1 de outubro de 2022

Plano de Aula Bíblica Jovens/ Conectar+ Betel – Lição 01: Entendendo o contexto da monarquia

✋ A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.
Mestre, Obreiro ou Professor(a) da Escola Bíblica Dominical,
Esses materiais vão te auxiliar no preparo da aula.
Antes de dar esta aula pesquise os pontos abordados em seu Plano de Aula. Entenda a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos. O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. procure ser criativo na exposição do assunto.
Que esta aula seja portadora de grandes bençãos para vida de seus alunos(as).
A AULA VAI COMEÇAR
👉 Vejam estas sugestões abaixo:
PLANO DE AULA
ANTES DA AULA
 Momento do louvor
Cante: 
Movimente-se cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Crédito endereço na descrição dos vídeos:

 Meu Mestre Mandou - Aline Barros & Cia 2.mpg


Quão Grande É o Meu Deus - Soraya Moraes


Harpa Cristã 78


Harpa Cristã 342

•Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.

· Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.· 

Ore com sua turma por sua aula. 
Observe se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.
Para iniciar utilizem a:
Dinâmica: Queremos um rei!
Objetivos:
Analisar a atitude do povo israelita ao pedir um rei contrapondo a vontade de Deus.
Refletir sobre a confiança de ser guiado por Deus, de acordo com a vontade dEle.

Material:
Uma venda

Procedimento:
- Escolham uma pessoa da classe ou outra que se apresente voluntariamente para representar um cego, para isto coloque uma venda sobre seus olhos.
- Mudem o aluno de posição e solicitem para que comece a caminhar até chegar a um determinado ponto da sala.

- Esperem que o aluno cego peça orientação e comecem a dar comandos para ele executar, como por exemplo: Siga em frente! Dobre à direita! Dobre à esquerda! Dê 03 passos para frente! Dê 02 passos para trás! etc.

- Retirem a venda do aluno e façam as seguintes perguntas:

Seria possível percorrer o caminho sem conhecer a orientação (a vontade) do guia?

Como você se sentiu sendo guiado?

Você entendeu de forma clara os comandos (a vontade) do guia?

O guia transmitiu confiança?

- Reflitam sobre as respostas do aluno “cego”, enfatizando a importância da segurança, da confiança que devemos ter em Deus e buscar Sua vontade.

- Pode acontecer que o aluno “cego” não execute alguns comandos que vocês falarem, porque pode confundir direita com esquerda e/ou não prestar atenção ao que está sendo orientado.

Esta atitude proporcionará a vocês a oportunidade de falar que as ovelhas precisam obedecer aos pastores e estar atentas se a voz representa comandos verdadeiros ou falsos, tendo como padrão a Palavra de Deus.
Para concluir, analisem a atitude do povo israelita ao pedir um rei contrapondo a vontade de Deus.
Ideia original desconhecida.
Fonte da dinâmica por Sulamita Macedo: Blogatitudedeaprendizblogspot.com

👉 Apresentem o título da lição:
Entendendo o contexto da monarquia
Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
👇
Tenham uma excelente aula!
Lição:
TEXTO DE REFERÊNCIA
  Deuteronômio 17. 14-20
14 Quando entrares na terra que te dá o Senhor teu Deus, e a possuíres, e nela habitares, e disseres: Porei sobre mim um rei, assim como têm todas as nações que estão em redor de mim;

15 Porás certamente sobre ti como rei aquele que escolher o Senhor teu Deus; dentre teus irmãos porás rei sobre ti; não poderás pôr homem estranho sobre ti, que não seja de teus irmãos.

16 Porém ele não multiplicará para si cavalos, nem fará voltar o povo ao Egito para multiplicar cavalos; pois o Senhor vos tem dito: Nunca mais voltareis por este caminho.

17 Tampouco para si multiplicará mulheres, para que o seu coração não se desvie; nem prata nem ouro multiplicará muito para si.

18 Será também que, quando se assentar sobre o trono do seu reino, então escreverá para si num livro, um traslado desta lei, do original que está diante dos sacerdotes levitas.

19 E o terá consigo, e nele lerá todos os dias da sua vida, para que aprenda a temer ao Senhor seu Deus, para guardar todas as palavras desta lei, e estes estatutos, para cumpri-los;

20 Para que o seu coração não se levante sobre os seus irmãos, e não se aparte do mandamento, nem para a direita nem para a esquerda; para que prolongue os seus dias no seu reino, ele e seus filhos no meio de Israel.



  LEITURA SEMANAL
Seg Jz 2.10 
Existia uma geração que não conhecia a Deus.

Ter Jz 3.12 
Um período de altos e baixos.

Qua 1Sm 2.17 
A corrupção dos filhos de Eli.

Qui 1Jz 21.25 
Cada um fazia o que bem parecia aos seus olhos.

Sex 1Sm 3.1 
A Palavra de Deus era de muita valia naqueles dias.

Sab 1Sm 4.11 
A Arca da Aliança foi tomada.


  VERSICULO DO DIA
E disseram-lhe: Eis que já estás velho, e teus filhos não andam pelos teus caminhos; constitui-nos, pois, agora um rei sobre nós, para que ele nos julgue, como o têm em todas as nações.
  1Samuel 8.5.



Bíblia online
Bíblia sagrada online


VERDADE APLICADA
A instauração da monarquia em Israel fora dita pelo próprio Deus, quando o povo ainda estava no deserto.


OBJETIVOS DA LIÇÃO
- Conhecer o que foi a monarquia em Israel;
- Compreender o fundo histórico da monarquia;
- Entender que Deus estabeleceu os deveres de um rei.


MOMENTO DE ORACÃO
Oremos para que os governantes venham entender e viver de acordo com as leis estabelecidas pelo próprio Deus.


INTRODUÇÃO
Após um período de grande expansão sobre a liderança de Josué, Israel enfrentou um momento de instabilidade religiosa, passando a ser subjugado por seus inimigos, e, Deus, pela Sua graça, levantou Juízes para libertar Seu povo. Depois deste período, a monarquia foi instaurada sobre Israel.


PONTO CHAVE
Mesmo escolhendo a monarquia, Deus não desamparou Seu povo, porém a nação passou a conviver com enésimos reis rebeldes levando a nação ao caos espiritual".


1 - CONCEITUANDO MONARQUIA
Podemos dizer que a monarquia consiste em um sistema de governo em que o monarca ou rei é constituído o líder da nação. Vale salientar que, antes do período dos juízes, vigorava em Israel o regime teocrático.


1.1. Deus já havia falado sobre a monarquia
Deus já havia falado a Moisés sobre um rei. Em Sua Onisciência, já vislumbrava que chegaria um momento em que os anciãos pediriam um rei. O sistema monárquico não estava fora dos planos de Deus, era apenas necessário que o povo esperasse a hora certa para que lhes fosse revelado o rei, através do qual viria o Messias (Dt 17.14). O que Israel não entendia era que suas derrotas não estavam atreladas à presença de um rei, mas sim a sua falta de fidelidade com Deus
Em Provérbios 11.14 diz que não havendo sábia direção o povo cai, mas na multidão de conselheiros, existe segurança.


1.2. A instituição da monarquia
Foi com o profeta Samuel que aconteceu a implantação da monarquia. Vale ressaltar que, quando Samuel escutou a petição do povo, seu semblante caiu (1Sm 8.6), porém Deus o consolou, dizendo: "Este povo não tem rejeitado a ti; antes, a mim", 1Sm 8.7. Embora Deus concedesse a monarquia sobre o Seu povo, não aprovou a forma como ela veio a se tornar posteriormente. Aquele momento alvissareiro logo se tornaria sombrio com o declínio moral, político e espiritual da nação. Que venhamos ter sensibilidade para entender os projetos de Deus em nossa vida; que nossos anseios e desejos sejam freados pela vontade de Deus.


REFLETINDO
Se escolhemos a Deus no governo de nossa vida gozaremos de Suas bênçãos, mas se O desprezarmos estaremos fadados a morte. Pr. Marcos Flávio Oliveira


2 - UM PERÍODO DE DECLÍNIO ESPIRITUAL
O período de transição entre a judicatura e a monarquia foi marcado por grandes crises na área religiosa, rebeldia contra Deus e o pecado de uma geração que não tinha conhecimento de Deus e nem do que Deus representava na vida da nação.


2.1. Uma geração que não conhecia o Senhor
O texto sagrado diz que cada um fazia o que bem parecia aos seus olhos (Jz 21.25), ou seja; não tinham uma autoridade central. Depois de ver sinais e prodígios serem realizados no Egito e viver uma vida de milagres no deserto, o povo de Israel estava vivendo uma vida descompromissada com a Lei de Deus. Como se isto não bastasse, a Bíblia diz que levantou uma geração que não conhecia o Senhor (Jz 2.10). Neste período, os hebreus casavam-se com mulheres pagãs e adotavam seus costumes, bem como a prática de ritos pagãos. A adoração a Deus estava comprometida e o resultado era a opressão por parte dos inimigos.


2.2. A classe sacerdotal corrompida
Eli era um homem bom, porém a Bíblia diz que seus filhos eram de Belial, ou seja, perversos, e não conheciam ao Senhor (1Sm 2.12). Talvez o erro de Eli fosse descuidar da disciplina moral de seus filhos, tornando-se assim conivente dos atos deles. Hofni e Finéias, além de não obedecer ao cerimonial relativo ao sacrifício, tomando a parte que pertencia a Deus; mantinham relacionamentos ilícitos com as mulheres que serviam na entrada do Templo (1Sm 2.22). O Texto Sagrado diz que os pecados destes homens eram grandes e eles desprezavam a oferta ao Senhor (1Sm 2.17). Vale lembrar que um dos argumentos usados pelos anciãos ao pedir um rei foi justamente a prática dos filhos de Samuel (1Sm 8.3-5).


3 - OS DEVERES DE UM REI
No livro da Lei, Deus estabeleceu os direitos que o rei deveria seguir se quisesse ter um reinado próspero. O rei da nação de Israel se diferenciaria pelas diretrizes estabelecidas na Lei, tais como o cuidado com as riquezas, caráter pessoal e com a Lei de Deus.


3.1. O cuidado como caráter pessoal
Deus estabeleceu no Pentateuco que o rei não poderia acumular para si riquezas, nem bens materiais e nem mulheres (Dt 17.15-17). Essas três coisas proibidas por Deus poderiam trazer sérios problemas ao reino. Quanto aos cavalos, o rei teria que ter contato com o Egito, que se destacava no preparo de cavalos de guerra. Quanto as mulheres, Deus estava advertindo sobre a possibilidade da inserção de ritos pagãos, no que tange às riquezas, o rei poderia se corromper e consequentemente cair em declínio moral e espiritual. No decorrer da monarquia, veremos que muitos reis fizeram o que era mal aos olhos de Deus por não observar Suas diretrizes.


3.2. Priorizar a Lei de Deus
Algo que deve ser pontuado é que o rei deveria ter uma cópia da Lei, lê-la todos os dias, e assim guardar em seu coração e, com isso, aprender a temer o Senhor (Dt 17.18-19). Este deveria ser o referencial na vida dos reis que estivessem a frente da nação escolhida por Deus. Todas as decisões e atitudes do soberano deveria ser pautado na Lei do Senhor. Se o rei assim procedesse teria a garantia de longevidade de seu reinado. O sábio Salomão deixou registrado que, quando o justo se engrandece, o povo se alegra, mas, quando o ímpio domina, o povo suspira (Pv 29.2). Se os governantes priorizassem a Lei de Deus, teríamos uma sociedade melhor!


SUBSÍDIO PARA O EDUCADOR
Quando Jacó abençoa seus filhos, percebemos uma profecia sobre a monarquia, vejamos: 
O cetro não arredará de Judá, nem o legislador dentre seus pés, até que venha Siló; e a ele se congregarão os povos" (Gn 49.10). Aqui percebemos que já estava definido que a dinastia viria da tribo de Judá. Quando Moisés passa as últimas instruções ao povo, ele pontua sobre os deveres do rei e vários anos depois se cumpre aquilo que Deus havia falado que o povo pediria um rei como as demais nações (Dt 17.14-20). Ao olhar para a passagem de 1 Samuel 8, vemos que nem Samuel nem Deus se agradou da decisão do povo. É necessário ressaltar que a motivação do povo foi imitar as demais nações quer tinham reis. Existe um grande perigo quando renunciamos a valores e convicções e passamos a copiar os que outras pessoas, igrejas e líderes fazem, que são contrários aos ditames de Deus. Israel pagou um alto preço por esta decisão, mas também foi através desta decisão que veio a raiz de Jessé, a implantação futura de um reino que jamais terá fim, Ou seja, apesar de vir em um momento não oportuno, a monarquia era propósito de Deus para a manifestação e o governo do Cristo.


CONCLUSÃO
Mesmo em período de densas trevas, Deus sempre suscita pessoas que possam fazer a diferença como o profeta Samuel.

Complementando
Na história da humanidade, existiram grandes monarquias com governo de reis expressivos, dentre elas podemos destacar a do Egito Antigo, governado pelos Faraós; e a Roma Antiga.

- A nação de Israel, querendo ser semelhante as outras nações, escolheu, fora do tempo de Deus, ser governada por um rei e por isso pagou um alto preço.
Fonte: Revista Betel Conectar.


PENSE NISSO!
Deus é o Senhor da história. Muitas vezes não conhecemos seus caminhos nem propósitos, mas sabemos que sua vontade é sempre a mais perfeita e agradável. Não podemos perder de vista que o Pai é quem governa a nossa vida. Como cristãos, devemos buscar a bênção de que a nossa vontade e escolhas estejam sempre bem alinhadas com as de Deus.


SUBSÍDIO BÍBLICO-TEOLÓGICO
“Todos os anciãos de Israel (4) vieram até Samuel, para demonstrar uma ampla insatisfação com a situação. 
A sua exigência de um rei se baseava em duas razões: Já estás velho, e teus filhos não andam pelos teus caminhos (5), além do desejo de que o rei pudesse ser o seu juiz ou líder e de que eles pudessem ser como todas as nações. Este desejo de adequar-se aos outros, rebelando-se contra as características divinas, foi uma fonte de problemas para o povo de Deus em todas as épocas.

0 descontentamento de Samuel (6) não ocorreu porque o povo julgou que ele estava velho e que os seus filhos não eram dignos de sucedê-lo, mas porque pediram um rei -fato no qual ele via claramente implicações profundas com envolvimentos morais e espirituais. Os seus receios se confirmaram quando o Senhor lhe disse: o povo não te tem rejeitado a ti; antes, a mim me tem rejeitado, para eu não reinar sobre ele (7). A nação já tinha uma triste história de rebelião e idolatria, e estava, agora, apenas fazendo a Samuel o que já havia feito ao Senhor (8). Esperava-se que o profeta concordasse com o pedido, mas ele protestou e claramente informou os líderes do resultado da sua escolha (9)” (Comentário Bíblico Beacon: 2 Josué a Ester. Rio de Janeiro: CPAD, 2005, p.193).


APLICAÇÃO DA LIÇÃO
O Antigo Testamento relata que Deus sempre governou o seu povo por meio de sacerdotes e juízes. Tempos depois, houve uma transição para o governo marcado pela teocracia monárquica. Nesse sentido, o reinado de Israel ficaria parecido com os modelos monárquicos de outras nações. Aqui, é muito interessante fazermos uma reflexão acerca de nossa vida cristã. Quem a rege é o Senhor Jesus por meio do Espírito Santo. Logo, até que ponto se pode negociar os valores do Evangelho a fim de ser “melhor interpretado” pelo mundo?

A história da Igreja mostra que podemos, sim, ser relevantes ao mundo. Mas não podemos, ao mesmo tempo, nos iludir, achando que o mundo nos aceitará quando conhecer o que realmente cremos e pregamos acerca do pecado, da nova vida com Cristo, do ensino sobre os padrões bem delimitados para a ética e moral cristã que vão na contramão do “progressismo” cultuado pelas classes falantes de hoje.

Portanto, qualquer decisão que tomemos em nossa vida pessoal, ou de ação da igreja local, deve estar aos pés de Cristo, pedindo-Lhe orientação e direção para que tudo o que fizermos, Deus seja glorificado.


O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula.


Jovens: Estudos, Pregações, Lições Bíblicas, Dinâmicas, Subsídios, Pré - aulas: Arquivo

Não dizeis vós que ainda há quatro meses até que venha a ceifa? Eis que eu vos digo: Levantai os vossos olhos, e vede as terras, que já estão brancas para a ceifa. João 4:35
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. 2 Timóteo 2.15.
Se é ensinar, haja dedicação ao ensino. Romanos12: 7b.
Seja imitador de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário