21 de outubro de 2022

Plano de Aula Bíblica Jovens/ Conectar+ Betel – Lição 04: Salomão – O Rei Mais Sábio de Israel

✋ A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.
Mestre, Obreiro ou Professor(a) da Escola Bíblica Dominical,
Esses materiais vão te auxiliar no preparo da aula.
Antes de dar esta aula pesquise os pontos abordados em seu Plano de Aula. Entenda a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos. O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. procure ser criativo na exposição do assunto.
Que esta aula seja portadora de grandes bençãos para vida de seus alunos(as).
A AULA VAI COMEÇAR
👉 Vejam estas sugestões abaixo:
PLANO DE AULA
ANTES DA AULA
👉  Comece a aula perguntado a seus alunos qual a diferença entre inteligência e sabedoria. 
👉  Sabedoria é uma habilidade ou uma virtude? 
Deixe a turma debater por algum tempo sobre a distinção desses dois termos antes de iniciar a introdução da aula. 
👉  É importante também debater sobre a relação entre sabedoria e astúcia ou esperteza. 
👉  Uma pessoa astuta pode ser considerada sábia? 
👉  Que relação tem a sabedoria de Salomão com a prosperidade de Israel sob seu governo?
A seguir, encaminhe seus alunos para a conclusão demonstrando que, enquanto o conhecimento representa as nossas experiências e aprendizagens adquiridas do mundo exterior, a sabedoria, especialmente a proveniente de Deus, nos dá a condição de transformarmos estes conhecimentos em prática de vida, a fim de mantermos o equilíbrio, a coesão e a justiça.

Apresentem uma figura do templo de Jerusalém e um mapa do reinado de Salomão

A figura e o mapa são recursos didáticos.

Para iniciar utilizem a: 
Dinâmica: Quer Sabedoria?
Objetivo: 
Enfatizar a importância da sabedoria que procede de Deus.

Material:
01 caixa

Nome SABEDORIA digitado

Envelopes pequenos(quantidade depende do número de alunos)

Papel pequeno com o versículo de Tg 3. 17 digitado(01 para cada envelope)

01 pincel atômico ou um marcador para quadro branco

01 cartolina ou um quadro branco

Organizar o material da seguinte forma:

Colar o nome SABEDORIA fora da caixa, que fique bem visível

Colocar o versículo de Tg 3.17 dentro de cada envelope

Colocar os envelopes dentro da caixa

Procedimento:
- Comecem lendo I Reis 3. 9 a 12:

“A teu servo, pois, dá um coração entendido para julgar a teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal; porque quem poderia julgar a este teu tão grande povo?

E esta palavra pareceu boa aos olhos do Senhor, de que Salomão pedisse isso.

E disse-lhe Deus: Porquanto pediste isso, e não pediste para ti muitos dias, nem pediste para ti riquezas, nem pediste a vida de teus inimigos; mas pediste para ti entendimento, para discernires o que é justo;

Eis que fiz segundo as tuas palavras; eis que te dei um coração tão sábio e entendido, que antes de ti igual não houve, e depois de ti igual não se levantará”.

- Falem: Já conhecemos a história de Salomão quanto a um pedido dele a Deus. Mas o que ele pediu? O que ele recebeu?

Aguardem as respostas.

- Em seguida, peguem a caixa com o nome “Sabedoria”, entreguem para um aluno. Peçam para que ele fique em pé diante da turma.

- Depois, peçam para outro aluno ler Tg 1.5: “E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada”.

- Quando o aluno estiver lendo a parte do versículo “...peça a Deus...”, apontem para o aluno que está com a caixa.

Aguardem que os alunos peçam sabedoria, o aluno que está com caixa deve distribuir “sabedoria” apenas para quem pediu. Se ninguém percebeu que deve pedir, o versículo deve ser lido novamente, até que pelo menos alguns peçam.

- Falem: Salomão fez um pedido sábio, vocês também!

- Depois, os alunos devem abrir o envelope e ler seu conteúdo:

“Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia”. Tiago 3:17

- Depois, escrevam no quadro as 08 características da sabedoria que Deus nos concede. Vocês devem escrever à medida que os alunos citarem cada uma delas.

- Para finalizar, falem: É sobre esta sabedoria que vamos estudar na aula de hoje.
Fonte da dinâmica por Sulamita Macêdo /Blogatitudedeaprendizblogspot.com.

 Momento do louvor
Cante:
Movimente-se cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Crédito endereço na descrição dos vídeos:
Guia-me Sempre, Meu Senhor (Harpa Cristã)


Harpa Cristã: 432


PRECISAMOS DE JESUS - 303 - HARPA CRISTÃ - Carlos José

•Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.

· Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.· 

Ore com sua turma por sua aula. 
Observe se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.

👉 Apresentem o título da lição:
Salomão – O Rei Mais Sábio de Israel
💨 Trabalhem os pontos levantados na lição sempre de forma participativa e contextualizada.
👇
Tenham uma excelente aula!
TEXTO DE REFERÊNCIA
  1Reis 4.29-34
29 E deu Deus a Salomão sabedoria, e muitíssimo entendimento, e largueza de coração, como a areia que está na praia do mar.

30 E era a sabedoria de Salomão maior do que a sabedoria de todos os do oriente e do que toda a sabedoria dos egípcios.

31 E era ele ainda mais sábio do que todos os homens, e do que Etã, ezraíta, e Hemã, e Calcol, e Darda, filhos de Maol; e correu o seu nome por todas as nações em redor.

32 E disse três mil provérbios, e foram os seus cânticos mil e cinco.

33 Também falou das árvores, desde o cedro que está no Líbano até ao hissopo que nasce na parede; também falou dos animais e das aves, e dos répteis e dos peixes.

34 E vinham de todos os povos a ouvir a sabedoria de Salomão, e de todos os reis da terra que tinham ouvido da sua sabedoria.


VERSICULO DO DIA
Então disse a Salomão: Porquanto houve isto no teu coração, e não pedistes riquezas, fazenda ou honra, nem a morte dos que te aborrecem nem tampouco pediste muitos dias de vida, mas pediste para ti sabedoria e conhecimento, para poderes julgar o meu povo, sobre qual te pus rei.
2Crônicas 1.11


Bíblia online
Bíblia sagrada online


OBJETIVOS DA LIÇÃO
- Conhecer a trajetória de Salomão;
- Observar a sabedoria que Deus deu a Salomão;
- Saber da importância do templo na história de Israel.


VERDADE APLICADA
Sabedoria e conhecimento são bênçãos concedidas por Deus que podem mudar completamente a história de uma nação.


MOMENTO DE ORAÇÃO
Oremos a fim de que o mundo tenha governantes sábios, cujo intento seja promover a prosperidade e a paz.


  LEITURA SEMANAL
Seg 2Cr 1.1 
Salomão era filho de Davi.

Ter 2Cr 9.30 
Salomão reinou 40 anos sobre Israel.

Qua 2Cr 3.1 
Salomão edifica o Templo em Israel.

Qui Ec 1.16 
Salomão foi o homem mais sábio que já existiu.

Sex 1Rs 11.1 
Salomão se envolve com muitas mulheres.

Sab 1Rs 11.4 
Na velhice Salomão se fez idólatra.


INTRODUÇÃO
Davi deu várias instruções para Salomão e morreu. Salomão se tornara um rei sábio e levou a nação de Israel para um novo patamar. Enquanto a vida de Davi foi de guerras e conquistas, a de seu filho Salomão se caracterizou pelos pactos; trazendo assim paz e prosperidade para Israel.


PONTO CHAVE
A sabedoria de Salomão foi algo sobrenatural, levando Israel a viver um dos momentos de maior prosperidade de sua história.


1 - A TRAJETÓRIA DE SALOMÃO
Enquanto Davi vivera uma vida de perseguição para se tornar rei, Salomão já vem
de uma vida palaciana e recebe instruções de seu próprio pai acerca da conduta de um monarca e como deveria ser o seu relacionamento com o verdadeiro Deus de Israel.


1.1. Quem era Salomão?
Salomão foi o terceiro rei de Israel e reinou por 40 anos, aproximadamente entre os anos 970 a 930 a.C. Salomão era filho de Davi com Bate-Seba (2Sm 12.24). Seu nome, vem do hebraico Shelomah, que procede da palavra hebraica shalom, que significa, paz. A conduta de Salomão inicialmente foi de temor e submissão a Deus, porém em sua velhice, em consequência de seus casamentos mistos (Ne 13.26), a idolatria reinou em seu coração; fazendo-o viver uma vida afastada de Deus. Como legado, Salomão foi autor de alguns Salmos e dos livros de Provérbios, Eclesiastes e Cantares de Salomão.


1.2. A sublime petição de Salomão
A Bíblia diz que Deus aparece para Salomão e lhe dá a opção de pedir o que quisesse, conforme registrado no livro de 2 Crônicas 1.7. Salomão colocou as obrigações de rei acima de seus desejos pessoais. Vale lembrar que Salomão era jovem nesta época e consequentemente tinha sonhos e desejos, porém sua petição foi pedir sabedoria para julgar a nação de Israel. O próprio Deus se agradou tanto da petição de Salomão que o cercou não apenas de sabedoria, mas também de riquezas, fazenda e honra (2Cr 1.12). As escolhas que fazemos em nossa jornada atrai as bênçãos ou a maldição para a nossa vida; que sejamos sábios em nossas escolhas.


REFLETINDO
A sabedoria de Salomão foi muito útil na administração da nação de Israel, porém não foi suficiente para administrar seu próprio coração, vindo ao declínio espiritual". Samuel J. Scultz.


2 - A SABEDORIA DE SALOMÃO
Davi deu vários conselhos para seu filho Salomão, um deles; era que deveria desenvolver um relacionamento verdadeiro, sincero e íntimo com Deus. O Texto Sagrado diz que Salomão amava a Deus (1Rs 3.3); e Deus o honrou dando uma sabedoria jamais vista pelos povos.


2.1.Uma sabedoria da parte de Deus

O rei Salomão ficou afamado como o rei mais sábio da história bíblica. Deus o presenteou com sabedoria e conhecimento, assim como a areia da praia (1Rs 4.29). Sua sabedoria ultrapassou os sábios de sua época e foi considerado o impulsionador da literatura de sabedoria em Israel (1Rs 4.30-31). Segundo o relato de 2 Crônicas 1.12, não houve nem haveria nenhum rei com a sabedoria que Salomão tinha, nem que tivesse riquezas, fazenda e honra como ele teve. Sendo assim, maior do que Salomão é Jesus Cristo, o Messias (Lc 11.31).


2.2. Sabedoria para julgar

A sabedoria de Salomão não se baseava na filosofia abstrata e especulativa dos sábios e filósofos da época, mas tinha sua origem no coração de Deus. Seu objetivo não era se perder em meditações vazias, mas sim solucionar os problemas do povo e governar bem: julgando com retidão a causa do povo. Um dos exemplos clássicos da maneira como Salomão julgava foi o caso das duas mulheres e seus filhos (1Rs 3.16-28). Através deste julgamento, percebe-se que Salomão tinha a sabedoria de Deus para fazer justiça. Quando um soberano depende de Deus para tomar as decisões em prol da nação, ela se torna feliz e próspera, por isto o salmista exclama: "Bem-aventurada é a nação cujo Deus é o Senhor, Sl 33.12.


3 - O TEMPLO DE SALOMÃO
O ponto auge de seu reinado foi a construção do majestoso Templo, bem como sua inauguração. Este era o grande intuito de Davi, porém ficou a cargo de Salomão construir o Templo que seria um marco na vida da nação; impulsionando a adoração a Deus no meio do povo.


3.1. Curiosidades acerca do Templo
O Templo foi construído por Salomão, porém os recursos e o lugar da construção já haviam sido comprados pelo rei Davi. O Templo tinha aproximadamente 27 metros de comprimento, 9 metros de largura e 13 metros de altura (1Rs 6.2) todo este monumento foi edificado em aproximadamente sete anos (1Rs 6.38). Outro detalhe interessante é que o Templo foi construído com pedras preparadas nas pedreiras de tal forma que nem machado, nem nenhum outro instrumento de ferro se ouviu trabalhar durante a sua edificação (1Rs 6.7). Durante a construção, Deus aparece a Salomão e lhe faz a promessa condicionada à obediência (1Rs 6.12-13).


3.2. A consagração do Templo e a glória de Deus

Foi justamente na época da Festa dos Tabernáculos que se deu a inauguração do pomposo Templo de Salomão. Momento propício para pensar que outrora eram peregrinos e agora existia uma nação estruturada. Foram duas semanas de festa e dedicação ao Senhor. A glória de Deus encheu o recinto a ponto de os sacerdotes não conseguirem ficar em pé (1Rs 8.10-11). Salomão orou a Deus e lembrou ao povo algumas verdades contidas acerca das bençãos e maldições que viriam sobre a nação dependendo da conduta do povo (Dt 29). A resposta de Deus diante do pedido de Salomão foi: "Agora estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração deste lugar," 2Cr 7.15.


SUBSÍDIO PARA O EDUCADOR
Um dos assuntos mais polêmicos acerca de Salomão é referente à salvação dele e a maneira como um homem de tamanha sabedoria se enveredou pelo caminho da idolatria, porquanto Salomão multiplicou mulheres para si, descumprindo o que Deus havia determinado em Deuteronômio 1717. Então, no tempo da velhice, as mulheres de Salomão, setecentas mulheres e trezentas concubinas, perverteram o seu coração para seguir outros deuses, a ponto de seguir Astarote e Milcon, divindades de povos pagãos; erigindo altares para vários deuses em Israel (1Rs 11.3-7), levando assim a uma adoração mista, ou seja, a Deus e aos deuses pagãos. Assim termina a história de Salomão, sem, contudo, a Bíblia informar se ouve arrependimento de Salomão, voltando se para Deus. Um dos argumentos fortes acerca de seu arrependimento é o livro de Eclesiastes que foi escrito no fim de sua vida, no entanto o caráter crítico e reflexivo do livro não é uma prova categórica de sua conversão, o caminho mais plausível sobre este assunto é aceitar o mistério (Dt 29.29)


CONCLUSÃO
A vida de Salomão nos ensina que Deus é imprescindível na vida de um líder, e seremos prósperos e abençoados mediante à obediência aos Seus Mandamentos.

*  O reinado de Salomão contou com uma corte organizada. Salomão foi um grande diplomata comerciante, controlando rotas de comércios em pontos estratégicos e se valendo de casamentos vantajosos para acordos internacionais para Israel. E de todas as construções feitas pelo rei, a do Templo foi a mais significativa.

*  Enquanto Salomão se dedicou a cumprir os desígnios de Deus com sabedoria, Israel viveu um período de prosperidade, crescimento e paz.
Fonte: Revista Betel Conectar
O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula.

Não dizeis vós que ainda há quatro meses até que venha a ceifa? Eis que eu vos digo: Levantai os vossos olhos, e vede as terras, que já estão brancas para a ceifa.
João 4:35
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. 
2 Timóteo 2.15.
Se é ensinar, haja dedicação ao ensino. Romanos12: 7b.
Seja imitador de Deus.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário