2 de dezembro de 2022

Plano de Aula Bíblica Jovens/ Conectar+ Betel – Lição 10: Josafá, Um Rei Confiante

✋ A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.
Mestre, Obreiro ou Professor(a) da Escola Bíblica Dominical,
Esses materiais vão te auxiliar no preparo da aula.
Antes de dar esta aula pesquise os pontos abordados em seu Plano de Aula. Entenda a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos. O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. procure ser criativo na exposição do assunto.
Que esta aula seja portadora de grandes bençãos para vida de seus alunos(as).
A AULA VAI COMEÇAR
PLANO DE AULA
ANTES DA AULA
👇
Se, por um lado, Josafá se mostra implacável com a idolatria, fazendo mudanças pontuais no reino e exterminando todo o resquício de idolatria: Por outro, vemos ele fazendo aliança com um dos reis que mais irritou a Deus com suas práticas idólatras. --  O pacto de Josafá com Acabe culminou ainda no casamento de seu filho Jorão com Atalia, filha de Acabe com Jezabel, abrindo uma brecha, para que futuramente a idolatria entrasse no Reino do Sul outra vez.
Os benefícios imediatos desta aliança, aos poucos, foram trazendo consequências terríveis para o Reino do Sul pois, quando Atalia assumiu o poder de Judá, profanou o Templo e levou Israel à apostasia, quase exterminando, por completo, toda a descendência davídica do reino. 
 Indubitavelmente, a escolha de Josafá serve de lições para nós, pois algumas escolhas podem custar a nossa vida, e, pior, até mesmo o futuro de nossa geração. Que Deus nos ajude.

 Momento do louvor
Cante:
Movimente-se cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Crédito endereço na descrição dos vídeos:
O NOSSO GENERAL É CRISTO ( LETRA )


Obrigado JESUS! Alda Célia


Raquel Silva - A Peleja não é tua


General de Guerra - Antônia Gomes (Official Video)

•Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.

· Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.· 

Ore com sua turma por sua aula. 
Observe se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.
💨 Trabalhem os pontos levantados na lição sempre de forma participativa e contextualizada.
👇
Tenham uma excelente e produtiva aula!
👇
TEXTO DE REFERÊNCIA: 
2 Crônicas 17. 1-6 
1 E Jeosafá, seu filho, reinou em seu lugar; e fortificou-se contra Israel.

2 E pôs soldados em todas as cidades fortificadas de Judá, e estabeleceu guarnições na terra de Judá, como também nas cidades de Efraim, que Asa seu pai tinha tomado.

3 E o Senhor era com Jeosafá; porque andou nos primeiros caminhos de Davi seu pai, e não buscou a Baalins.

4 Antes buscou ao Deus de seu pai, andou nos seus mandamentos, e não segundo as obras de Israel.

5 E o Senhor confirmou o reino na sua mão, e todo o Judá deu presentes a Jeosafá, o qual teve riquezas e glória em abundância.

6 E exaltou-se o seu coração nos caminhos do Senhor e, ainda mais, tirou os altos e os bosques de Judá.



VERSÍCULO DO DIA
E andou em todos os caminhos de seu pai Asa, não se desviou deles, fazendo o que era reto aos olhos do Senhor.
1Reis 22.42


OBJETIVOS DA LIÇÃO
- Apresentar um panorama sobre a vida de Josafá;
- Identificar os principais pontos da reforma;
- Enfatizar o legado de Josafá para a história de Israel.


VERDADE APLICADA
É necessário que venhamos estabelecer sempre a Palavra de Deus como primazia em nossa vida.


MOMENTO DE ORAÇÃO
Oremos para que Deus nos desperte cada vez mais para buscar a Sua face e aprender todos os dias a Sua Palavra.


LEITURA SEMANAL
Seg 1Cr 3.10
Josafá era filho do rei Asa.
Ter 2Cr 20.32
Josafá fez o que era reto aos olhos do Senhor.
Qua 2Cr 17.1-2
Josafá se preocupou com a segurança da nação.
Qui 2Cr 17.5
Josafá foi honrado por Deus.
Sex 2Cr 17.9
Josafá patrocinou o ensino da Palavra de Deus.
Sab 2Cr 19.1-2
Josafá é repreendido por Hanani.


INTRODUÇÃO
O rei Josafá reinou durante vinte e cinco anos sobre Judá e se empenhou em promover reformas pontuais, conscientizando o povo acerca da Lei de Deus, bem como fortificando a nação de Judá contra as investidas de seus inimigos.


PONTO CHAVE
Além das reformas, Josafá deixou explícito que algumas guerras se vencem com jejum, oração e adoração diante de Deus.


1 - A TRAJETÓRIA DE JOSAFÁ
Josafá começou a reinar com trinta anos de idade, porém atuou como regente de seu pai, o rei Asa, durante três anos. Quando seu pai morreu, ele assumiu o trono; mantendo boas relações com o reino do Norte e fez o que era bom aos olhos de Deus.


1.1. Josafá honrou o pai e esperou o tempo certo para ser coroado

Josafá já estava ajudando seu pai Asa, quando este ficou doente dos pés, mas, em nenhum momento, vemos Josafá tentando usurpar o trono de seu pai. Durante a infância, viu seu pai promover mudanças religiosas e enérgicas ao extirpar o culto pagão, além de ter aprendido com seu pai e com vários outros líderes religiosos da história de Judá. O reinado de Josafá foi próspero e Deus o honrou com riquezas (2Cr 17.5), pois ele honrou a seu pai, e também ao Senhor. Josafá soube esperar o tempo certo para usufruir de sua herança, assim, não aconteceu a ele o que o sábio Salomão disse acerca daquele que toma posse de uma herança fora do tempo, cujo fim não será abençoado (Pv 20.21).


1.2.Josafá buscava socorro e adorava a Deus
A posição de Josafá como rei e sua capacidade de administrar não o impediu de clamar a Deus em momentos de aperto e agonia. Quando Judá foi invadida por um grande exército formado por cidades vizinhas, a Bíblia diz que Josafá temeu e se pôs a buscar ao Senhor, apregoando um jejum em todo o Judá (2Cr 20.3). Após Deus liberar uma palavra de vitória, Josafá prostrou-se com o rosto em terra e adorou ao Senhor (2Cr 20.18). Aquele numeroso exército foi destruído enquanto o povo de Judá louvava a Deus; com certeza, um rei que busca a Deus conduz a nação à prosperidade.


REFLETINDO
A oração de Josafá nos ensina que, quando existe verdadeira confiança no Senhor, esta vem acompanhada sempre pela desconfiança nos recursos humanos. Alejandro MacLaren


2 - AS MUDANÇAS PROMOVIDAS POR JOSAFÁ
Observamos pela narrativa bíblica que Josafá se empenhou em continuar as reformas que seu pai principiara, porém de uma maneira mais profunda. Suas reformas tiveram como ponto de partida o retorno para a Palavra de Deus.


2.1. Ensinando a Lei para o povo
O rei Josafá sabia que a única forma segura para realizar uma autêntica reforma consistia em ensinar ao povo a Palavra de Deus; por isso ele organizou equipes dirigidas por altos funcionários acompanhados por levitas e sacerdotes para rodar todo o reino de Judá; ensinando a Lei do Senhor (2Cr 17.7-9). É maravilhoso quando as pessoas começam a estudar a Palavra de Deus e logo têm sede pela presença de Deus; o temor do Senhor aumenta, as pessoas se tornam mais sensíveis ao pecado e buscam viver uma vida de santidade. O resultado foi imediato, pois as nações passaram a temer Israel e não guerrearam contra Josafá.


2.2. Exterminou a prostituição remanescente
Quando o rei Asa comandou as reformas, o texto bíblico diz que ele retirou os rapazes escandalosos (1Rs 15.12); ou seja, aqueles que se prostituíam nos rituais do paganismo. Josafá acabou com os remanescentes do período de seu pai Asa, conforme registrado no livro de 1Reis 22.46, porém não destruiu sua casa (2Rs 23.7). Estas práticas eram normais em rituais pagãos. Infelizmente, vivemos dias em que a imoralidade, a sensualidade e os desejos carnais têm aflorado na vida das pessoas e muitas delas estão sendo manipuladas pelo espírito de Jezabel (Ap 2.20). Precisamos expulsar este espirito que anda destruindo a santidade no seio da Igreja.


3- OS FEITOS DE JOSAFA PARA A NAÇAO DE JUDÁ
Josafá não apenas fez uma reforma religiosa, mas também econômica, política e jurídica. As mudanças de Josafá restauraram o respeito das nações vizinhas a ponto de mandarem presentes e pagaram tributos a Israel (2Cr 17.11).


3.1. A implantação de juízes
Esse período de degradação da monarquia, quando a maioria dos reis se curvavam a deuses pagãos e os príncipes que julgavam o povo vendiam sentenças, fez com que o povo perdesse a fé na justiça. O profeta Isaías chegou a vaticinar que os príncipes amavam o suborno e não faziam justiça aos menos favorecidos (Is 1.23). Para dirimir este problema, Josafá estabeleceu um sistema para administrar a justiça, no qual, em cada cidade, nomeou juízes para julgar todos os tipos de causas do povo (2Cr 19.5-7). Estas guarnições eram compostas por sacerdotes, levitas e pessoas idôneas em quem o povo confiava.


3.2. Uma cidade fortificada

O texto bíblico relata que Josafá colocou homens de guerra em todas as cidades de Judá (2Cr 17.2); edificou fortalezas, cidades bélicas e homens preparados para a batalha (2Cr 17.12-13). As nações inimigas passaram a reconhecer a superioridade de Judá, a ponto do rei Acabe pactuar com Josafá por uma batalha. Infelizmente, todas as fortalezas foram destruídas mais tarde, pois, tendo o povo confiado nelas, esqueceram-se de viver os mandamentos do Senhor. O salmista diz que, se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela (Sl 127.1). Não podemos nos esquecer de que Deus é o verdadeiro guarda de Israel, nossa confiança deve estar alicerçada no Senhor dos exércitos.


CONCLUSÃO
Josafá conseguiu dá prosseguimento as reformas de seu pai; promovendo as mudanças necessárias, para que a nação pudesse voltar-se para Deus.

*  É importante ressaltar que encontramos na Bíblia outros personagens por nome Josafá, além do rei de Judá:
- Um cronista do reino de Davi e Salomão (2Sm 8.16; 20.24);
- Um sacerdote que tocou a trombeta diante da Arca da Aliança (1Cr 15.24);
- Um coletor de impostos, oficial de Salomão (1Rs 4.17);
- Pai do rei Jeú (2Rs 9.2,14).

*  Josafá foi um rei que confiava inteiramente em Deus, porém teve dificuldade de dizer não para Acabe quando este solicitou uma aliança.
Fonte: Revista Betel Conectar


PENSE NISSO!
👇
AS TRÊS TÁTICAS DE JOSAFÁ PARA GANHAR A BATALHA
“Então, Josafá temeu e pôs-se a buscar o SENHOR; e apregoou jejum em toda a Judá.” (2 Cr 20.3)
Nenhum indivíduo está isento de contraírem inimizades, principalmente quando há conflitos envolvendo lideranças. 

Josafá foi surpreendido no momento inesperado, e pelo que nos mostra o texto ele estava despreparado para o confronto militar, pois o seu contingente era muito menor do que o dos inimigos (2 Cr 20.1,2) foi isso que levou Jeosafá a temer (2 Cr 20.3).

Vejamos a reação de Josafá, a atitude, oração e vitória que ocorreu quando:
• Josafá temeu, buscou ao Senhor por meio de jejum e oração, pedindo-Lhe socorro.
• Há oração e jejum, o Espírito do Senhor começa a agir no meio da congregação.
• O Senhor escolheu para usar um levita, um dos cantores do Templo: JAAZIEL, cujo nome significa DEUS VIGIA SOBRE MIM. Este levita, inspirado pelo Espírito Santo, profetizou palavras de consolação divina, demonstrando O PODER DA VERDADEIRA PROFECIA.
• Primeiramente, Deus tirou o temor do coração de Josafá, mostrando-lhe que a peleja é d`Ele ( Cr 20:3, 15). Depois, o Senhor começou a traçar as estratégias, demonstrando a Sua onisciência, onipresença e onipotência, porquanto:
• (A) - Sabia onde o inimigo se encontrava;
• (B) - O que estava fazendo;
• (C) - Haveria vitória sem haver luta corporal;
• (D) - O Senhor era com eles (2 Cr 20.16-17)
• (1) - Josafá reverenciou Deus, confiou no Seu poder e agradeceu, antecipadamente, pela vitória prometida ( 2 Cr 20:18);
• (2) - Josafá não levou armas carnais; só espirituais: A fé e o louvor ( Cr 20:19);
• (3) - Josafá exortou o povo a crer em Deus para alcançar segurança, e confiar nos profetas do Senhor, para que prosperidade fosse alcançada ( Cr 20:20);
• (4) - O PODER DA VERDADEIRA PROFECIA foi tão grande, que Josafá ordenou cantores para o Senhor, que saíram marchando à frente do exército, louvando a Deus, e dizendo: RENDEI GRAÇAS AO SENHOR, PORQUE A SUA MISERICÓRDIA DURA PARA SEMPRE! Ou seja: A batalha já estava ganha pelo PODER DA VERDADEIRA PROFECIA! ( Cr 20:21)
• (5) - Bastou o louvor ter início para Deus começar a agir! 
O Senhor pôs emboscadas contra os inimigos, que foram totalmente desbaratados, não havendo nenhum sobrevivente ( Cr 20.22-24).

A Reação do Rei Josafá
A reação de Josafá foi de grande medo, isso é muito natural acontecer quando o sujeito encontra-se ameaçado, ora os seus inimigos eram em grande número e mais forte do que ele, mas em toda ação uma reação, seja ela de covardia ou de coragem (2 Cr 20.3).

Vejamos agora “As 3 táticas de Josafá para alcançar a vitória”

1. Atitude
A atitude de Jeosafá foi a mais correta, buscar o SENHOR, ele enfrentou de maneira exemplar conduzindo o povo a ter a melhor saída para a situação.
a) Reuniu o povo; (2) Buscou o Senhor com jejum;
b) Reuniu outras pessoas para orar;
c) Confessou ser incapaz para vencer aquela batalha;
d) Obedeceu a voz do Espírito Santo;
e) Creu e confiou inteiramente na sua palavra (2 Cr 20.3-12).

2. Oração
No texto encontramos cinco verdades principais nas quais Jeosafá expressa a sua confiança no SENHOR;
a. Ele sabia que Deus tem poder sobre as pessoas em qualquer situação;
b. Para ele o Senhor tinha sido fiel no passado, presente e seria no futuro;
c. Ele sabia que sem o Senhor jamais alcançaria vitória;
d. Sabia que as promessas de Deus jamais falhariam, e que era um fundamento para a sua fé;
e. Sabia que a presença do Senhor resultaria numa grande vitória (2 Cr 20. 6,7,14-17,20).

3. Louvor
Aconselhou-se com o povo e ordenou cantores para o SENHOR, que, vestidos de ornamentos sagrados e marchando à frente do exército, louvassem a Deus, dizendo: Rendei Graças ao SENHOR, porque a sua misericórdia dura para sempre. (2 Cr 20.21). Irmãos, harpas e flautas não são as armas mais potentes para se levar ao campo de batalha! Por outro lado poderia ter sido uma boa oportunidade para se livrar dos que cantam muito alto ou tocam desafinado! A orientação estranha de Deus tinha a finalidade de mostrar a Josafá que a vitória só vem por seu Espírito, não por armas ou exércitos. À medida que os cantores começaram a cantar, vejam só o que aconteceu com os inimigos: "Tendo eles começado a cantar e a dar louvores, pôs o SENHOR emboscadas contra os filhos de Amom e de Moabe e os do monte Seir que vieram contra Judá, e foram desbaratados". (2 Cr 20.22).O segredo da nossa vitória sobre qualquer circunstância da nossa vida está exatamente neste ponto: louvar e cantar! Essa vitória memorável ensinou ao povo daquela época e também a nós nesta manhã, que o louvor e a adoração são elementos vitais na batalha espiritual. Através do louvor e de uma vida de louvor, Deus pode alcançar uma pessoa. Este mundo não tem nada parecido com a música de louvor e adoração que cantamos. Talvez você pergunte: por quê? Porque Deus habita no meio dos louvores de seu povo! "Porém tu és Santo, o que habitas entre os louvores de Israel". (Sl 22.3). A multidão pode cantar o hino nacional juntos num campeonato de qualquer modalidade ou pode cantar junto uma canção antiga e conhecida num concerto. Mas, a música de louvor e adoração ao nosso Deus é prerrogativa exclusiva da igreja que foi comprada com o sangue do Cordeiro. Irmãos, quando falo em superar as circunstâncias, não estou falando em usar a inteligência para resolver um problema. Estou falando de fé além das circunstâncias. Estou dizendo que não importa qual seja a situação, Deus está no controle de cada detalhe de sua vida como cristão. O nosso Pai sabe o que está fazendo. Ele nos prometeu que: "Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito". ( Rm 8.28b). Quando a nossa confiança é depositada em Deus, ela nos leva ao caminho da vitória, essa confiança deve ser permanente e em todas as circunstâncias. Deus sempre quer nos ajudar nas batalhas, mas devemos nos organizar espiritualmente como fez Jeosafá naqueles dias. Não devemos nos curvar e nem entristecer diante das situações, por mais danosa que ela seja, devemos crer que superaremos, essa é a garantia da nossa vitória. A vitória de Jeosafá aconteceu de forma milagrosa, porque a peleja não era dele, mas do Senhor (2 Cr 20.17), foi cantando e adorando que eles alcançaram a vitória. Ele ainda é o mesmo, acreditemos sempre, porque "nEle não há sombra, nem variação" “Crede no SENHOR, vosso Deus, e estareis seguros” (2 Cr 20.20b). Se quisermos ser vitoriosos jamais deveremos recorrer à ajuda ou recursos humanos e sim divinos; não é lutando fisicamente que obteremos a vitória, e sim tomando a atitude certa. Vivendo uma vida de constante oração e principalmente louvando a Deus. Assim fazendo por certo que as barreiras cairão , os ferrolhos serão destruídos e as cadeias do cárcere se romperão, em nome de Jesus. Amém!
Fontes de pesquisa do subsidiol
https://estiloadoracao.com/quem-foi-o-rei-josafa/
http://www.estudosgospel.com.br/artigo-evangelico-reflexao-poesia-gospel-herois-da-fe/as-3-taticas-de-josafa-para-alcancar-a-vitoria.html.


Jovens: Estudos, Pregações, Lições Bíblicas, Dinâmicas, Subsídios, Pré - aulas: Arquivo

Não dizeis vós que ainda há quatro meses até que venha a ceifa? Eis que eu vos digo: Levantai os vossos olhos, e vede as terras, que já estão brancas para a ceifa.
João 4:35
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. 
2 Timóteo 2.15.
Se é ensinar, haja dedicação ao ensino. Romanos12: 7b.
Seja imitador de Deus.
 
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário