senhor, dizendo:

3 Retira-te daqui, e vai para o oriente, e esconde-te junto ao ribeiro de Querite, que está diante do Jordão.

4 E há de ser que beberás do ribeiro; e eu tenho ordenado aos corvos que ali te sustentem.

5 Foi, pois, e fez conforme a palavra do Senhor; porque foi, e habitou junto ao ribeiro de Querite, que está diante do Jordão.

6 E os corvos lhe traziam pão e carne pela manhã; como também pão e carne à noite; e bebia do ribeiro.

7 E sucedeu que, passados dias, o ribeiro se secou, porque não tinha havido chuva na terra.

Bíblia online
Bíblia sagrada online


VERSÍCULO DO DIA
Então Elias disse a todo o povo: Chegai-vos a mim. E todo o povo se chegou a ele. E reparou o altar do Senhor, que estava quebrado.
  1Reis 18.30.


OBJETIVOS DA LIÇÃO
- Compreender a importância do profeta Elias no reino;
- Mostrar a ação de Deus diante dos profetas de Baal;
- Destacar as profecias de Elias.


VERDADE APLICADA
Quando as coisas estão indo contra a vontade divina, Deus levanta indivíduos comprometidos com Ele para denunciar o pecado e estabelecer o retorno à presença do Todo-Poderoso.


MOMENTO DE ORAÇÃ0
Oremos para que Deus nos transforme em profetas de autoridade para denunciar o pecado e mostrar o poder de Deus.


  LEITURA SEMANAL
Seg 1Rs 16.29
Acabe reina sobre Israel por 22 anos.

Ter 1Rs 16.33
Acabe irritou muito a Deus com sua idolatria.

Oua 1Rs 17.6
Elias foi alimentado por Corvo.

Qui Tg 5.17
Elias era sujeito às mesmas paixões que nós.

Sex 2Rs 2.11
Elias subiu ao céu num redemoinho.

Sab Mt 17.4
Elias aparece na transfiguração de Jesus.


INTRODUÇÃO
o livro dos Reis dedica grande parte de sua narrativa para falar sobre o reinado de Acabe, bem como sobre o ministério exercido por Elias. Acabe foi considerado um dos reis mais idólatras enquanto Elias, o profeta de maior proeminência do Antigo Testamento.


PONTO CHAVE
Deus sempre tem um homem certo para ser usado em momentos de crises e desvios morais de uma nação.


1 - UM PROFETA NA VIDA DE ACABE
Acabe foi o rei mais conhecido do reino do Norte e juntamente com sua esposa, Jezabel, introduziu a adoração a Baal, porém Deus levantou Elias para mostrar à nação quem era o verdadeiro Rei de Israel.


1.1. A vida de Acabe

Acabe era filho de Onri, que reinou sobre Israel doze anos e irritou ao Senhor com suas atitudes. Acabe seguiu os mesmos passos de seu pai a ponto de irritar muito mais o Senhor do que todos os outros reis (1Rs 16.33). Outro fator decisivo na vida de Acabe foi o de casar-se com Jezabel, substituindo o culto a Deus pelo culto a Baal, tornando-o assim a religião oficial de Israel. Acabe foi uma pessoa fraca no aspecto moral e espiritual; diante da Palavra de Deus até se humilhou (1Rs 21.29); porém, influenciado por sua mulher, tomou decisões erradas tendo como consequência sua morte, mesmo estando disfarçado (1Rs 22.29-40).
Engana-se por completo aquele que acha que pode fugir do Senhor.


1.2. Elias, o profeta
A Bíblia não registra, em parte alguma, a genealogia de Elias. Quando Elias é inserido na história, a informação que se tem é que ele era o tisbita dos moradores de Gileade (1Rs 17.1). Em toda a trajetória de Elias, percebemos o agir de Deus em
sua vida e que era homem de Deus (1Rs 17.24). Durante o seu ministério, teve a sua conduta ilibada, sendo fiel à Palavra de Deus e, diante dos profetas de Baal, mostrou o poder do verdadeiro Deus. Muitos sinais e prodígios aconteceram por intermédio do profeta Elias, que teve o privilégio de ser arrebatado aos céus; o texto diz que uma carruagem de fogo separou Elias de Elizeu e foi levado aos céus num redemoinho (2Rs 2,11). Apesar de ser uma pessoa usada poderosamente pelo Senhor, o texto bíblico nos mostra sua depressão logo após sua vitória contra os profetas de Baal (1Rs 19,.4), esse caso revela que aquele que está em pé cuide-se para não cair (1Co 10.12).


REFLETINDO
Custa caro ser diferente, especialmente quando a maioria está satisfeita em misturar-se e permanecer como a maioria.
Charles Swindoll.

👇
SUBSIDIO EXTRA.
✍️ *   Antes de convocar os profetas de Baal para o grande desafio, Elias indagou ao povo: "Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o; e, se Baal, segui-o"
1 Reis 18.21.
👉  perguntar o significado de "pensar", "coxear", e "coxear entre dois pensamentos?
Pensar para decidir ou escolher algo é como pôr as coisas numa balança para se avaliar o peso de cada uma. Ora a balança pende para um lado, ora pende para o outro. Coxear significa mancar como um coxo, capengar, claudicar, pender de um lado para o outro. Quem coxeia dá um passo e se inclina para a direita e no próximo passo se inclina para a esquerda. É por isso que "coxear entre dois pensamentos" tem o sentido figurado de hesitar, vacilar. Isso era o que Elias quis dizer sobre a situação espiritual do povo de Israel.


2 - ELIAS E OS PROFETAS DE BAAL
O confronto de Elias com os profetas de Baal é um dos maiores desafios do AT; era Elias contra quatrocentos e cinquenta homens. O resultado foi o grande poder de Deus, descendo sobre o altar; evidenciando que Deus era o único Senhor em Israel.


Assim como Elias confrontou os profetas de Baal diante da idolatria, os servos do Senhor devem estar dispostos a confrontar todo tipo de pecado.

SUBSÍDIO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO
Em sentido amplo a idolatria pode indicar a veneração ou adoração a qualquer objeto, pessoa, instituição ou ambição que tome o lugar de Deus, ou que diminua a honra que lhe devemos. Deus nunca admitiu outro além dEle. O Todo-Poderoso não divide seu louvor com quem quer que seja: Ele é o único. O Senhor é Deus zeloso e requer exclusividade. Jamais repartiria seu povo com um suposto rival. Por esta razão assevera enfaticamente: “Não terás outros deuses diante de mim” (Êx 20.3).
👉  Promova um pequeno debate em sua turma fazendo uma simples pergunta: “O que é idolatria hoje?”
-  Todas as imagens, esculturas ou quaisquer outras inovações com o objetivo de tornar o culto mais atraente pelo seu visual divergem do sincero propósito de cultuar a Deus em espírito e verdade e, por isso, constituem um tropeço para uma verdadeira adoração.


2.1. Tudo começa no Altar

O texto nos diz que, após o insucesso dos profetas de Baal, Elias reparou o altar do Senhor, que estava quebrado (1Rs 18.30). Primeiro, Elias edifica o altar com doze pedras, simbolizando as doze tribos de Israel e depois colocou o sacrifício sobre a lenha. Segundo o relato de 1 Reis 19.10, os filhos de Israel derribaram os altares e mataram os profetas à espada. Elias, como remanescente, conserta o altar com pedras brutas (Ex 20.25); e a resposta de Deus foi com fogo, consumindo o sacrifício. Se quisermos o poder de Deus ardendo dento de nosso coração, urge consertar o altar; as reformas precisam começar no altar do nosso coração!


2.2. Uma oração eficaz

Ao contrário dos profetas de Baal que ficaram até meio dia gritando e se retalhando, clamando inutilmente a Baal. Elias faz uma oração citando o pacto de Deus com os patriarcas e que ele estava ali fazendo apenas o que Deus havia determinado (1Rs 18.36). O resultado foi imediato, fogo caiu do céu e consumiu o holocausto, lenha, altar, pedra e ainda lambeu a água. A oração de Elias foi objetiva e com fé; ele usou a arma mais poderosa que um crente tem: a oração. A Bíblia diz que a oração de um justo pode muito em seus efeitos (Tg 5.16). Elias e tantos outros homens da Bíblia são exemplos de que a oração eficaz produz resultados sobrenaturais.


3 - AS PROFECIAS DE ELIAS
Elias marcou a sua geração, pois, além de ser um homem de Deus, a Palavra de Deus em sua boca era a verdade. O texto sagrado diz por diversas vezes: Conforme a palavra do Senhor dita por Elias" (1Rs 17.16; 22.38; 2Rs 1.17).


3.1. Profecia acerca da seca e da chuva

Elias, ordenado por Deus, apresenta-se a Acabe e diz que não haveria mais chuva e
nem orvalho, conforme a sua palavra (1Rs 17.1), e, depois de três anos e meio, Elias ora e a chuva cai sobre Israel. Esta profecia de Elias acerca da seca atinge em cheio a divindade adorada por Israel naquele tempo, pois Baal era considerado o deus da chuva, das colheitas e da fertilidade. Sendo assim, Elias estava dizendo que Baal não tinha domínio nenhum sobre as colheitas nem sobre os fenômenos da natureza e, sim, o Senhor. A chuva desceu sobre Israel somente depois dos profetas pagãos serem extirpados (1Rs 18.40).


3.2. Profecia sobre a morte de Acabe e Jezabel

Outra profecia de Elias que se cumpriu na íntegra foi a respeito da morte de Acabe e de sua esposa Jezabel. Ambas as profecias foram proferidas na mesma ocasião; foi justamente quando Jezabel mandou matar Nabote, para que Acabe se apossasse de sua vinha. Através do profeta Elias, Deus diz que, no mesmo lugar em que os cāes lamberam o sangue de Nabote, eles lamberiam o sangue do rei Acabe (1Rs 21.19). Sobre Jezabel, a profecia era que os cães comeriam seu corpo (1Rs 21.23). O cumprimento sobre a morte de Acabe está registrado em 1 Reis 22.34-38; E sobre a morte de Jezabel, em 2Reis 9.30-37. A Palavra de Deus diz que Deus vela por Sua palavra para cumprir (Jr 1.12).


CONCLUSÃO
Acabe decidiu reproduzir os pecados de seu pai e fazer a nação adorar Baal sobre o pretexto do desenvolvimento econômico, porėm Elias veio mostrar que tudo isto era um engodo.

* A Bíblia menciona outros Acabes em seus relatos: Acabe, o 7º rei do reino do Norte: Outro foi o falso profeta Acabe que foi denunciado pelo profeta Jeremias, sendo banido para a Babilônia. Posteriormente ele foi morto por ordem de Nabucodonozor, cumprindo a profecia de Jeremias (Jr 29-21).

* Elias se manteve fiel a Deus em todos os instantes de sua vida, mesmo diante das ameaças de Jezabel e a idolatria nacional.
Fonte: Revista Betel Conectar


 
Para concluir apliquem a:
Dinâmica: Prova de Fogo
Objetivo: 
Contextualizar o tema estudado com a vida do aluno, enfatizando que Deus nos vê, ouve e age em nosso favor.
Material:
01 caixa de palitos de fósforos do tipo longo

Pedras pequenas na quantidade dos alunos da classe.

Procedimento:
- O que significa passar por uma prova de fogo?

Aguardem as respostas.

Normalmente as respostas convergem para as dificuldades, problemas que estamos passando.

- Falem: Na lição de hoje, estudamos que o profeta Elias passou por uma prova de confronto com os profetas de Baal, tendo como vencedor Elias, que através da operação do Deus verdadeiro, fez cair fogo do céu, deixando evidente para o povo a quem eles deveriam adorar.

- Falem: Nós também passamos por provas de fogo e para sairmos desta situação precisamos fazer o que Elias fez - consertar o altar.

O que pode então significar: consertar o altar?

Aguardem as respostas, que serão em torno da restauração do altar da oração, da adoração a Deus e comunhão com o Senhor.

Neste momento, falem: Elias utilizou 12 pedras, representando as tribos Israel, aqui vamos montar um “altar” com a quantidade de pedras, que representarão o altar de cada pessoa da classe.

- Falem: Elias ofereceu um bezerro em sacrifício. Mas o que podemos oferecer como sacrifício?

Leiam Rm 12.1 “Rogo-vos, pois irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional”.

Então, conforme o versículo lido, nossa vida é o que temos para oferecer em sacrifício para Deus.

- Depois falem: Elias utilizou água. E o que pode representar água?

A água representa a palavra de Deus, leiam, Ef 5. 26 “Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra”.

- Perguntem: Mas o que pode representar o fogo?

O fogo é representado pelo poder do Deus, através da atuação do Espírito Santo em nossas vidas.

Por isso, se vocês estão passando por uma prova de fogo(acendam um palito de fósforo), vocês têm como seu companheiro constante o Espírito Santo. Lembrem-se de que a operação de Deus se apresenta com poder, milagres, modificando situações impossíveis, confirmando quem é seu Deus e mostrando como Ele cuida de você(apaguem o palito de fósforo).
Fonte da dinâmica por Sulamita Macedo/// //blog//atitudedeaprendiz.blogspot.com.br


PENSE NISSO
A vida de Elias é um grande exemplo para todo crente que fielmente serve ao Senhor. Ainda que à sua volta quase todos estejam contaminados pela idolatria e toda forma de injustiça, o cristão não pode perder o ânimo e a vontade de lutar pela causa do Senhor. Elias é exemplo do cuidado e da fidelidade de Deus quando o crente fiel decide seguir o que a Palavra de Deus ensina e não aquilo que a maioria acha que está certo.
Por Adália Helena.


Jovens: Estudos, Pregações, Lições Bíblicas, Dinâmicas, Subsídios, Pré - aulas: Arquivo

Não dizeis vós que ainda há quatro meses até que venha a ceifa? Eis que eu vos digo: Levantai os vossos olhos, e vede as terras, que já estão brancas para a ceifa.
João 4:35
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. 
2 Timóteo 2.15.
Se é ensinar, haja dedicação ao ensino. Romanos12: 7b.
Seja imitador de Deus.
 

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário