14 de abril de 2022

Plano de Aula Bíblica Juvenis /Cpad – Lição 03: Entendendo o Novo Testamento

✋ A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.
O amor é maior motivação de nosso compromisso com Deus.
👉 Vejam estas sugestões abaixo:
👉 Apresentem o título da lição:Entendendo o Novo Testamento
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Esses materiais vão te auxiliar.
Pesquise.
O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação da vida de seus alunos e isso é importante. procure ser criativo na exposição da aula.
A AULA VAI COMEÇAR
ANTES DA AULA
Com o propósito de aquecer os corações e ir trabalhando o assunto para a aula de domingo, nossa revista oferece uma passagem bíblia para cada dia da semana; todas ligadas ao tema a ser estudado. Este importante recurso também é disponibilizado na revista dos alunos. 
Incentive-os a darem o devido valor a esta ferramenta, fazendo de fato a leitura indicada diariamente. Como incentivo e também uma forma de você se fazer mais presente para os seus juvenis, além da sala de aula, sugerimos criar um grupo (seja de WhatsApp ou nas Redes Sociais), a fim de enviar a passagem bíblica destacada, dia a dia, promovendo uma conversa sobre ela. Procure também escrever frases que os motive a estarem presentes na próxima aula. Inclusive os alunos podem auxiliar nessas postagens. A dica para envolver a todos é fazer uma escala, na qual cada um fique responsável por uma publicação diária.

Inspirado por Deus e escrito por mãos humanas, o Novo Testamento é composto por 27 livros, organizados didaticamente em quatro categorias: Evangelhos, Livro Histórico, Epístolas e Livro Profético. É admirável 0 fato de "Deus escolher como seu método de comunicação preferido falar com os seres humanos por intermédio de outros seres humanos", como bem salienta a obra Panorama da Bíblia (CPAD). Assim, podemos dizer que o Senhor é o autor do NT, bem como de toda a Bíblia, tendo inspirado os seus servos a escrevê-la, a fim de revelar a sua vontade de maneira compreensível a todos.

INTERAÇÃO
Imprima duas cópias e recorte os nomes dos 27 livros do Novo Testamento. 
Também escreva em duas cartolinas as quatro categorias: Evangelhos, Livro Histórico, Epístolas e Livro Profético. 
No início da aula, divida a classe em dois grupos e peça-os que colem os nomes dos livros na respectiva categoria, e na ordem em que estão na Biblia. 
Estipule um tempo para tal tarefa e ao final revisem juntos ambos os cartazes; vence o grupo que mais acertar. 
A ideia é checar o conhecimento prévio da classe sobre o conteúdo da lição, e, sobretudo, despertar o interesse deles em se aprofundarem no mesmo.
~
 Cante: 
 
Créditos na descrições dos vídeos abaixo:
Diante do Trono Os 66 Livros da Bíblia 0001


Nosso Deus é Soberano - Comunidade da Vila da Penha


LOUVOR:

Para iniciar a:
Dinâmica: Novo Testamento
Objetivo: 
Estudar a classificação dos 27 livros do Novo Testamento

Material:
Bíblias dos alunos

04 caixas

Nomes para digitar:

Evangelhos, Histórico, Epístolas, Profético, Mateus a João, Atos, Romanos a Judas e Apocalipse
Procedimento:

Dias antes da aula:

Identificar as 04 caixas com os nomes: Evangelhos, Histórico, Epístolas e Profético.

Colocar os nomes dos livros dentro da caixa referente a Evangelhos(Mateus a João) Histórico(Atos), Epístolas(Romanos a Judas) e Profético(Apocalipse).

No momento da aula:

- Apresentem para os alunos as 04 caixas identificadas com os seguintes nomes:

Evangelhos

Histórico

Epístolas

Profético

- Falem: Vamos estudar hoje sobre a classificação dos 27 livros que compõem o Novo Testamento. Estes livros estão divididos em 04 blocos com estes nomes(apontem as caixas e leiam cada nome).

- Que tal agora, conhecer cada livro destes 04 blocos?

- Entreguem para 04 alunos, as 04 caixas.

Peçam para que eles abram e leiam o intervalo de início e fim dos nomes dos livros.

Os demais alunos devem acompanhar a leitura dos nomes dos livros que compreendem o intervalo, observando o índice da Bíblia para poder identificá-los por completo.

Aguardem que os alunos realizem esta atividade.

- Para concluir, perguntem:

Alguém lembra de algum fato ou versículo destes livros?
Aguardem as respostas.
- Em seguida, comecem o estudo da temática.
Fonte da dinâmica por Sulamita Macedo//atitudedeaprendiz.blogspot.com
Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
👇
Tenham uma excelente aula!
Entendendo o Novo Testamento
"Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo" (2 Pe 1.21)
Segunda Rm 15.4-6
A consolação das Escrituras

Terça At 1.1-3
O ensino de Jesus

Quarta 2 Pe 3.14-16
Distorcer as Escrituras gera destruição

Quinta 1 Pe 1,1,2
Escolhidos para a obediência a Jesus Cristo

Sexta Ap 1.1,2,10,11
Felizes os que ouvem esta profecia

Sábado Ap 21.5-7
O Senhor faz novas todas as coisas


LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
  2 Pedro 1.16-21
16 Porque não vos fizemos saber a virtude e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, seguindo fábulas artificialmente compostas, mas nós mesmos vimos a sua majestade,
17 porquanto ele recebeu de Deus Pai honra e glória, quando da magnífica glória lhe foi dirigida a seguinte voz: Este é o meu Filho amado, em quem me tenho comprazido.
18 E ouvimos esta voz dirigida do céu, estando nós com ele no monte santo.
19 E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia esclareça, e a estrela da alva apareça em vosso coração,
20 sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação;
21 porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espirito Santo.

  Romanos 15.4-6
4 Porque tudo que dantes foi escrito para nosso ensino foi escrito, para que, pela paciência e consolação das Escrituras, tenhamos esperança.
5 Ora. o Deus de paciência e consolação vos conceda o mesmo sentimento uns para com os outros, segundo Cristo Jesus,
6 para que concordes, a uma boca, glorifiqueis ao Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo.

  Apocalipse 21.5-7
5 E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve, porque estas palavras são verdadeiras e fiéis.
6 E disse-me mais: Está cumprido; Eu sou o Alfa e o Õmega, o Principio e o Fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida.
7 Quem vencer herdará todas as coisas, e eu serei seu Deus, e ele será meu filho.


CONECTADO CO DEUS
Qual importância você tem dado à sabedoria, à inteligência e ao conhecimento? São conceitos diferentes e 0 sábio Salomão, em Provérbios 24:3,4, explica os seus fins. Se quisermos edificar a nossa casa é com sabedoria que conseguimos; para a mantermos firmada, independente das circunstâncias. é necessário inteligência; e para termos os seus cômodos cheios “de todas as substâncias preciosas e deleitáveis", carecemos de conhecimento. Valorize cada oportunidade que o Senhor O concede para obter e desenvolver estas três dádivas.


OBJETIVOS
CONHECER as características do Novo Testamento;
SABER que o Novo Testamento possui 27 livros;
COMPREENDER a organização do Novo Testamento.


1. OS EVANGELHOS
A palavra "evangelho" origina-se do grego euaggélion, que significa "boa notícia" ou "boas-novas", como consta na tradução de vários versículos, especialmente do Novo Testamento (Mc 1.14,15; Lc 2.10,11; At 8.12,35; Rm 10.15), Os primeiros quatro livros do Novo Testamento - Mateus, Marcos, Lucas e João - são, portanto, chamados de Evangelhos pelo fato de conter a "boa nova" de Deus para a humanidade, através dos registros do nascimento de Jesus, da sua vida, ensinamentos, morte, ressurreição e promessa de retomo para buscar a sua Igreja. Portanto, apesar de existirem quatro livros com nomes e autores diferentes, o Evangelho é um só, pois a mensagem central, isto é, a "boa notícia" anunciada em todos eles é a mesma: a salvação em Jesus Cristo. Por isso, é comum referir-se à palavra Evangelho no singular, como o apóstolo Paulo o fez, por exemplo, na carta aos Romanos (Rm 1.16). Há quem prefira dizer “0 Evangelho de Jesus Cristo segundo escreveu Mateus" no lugar de apenas “o Evangelho de Mateus”. A mesma colocação é feita para os Livros de Marcos, Lucas e João. De fato cada qual apresenta suas especificidades e pontos de vistas diferentes sobre situações da vida e feitos de Jesus. Contudo, não são versões contraditórias, mas sim convergentes e complementares. As diferenças estão na forma como as informações foram coletadas e os textos produzidos. Enquanto Mateus e João testemunharam os acontecimentos que registraram, por exemplo, Marcos e Lucas escreveram a partir de pesquisas e testemunhos de outros discípulos do Mestre.


2. LIVRO HISTÓRICO
Embora os Evangelhos estejam repletos de relatos de história, apenas Atos dos Apóstolos é categorizado como "livro histórico". O seu nome remete às ações dos apóstolos do Senhor e dos primeiros cristãos convertidos, bem como ao avanço e propagação do Evangelho de Jesus entre judeus e, principalmente, gentios. Os relatos iniciaram-se Logo após a ascensão do Senhor aos céus, seguidos a sua ressurreição (Lc 24.50-53: At 1.6-14). O contexto é de intensa perseguição aos cristãos (At 1 4.1-31), mas de grande comunhão entre os crentes e mover de Deus por meio do derramamento do seu Espirito Santo no dia de Pentecostes (At 2.1-13; 42-47). É em Atos que temos o registro da escolha dos primeiros diáconos (At 6,1-7); das mortes de Ananias e Safira por terem mentido ao Espirito Santo (At 5.1-11); do apedrejamento até a morte de Estêvão, o primeiro mártir cristão (At 6.8-15; 754-60); a ousada mensagem pregada pelo apóstolo Pedro, que agregou cerca de três mil vidas ao Senhor (At 2.14-41); a conversão de Saulo de Tarso (At 9.1-18), que passou a se chamar Paulo, o apóstolo dos gentios, e as suas viagens missionárias (At 13-20).


3. EPÍSTOLAS
Epístolas, cartas ou missivas, assim são chamados 21 dos 27 Livros do Novo Testamento. Tratam-se de textos escritos e enviados a pessoas individualmente e também a grupos (igrejas) com o intuito de instruir, consolar, animar e exortar os destinatários a uma vida de santidade e serviço ao Senhor. Enquanto os Evangelhos apresentam as Boas-Novas de Jesus — a sua vida e ministério — as epístolas explicam os efeitos do ministério de Jesus, a vinda do Espírito Santo e a propagação do Evangelho em Jerusalém, na Judeia, Samaria e no mundo gentio. Convertido a Cristo e transformado pelo seu poder, o apóstolo Paulo é um dos autores com maior número de cartas escritas — no total foram 13. As demais cartas estão divididas entre as autorias dos apóstolos Tiago (uma), Pedro (duas) e João (três), um autor desconhecido (uma: Hebreus) e Judas, irmão de Tiago, (uma). Em Linhas gerais, as epístolas abordam assuntos como justificação pela fé em Jesus; salvação pela graça; dons espirituais e ministeriais; unidade e diversidade; ressurreição e esperança da Vida Eterna; amor a Deus e ao próximo; as obras da carne e o fruto do Espírito; as falsas doutrinas; deveres familiares; o espírito do anticristo; a corrupção dos últimos tempos, dentre outros temas válidos e enriquecedores para a Igreja em todas as épocas e locais. Contudo, por serem documentos oficiais endereçados às igrejas em situações específicas, também há questões particulares, culturais e regionais que precisam ser compreendidas e, adequadamente contextualizadas, conforme o alerta do livro Panorama da Bíblia (CPAD).


FICA A DICA
Com excelente conteúdo didático, a dica desta semana é a obra: "Panorama da Bíblia".


4. LIVRO PROFÉTICO
O livro de Apocalipse está para o Novo Testamento assim como Daniel e Ezequiel estão para o Antigo Testamento, pois também traz revelações sobrenaturais da parte de Deus para o seu povo. Nele, também constam cartas destinadas às igrejas, com exortações ditadas pelo próprio Senhor ao apóstolo João, em visão, quando este estava preso na ilha de Patmos (Ap 1.9-20; 2-4). Tido como um livro de difícil interpretação por ser repleto de simbologias, Apocalipse tende a causar medo em muitos por conter revelações a respeito de terríveis seres do mal que subjugam o mundo (Ap 13) e da ira de Deus derramada sobre os que rejeitaram o sacrifício de Jesus (Ap 6; 8; 9; 11.15-19; 15; 16). Contudo, não são apenas mensagens de juízo divino que encontramos no livro; ele também fala de esperança; do Cordeiro de Deus com os remidos (Ap 14.1-5); sobre as vitórias de Cristo contra a Besta e o Falso Profeta (Ap 19.11-21); a prisão de Satanás; o Reino Milenial de Cristo (Ap 20.1-6); o Novo Céu e a Nova Terra (Ap 21.1-8); as Bodas do Cordeiro; a Nova Jerusalém; e o estado eterno de felicidade e paz dos remidos do Senhor que perseveraram até o fim (Ap 21.9-27; 22.1-5). 


CONHEÇA SEUS ALUNOS
Cada vez mais conectados à internet e novas tecnologias, os juvenis de nossos dias tendem a isolar-se no mundo virtual, ao ponto até mesmo de preterirem os encontros e relacionamentos interpessoais presenciais - tão importantes para o seu desenvolvimento psicossocial Portanto, promova esse debate em classe, propondo uma autoanalise a respeito do tempo que gastamos online e desafie-os a um "jejum' de alguma rede social, por exemplo. Deixe que eles mesmos proponham os termos, quanto ao tempo, qual aplicativo irão se abster etc. Na aula seguinte, conversem sobre como foi a experiência. Este tipo de atividade auxilia bastante no autoconhecimento bem como favorece a compreensão do professor sobre os hábitos e necessidades de seus alunos.


PARA CONCLUIR
Como Paulo recomendou ao seu discípulo Timóteo, hoje o Senhor também nos conclama a permanecer fiel às sagradas letras que tem aprendido e que podem torná-lo sábio para a salvação. Não apenas a sua, como também a de muitos para os quais você a anunciará, e não apenas com palavras, mas com a sua maneira de viver, sendo um legítimo discípulo, isto é, imitador de Cristo.


SUBSÍDIO
"Alguns Fatos e Particularidades da Bíblia
Antes, a Bíblia não era dividida em capítulos e versículos. A divisão em capítulos foi feita no ano de 1250, pelo cardeal Hugo de Saint Cher, abade dominicano e estudioso das Escrituras. A divisão em versículos foi feita duas vezes. O AT em 1445. pelo Rabi Nathan; o NT em 1551. por Robert Stevens, um impressor em Paris. Stevens publicou a primeira Bíblia (Vulgata Latina) dividida em capítulos e versículos em 1555 - O AT tem 929 capítulos e 23.214 versículos. O NT tem 260 capítulos e 7959 versículos. A Bíblia toda tem 1189 capítulos e 31.173 versículos. [...] Há na Bíblia 8,000 menções de Deus sob vários nomes divinos, e 177 menções do Diabo, sob seus vários nomes" (GILBERTO, Antônio A Bíblia através dos Séculos: A história e a formação do Livro dos livros. Rio de Janeiro: CPAD, 2019, pp.28-29).


HORA DA REVISÃO
1. De quem partiu a inspiração para os autores escreverem os livros do NT?
R: De Deus



2. Cite os nomes dos quatro Evangelhos.
R: Mateus, Marcos. Lucas e João.



3. Dos 27 livros do NT, quantos são da categoria Epístolas?
R: Vinte e um.



4. Como se chama o livro histórico do "NT?
R: Atos dos Apóstolos.



5. O livro de Apocalipse faz parte de qual categoria do NT?
R: Livro Profético.



Vídeos aulas:
Endereço e crédito na descrição dos vídeos:

O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula.
DE TODO O MEU CORAÇÃO!!! 
     
Se é ensinar, haja dedicação ao ensino. Romanos 12 : 7b.

Seja imitador de Deus 
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

4 comentários: