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A plenitude dos tempos
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O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação da vida de seus alunos e isso é importante. procure ser criativo na exposição da aula.
Plenitude dos tempos significa basicamente o momento apropriado de acordo com o decreto de Deus para que Sua vontade seja cumprida. Isso quer dizer que a plenitude dos tempos é quando as estações precedentes estabelecidas por Deus se completam, ou seja, é o “tempo certo”. Então a plenitude dos tempos marca o cumprimento de um período.
Há dois textos bíblicos no Novo Testamento que trazem a expressão “plenitude dos tempos”. O primeiro está na Epístola aos Gálatas: “Assim também nós, quando éramos menores, estávamos escravizados aos princípios elementares do mundo. Mas, quando chegou a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo da lei, a fim de redimir os que estavam sob a lei; para que recebêssemos a adoção de filhos” (Gálatas 4:3-5).
Já o segundo está na Carta aos Efésios: “Nele temos a redenção por meio de seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus, a qual ele derramou sobre nós com toda a sabedoria e entendimento. E nos revelou o mistério da sua vontade, de acordo com o seu bom propósito que ele estabeleceu em Cristo; isto é, de fazer convergir em Cristo todas as coisas, celestiais ou terrenas, na dispensação da plenitude dos tempos” (Efésios 1:7-10).
No original, a expressão “plenitude dos tempos” não é idêntica nas duas passagens, mas é semelhante. Nas duas passagens a palavra “plenitude” traduz o grego pleroma que significa “aquilo que é preenchido”. No sentido de tempo, essa palavra denota “consumação”, “cumprimento”, “realização”.
Então a diferença entre as duas passagens está no termo traduzido pela palavra “tempo”. No texto de Gálatas a palavra “tempo” traduz o grego chronos que é usado geralmente para indicar o sentido quantitativo e sequencial do tempo, isto é, o tempo “cronológico”. Já no texto de Efésios a palavra “tempo” traduz o termo grego kairos que geralmente é aplicado para indicar o sentido qualitativo do tempo enfatizando “o momento”.
Mas apesar dessa diferença nas palavras gregas, os significados de ambas as expressões, à luz de seus contextos, são semelhantes.
O que acontece na plenitude dos tempos?
Tanto na Carta aos Gálatas quanto na Carta aos Efésios, o apóstolo Paulo fala da plenitude dos tempos em conexão com o plano de redenção. No texto de Gálatas a “plenitude do tempo” significa o momento exato predeterminado pelo Pai em seu plano eterno no qual Cristo entrou no cenário da história humana.
O Verbo encarnou quando todos os eventos preparatórios foram cumpridos, significando que o longo período de tempo – chronos – havia chegado ao seu final. Isso quer dizer que embora o plano de Deus tenha sido estabelecido na eternidade, esse plano se concretiza no tempo quando tudo o que foi estabelecido se completa.
Daí é possível entender também a correlação dos textos de Gálatas e Efésios; pois aos crentes efésios Paulo fala da plenitude dos tempos como sendo o momento no tempo em que se concretiza o plano eterno do Pai, segundo o seu beneplácito, de fazer convergir em Cristo todas as coisas, tanto as do céu como as da terra.
A plenitude dos tempos nos aspectos presente e futuro
Embora evidentemente no texto de Efésios haja uma ênfase escatológica quando a história da redenção alcançar seu cumprimento pleno, a expressão “plenitude dos tempos” não se limita simplesmente a esse aspecto futuro.
Como bem explica W. Hendriksen, a expressão “plenitude dos tempos” tem a ver com toda a Era do Novo Testamento; particularmente com o período que teve início com a ressurreição e coroação de Cristo.
Em harmonia com o texto de Gálatas, o Senhor Jesus Cristo veio na plenitude dos tempos trazendo redenção ao povo eleito de Deus, e hoje, exaltado, Ele governa o universo. Isso quer dizer que já na presente Era, tudo o que há nos céus e na terra, seja material ou espiritual, está sob o domínio de Cristo.
Mas isso, no entanto, é um mistério. Em outras palavras, num certo sentido o governo de Cristo ainda possui um caráter oculto; de modo que só sabemos a seu respeito porque nos foi revelado na Escritura; bem como só podemos contemplar o Cristo coroado no trono do universo pela fé (Hebreus 2:8,9). Mas a história da redenção caminha para o seu desfecho final, quando Cristo regressará gloriosamente e pronunciará o seu juízo (1 Coríntios 15:24,25).
Então quando a medida de tempo estiver completa em seu aspecto final, ou seja, na plenitude dos tempos em seu sentido mais específico, o governo de Cristo sobre todas as coisas será manifestado de forma visível, cumprindo assim de forma plena e final todo o plano eterno divino.
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O Que Significa “Plenitude dos Tempos” na Bíblia?Plenitude dos tempos significa basicamente o momento apropriado de acordo com o decreto de Deus para que Sua vontade seja cumprida. Isso quer dizer que a plenitude dos tempos é quando as estações precedentes estabelecidas por Deus se completam, ou seja, é o “tempo certo”. Então a plenitude dos tempos marca o cumprimento de um período.
Há dois textos bíblicos no Novo Testamento que trazem a expressão “plenitude dos tempos”. O primeiro está na Epístola aos Gálatas: “Assim também nós, quando éramos menores, estávamos escravizados aos princípios elementares do mundo. Mas, quando chegou a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo da lei, a fim de redimir os que estavam sob a lei; para que recebêssemos a adoção de filhos” (Gálatas 4:3-5).
Já o segundo está na Carta aos Efésios: “Nele temos a redenção por meio de seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus, a qual ele derramou sobre nós com toda a sabedoria e entendimento. E nos revelou o mistério da sua vontade, de acordo com o seu bom propósito que ele estabeleceu em Cristo; isto é, de fazer convergir em Cristo todas as coisas, celestiais ou terrenas, na dispensação da plenitude dos tempos” (Efésios 1:7-10).
No original, a expressão “plenitude dos tempos” não é idêntica nas duas passagens, mas é semelhante. Nas duas passagens a palavra “plenitude” traduz o grego pleroma que significa “aquilo que é preenchido”. No sentido de tempo, essa palavra denota “consumação”, “cumprimento”, “realização”.
Então a diferença entre as duas passagens está no termo traduzido pela palavra “tempo”. No texto de Gálatas a palavra “tempo” traduz o grego chronos que é usado geralmente para indicar o sentido quantitativo e sequencial do tempo, isto é, o tempo “cronológico”. Já no texto de Efésios a palavra “tempo” traduz o termo grego kairos que geralmente é aplicado para indicar o sentido qualitativo do tempo enfatizando “o momento”.
Mas apesar dessa diferença nas palavras gregas, os significados de ambas as expressões, à luz de seus contextos, são semelhantes.
O que acontece na plenitude dos tempos?
Tanto na Carta aos Gálatas quanto na Carta aos Efésios, o apóstolo Paulo fala da plenitude dos tempos em conexão com o plano de redenção. No texto de Gálatas a “plenitude do tempo” significa o momento exato predeterminado pelo Pai em seu plano eterno no qual Cristo entrou no cenário da história humana.
O Verbo encarnou quando todos os eventos preparatórios foram cumpridos, significando que o longo período de tempo – chronos – havia chegado ao seu final. Isso quer dizer que embora o plano de Deus tenha sido estabelecido na eternidade, esse plano se concretiza no tempo quando tudo o que foi estabelecido se completa.
Daí é possível entender também a correlação dos textos de Gálatas e Efésios; pois aos crentes efésios Paulo fala da plenitude dos tempos como sendo o momento no tempo em que se concretiza o plano eterno do Pai, segundo o seu beneplácito, de fazer convergir em Cristo todas as coisas, tanto as do céu como as da terra.
A plenitude dos tempos nos aspectos presente e futuro
Embora evidentemente no texto de Efésios haja uma ênfase escatológica quando a história da redenção alcançar seu cumprimento pleno, a expressão “plenitude dos tempos” não se limita simplesmente a esse aspecto futuro.
Como bem explica W. Hendriksen, a expressão “plenitude dos tempos” tem a ver com toda a Era do Novo Testamento; particularmente com o período que teve início com a ressurreição e coroação de Cristo.
Em harmonia com o texto de Gálatas, o Senhor Jesus Cristo veio na plenitude dos tempos trazendo redenção ao povo eleito de Deus, e hoje, exaltado, Ele governa o universo. Isso quer dizer que já na presente Era, tudo o que há nos céus e na terra, seja material ou espiritual, está sob o domínio de Cristo.
Mas isso, no entanto, é um mistério. Em outras palavras, num certo sentido o governo de Cristo ainda possui um caráter oculto; de modo que só sabemos a seu respeito porque nos foi revelado na Escritura; bem como só podemos contemplar o Cristo coroado no trono do universo pela fé (Hebreus 2:8,9). Mas a história da redenção caminha para o seu desfecho final, quando Cristo regressará gloriosamente e pronunciará o seu juízo (1 Coríntios 15:24,25).
Então quando a medida de tempo estiver completa em seu aspecto final, ou seja, na plenitude dos tempos em seu sentido mais específico, o governo de Cristo sobre todas as coisas será manifestado de forma visível, cumprindo assim de forma plena e final todo o plano eterno divino.
Fonte/https://estiloadoração.com.>plenitude-dos-tempos
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Cante:
Créditos na descrições dos vídeos abaixo:
Sarah Farias - O Rosto de Cristo (Live Session)
Vídeos aulas:
Endereço e crédito na descrição dos vídeos:
Tempo Aurelina Dourado
Cassiane-A Face Adorada de Jesus
Ao estudar o item 2, utilizem a:
Dinâmica: Profecias messiânicas
Objetivo:
Apresentar o que Bíblia fala sobre profecias messiânicas cumpridas no Novo Testamento.
Apresentar o que Bíblia fala sobre profecias messiânicas cumpridas no Novo Testamento.
Material:
Recortes de cartolina medindo 40 x 40 de cor verde
Recortes de cartolina medindo 40 x 40 de cor azul
01 figura de um relógio
01 pincel atômico
Fita adesiva
01 quadro ou uma mesa
Procedimento:
Antes da aula:
Escrevam nos recortes de cor verde uma referência de uma profecia bíblica que diga respeito ao Messias
Para cada recorte, uma promessa diferente.
Escrevam nos recortes de cor azul uma referência do cumprimento da promessa bíblica no Novo Testamento
Para cada recorte, o cumprimento da promessa.
Durante a aula:
- Apresentem para os alunos os recortes de cor verde, utilizando o quadro ou uma mesa.
- Peçam para que eles procurem as referências na Bíblia e leiam para a turma.
- Perguntem: A que se refere estes versículos?
Aguardem as respostas.
Confirmem que fazem referência a uma profecia bíblica sobre Jesus, o Messias prometido.
- Agora, do lado direito das referências das profecias, coloquem a figura de um relógio.
- Por que o relógio após as profecias?
Certamente, os alunos vão dizer que representa o tempo de espera para o cumprimento das profecias.
- Depois, apresentem os recortes de cor azul uma referência do cumprimento da promessa bíblica.
- Peçam para que eles procurem as referências na Bíblia e leiam para a turma.
- Perguntem: A que se refere estes versículos?
Aguardem as respostas.
Confirmem que fazem referência ao cumprimento da promessa bíblica.
Para finalizar, afirmem que Jesus, o Messias, é tema central da Bíblia e é sobre sito que vamos estudar na aula de hoje.
Recortes de cartolina medindo 40 x 40 de cor verde
Recortes de cartolina medindo 40 x 40 de cor azul
01 figura de um relógio
01 pincel atômico
Fita adesiva
01 quadro ou uma mesa
Procedimento:
Antes da aula:
Escrevam nos recortes de cor verde uma referência de uma profecia bíblica que diga respeito ao Messias
Para cada recorte, uma promessa diferente.
Escrevam nos recortes de cor azul uma referência do cumprimento da promessa bíblica no Novo Testamento
Para cada recorte, o cumprimento da promessa.
Durante a aula:
- Apresentem para os alunos os recortes de cor verde, utilizando o quadro ou uma mesa.
- Peçam para que eles procurem as referências na Bíblia e leiam para a turma.
- Perguntem: A que se refere estes versículos?
Aguardem as respostas.
Confirmem que fazem referência a uma profecia bíblica sobre Jesus, o Messias prometido.
- Agora, do lado direito das referências das profecias, coloquem a figura de um relógio.
- Por que o relógio após as profecias?
Certamente, os alunos vão dizer que representa o tempo de espera para o cumprimento das profecias.
- Depois, apresentem os recortes de cor azul uma referência do cumprimento da promessa bíblica.
- Peçam para que eles procurem as referências na Bíblia e leiam para a turma.
- Perguntem: A que se refere estes versículos?
Aguardem as respostas.
Confirmem que fazem referência ao cumprimento da promessa bíblica.
Para finalizar, afirmem que Jesus, o Messias, é tema central da Bíblia e é sobre sito que vamos estudar na aula de hoje.
Fonte da dinâmica por Sulamita Macedo//atitudedeaprendiz.blogspot.com
Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
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Tenham uma excelente aula!
Comentarista: Edilberto Silva
Fonte e crédito/CPAD.
Endereço e crédito na descrição dos vídeos:
Bíblia online
Bíblia sagrada online
Bíblia sagrada online
O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula.
DE TODO O MEU CORAÇÃO!!!
Se é ensinar, haja dedicação ao ensino. Romanos 12 : 7b.
Seja imitador de Deus
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
Paz do senhor, muito edificante.
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