28 de abril de 2022

Plano de Aula Bíblica Juvenis /Cpad – Lição 05: Entendendo os evangelhos

✋ A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.
O amor é maior motivação de nosso compromisso com Deus.
👉 Vejam estas sugestões abaixo:
👉 Apresentem o título da lição: Entendendo os evangelhos
Esses materiais vão te auxiliar.
Pesquise.
O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação da vida de seus alunos e isso é importante. procure ser criativo na exposição da aula.
A AULA VAI COMEÇAR
PLANO DE AULA
ANTES DA AULA
Se você faz parte de uma Escola Dominical na qual há o privilégio de ter mais de um professor por classe, procure estar em sintonia com os outros colegas. Vocês podem trocar experiências quanto á condução da aula e didática utilizada, cooperando nas dificuldades que o outro tiver.

Considere que as habilidades e métodos de cada professor são distintos e isto é natural; não significa que um é melhor ou pior. Contudo, na troca ambos podem se aprimorar. Portanto, não se sinta inferior ao pedir ajuda. Ao contrário, além de esta ser uma atitude de sabedoria e humildade, fortalece a comunhão e o reconhecimento de que precisamos uns dos outros. Afinal, somos muitos membros de um só Corpo. Vergonha há na arrogância e imaturidade no pensamento de que não há mais nada a se aprender. A junção dos conhecimentos sempre traz enriquecimento mútuo, principalmente quando o interesse de todos é o mesmo: glorificar o nome do Senhor Jesus e cooperar para o crescimento dos alunos em graça e sabedoria diante dEle.
Prof.
Estudar os Evangelhos Sinóticos, seus aspectos e a relação entre eles, é fundamental para entendermos que mesmo em tempos e lugares diferentes, para públicos distintos, a mensagem central permanece a mesma: Cristo.

“Ao nos voltarmos para esses Evangelhos individualmente, observamos que é provável que o Evangelho de Mateus tenha sido escrito por uma comunidade judaica. 
Ele enfatiza o cumprimento das profecias do Antigo Testamento em Jesus, bem como as muitas profecias a respeito do seu nascimento. Mateus inclui cinco seções principais de ensinamento, cada uma delas mostra que Jesus é o grande profeta prometido por Moisés.

Talvez Marcos registre as lembranças de Pedro. 
O livro não diz isso, mas várias coisas nele nos fazem pensar que Marcos compilou as lembranças de Pedro a respeito de Jesus para os cristãos romanos, talvez por volta da época em que Pedro foi morto por ser cristão. Talvez a igreja, ao ver os primeiros apóstolos mortos, tenha desejado registrar fatos por escrito. O relato de Marcos é o mais curto de todos os Evangelhos e talvez o mais antigo.

Lucas, o terceiro Evangelho, às vezes é chamado de Evangelho para os gentios. 
Lucas enfatiza que o Messias não veio apenas para o povo judeu, mas para todas as nações do mundo, e ele faz bom uso das profecias do Antigo Testamento que envolvem essa promessa. Lucas também escreveu um segundo volume, o livro de Atos dos Apóstolos. Esse livro é a ‘parte dois’ da obra de Lucas. Atos dos Apóstolos mostra como Jesus expandiu ativamente sua igreja por intermédio do seu Espírito. Por isso, a obra de Jesus — mesmo após sua crucificação, ressurreição e ascensão — continua à medida que a igreja cresce e à medida que Deus estabelece essa nova sociedade. Lucas conclui sua narrativa com a prisão de Paulo — embora este continue a ministrar — em Roma.

O quarto livro é o Evangelho de João, talvez o mais amado dos Evangelhos. 
De alguma forma, ele é diferente dos outros evangelhos. Ele não ensina uma teologia diferente, mas enfatiza de forma especialmente evidente, a identidade de Jesus como Messias e o fato de que o Messias é Deus. 
No capítulo 20 João afirma de forma explícita esse propósito para seu Evangelho: ‘Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em meu nome’ (20.31).”
(DEVER, Mark. A Mensagem do Novo Testamento: Uma exposição Teológica e Homilética. Rio de Janeiro: CPAD, 2009, pp. 20, 21).
~
 Cante: 
 
Créditos na descrições dos vídeos abaixo:
Diante do Trono Os 66 Livros da Bíblia 0001


Nosso Deus é Soberano - Comunidade da Vila da Penha


LOUVOR:

ATIVIDADE INTERATIVA
- Peça a três alunos que leiam uma situação presente nos Evangelhos sinóticos. 
- Uma passagem sugerida é a que trata sobre o jejum: Mateus 9.14-17: Marcos 2.18-22: e Lucas 5:33-39. 
- Peça aos demais que observem atentamente as similaridades e diferenças em cada relato e anotem qual preferiram e por quê.
- Ao final, conversem sobre as impressões e escolhas de cada um. - valorizando todas as participações. 
- Lembre-se: uma boa interação pode cativar a atenção dos alunos para todo o conteúdo da aula.
OU INICIE ASSIM!
Dinâmica: Os Evangelhos
Objetivo:
Introduzir o estudo sobre os 04 evangelhos: Mateus, Marcos, Lucas e João.

Material:
04 cartolinas

06 pincéis atômicos: 04 pretos, 01 verde e 01 vermelho.
Procedimento:
Dias antes da aula:

Escolha um acontecimento que tenha ocorrido na igreja ou na sua cidade.

No dia da aula:

- Organizem os alunos em 04 grupos.

- Falem:

Recentemente aconteceu um fato “X” que foi de conhecimento de vocês.

Gostaria que vocês relatassem este acontecimento de forma objetiva, na cartolina.

- Entreguem para cada grupo 01 cartolina e 01 pincel atômico.

- Estipulem o tempo de 10 minutos para a atividade.

- Depois, 01 representante de cada grupo deve se posicionar diante da turma segurando a cartolina.

Os 04 alunos devem ficar a frente da classe ao mesmo tempo.

- Agora, vocês(professores) e os demais alunos precisam procurar nas 04 cartolinas:

Informações iguais: assinalar com um “X” usando pincel atômico de cor verde.

Informações diferentes: assinalar com um “X” usando pincel atômico de cor vermelha.

- Depois, falem: Vocês relataram de forma concisa o acontecimento “X” que era de conhecimento de todos.

Observamos que os 04 grupos tiveram pontos em comum e outros diferentes. Uns foram mais detalhistas, outros escolheram um determinado ponto de vista etc.

Isto também ocorreu com os 04 escritores dos evangelhos.
- Vamos entender melhor sobre isto?
- Então, comecem o estudo da lição.
Fonte da dinâmica por Sulamita Macedo//atitudedeaprendiz.blogspot.com
•Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.
· Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
· Ore com sua turma por sua aula. Se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.
Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
👇
Tenham uma excelente aula!
Entendendo os evangelhos
   Romanos 1:16
Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego.


DEVOCIONAL
Segunda Mc 1:1-11
O profeta predito por Isaías

Terça Lc 4:43
O anúncio do Evangelho do Reino

Quarta At 8:25
Pedro e João evangelizam

Quinta 1 Co 9:16
A missão de Paulo de anunciar o Evangelho

Sexta Hb 4:2
Quando a mensagem é recebida sem fé

Sábado Ap 14:6,7
O anjo com o Evangelho eterno


LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
   Lucas 1:1-4
1 Visto que muitos já empreenderam uma narração coordenada dos fatos que entre nós se realizaram,
2 conforme nos transmitiram os que desde 0 princípio foram deles testemunhas oculares e ministros da palavra,
3 igualmente a mim pareceu bem, depois de cuidadosa investigação de tudo desde a sua origem, dar-lhe por escrito, excelentíssimo Teófilo, uma exposição em ordem,
4 para que você tenha plena certeza das verdades em que foi instruído.

   João 20:26-31
26 E, oito dias depois, estavam outra vez os seus discípulos dentro, e, com eles, Tomé. Chegou Jesus, estando as portas fechadas, e apresentou-se no meio, e disse: Paz seja convosco!
27 Depois, disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo e vê as minhas mãos; chega a tua mão e põe-na no meu lado; não sejas incrédulo, mas crente.
28 Tomé respondeu e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu!
29 Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram!
30 Jesus, pois, operou também, em presença de seus discípulos, muitos outros sinais, que não estão escritos neste livro.
31 Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome”.

  Romanos 15:4-6
4 Porque tudo que dantes foi escrito para nosso ensino foi escrito, para que, pela paciência e consolação das Escrituras, tenhamos esperança.
5 Ora, o Deus de paciência e consolação vos conceda 0 mesmo sentimento uns para com os outros, segundo Cristo Jesus,
6 para que concordes, a uma boca, glorifiqueis ao Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo.


CONECTADO COM DEUS
Escrevendo aos irmãos de Filipos, o apóstolo Paulo disse que pedia a Deus para que o amor deles aumentasse, a fim de que tivessem uma sabedoria completa, isto é, que possuíssem tanto a fé, quanto as obras; tanto o conhecimento, quanto a prática. Assim, no dia da vinda de Cristo, eles estariam livres de toda impureza e de qualquer culpa. E suas vidas seriam cheias de boas qualidades que só Jesus pode produzir, para o louvor de Deus (Cf. Fp 1:9-11). Reflitamos como o amor é de fato a base de todas as coisas. Oremos, vigiemos e ajamos sempre, a fim de que o amor de todos nós também aumente, de forma que o nome do Senhor seja assim em nós glorificado.


OBJETIVOS
- CONHECER a relação entre os três primeiros Evangelhos,
- SABER em que João se distingue dos demais Evangelhos;
- OBTER uma visão panorâmica de cada Evangelho,


1. OS EVANGELHOS SINÓTICOS
Você já viu o quanto cada um de nós narra o mesmo fato que aconteceu de forma diferente? Consegue perceber as similaridades e diferenças quando pessoas distintas narram o mesmo ocorrido? Isto acontece devido à cosmovisão única que cada um de nós possui. Hipoteticamente, se um médico legista, um agente de seguros e uma assistente social testemunhassem o mesmo acidente de carro, cada um narraria o ocorrido a sua maneira, dando maior destaque àquilo que lhe é peculiar. E dependendo do público a que se dirigiriam, dariam mais ou menos ênfase a uma informação especifica.

Provavelmente, o médico legista escreveria mais sobre os detalhes que indicariam as causas do acidente, da morte, em caso de óbito; o agente de seguros evidenciaria informações a respeito das perdas, dos danos, especialmente materiais; já a assistente social, provavelmente focaria mais nos processos referentes aos cuidados aos afetados pelo acidente. Juntando os três relatos teríamos uma amostra panorâmica do caso. E se uma quarta pessoa, que nem mesmo presenciou o ocorrido, Lesse e entrevistasse outras testemunhas, esta ainda escreveria um novo texto, com mais uma diferente perspectiva – ainda que muito da narrativa se assemelhasse, já que o ocorrido em si teria sido mesmo. Assim, podemos compreender as similaridades e distinções entre os quatro Evangelhos. Por causa das muitas histórias em comum, os Evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas são chamados de sinóticos; vocábulo derivado das palavras gregas syn = com, e opsis = ótica, vista. O sentido é, portanto: “visão conjunta”,
“visão idêntica”. Os três Evangelhos nos apresentam uma síntese panorâmica sobre a vida do nosso Senhor. Embora esses três Evangelhos tenham grandes similaridades, eles também possuem distinções. Tais peculiaridades nos saltam mais aos olhos quando nos inteiramos de que foram escritos para povos de culturas diferentes; Mateus escreveu para os judeus; Marcos para os romanos; e Lucas para os gregos.


2. A RELAÇÃO ENTRE OS EVANGELHOS
Sobre os registros feitos pelos escritores nos quatro Evangelhos, vemos que a relação entre eles é de diálogo. Mesmo com a perspectiva diferente dos autores em cada texto, eles se completam, não no sentido da narrativa cronológica dos fatos, mas na mensagem. Dois exemplos simples são os relatos da tentação de Jesus e a cura da mulher que tinha um fluxo de sangue.

No primeiro caso, o evangelista Marcos escreveu: “E logo o Espírito o impeliu para 0 deserto. E ali esteve no deserto quarenta dias, tentado por Satanás. E vivia entre as feras, e os anjos o serviam” (Mc 1:12,13). Bem resumido, não acha? Apenas por este trecho não temos a informação de que Jesus esteve em jejum no deserto, não sabemos o tipo de tentação que Ele sofreu e nem vemos a forma como Ele resistiu.

Já em Mateus e Lucas, temos todas estas informações não contidas em Marcos. Quanto ao serviço dos anjos, Lucas não menciona; já Mateus e Marcos sim. E é exclusivo o registro de Lucas de que, ao final da tentação, o Diabo “ausentou-se dele por algum tempo” (Mt 4:13), sugerindo assim ter havido algum outro momento de retorno do Tentador.

No segundo caso, o da mulher curada do fluxo de sangue, é o evangelista Mateus que traz a forma resumida do relato (Mt 9:20-22). Ele não diz que ela havia gastado tudo o que tinha com os médicos na tentativa de ficar curada, ou que Jesus sentiu sair virtude dEle quando por ela foi tocado e nem sobre o diálogo que houve entre Jesus e a mulher; Marcos e Lucas, por suas vezes, detalham.


OS QUATRO EVANGELHOS NOS APROXIMAM MAIS DO NOSSO SALVADOR

3. ASPECTOS DOS EVANGELHOS SINÓTICOS
Em linhas gerais, os Evangelhos Sinóticos apresentam as seguintes características:
1. Mateus
Com seus 28 capítulos, Mateus inicia o Evangelho apresentando a genealogia de Jesus, no intuito de frisar que Ele era descendente de Davi. Uma forte característica do livro é a presença de sermões proferidos pelo Senhor Jesus Cristo. Nos capítulos 5 a 7, há ensinos de vários temas, incluindo as bem-aventuranças, bem como nos capítulos 13,18, 22 a 25, incluindo o sermão profético, entre outros.

2. Marcos

O menor dos Evangelhos, Marcos possui 16 capítulos. Ele se detém mais a contar os feitos de Jesus, .os milagres, maravilhas e prodígios realizados pelo Senhor. Os ensinos de Jesus também se fazem presentes no Evangelho de Marcos, mas muitos deles ocorreram durante alguns dos milagres realizados, principalmente quando alguém questionava ou murmurava do ocorrido.

3. Lucas
O Evangelho de Lucas possui 24 capítulos e é o que mais se aplica a trazer informações sobre 0 nascimento e a infância de Jesus. Embora Mateus e Marcos tenham também muitas parábolas, Lucas tem forte presença de ensinos de Jesus usando esse tipo de figura de linguagem. As mais célebres são as parábolas da dracma e da ovelha perdidas e do Filho Pródigo (Lc 15), exclusivas dos escritos de Lucas.


FICA A DICA
A dica literária desta semana é a obra “Questões cruciais do Novo Testamento” de Craig L. Blumberg


4. O QUARTO EVANGELHO
O Evangelho de João não está listado entre os sinóticos pelo fato de haver nele relatos diferentes, em relação aos outros três, isto é, possui poucas situações contidas também nos outros. 
Por exemplo, nenhuma parábola é encontrada no Evangelho de João, embora outras figuras de linguagem estejam presentes. Apenas ele, já na introdução, apresenta Jesus como o Deus encarnado: “O Verbo se fez carne e habitou entre nós” (Jo 1.14), Apenas em João também encontramos
as últimas instruções dadas pelo Senhor e a oração feita em favor dos seus discípulos antes da sua morte, ressurreição e ascensão ao Pai (13.31-38; 14-17).

Destaca-se também neste quarto Evangelho, o encontro de Jesus com inúmeras pessoas desejosas de respostas sobre a salvação eterna e não apenas em busca de cura para enfermidades ou de saciar a sede e a fome. Entre eles: Nicodemos (cap.3), a mulher samaritana (cap.4) e a mulher adúltera (cap.8).


SUBSÍDIO
“Uma das declarações mais importantes do cristianismo bíblico e histórico é a afirmação de que Jesus Cristo é verdadeiro homem e verdadeiro Deus. 
O evangelista Mateus, narrando o anúncio do nascimento de Jesus, revela-nos que Ele seria chamado de Emanuel (Deus Conosco), ou seja, Deus está como homem e entre os homens (Mt 1.23). João declara que o “verbo se fez carne e habitou entre nós” (Jo 1.14). […] O Jesus revelado na Bíblia é tanto homem quanto Deus. Sendo homem teve limitações relacionadas ao tempo e espaço, bem como sentiu fome, sede, sono, cansaço, dor, tristeza, indignação, teve mãe e irmãos, experimentou a morte. Ele viveu intensamente as emoções humanas (Mt 8.24; 26.37). No entanto, como Deus afirmou ser igual ao Pai, perdoou pecados, foi o cumprimento das Escrituras, Eterno, Onisciente, Criador, Senhor e Salvador I…1 (Cl 2.9; Ap 1,7,8).’ (LUZ, Rafael. Quem é Jesus? Lições Bíblicas Juvenis, RJ: CPAD, p.36, 2018).


PARA CONCLUIR
Toda a Escritura Sagrada é um presente do Senhor à humanidade. Por meio desta, o Criador demonstra o seu profundo desejo de se revelar e se relacionar com a criatura feita à sua imagem e semelhança. Tamanho é o zelo do Senhor para conosco que, cada mandamento, orientação, conselho e histórias contidas na Bíblia, visam, antes de tudo, nos abençoar, evitando a nossa própria ruína e destruição: individual e coletiva. E no caso dos Evangelhos não é diferente. É tão importante para o Senhor que entendamos os seus preceitos, que Ele os dá, através de pessoas falhas, como nós, que compreendem as nossas limitações. Da mesma forma, cada evangelista escreveu com um foco diferente, para públicos distintos, mas todos nos enriquecem hoje de inúmeras maneiras, sobretudo, por demonstrarem o caráter do Deus encarnado, que se fez homem e habitou entre nós, levando sobre si cada uma de nossas mazelas e pecados. 
Por isso, mergulhe no estudo dos Evangelhos e fique íntimo desse Salvador maravilhoso, que nos oferece uma vida abundante aqui e na Eternidade.


HORA DA REVISÃO
1. Quais são os Evangelhos sinóticos?
R. Mateus, Marcos e Lucas.



2. Por que são chamados assim?
R. Por causa das muitas histórias em comum.



3. Qual a relação entre os quatro Evangelhos?
R. A relação entre eles é de diálogo. Mesmo com a perspectiva diferente dos autores em cada texto, eles se completam.



4. Por que o Evangelho de João não é considerado sinótico?
R. Pelo fato de haver nele relatos diferentes, em relação aos outros três.



5. Qual é o seu Evangelho favorito e por quê?
R. Resposta pessoal.


Vídeos aulas:
Endereço e crédito na descrição dos vídeos:


👇
CONHEÇA SEUS ALUNOS
Devido a Pandemia Mundial e as mudanças sociais impostas por ela. o ensino remoto e híbrido se tornou ainda mais comum Portanto, esteja aberto a interagir com os seus alunos também desta maneira – esclarecendo dúvidas, trocando dicas de leitura, curiosidades etc. No entanto, frise sempre que este é um complemento, mas as atividades no templo, com os irmãos reunidos, são imprescindíveis para a comunhão (At 2.42-47). Esses momentos de interação virtual com a sua classe também são ricos e os ensinam de forma prática a utilizar as tecnologias em prol do Reino de Deus Tal como muitas outras ferramentas, o que se faz necessário é o equilíbrio e sabedoria no uso.

O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula.
Juvenis 15 a 17 anos: Lições Bíblicas, dinâmicas, subsídios, pré - aulas: Arquivos

DE TODO O MEU CORAÇÃO!!!
Se é ensinar, haja dedicação ao ensino. Romanos 12 : 7b.
Seja imitador de Deus
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

Um comentário: