12 de novembro de 2022

Plano de Aula Bíblica Jovens/ Conectar+ Betel – Lição 07: O Declínio do Reino do Sul

✋ A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.
Mestre, Obreiro ou Professor(a) da Escola Bíblica Dominical,
Esses materiais vão te auxiliar no preparo da aula.
Antes de dar esta aula pesquise os pontos abordados em seu Plano de Aula. Entenda a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos. O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. procure ser criativo na exposição do assunto.
Que esta aula seja portadora de grandes bençãos para vida de seus alunos(as).
A AULA VAI COMEÇAR
👉 Vejam estas sugestões abaixo:
PLANO DE AULA
ANTES DA AULA
 Momento do louvor
Cante:
Movimente-se cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Crédito endereço na descrição dos vídeos:
Nicoli Francini - O Lamento de Israel "Sergio Lopes"


Quão Grande É o Meu Deus - Soraya Moraes


NÃO VOU CALAR MEUS LÁBIOS - Asaph Borba Legendado


Aline Barros - Renova-Me

•Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.

· Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.· 

Ore com sua turma por sua aula. 
Observe se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.

👉 Apresentem o título da lição:
 O Declínio do Reino do Sul
💨 Trabalhem os pontos levantados na lição sempre de forma participativa e contextualizada.
👇
Tenham uma excelente aula!
👇
TEXTO DE REFERÊNCIA:
Ezequiel 22.18-26
18 Filho do homem, a casa de Israel se tornou para mim em escórias; todos eles são bronze, e estanho, e ferro, e chumbo no meio do forno; em escórias de prata se tornaram.

19 Portanto assim diz o Senhor DEUS: Pois que todos vós vos tornastes em escórias, por isso eis que eu vos ajuntarei no meio de Jerusalém.

20 Como se ajuntam a prata, e o bronze, e o ferro, e o chumbo, e o estanho, no meio do forno, para assoprar o fogo sobre eles, a fim de se fundirem, assim vos ajuntarei na minha ira e no meu furor, e ali vos deixarei e fundirei.

21 E congregar-vos-ei, e assoprarei sobre vós o fogo do meu furor; e sereis fundidos no meio dela.

22 Como se funde a prata no meio do forno, assim sereis fundidos no meio dela; e sabereis que eu, o Senhor, derramei o meu furor sobre vós.

23 E veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:

24 Filho do homem, dize-lhe: Tu és uma terra que não está purificada; e que não tem chuva no dia da indignação.

25 Conspiração dos seus profetas há no meio dela, como um leão que ruge, que arrebata a presa; eles devoram as almas; tomam tesouros e coisas preciosas, multiplicam as suas viúvas no meio dela.

26 Os seus sacerdotes violentam a minha lei, e profanam as minhas coisas santas; não fazem diferença entre o santo e o profano, nem discernem o impuro do puro; e de meus sábados escondem os seus olhos, e assim sou profanado no meio deles.


Bíblia online
Bíblia sagrada online


VERSÍCULO DO DIA
Ainda que estivessem no meio dela estes três homens, Noé, Daniel e Jó, eles, pela sua justiça, livrariam apenas a sua alma, diz o Senhor Jeová.
Ezequiel 14.14


OJETIVOS DA LIÇÃO
-Detectar a vida moral dos reis de Judá;
-Identificar os pecados do rei no do Sul;
-Observar o teor da mensagem dos profetas.


VERDADE APLICADA
Deus sempre oferece oportunidade de arrependimento e de mudança, cabe a cada um de nós responder positivamente.


MOMENTO DE ORAÇÃO
Oremos para que Deus nos conceda sempre uma vida de submissão a Sua Palavra, ouvindo e obedecendo Seus mandamentos.


LEITURA SEMANAL
Seg Is 1.14
Os cultos do povo aborreciam a Deus.

Ter Is 9.16
Os guias do povo eram enganadores.

Qua Jr 1.16
O povo trocou Deus por deuses estranhos.

Qui Jr 2.8
A liderança religiosa não conhecia a Deus.

Sex Jr 6.10
O povo não gostava da Palavra de Deus.

Sab Ez 2.5
A casa de Israel era rebelde.


INTRODUÇÃO
O reino do Sul tinha como capital Jerusalém e foi dada a Roboão por amor a Davi. Durante vários anos de monarquia em Judá, ficou explícito o quanto a liderança se desviou dos caminhos do Senhor; induzindo o povo a cair em degradação moral e espiritual.


PONTO CHAVE
Por mais que o povo se rebelasse contra Deus, Deus sempre esteve com Sua mão estendida; enviando Seus profetas com uma palavra corretiva e de esperança.


1 - UM REINO INSTÁVEL
Diferente do reino do Norte, o reino do Sul também teve reis ímpios que fizeram o que era mal aos olhos de Deus, porém existiu reis comprometidos com a Lei de Deus promovendo reformas fazendo o povo chegar-se novamente a Deus.


1.1. Reis ímpios e sua influência pecaminosa
Roboão e seu filho Abias foram os primeiros reis de Judá e, infelizmente não foram fieis a Deus, curvando-se à idolatria, e, com isto, incutiam adoração a diversos deuses. No reinado de Jeorão, sucessor de Josafá, houve apostasia e desgraça; seu reinado de oito anos foi sangrento e infeliz ao extremo (2Rs 8.17-24). Um dos momentos mais nefasto de Judá foi quando a rainha Atalia exterminou toda a descendência real (2Rs 11.1). Os três últimos reis deste reino foram de total submissão à Babilônia até que por volta do ano de 586 a.C., Jerusalém foi destruída e o povo, levado cativo para a Babilônia.


1.2. Honrando o nome de Deus
De todos os vinte reis que governaram Judá, alguns deles se destacaram por promover reformas e conscientizar o povo de que eles precisavam obedecer às Leis de Deus. Um deles foi o rei Asa, que, apesar de ser criado num ambiente hostil e idólatra, conseguiu servir a Deus com integridade e, ao governar Judá, promoveu uma reforma em todos os sentidos; Asa retirou os ídolos de muitos altares pagãos e expulsou os prostitutos cultuais (1Rs 15.12). A conversão e o arrependimento é o caminho que Deus deseja para o ser humano percorrer, Ele está à porta desejando entrar e fazer morada no coração daquele que ouve a Sua voz e abre a porta (Ap 3.20).


REFLETINDO
A destruição do reino sul revela que a misericórdia de Deus não isenta as punições e o juízo de Deus sobre a nação eleita". Milton Shwantes.


2 - OS PECADOS DO REINO DO SUL
A Bíblia diz que o pecado é a desgraça de uma nação (Pv 14.34), e traz consequências terríveis. No caso de Judá, vários profetas relataram em seus escritos a maneira como Judá se prostituiu contra Deus e se desviou dos Seus caminhos.


2.1. O povo não tinha conhecimento de Deus
O povo de Deus estava sendo destruído por faltar conhecimento (Os 4.6). Esta falta de conhecimento levou a nação a prostrar-se diante de altares pagãos e não mais observar a essência das Festas Sagradas. Conforme registrado em Isaías 1.11-15, o povo vivia no formalismo religioso, tendo uma vida desconexa da Lei de Deus.
Quando não dá primazia para a Palavra de Deus, torna-se presa fácil para a apostasia e, consequentemente, para a prostituição espiritual. A palavra conhecimento no AT dá ideia de relacionamento, portanto é imperativo na vida do cristão um relacionamento e intimo com o Senhor.


2.2. Cultos pagãos e imoralidade
As práticas do paganismo se tornaram normal no meio do povo; e os lugares secretos de rituais pagãos eram tolerados conforme registrado em Jeremias 19.4-5. As mulheres negligenciavam suas famílias em busca de prazeres carnais, e muitos sacerdotes e falsos profetas se embebedavam e agradavam aos homens com suas mensagens (Is 5.7-12:18-23). Um dos atos mais terríveis praticado por um rei de Judá foi quando Manassés fez passar seus filhos pelo togo como forma de adoração a Milcon, sacrificando seu próprio filho a uma divindade pagã. O pecado é um abismo atrás de outro abismo; distanciando cada vez mais o homem de Deus, para levá-lo à morte (Tg 1.14,15).


3 - OS PROFETAS E A MENSAGEM DE ARREPENDIMENTO
Como já destacamos anteriormente, os profetas transmitiam a mensagem de Deus para o povo; mesmo em momentos em que muitos profetas e sacerdotes estavam corrompidos, Deus tinha Seus baluartes para entregar Seus oráculos.


3.1. Isaías e a sua advertência contra a corrupção
Neste período de grande prosperidade do reino de Judá, o profeta Isaías surge vaticinando contra a corrupção. Isaias denunciou que os príncipes eram amigos de ladrões e amavam os subornos (Is 1.23); falou sobre as leis injustas feitas para oprimir o povo (Is 10.1). Deus usa o profeta Isaías para chamar o povo ao arrependimento, pois seu povo tinha substituído a justiça pela maldade, violência e roubo. As práticas corruptas foram minando os valores da nação; tornando assim, presas fáceis para o império babilônico. Assim como nos tempos de Isaías, somos admoestados a viver uma vida de entrega a Deus e não a um momento de culto vazio e ritualístico.


3.2.Jeremias, o profeta das lágrimas
Jeremias era um profeta que sentia profundamente o pecado de sua nação e até intercedia a Deus pelo povo (Jr 9.1). Jeremias confronta a classe sacerdotal e profética de uma vez mostrando que todos eles vivem uma vida de falsidade (Jr 8.10). O texto de Jeremias 9.11, diz: "E farei de Jerusalém montões de pedras, morada de dragões, e das cidades de Judá farei uma assolação, de sorte que fiquem desabitadas, Lm 5,18. O cumprimento desta profecia está registrado em Lamentações 5.18 ao dizer que o monte de Sião está assolado e que por ele andam as raposas. Muitas vezes, sofremos pela obra de Deus e pelo amor às almas, mas isso não deve nos entristecer, pois a Palavra nos assegura que nossa obra não é em vão no Senhor (1Co 15.58).


CONCLUSÃO
Quando uma nação cai em degradação moral e espiritual, o juízo de Deus se torna inevitável na vida dos governantes e da nação.

* O reino do Sul teve em seu governo reis mais comprometidos, mantendo a adoração no Templo, contudo não se isentou da idolatria. O juízo divino foi avisado pelos profetas Joel, Isaías, Miqueias, Sofonias, Jeremias e Habacuque. Durante o processo do exílio pelos profetas Daniel, Ezequiel, e pós-cativeiro por Ageu, Zacarias e Malaquias.

* O reino de Judá, por diversas vezes, experimentou momentos de retorno para Deus e Sua Palavra, mas preferiu continuar vivendo uma vida de desobediência.

👇

SUBSÍDIO PARA O EDUCADOR
O reino de Judá teve a linhagem davídica, composta por vinte reis, a saber: Roboão, Abias, Asa, Josafá, Jeorão, Acazias, Atalia, Joás, Amazias, Uzias, Jotão, Acaz, Ezequias, Manassés, Amom, Josias, Jeoacaz, Jeoaquim, Joaquim e Zedequias. Destes reis, podemos destacar Asa, Josafá, Ezequias e Josias, que fizeram o que era reto aos olhos de Deus; fazendo reformas para tentar extirpar o culto pagão da nação Depois de várias advertências através dos profetas Isaías, Miquéias, Jeremias e outros, a nação continuou o seu caminho de rebeldia, idolatria e corrupção. Quando Jeremias profetizou a destruição do Templo, tanto o povo quanto o monarca quiseram matá-lo, porém pessoas de influência salvaram Jeremias. Jeoaquim não quis escutar as profecias do profeta, tanto que martirizou Urias por pregar a mesma mensagem (Jr 26.20-23). Teve também o episódio em que o rei Joaquim, ao escutar a mensagem de julgamento, cortou o rolo em pedações e queimou no fogo. O povo permaneceu insensível tornando seu fim inevitável!
Fonte: Revista Betel Conectar

O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula.

Jovens: Estudos, Pregações, Lições Bíblicas, Dinâmicas, Subsídios, Pré - aulas: Arquivo


Não dizeis vós que ainda há quatro meses até que venha a ceifa? Eis que eu vos digo: Levantai os vossos olhos, e vede as terras, que já estão brancas para a ceifa.
João 4:35
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. 
2 Timóteo 2.15.
Se é ensinar, haja dedicação ao ensino. Romanos12: 7b.
Seja imitador de Deus.
 

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário