7 de outubro de 2022

Plano de Aula Bíblica Jovens/ Conectar+ Betel – Lição 02: Saul, O Primeiro Rei de Israel

✋ A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.
Mestre, Obreiro ou Professor(a) da Escola Bíblica Dominical,
Esses materiais vão te auxiliar no preparo da aula.
Antes de dar esta aula pesquise os pontos abordados em seu Plano de Aula. Entenda a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos. O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. procure ser criativo na exposição do assunto.
Que esta aula seja portadora de grandes bençãos para vida de seus alunos(as).
A AULA VAI COMEÇAR
👉 Vejam estas sugestões abaixo:
PLANO DE AULA
ANTES DA AULA
SUGESTÃO
- Para introduzir o estudo, exibam o vídeo “Profeta Samuel unge Saul Rei de Israel”, que tem a duração de 9 minutos e 34 segundos
Vocês encontram neste link> https://www.youtube.com/watch?v=nGgj-Q8Tu1s
Vejam as condições para apresentar o vídeo e local adequado.


A ESCOLHA DE SAUL COMO REI
1. Por que Saul?
Quando lemos o livro de 1 Samuel, logo percebemos que o foco do autor sagrado é Davi, e não Saul. Se Saul foi o primeiro rei de Israel, por que o foco da narrativa não recaiu sobre ele? Podemos considerar que, num primeiro momento, o rei Saul foi ungido pela soberana vontade de Deus. Entretanto, ele reinou indiferente aos mandamentos divinos; era um rei falho, egoísta e ciumento. O propósito do autor sagrado é contrastá-lo com Davi, um homem segundo o coração de Deus.
2. A unção de Saul por Samuel (10.1).
Na unção de Saul, alguns detalhes devem ser destacados. Samuel o beijou em sinal de afeição e admiração pessoal. A unção era feita com azeite de oliva. A cerimônia simbolizava a investidura divina para o exercício do cargo.

Os que são separados, por Deus, para a sua Obra, têm a unção do Espírito Santo — a capacidade que vem do alto para o exercício do Santo Ministério (Ef 4.11-14). Hoje, não necessitamos do azeite para a separação de obreiros para o ministério da Palavra; basta a imposição de mãos do presbitério (1Tm 4.14; 2Tm 1.6).



3. Os sinais de confirmação da unção (10.2-7).
Três são os sinais que confirmaram a unção de Saul como o rei de Israel: 
(1) Saul encontra as jumentas perdidas de seu pai; 
(2) ele encontra três homens no Monte Tabor, um levando três cabritos, outro, três bolos de pão, e o outro, um odre de vinho; (3) a capacidade de profetizar pelo Espírito de Deus.

O primeiro sinal representava o trabalho que o rei teria; 
O segundo apontava para o sustento divino para a tarefa de Saul; 
E o terceiro, o rei reinaria sob o Espírito de Deus e, assim, salvaria Israel de seus inimigos.

Quem é chamado para o ministério precisa aplicar-se ao trabalho (Jo 5.17); 
Sustentar-se pelo alimento sagrado, a Palavra de Deus (Dt 8.3; Mt 4.4); 
E estar cheio do Espírito Santo (Ef 5.18). A jornada ministerial é pesada; por isso, é preciso estar centrado em Deus em todo o exercício ministerial.


SÍNTESE 
Saul foi ungido rei por Samuel pela vontade soberana de Deus.
 O REI QUE O POVO ESCOLHEU
1. Uma escolha pautada na aparência.
Saul rejeitou a Palavra do Senhor, assim, brevemente, Deus daria ao povo um rei segundo o Seu coração (1Sm 13.13; 15.23). Entretanto, para o povo, Saul era um candidato que enchia os olhos. Fisicamente, era um homem notável (1Sm 9.2). O povo não via nada além que a aparência humana; mas Deus, que sonda todas as coisas, conhecia o coração de Saul. Mesmo não sendo o rei ideal do ponto de vista divino, Deus o designou e o nomeou.

2. Os direitos do novo rei.
O profeta Samuel esclareceu que o rei teria os seguintes privilégios: todos estariam sob o poder do novo rei e prontos para servi-lo na guerra, no trabalho do campo e da cozinha real, na implantação de impostos, no confisco de escravos para o trabalho, na produção de perfumes, e na cobrança dos dízimos da produção — no Antigo Testamento essa é a única vez que se trata de dízimo cobrado pelo rei (1Sm 8.10-17).

Assim, as exigências descritas por Samuel faziam parte do novo sistema político que o povo tanto desejava, um padrão desenvolvido pelas nações gentílicas. No Novo Testamento, há recomendação evangélica de como o cristão deve se portar na forma de governo político-temporal vigente (Rm 13.1-7; 1Pe 2.13-17).

3. O novo sistema político e o aspecto teológico.
Deus sempre cuidou de Israel; deu-lhe mandamentos, escolheu lideranças para representá-lo em momentos ímpares, fez com que o povo se arrependesse e se voltasse para Ele muitas vezes. Agora, não seria diferente. O Senhor não se afastaria da nação. Se originalmente esta não era a vontade de Deus, o Criador usaria esse modelo para guiar o seu povo. Ele já preparara um rei segundo o coração dEle (1Sm 13.14).

Neste novo modelo, a liderança seria centralizada na pessoa do rei; sacerdotes e profetas representariam o conselho de Deus para o governo monárquico. Assim, o Altíssimo conduziria o seu povo pela história.
Fonte. 4º Trimestre de 2019-CpadTítulo: O Governo Divino em Mãos Humanas — Liderança do Povo de Deus em 1º e 2º Samuel
Comentarista: Osiel Gomes

 Momento do louvor
Cante: 
Movimente-se cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Crédito endereço na descrição dos vídeos:
Nicoli Francini - O Lamento de Israel "Sergio Lopes"


78 - Meu Forte Redentor


Harpa Cristã: 207


Harpa Cristã: 342


•Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.

· Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.· 

Ore com sua turma por sua aula. 
Observe se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.

👉 Apresentem o título da lição:
Saul, O Primeiro Rei de Israel
Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
👇
Tenham uma excelente aula!
TEXTO DE REFERÊNCIA
1Samuel 10.1-16
1 Então tomou Samuel um vaso de azeite, e lho derramou sobre a cabeça, e beijou-o, e disse: Porventura não te ungiu o SENHOR por capitão sobre a sua herança?

2 Apartando-te hoje de mim, acharás dois homens junto ao sepulcro de Raquel, no termo de Benjamim, em Zelza, os quais te dirão: Acharam-se as jumentas que foste buscar, e eis que já o teu pai deixou o negócio das jumentas, e anda aflito por causa de vós, dizendo: Que farei eu por meu filho?

3 E quando dali passares mais adiante, e chegares ao carvalho de Tabor, ali te encontrarão três homens, que vão subindo a Deus a Betel; um levando três cabritos, o outro três bolos de pão e o outro um odre de vinho.

4 E te perguntarão como estás, e te darão dois pães, que tomarás das suas mãos.

5 Então chegarás ao outeiro de Deus, onde está a guarnição dos filisteus; e há de ser que, entrando ali na cidade, encontrarás um grupo de profetas que descem do alto, e trazem diante de si saltérios, e tambores, e flautas, e harpas; e eles estarão profetizando.

6 E o Espírito do Senhor se apoderará de ti, e profetizarás com eles, e tornar-te-ás um outro homem.

7 E há de ser que, quando estes sinais te vierem, faze o que achar a tua mão, porque Deus é contigo.

8 Tu, porém, descerás antes de mim a Gilgal, e eis que eu descerei a ti, para sacrificar holocaustos, e para oferecer ofertas pacíficas; ali sete dias esperarás, até que eu venha a ti, e te declare o que hás de fazer.

9 Sucedeu, pois, que, virando ele as costas para partir de Samuel, Deus lhe mudou o coração em outro; e todos aqueles sinais aconteceram naquele mesmo dia.

10 E, chegando eles ao outeiro, eis que um grupo de profetas lhes saiu ao encontro; e o Espírito de Deus se apoderou dele, e profetizou no meio deles.

11 E aconteceu que, como todos os que antes o conheciam viram que ele profetizava com os profetas, então disse o povo, cada um ao seu companheiro: Que é o que sucedeu ao filho de Quis? Está também Saul entre os profetas?

12 Então um homem dali respondeu, e disse: Pois quem é o pai deles? Pelo que se tornou em provérbio: Está Saul também entre os profetas?

13 E, acabando de profetizar, foi ao alto.

14 E disse-lhe o tio de Saul, a ele e ao seu moço: Aonde fostes? E disse ele: A buscar as jumentas, e, vendo que não apareciam, fomos a Samuel.

15 Então disse o tio de Saul: Declara-me, peço-te, o que vos disse Samuel?

16 E disse Saul a seu tio: Declarou-nos, na verdade, que as jumentas foram encontradas. Porém o negócio do reino, de que Samuel falara, não lhe declarou.


VERSICULO DO DIA
E este tinha um filho, cujo nome era Saul, mancebo e tão belo, que entre os filhos de Israel não havia a outro mais belo do que ele; desde os ombros para cima, sobressaia a todo o povo.
  1Samuel 9.2

VERDADE APLICADA
Saul preencheu as expectativas do povo, mas não cumpriu a vontade estabelecida por Deus em seu reinado.


OBJETIVOS DA LIÇÃO
- Conhecer a biografia de Saul;
- Identificar os erros e acertos de Saul;
- Compreender por que Deus rejeitou Saul.


MOMENTO DE ORAÇÃO
Oremos para que venhamos cumprir os propósitos de Deus em nossa vida e não correr atrás da anuência humana.


  LEITURA SEMANAL
Seg 1Sm 9.1,2
Saul era filho de Quis e da tribo de Benjamim.

Ter 1Sm 10.1
Saul é ungido por Samuel como rei.

Qua 1Sm 10.10
O Espírito de Deus se apodera de Saul.

Qui 1Sm 13.13
O primeiro erro de Saul.

Sex 1Sm 15.9
O segundo erro de Saul.

Sab 1Sm 31.4-6
A morte de Saul.


INTRODUÇÃO
O primeiro rei de Israel inaugurou um novo tempo e trouxe ao povo um líder, porém Saul cometeu vários erros e não conseguiu cumprir os desígnios de Deus para sua vida. Saul começou bem, porém se perdeu durante o seu reinado; tendo uma morte horrível.


PONTO CHAVE
A história de Saul nos mostra que não basta ser escolhido por Deus para uma grande obra, é necessário ser fiel em todos os caminhos para com Deus.


1 - QUEM ERA SAUL?
Saul era da tribo de Benjamim e tinha um imponente aspecto físico e boa aparência. O texto bíblico chega a dizer que não existia ninguém tão belo como ele e alentado em força (1Sm 9.1-2). Infelizmente, estas qualidades não foram suficientes para que ele tivesse triunfo em seu reinado.


1.1. A família de Saul
O nome Saul, significa "pedido a Deus', e sabemos pelas Escrituras que Saul pertencia a tribo de Benjamim e que era filho de Quis (1Sm 9.1-2). Antes de ser ungido rei, cuidava dos negócios de seu pai, que era criador de jumentas. Saul casou-se primeiramente com Ainoā, filha de Aimaás, com ela Saul teve filhos e filhas, a saber o nome de alguns: Jônatas, Isvi, Malquisua, Abinadabe e a Esbaal (1Cr 8.33) e suas filhas Merabe e Milcal (1Sm 14.49). Dos filhos de Saul, Jônatas desenvolveu uma grande amizade com Davi e Mical foi dada como esposa para Davi por ocasião da morte de Golias. O fim de Saul foi terrível, pois morreu juntamente com seus três filhos na guerra contra os filisteus (1Sm 31.6).


1.2. Um homem de guerra

Saul foi um rei e guerreiro que conduziu sua nação a inúmeras vitórias militares, uma delas foi sobre os filisteus conforme registrado em 1 Samuel 14. Outro momento importante em sua guerra foi a vitória sobre os amalequitas; embora não tenha cumprido na íntegra o que Deus havia determinado, destruiu o povo (1Sm 15.7-9). Em 1 Samuel 14.47-48, diz que Saul pelejou contra Moabe e contra os filhos de Amon, contra Edom e contra o rei de Zobá e sempre executava castigo contra seus inimigos. Indubitavelmente, Saul libertou Israel das mãos da maioria de seus inimigos, sendo um líder para a nação e para sua tropa.


REFLETINDO
Às vezes, o Senhor nos incumbe de uma missão esperando que cumpramos nosso dever de servo mas falhamos e decepcionamos o Senhor como fez Saul" Bispo Samuel Ferreira


2 - OS ALTOS E BAIXOS DA VIDA DE SAUL
A vida e a trajetória de Saul trazem lições preciosas. Veremos neste tópico os pontos positivos e também os pontos negativos da vida de Saul, Infelizmente, um homem que foi escolhido para ser rei sobre Israel é rejeitado e termina seus dias com insucesso.


2.1.O Espírito se apodera de Saul
Quando Saul estava procurando as jumentas de seu pai, Quis, teve seu encontro com Samuel, que lhe diz uma profecia alvissareira: "O Espírito de Deus se apoderará de ti, profetizarás e serás mudado em outro homem'; 1Sm 10.6. O cumprimento foi cabal e Deus o dotou de capacidades necessárias para cumprir o chamado à realeza. Durante os primeiros anos de seu reinado, percebemos a maneira como liderava o povo e seus triunfos na guerra. A passagem de 1 Samuel 11.6 nos mostra que o Espírito de Deus se apoderava de Saul. A dependência de Saul em Deus, logo daria espaço para sua própria vontade, esse foi um de seus erros.


2.2. Oferecendo sacrifícios
Um dos primeiros erros de Saul foi não entender os limites de sua função. A passagem bíblica de 1 Samuel 13. 8-14 diz que, por tardar o profeta Samuel a chegar, e porque povo estava dispersando, Saul ofereceu sacrifícios a Deus. O que fica claro é que Saul estava mais preocupado com sua popularidade, pois o povo dispersava; isso o preocupava mais do que obedecer a função de Samuel. Esta atitude trouxe consequências imediatas para sua vida e consequentemente ao reino. A palavra de Deus, por intermédio de Samuel, foi: Tu agiste como um tolo; não guardaste o Mandamento do Senhor. Deus teria confirmado o teu reino sobre Israel para sempre - Assim, uma atitude precipitada levou Saul a perder o reino e sua vida.


3 - UM REI REPROVADO
Uma pergunta que paira em nossa mente: Como pode um homem cujo Espírito de Deus se apoderara dele, conseguir ser reprovado por Deus e terminar seus dias sem escutar a voz de Deus? A desobediência aos Mandamentos divinos, levou Saul ao fracasso e ruína total.


3.1. O obedecer é melhor do que o sacrificar
O caso do sacrifício ilegal abriu a porta para uma série de erros na vida de Saul. Um deles foi não cumprir, na íntegra, a ordem categórica de Deus para exterminar os amalequitas e seus animais (1Sm 15.3). Além de poupar o melhor dos animais para oferecer um culto a Deus, ainda poupou o rei amalequita Agague (1Sm 15.9). Através deste ato, Deus rejeitou Saul para que fosse rei sobre o Seu povo. O restante do reinado de Saul se resume a duas coisas: ser atormentado por um espírito mal e perseguir a vida de Davi. Os atos impensados de Saul nos mostram que as consequências, muitas vezes, são irreversíveis. Saul implorou pelo perdão de Samuel, porém não obteve êxito (1Sm 15.25-26). Que Deus nos ajude a agir sempre em consonância com Sua vontade.


3.2. A Consulta à pitonisa de En-Dor
Saul entrou num declínio espiritual tão grande após ter sido rejeitado por Deus para ser rei sobre a nação de Israel, que passou a ser atormentado por um espírito mal (1Sm 16.14), a ponto de Davi ser convocado para tocar harpa e aliviar o tormento de Saul (1Sm 16.23). Outro ato de desespero de Saul foi consultar uma pitonisa, pois Deus não falava com ele nem por sonhos, nem por Urim e nem por profetas (1Sm 28.6). Saul entrou num estado de solidão e distanciamento de Deus, atraindo para si uma vida de juízo e maldição. O fim da vida de Saul foi um autocídio conforme registrado em 1Samuel 31.4. É triste ver uma história começar bem e terminar de maneira trágica.


CONCLUSÃO
E ilusão achar que, porque somos chamados por Deus, não precisamos nos submeter a Sua vontade soberana e a Seus Mandamentos. Por ser deixar levar pelo orgulho, Saul retirou o Senhor do centro de sua vida e amargou o alto preço de sua insana escolha.

* A Bíblia apresenta outros personagens bíblicos com o nome de Saul. A saber: o rei de Edem (1 Crônicas 1-4849. Gn 36-37,38); o filho de Simeão com uma mulher cananeia (Gn 46-10); um descendente de Coate (1 Crônicas 6-24).

* Saul pagou um alto preço por não reconhecer os limites de seu ofício e também por não entender que o
obedecer é melhor que o sacrificar.


SUBSÍDIO PARA O EDUCADOR
A instituição da monarquia iniciou quando Saul foi ungido rei sobre o povo de Israel. Sua aparência era de um mancebo bonito e alto que se destacava diante de todos de sua época, refletindo assim as expectativas do povo que prezava mais pela aparência física do que pelo teor espiritual. Paul Gardner afirma que, quando Saul foi ungido por Samuel (1Sm 10) três sinais confirmariam sua aprovação: A unção, a demonstração de um ato de heroísmo e a confirmação pelo povo e por Deus através do profeta. Sua última instrução seria ir a Gilgal e aguardar novas ordens para a batalha contra os filisteus (1Sm 10.8). Se ele obedecesse então estaria apto a seguir o projeto de Deus de uma monarquia teocrática. Infelizmente, ele se esquivou de suas responsabilidades: precipitando assim seu processo de ascensão ao trono. Por fim, suas ações especificas de desobediência denotaram a sua incapacidade de se submeter a uma monarquia teocrática. Saul nos ensina que não basta ser chamado por Deus, mas que, principalmente, devemos obedecer a seus mandamentos.

Fonte: Revista Betel Conectar

















Fonte: Slides - Imagens a cima - www.escola-dominical.com
Elaboração dos slides: Pastor: Ismael Pereira de Oliveira.

Aplicação da lição
O Antigo Testamento relata que Deus sempre governou o seu povo por meio de sacerdotes e juízes. Tempos depois, houve uma transição para o governo marcado pela teocracia monárquica. Nesse sentido, o reinado de Israel ficaria parecido com os modelos monárquicos de outras nações. Aqui, é muito interessante fazermos uma reflexão acerca de nossa vida cristã. Quem a rege é o Senhor Jesus por meio do Espírito Santo. Logo, até que ponto se pode negociar os valores do Evangelho a fim de ser “melhor interpretado” pelo mundo?

A história da Igreja mostra que podemos, sim, ser relevantes ao mundo. Mas não podemos, ao mesmo tempo, nos iludir, achando que o mundo nos aceitará quando conhecer o que realmente cremos e pregamos acerca do pecado, da nova vida com Cristo, do ensino sobre os padrões bem delimitados para a ética e moral cristã que vão na contramão do “progressismo” cultuado pelas classes falantes de hoje.

O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula.

Jovens: Estudos, Pregações, Lições Bíblicas, Dinâmicas, Subsídios, Pré - aulas: Arquivo

Não dizeis vós que ainda há quatro meses até que venha a ceifa? Eis que eu vos digo: Levantai os vossos olhos, e vede as terras, que já estão brancas para a ceifa. João 4:35
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. 2 Timóteo 2.15.
Se é ensinar, haja dedicação ao ensino. Romanos12: 7b.
Seja imitador de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário