5 de novembro de 2022

Plano de Aula Bíblica Jovens/ Conectar+ Betel – Lição 06: Reis e Profetas do Reino do Norte

✋ A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.
Mestre, Obreiro ou Professor(a) da Escola Bíblica Dominical,
Esses materiais vão te auxiliar no preparo da aula.
Antes de dar esta aula pesquise os pontos abordados em seu Plano de Aula. Entenda a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos. O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. procure ser criativo na exposição do assunto.
Que esta aula seja portadora de grandes bençãos para vida de seus alunos(as).
A AULA VAI COMEÇAR
👉 Vejam estas sugestões abaixo:
PLANO DE AULA
ANTES DA AULA
 Momento do louvor
Cante:
Movimente-se cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Crédito endereço na descrição dos vídeos:
Harpa Cristã: 370


HARPA CRISTÃ-131-DE VALOR EM VALOR.wmv


Harpa Cristã: 25



EM JESUS - 400. HARPA CRISTÃ - (CIFRADO) - Carlos José

•Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.

· Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.· 

Ore com sua turma por sua aula. 
Observe se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.

👉 Apresentem o título da lição:
O Grande Cisma em Israel
💨 Trabalhem os pontos levantados na lição sempre de forma participativa e contextualizada.
👇
Tenham uma excelente aula!
👇
TEXTO DE REFERÊNCIA:
1Reis 13.1-10
1 E eis que, por ordem do SENHOR, veio, de Judá a Betel, um homem de Deus; e Jeroboão estava junto ao altar, para queimar incenso.

2 E ele clamou contra o altar por ordem do Senhor, e disse: Altar, altar! Assim diz o Senhor: Eis que um filho nascerá à casa de Davi, cujo nome será Josias, o qual sacrificará sobre ti os sacerdotes dos altos que sobre ti queimam incenso, e ossos de homens se queimarão sobre ti.

3 E deu, naquele mesmo dia, um sinal, dizendo: Este é o sinal de que o Senhor falou: Eis que o altar se fenderá, e a cinza, que nele está, se derramará.

4 Sucedeu, pois, que, ouvindo o rei a palavra do homem de Deus, que clamara contra o altar de Betel, Jeroboão estendeu a sua mão de sobre o altar, dizendo: Pegai-o! Mas a sua mão, que estendera contra ele, se secou, e não podia tornar a trazê-la a si.

5 E o altar se fendeu, e a cinza se derramou do altar, segundo o sinal que o homem de Deus apontara por ordem do Senhor.

6 Então respondeu o rei, e disse ao homem de Deus: Suplica ao Senhor teu Deus, e roga por mim, para que se me restitua a minha mão. Então o homem de Deus suplicou ao Senhor, e a mão do rei se lhe restituiu, e ficou como dantes.

7 E o rei disse ao homem de Deus: Vem comigo para casa, e conforta-te; e dar-te-ei um presente.

8 Porém o homem de Deus disse ao rei: Ainda que me desses metade da tua casa, não iria contigo, nem comeria pão nem beberia água neste lugar.

9 Porque assim me ordenou o Senhor pela sua palavra, dizendo: Não comerás pão nem beberás água; e não voltarás pelo caminho por onde vieste.

10 Assim foi por outro caminho; e não voltou pelo caminho, por onde viera a Betel.


Bíblia online
Bíblia sagrada online


VERSÍCULO DO DIA
As palavras de Amós, que estava entre os pastores de Tecoa, o que ele viu a respeito de Israel, nos dias de Uzias, rei de Judá, e nos dias de Jeroboão, filho de Joás, rei de Israel, dois anos antes do terremoto.
Amós 1.1.


VERDADE APLICADA
Assim como era no ministério profético, a Palavra de Deus nos confronta ante nossas faltas.


OBJETIVOS DA LIÇÃO
- Observar o caráter dos reis de Israel;
- Conhecer os profetas usados para o reino do Norte;
- Perceber o teor profético das mensagens.


MOMENTO DE ORAÇÃO
Oremos a fim de que Deus levante profetas que falem os desígnios de Seu coração para a nação.


LEITURA SEMANAL
Seg Pv 14.34
O pecado é a vergonha dos povos.

Ter Am 5.1-2
Amós profetizou para a casa de Israel.

Qua Am 7.14
Amós era boiadeiro e plantador de sicômoros.

Qui 1Rs 15.25,26
Nadabe, filho de Jeroboão pecou contra Deus.

Sex Pv 29.18
Não havendo profecia o povo se corrompe.

Sab 2Rs 8.27
Acazias fez o que era mal aos olhos do Senhor.


INTRODUÇÃO
O reino do Norte teve dezenove reis e nenhum deles conseguiu fazer o que era reto aos olhos de Deus, mesmo Deus enviando profetas para chamar a atenção da liderança e consequentemente do povo.


PONTO CHAVE
Em momentos de crise, Deus sempre enviará uma palavra de advertência e esperança, mas cabe aos homens obedecer.


1 - A VIDA MORAL DOS REIS DE ISRAEL
Infelizmente todos os reis do reino do Norte seguiram os pecados do primeiro rei, Jeroboão. Além de serem idólatras, levaram a nação a prevaricar, a se envolver em várias práticas pagãs e a oprimir os mais necessitados.


1.1. Um reino sem referencial
É triste ver a nação que outrora viveu momentos auspiciosos com Davi e Salomão cair num caos político e religioso; submetendo-se a uma prática idólatra. Uma das afirmações em que percebemos essa proposição está no livro dos Reis: "andou nos pecados de Jeroboão (1Rs 16.26; 2Rs 3.3). A legalidade estabelecida por Jeroboão perpetuou no reino do Norte até a sua derrocada. Infelizmente, não houve nenhum rei que buscasse a Deus e levasse o povo ao arrependimento. O último rei de Israel foi Oseias, que foi aprisionado por Salmaneser. Isso culminou no colapso da cidade em 722 a.C. (2Rs 17.6). Todo o caminho de pecado levou à destruição do reino do Norte (2Rs 17.7-12).


1.2. O sincretismo religioso

Fica evidente que, através dos altares construídos nos tempos de Jeroboão, para impedir o povo de ir a Jerusalém, foi gerado um sincretismo na vida da nação de Israel. Esta degradação religiosa ganhou força nos tempos do rei Acabe, que instituiu o culto a Baal, colocando-o como deus responsável pela agricultura, chuva e fertilidade. Os reis de Israel dedicavam suas conquistas, desenvolvimento e prosperidade a estas divindades pagãs. Assim como no passado, muitos acreditam em simpatias, superstição, astrologia e outras práticas místicas, nós, porém, somos chamados para adorar somente e exclusivamente o único Deus.


REFLETINDO
Quando a aliança com Deus é quebrada, o caos se estabelece na vida do povo e a destruição se torna inevitável, caso não venha o arrependimento". Stanley A. Ellisen


2 - OS PROFETAS DO REINO NORTE
No período monárquico, os profetas ocupavam um papel imprescindível no sentido de repassar não somente ao povo, mas também ao líder da nação a mensagem de Deus. Eles repreendiam os reis e a classe sacerdotal.


2.1. Elias e Elizeu
Os relatos sobre os profetas Elias e Elizeu são encontrados em abundância nas narrativas dos reinados de Acabe até Jeoás (874 782 a.C.). Elias confrontou tenazmente a adoração a Baal e chamou à atenção de Acabe, para que se arre pendesse de seus pecados (1Rs 18.18). Elizeu foi o sucessor de Elias e também vaticinou acerca dos pecados das nações e de seus líderes. Elizeu, através de um de seus discípulos, ungiu a Jeú rei em Israel e o incumbiu de destruir a casa de Acabe (2Rs 9.1-7). E bom reforçar que Elias foi o profeta de maior proeminência em todo o Antigo Testamento de forma a fazer com que a nação voltasse ao relacionamento com o verdadeiro Deus.


2.2. O profeta Amós

O nome Amós significa "aquele que suporta o jugo". O profeta Amós, como ele mesmo descreve, antes de ser chamado pelo Senhor, não tinha o dom da profecia e nem tinha estudado para ser profeta, mas sim boieiro e plantador de sicômoros (Am 7.14). Era um nativo da cidade de Tecoa que distava uns 16 quilómetros de Jerusalém. Amós profetizou durante um dos períodos áureos do reino Norte, pois havia muita prosperidade. Seu ministério durou aproximadamente dez anos e sua mensagem foi contra as injustiças sociais. Deus espera de cada um de nós que nos preocupemos com os mais necessitados.


3 - A MENSAGEM PROFEÉICA
Em todo o período, Deus chama à atenção do povo através de Seus profetas, que, na maioria das vezes, não eram bem aceitos pela liderança e pelo povo. O reino do Norte foi, por muitas vezes, repreendido, porém preferiam viver uma vida contrária aos ditames de Deus.


3.1. Uma mensagem de confronto e arrependimento
Elias chegou diante de Acabe e foi categórico em sua profecia: "Eu não tenho perturbado a Israel, mas tu e a casa de teu pai, porque deixastes os mandamentos do Senhor e seguistes a baalins, 1Rs 18.18. Em outra passagem, Deus usa Elias para entregar uma mensagem duríssima para Acabe; exigindo uma mudança (1Rs 21.17-29). Os profetas, nesta época, tinham acesso à presença do rei e por isso Confrontavam as suas atitudes.


3.2. Amós profetiza contra as injustiças sociais

No período em que Deus levanta Amós para vaticinar, a idolatra estava em ascensão e de forma exuberante, os ricos estavam vivendo na luxúria (Am 6.3-6), enquanto os pobres estavam sendo oprimidos (Am 2.6); a imoralidade estava generalizada (Am 2.7-8) e o sistema judicial estava corrompido; e pior, o povo interpretava todo o momento de prosperidade como sinal da aprovação de Deus sobre suas práticas (Am 5.21-26). Neste momento de grande desenvolvimento e prosperidade, Amós tinha a missão de confrontar os líderes; mostrando o descontentamento de Deus com a nação, e, caso não se arrependesse, o julgamento de Deus viria sobre eles.


CONCLUSÃO
Deus teve misericórdia ao enviar seus profetas para alertar a nação sobre a iminência da destruição, porém eles não atentaram, fizeram suas escolhas pela desobediência a Deus e foram destruídos.

- Influenciado por Jezabel, o auge da idolatria no reino do Norte se deu no reinado de Acabe. Deus levantou os profetas Elias e Eliseu, bem como Amós e Oseias, que denunciaram a corrupção política, social e religiosa de Israel.

Deus nos avisa quando estamos nos portando de maneira errada, dando-nos oportunidade de arrependimento para não viver o juízo da rebeldia.
Fonte: Revista Betel Conectar


SUBSÍDIO PARA O EDUCADOR
Os reis que fizeram parte do reino do Norte foram: Jeroboão, Nadabe, Baasa, Elá, Zinri, Onri, Acabe, Acasias, Jorão, Jeú, Jeoacaz, Jeoás, Jeroboão l, Zacarias, Salum, Manaém, Pecaías, Peca e Oséias. O que percebemos é que, durante aproximadamente dois séculos, os israelitas tinham seguido os padrões fixados por Jeroboão l, fundador do reino do Norte e que jamais se divorciou da idolatria que se opunha à Lei de Deus, segundo o que estava estabelecido nos Dez Mandamentos. No decurso de todo este período, profetas fiéis tais como Elias, Elizeu, Micaías, Oseias e Amós tinham proclamado a mensagem de Deus, advertindo aos monarcas e ao povo sobre a iminência do juízo divino. Infelizmente, devido à rebeldia contra a mensagem de Deus, à idolatria e à imoralidade desenfreada teve como consequência o cativeiro pelas mãos dos assírios e sua completa extinção. Que venhamos aprender com a história bíblica, pois todo ato de rebeldia contra Deus terá a sua justa retribuição.

Para concluir, utilizem a:
Dinâmica: Coração dividido?
Objetivo:
Refletir sobre atitudes que nos distanciam de Deus, promovendo mudança de comportamento.
Material:
Figura do contorno de uma pessoa com um coração desenhado

01 rolo de fita adesiva

01 lixeira ou 01 saco para lixo
Folhas de papel ofício divididas em 04 partes

Procedimento:

- Falem: Estudamos sobre o aspecto religioso degradante que se encontrava o reino do Norte, o povo desobediente a Deus e adorando a ídolos.

- Distribuam 02 partes da folha de papel ofício para cada aluno.

- Coloquem em lugar visível a figura do contorno de uma pessoa com um coração desenhado.

- Falem: Que tal a gente pensar agora sobre aquilo que está deixando o nosso coração dividido entre Deus e as coisas que nos afastam dele?

- Então, peçam para que os alunos utilizem as 02 partes da folha de papel ofício. Em uma escrever o que precisa ser retirado e na outra o que pode permanecer.

- Solicitem para que os alunos coloquem na lixeira os papéis contendo as atitudes negativas, representando a limpeza requerida para um coração santo de um cristão.

- Agora, leiam:
“Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado”(João 15:1 a 3).
Fonte da dinâmica elaborada por Sulamita Macedo. //blog//atitudedeaprendiz.blogspot.com.br


O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula.

Jovens: Estudos, Pregações, Lições Bíblicas, Dinâmicas, Subsídios, Pré - aulas: Arquivo

Não dizeis vós que ainda há quatro meses até que venha a ceifa? Eis que eu vos digo: Levantai os vossos olhos, e vede as terras, que já estão brancas para a ceifa.
João 4:35
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. 
2 Timóteo 2.15.
Se é ensinar, haja dedicação ao ensino. Romanos12: 7b.
Seja imitador de Deus.
  

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário