
Deus sempre em Primeiro Lugar.
A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.

Professor(a). Planejar antecipadamente sua aula é algo indispensável para alcançar os resultados esperados em classe.
Por essa razão é importante que você estabeleça metas a serem alcançadas. Prepare o esboço da lição e se esforce para estudá-lo durante a semana, selecione os recursos didáticos que utilizará na aplicação da aula; pense nas ilustrações ou exemplos que serão melhores assimilados pelos alunos, elabore algumas perguntas que estimularão seus alunos a pensarem no tema; e é claro, ore pedindo a capacitação do Espírito Santo. Saiba que Ele é o seu Auxiliador nesse ministério do Ensino. Ao longo da semana interceda também por cada aluno e suas respectivas famílias.

__ Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.
__ Perguntem como passaram a semana.
__ Escutem atentamente o que eles falam.
__ Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
__ Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

Ore com sua turma
Observe se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus. Vejam estas sugestões abaixo:
Apresentem o título da lição:
Conhecendo a Bíblia
Momento do louvor
Movimente-se cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Crédito endereço na descrição dos vídeos:
Luiz de Carvalho - Biblia Sagrada (Compacto Bíblia Sagrada)
Harpa de Ouro - A Palavra de Deus É um Tesouro (Com Letra)
Harpa Cristã: 505
B-I-B-L-I-A É O LIVRO DO MEU DEUS | Canção para o Dia da Bíblia
SUGESTÃO
Para iniciar utilizem a:
Dinâmica: Conhecendo a Bíblia
Objetivo:Conhecer a organização da Bíblia: Antigo e Novo Testamento.

Material:
01 Bíblia para cada aluno
Nomes digitados:
. Antigo Testamento, Pentateuco, Históricos, Poéticos e Proféticos.
. Novo Testamento, Evangelhos, Histórico, Cartas e Profético.
. Nomes dos livros da Bíblia digitados e cortados separadamente
01 rolo de fita adesiva
Procedimento:
- Depois que vocês falarem que a Bíblia Sagrada é a Palavra de Deus e que nEla encontramos alimento para a vida espiritual, digam que para termos conhecimento dos ensinamentos divinos, precisamos ler e estudar a Bíblia. Para isto, precisamos saber como manuseá-la.
- Solicitem aos alunos para que abram a Bíblia no índice e falem: esta é a relação nominal dos livros que compõem a Bíblia. O vocábulo “Bíblia” significa: conjunto de livros.
- Falem ainda: Aqui nós encontramos o nome do livro, abreviação desse nome, o número de capítulos e o número da página. Observem também que a Bíblia está dividida em duas partes: Antigo Testamento com 39 livros, Novo Testamento com 27. Portanto a Bíblia é composta por 66 livros.
- Agora, distribuam os nomes dos 39 livros do Antigo Testamento para os alunos. Certamente, um aluno receberá mais de um nome.
- Coloquem no quadro os seguintes nomes: Pentateuco, Históricos, Poéticos e Proféticos.
- Falem: Estes nomes referem-se a divisão dos livros do Antigo Testamento.
- Peçam para que cada aluno leia um nome do livro, por exemplo: Salmos.
- Falem: Agora, você vai fixar este nome ao lado da palavra “Poéticos”.
Este procedimento deve acontecer até que todos os 39 livros sejam mencionados.
- Depois, vocês fazem a mesma coisa com relação aos livros do Novo Testamento, usando as palavras Evangelhos, Histórico, Cartas e Profético.
- Para concluir, falem da importância da leitura bíblica e da obediência a Palavra de Deus.
Fonte: Da dinâmica///por Sulamita Macedo///atitudedeaprendiz.blogspot.com.
01 Bíblia para cada aluno
Nomes digitados:
. Antigo Testamento, Pentateuco, Históricos, Poéticos e Proféticos.
. Novo Testamento, Evangelhos, Histórico, Cartas e Profético.
. Nomes dos livros da Bíblia digitados e cortados separadamente
01 rolo de fita adesiva
Procedimento:
- Depois que vocês falarem que a Bíblia Sagrada é a Palavra de Deus e que nEla encontramos alimento para a vida espiritual, digam que para termos conhecimento dos ensinamentos divinos, precisamos ler e estudar a Bíblia. Para isto, precisamos saber como manuseá-la.
- Solicitem aos alunos para que abram a Bíblia no índice e falem: esta é a relação nominal dos livros que compõem a Bíblia. O vocábulo “Bíblia” significa: conjunto de livros.
- Falem ainda: Aqui nós encontramos o nome do livro, abreviação desse nome, o número de capítulos e o número da página. Observem também que a Bíblia está dividida em duas partes: Antigo Testamento com 39 livros, Novo Testamento com 27. Portanto a Bíblia é composta por 66 livros.
- Agora, distribuam os nomes dos 39 livros do Antigo Testamento para os alunos. Certamente, um aluno receberá mais de um nome.
- Coloquem no quadro os seguintes nomes: Pentateuco, Históricos, Poéticos e Proféticos.
- Falem: Estes nomes referem-se a divisão dos livros do Antigo Testamento.
- Peçam para que cada aluno leia um nome do livro, por exemplo: Salmos.
- Falem: Agora, você vai fixar este nome ao lado da palavra “Poéticos”.
Este procedimento deve acontecer até que todos os 39 livros sejam mencionados.
- Depois, vocês fazem a mesma coisa com relação aos livros do Novo Testamento, usando as palavras Evangelhos, Histórico, Cartas e Profético.
- Para concluir, falem da importância da leitura bíblica e da obediência a Palavra de Deus.
Fonte: Da dinâmica///por Sulamita Macedo///atitudedeaprendiz.blogspot.com.
RODA DE CONVERSA
SUGESTÃO DE MÉTODO
A aprendizagem acontece de diferentes maneiras e quanto mais possibilidades são exploradas, melhor. Para envolver todos os alunos e desenvolver mais autonomia e coletividade, a roda de conversa é uma ótima metodologia que pode ser aplicada em todas as aulas.
Ao invés de somente escutar o que os professores estão ensinando, os estudantes têm a oportunidade de dar a sua opinião, ouvir e aprender.
CONVERSE COM SEUS ALUNOS:
PROPOSTA PEDAGÓGICA
Para introduzir a lição desta semana, você pode apresentar um quadro esquemático, logo abaixo, que resume a organização de todos os livros contidos na Bíblia dos evangélicos-protestantes. Após ministrar a lição, revise-a usando o esquema sugerido por nós, a fim de que os alunos reconheçam os livros do Antigo e do Novo Testamentos. Parece que não, mas achar um livro da Bíblia é uma das maiores dificuldades dos novos convertidos. Por isso, seja paciente, explique-os amorosamente e tire todas as dúvidas possíveis. Boa aula!Antes da aula:
Digite em folhas de papeis as divisões dos livros da Bíblia, seguindo o esquema logo abaixo. Em seguida recorte cada divisão dos livros contendo seus livros específicos. Por exemplo: A Lei ou Pentateuco: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. Faça isso com todas as divisões tanto do Antigo como do Novo Testamento. As 5 divisões do Antigo Testamento coloque dobrado dentro de uma pequena caixa, coloque também as 5 divisões do Novo Testamento dobrado dentro de outra pequena caixa. Escreva em cima da caixa o nome Antigo Testamento e na outra: Novo Testamento.
Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio.
Históricos
Josué, Juízes, Rute, I Samuel, II Samuel, I Reis, II Reis, I Crônicas, II Crônicas, Esdras, Neemias e Ester
Poéticos
Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cânticos dos Cânticos.
Proféticos
DIVISÕES DA BÍBLIA
Velho Testamento
A Lei ou PentateucoGênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio.
Históricos
Josué, Juízes, Rute, I Samuel, II Samuel, I Reis, II Reis, I Crônicas, II Crônicas, Esdras, Neemias e Ester
Poéticos
Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cânticos dos Cânticos.
Proféticos
Profetas Maiores
Isaías, Jeremias, Lamentações de Jeremias, Ezequiel e Daniel.
Profetas Menores
Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias
Mateus, Marcos, Lucas e João.
Epistolas Paulinas
Romanos, I Corintios, II Corintios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, I Tessalonicenses, II Tessalonicenses, I Timóteo, II Timóteo, Tito, Filemom.
Epistolas Gerais
Hebreus, Tiago, I Pedro, II Pedro, I João, II João, III João, Judas.
Histórico
- Atos dos Apóstolos
Profético
- Apocalipse
Inicie dizendo que a Bíblia contém 66 livros: 39 no Antigo Testamento e 27 no Novo. Ele não foi organizada em ordem cronológica, ou seja, pelas datas dos acontecimentos dos fatos, mas por assuntos.
Isaías, Jeremias, Lamentações de Jeremias, Ezequiel e Daniel.
Profetas Menores
Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias
Novo Testamento
EvangelhosMateus, Marcos, Lucas e João.
Epistolas Paulinas
Romanos, I Corintios, II Corintios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, I Tessalonicenses, II Tessalonicenses, I Timóteo, II Timóteo, Tito, Filemom.
Epistolas Gerais
Hebreus, Tiago, I Pedro, II Pedro, I João, II João, III João, Judas.
Histórico
- Atos dos Apóstolos
Profético
- Apocalipse
Inicie dizendo que a Bíblia contém 66 livros: 39 no Antigo Testamento e 27 no Novo. Ele não foi organizada em ordem cronológica, ou seja, pelas datas dos acontecimentos dos fatos, mas por assuntos.
Divida o quadro em duas partes.
Em seguida escreva em cada parte do quadro as divisões dos livros da Bíblia conforme o modelo logo acima. Não coloque o nome dos livros, mas apenas as partes em que eles estão divididos. Fale que tanto o Antigo como o Novo Testamento estão repartidos em 5 divisões. Leia com eles cada divisão. Informe que eles irão aprender quais os livros que fazem parte de cada divisão. Faça a seguinte pergunta: Porque devemos acreditar que a Bíblia é a inerrante Palavra de Deus? Ouça os alunos atentamente.
Em seguida divida a turma em 5 grupos, para isso você precisa ter em sala pelo menos 5 alunos, para que cada um represente o seu grupo.
Solicite que cada grupo retire da caixa do Antigo testamento um papel. Após todos pegarem, peça que todos abram.
Diga que cada grupo terá cinco minutos para memorizar os nomes dos livros da Bíblia de seu grupo.
Após os cinco minutos cada grupo irá apresentar-se.
A apresentação deve ser feita seguindo a ordem das divisões dos livros sagrados. Após a apresentação, repita o procedimento com os livros do Novo Testamento.
Não deixe de ajudar os alunos em caso de dificuldades, pois o objetivo não é a disputa, mas, sim, o aprendizado.
Os 39 livros do V.T. - anunciam que Jesus Cristo virá
___Aproveite esta aula para estimular os discipulandos a desenvolverem uma relação de carinho e seriedade com a Bíblia. Pesquise, indique textos, passe filmes, conte histórias em que a Bíblia influenciou definitivamente a vida de uma pessoa e até mesmo uma nação.
Os 39 livros do V.T. - anunciam que Jesus Cristo virá
Os 27 livros do N.T. - anunciam que Jesus Cristo já veio e voltará
___Aproveite esta aula para estimular os discipulandos a desenvolverem uma relação de carinho e seriedade com a Bíblia. Pesquise, indique textos, passe filmes, conte histórias em que a Bíblia influenciou definitivamente a vida de uma pessoa e até mesmo uma nação.
Faça tudo que estiver no seu alcance para esclarecer sobre a Bíblia.
Deus o abençoe!
Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.

MEDITAÇÃO
Conheçamos e prossigamos em conhecer o SENHOR: Como a alva, será a sua saída; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra.Oseias 6.3.
REFLEXÃO BÍBLICA DIÁRIA
Bíblia cronológica
SEGUNDA
Salmos 33.4,6
TERÇA
Mateus 4.4
QUARTA
João 5.24
QUINTA
João 12.47
SEXTA
Efésios 6.17
SÁBADO
2 Timóteo 4.1,2
TEXTO BÍBLICO BASE
Salmos 119.33-40
33 – Ensina-me, ó SENHOR, o caminho dos teus estatutos, e guardá-lo-ei até o fim.34 – Dá-me entendimento, e guardarei a tua lei e observá-la-ei de todo o coração.
35 – Faze-me andar na verdade dos teus mandamentos, porque nela tenho prazer.
36 – Inclina o meu coração a teus testemunhos e não à cobiça.
37 – Desvia os meus olhos de contemplarem a vaidade e vivifica-me no teu caminho.
38 – Confirma a tua promessa ao teu servo, que se inclina ao teu temor.
39 – Desvia de mim o opróbrio que temo, pois os teus juízos são bons.
40 – Eis que tenho desejado os teus preceitos; vivifica-me por tua justiça.
OBJETIVOS
Sua aula deverá alcançar os seguintes objetivos:
1 Explicar o desenvolvimento da Bíblia 2 Dissertar sobre o Antigo Testamento e sua organização.
3 Apresentar o Novo Testamento e sua organização.
INTRODUÇÃO
Não há um livro igual à Bíblia.
Esta tem formado a cultura ocidental e a identidade de muitos povos ao longo dos séculos. A Bíblia é o livro que integram o conteúdo da fé cristã. Nossas crenças acham-se fundamentadas no texto da Bíblia. Por isso é importante que você conheça como essa obra surgiu, quais livros a integram e como eles estão organizados. Nesta lição, veremos que a Bíblia Sagrada é a Palavra de Deus que, concomitantemente, desenvolveu-se em meio à cultura humana e que está organizada em dois principais documentos: o Antigo e o Novo Testamentos. Esses são os assuntos da presente lição.
Qual o significado do termo Bíblia? A palavra deriva do latim e provém do grego bíblia. Outros dois vocábulos gregos (biblion – plural e diminutivo de livro / biblos – livro ou documento escrito em papiro) denotam a ideia que queremos dar ao termo Bíblia: Escritos ou Escrituras. Ou seja, vários livros dentro de um só livro. Uma biblioteca em um único lugar.
Ao longo da história da revelação divina ao ser humano, pessoas registraram suas experiências com Deus, desde a mais remota antiguidade ao tempo mais próximo da era presente. Assim, por intermédio de um período de aproximadamente 1600 anos, formou-se um conjunto de Escritos de 66 livros, Antigo Testamento e Novo Testamento que, por mais de 20 séculos, vem formando os membros da Igreja de Cristo no mundo.
1.2. Palavra de Deus.
Desde o mais remoto tempo da história cristã, os cristãos creem que a Bíblia é a Palavra de Deus. Os evangelistas afirmavam isso: “Nunca lestes nas Escrituras?” (Mt 21.42). Naturalmente, Mateus se refere às Escrituras do Antigo Testamento. O apóstolo Paulo confirmou para o jovem Timóteo: “desde a tua meninice, sabe as sagradas letras” (2 Tm 3.15). E as suas epístolas foram consideradas Escrituras Sagradas pelo apóstolo Pedro: “falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição” (2 Pe 3.16). Portanto, os escritos do Antigo Testamento e, posteriormente, os do Novo Testamento, são a Palavra de Deus para a Igreja de Cristo no mundo.
1.3. Cultura do Homem.
1. A ORIGEM DA BÍBLIA
1.1. Como se deu. Qual o significado do termo Bíblia? A palavra deriva do latim e provém do grego bíblia. Outros dois vocábulos gregos (biblion – plural e diminutivo de livro / biblos – livro ou documento escrito em papiro) denotam a ideia que queremos dar ao termo Bíblia: Escritos ou Escrituras. Ou seja, vários livros dentro de um só livro. Uma biblioteca em um único lugar.
Ao longo da história da revelação divina ao ser humano, pessoas registraram suas experiências com Deus, desde a mais remota antiguidade ao tempo mais próximo da era presente. Assim, por intermédio de um período de aproximadamente 1600 anos, formou-se um conjunto de Escritos de 66 livros, Antigo Testamento e Novo Testamento que, por mais de 20 séculos, vem formando os membros da Igreja de Cristo no mundo.
1.2. Palavra de Deus.
Desde o mais remoto tempo da história cristã, os cristãos creem que a Bíblia é a Palavra de Deus. Os evangelistas afirmavam isso: “Nunca lestes nas Escrituras?” (Mt 21.42). Naturalmente, Mateus se refere às Escrituras do Antigo Testamento. O apóstolo Paulo confirmou para o jovem Timóteo: “desde a tua meninice, sabe as sagradas letras” (2 Tm 3.15). E as suas epístolas foram consideradas Escrituras Sagradas pelo apóstolo Pedro: “falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição” (2 Pe 3.16). Portanto, os escritos do Antigo Testamento e, posteriormente, os do Novo Testamento, são a Palavra de Deus para a Igreja de Cristo no mundo.
1.3. Cultura do Homem.
A Bíblia foi escrita num tempo, espaço geográfico e em meio a diversas culturas. No Antigo Testamento, vemos o povo de Israel imergir de dentro de uma cultura politeísta (adoração a vários deuses) a partir de nações reconhecidas pela História Moderna, tais como: Egito, Império Babilônio, Império Medo-Persa e Império Grego. Em o Novo Testamento, a cultura greco-romana (união das culturas do Império Grego com as do novo Império Romano) está presente na formação da Bíblia. Por exemplo, em Atos 17, Paulo pregou entre os filósofos gregos; a família de Jesus voltou para a Judeia a partir de um edito de um imperador romano (Lc 2.1-7). Ou seja, os escritos bíblicos foram forjados dentro das culturas dos povos do mundo e num período aproximado de 16 séculos.
Por volta da Idade Média, a Bíblia foi dividida em capítulos e versículos (antes não havia essa divisão) para facilitar a nossa leitura. Por exemplo, quando mencionamos João 3.16, queremos dizer o livro do Evangelho de João, capítulo 3 e versículo 16. A cultura humana facilitou a leitura da Bíblia.
Professor, é importante que você saiba que há especialistas bíblicos que adotam a expressão Primeiro Testamento ao invés de Antigo Testamento e Segundo Testamento ao invés de Novo Testamento, pois a palavra “antigo” pode sugerir a ideia de algo obsoleto e de menor consequência. Entretanto, quem escolheu os termos “Antigo e Novo” não tinha uma intenção depreciativa para com a Bíblia. Todavia, hoje, há quem considere falta de respeito usar esse termo referente ao texto bíblico. Entretanto, quando usamos “Antigo” e “Novo” queremos apenas denominar a principal divisões da Bíblia.
Um conjunto de escritos inspirados que norteiam a história de um povo escolhido por Deus, a nação de Israel, para revelar o reino divino ao mundo. Entretanto, esse povo falhou em sua missão. O Antigo Testamento foi transmitido por meio de “palavras proféticas”, de toda história e das obras poderosas de Deus para com o seu povo. A narrativa dessas obras e das palavras proféticas faz com que não duvidemos do interesse de Deus em se relacionar com os seres humanos. A iniciativa de relacionar-se conosco foi sempre d Ele (cf. Êx 3.1-12).
2.2. Qual o assunto?
O Antigo Testamento conta a história da origem, da ascensão, do desenvolvimento e da queda da nação de Israel. É uma espécie de introdução do que Deus falou antigamente aos nossos pais da fé pelos santos profetas e ao cumprimento do que foi falado pelo seu Filho Jesus Cristo (Hb 1.1,2). Por isso, o Antigo Testamento era a Bíblia dos primeiros crentes e do próprio Senhor Jesus (Lc 4.14-17). Foi nos escritos antigos que a Igreja encontrou o testemunho claro sobre a pessoa de Jesus de Nazaré: “ Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam” (Jo 5.39). Por isso, o Antigo Testamento precisa ser lido, estudado e interpretado à luz do que Jesus nos ensinou nos Evangelhos e os seus apóstolos em todo o Novo Testamento.
2.3. Como está organizado?
O Antigo Testamento que as igrejas evangélicas usam atualmente está basicamente dividido em quatro partes, compostas por 39 livros. Vamos conhecê-los?
a) O Pentateuco. Cinco livros de Moisés, 0 legislador de Israel. Tais livros falam da formação do mundo, do ser humano, das nações, do povo de Israel e da Lei de Deus: Gênesis (Gn), Êxodo (Êx), Levítico (Lv), Números (Nm) e Deuteronômio (Dt).
b) Livros Históricos. De diversas autorias, os livros narram o desenvolvimento político, econômico e de nação na história de Israel, bem como a sua ruína imediata: Josué (Js), Juizes (Jz), Rute (Rt), 1 Samuel (1 Sm), 2 Samuel (2 Sm), 1 Reis (1 Rs), 2 Reis (2 Rs), 1 Crônicas (1 Cr), 2 Crônicas (2 Cr), Esdras (Ed), Neemias (Ne) e Ester (Et).
c) Livros Poéticos. De diversas autorias, são cânticos e poesias hebraicas que retratam o sentimento humano no relacionamento com Deus: Jó (Jó), Salmos (SI), Provérbios (Pv), Eclesiastes (Ec), Cantares de Salomão (Ct).
d) Livros Proféticos. São livros onde constam as mensagens dos grandes profetas de Israel. Eles são classificados em Profetas Maiores e Profetas Menores. Tai classificação nada tem com a importância do livro em si, mas com a quantidade de textos.
Profetas Maiores: Isaías (Is), Jerem ia s (Jr), L a m e n ta ç õ e s (Lm ), Ezequiel (Ez) e Daniel (Dn).
Profetas Menores: Oseias (Os), Joel (Jl), Amós (Am), Obadias (Ob), Miqueias (Mq), Naum (Na), Habacuque (Hc), Sofonias (S f), Ageu (Ag), Zacarias (Zc) e Malaquias (Ml).
3.2. Qual o assunto?
3.3. Como está organizado?
b) Livro Histórico.
c) 21 Cartas escritas pelos apóstolos.
R. Quantos livros a Bíblia tem ao todo?
Por volta da Idade Média, a Bíblia foi dividida em capítulos e versículos (antes não havia essa divisão) para facilitar a nossa leitura. Por exemplo, quando mencionamos João 3.16, queremos dizer o livro do Evangelho de João, capítulo 3 e versículo 16. A cultura humana facilitou a leitura da Bíblia.
AUXÍLIO DIDÁTICO 1
“A palavra ‘testamento’, nas designações ‘Antigo Testamento’ e ‘Novo Testamento’, para as duas divisões da Bíblia remonta através do latim testamentum ao termo grego diathéke, o qual na maioria de suas ocorrências na Bíblia grega significa ‘concerto’ em vez de ‘testamento’. Em Jeremias 31.31, foi profetizado um novo concerto que iria substituir aquele que Deus fez com Israel no deserto (Êx 24.7,8). ‘Dizendo novo concerto, envelheceu o primeiro’ (Hb 8.13). Os escritores do Novo Testamento veem o cumprimento da profecia do novo concerto na nova ordem inaugurada pela obra de Cristo. Suas próprias palavras ao instituir esse concerto (1 Co 11.25) dão autoridade a esta interpretação. Portanto, os livros do Antigo Testamento são assim chamados por causa de sua estreita associação com a história do ‘antigo concerto’. E os livros do Novo Testamento são desse modo designados porque se tratam dos documentos do estabelecimento do ‘novo concerto’” (COMFORT, Philip Wesley. A Origem da Bíblia. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1998, pp.15-16). Professor, é importante que você saiba que há especialistas bíblicos que adotam a expressão Primeiro Testamento ao invés de Antigo Testamento e Segundo Testamento ao invés de Novo Testamento, pois a palavra “antigo” pode sugerir a ideia de algo obsoleto e de menor consequência. Entretanto, quem escolheu os termos “Antigo e Novo” não tinha uma intenção depreciativa para com a Bíblia. Todavia, hoje, há quem considere falta de respeito usar esse termo referente ao texto bíblico. Entretanto, quando usamos “Antigo” e “Novo” queremos apenas denominar a principal divisões da Bíblia.
2. O ANTIGO TESTAMENTO
2.1. O que é? Um conjunto de escritos inspirados que norteiam a história de um povo escolhido por Deus, a nação de Israel, para revelar o reino divino ao mundo. Entretanto, esse povo falhou em sua missão. O Antigo Testamento foi transmitido por meio de “palavras proféticas”, de toda história e das obras poderosas de Deus para com o seu povo. A narrativa dessas obras e das palavras proféticas faz com que não duvidemos do interesse de Deus em se relacionar com os seres humanos. A iniciativa de relacionar-se conosco foi sempre d Ele (cf. Êx 3.1-12).
2.2. Qual o assunto?
O Antigo Testamento conta a história da origem, da ascensão, do desenvolvimento e da queda da nação de Israel. É uma espécie de introdução do que Deus falou antigamente aos nossos pais da fé pelos santos profetas e ao cumprimento do que foi falado pelo seu Filho Jesus Cristo (Hb 1.1,2). Por isso, o Antigo Testamento era a Bíblia dos primeiros crentes e do próprio Senhor Jesus (Lc 4.14-17). Foi nos escritos antigos que a Igreja encontrou o testemunho claro sobre a pessoa de Jesus de Nazaré: “ Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam” (Jo 5.39). Por isso, o Antigo Testamento precisa ser lido, estudado e interpretado à luz do que Jesus nos ensinou nos Evangelhos e os seus apóstolos em todo o Novo Testamento.
2.3. Como está organizado?
O Antigo Testamento que as igrejas evangélicas usam atualmente está basicamente dividido em quatro partes, compostas por 39 livros. Vamos conhecê-los?
a) O Pentateuco. Cinco livros de Moisés, 0 legislador de Israel. Tais livros falam da formação do mundo, do ser humano, das nações, do povo de Israel e da Lei de Deus: Gênesis (Gn), Êxodo (Êx), Levítico (Lv), Números (Nm) e Deuteronômio (Dt).
b) Livros Históricos. De diversas autorias, os livros narram o desenvolvimento político, econômico e de nação na história de Israel, bem como a sua ruína imediata: Josué (Js), Juizes (Jz), Rute (Rt), 1 Samuel (1 Sm), 2 Samuel (2 Sm), 1 Reis (1 Rs), 2 Reis (2 Rs), 1 Crônicas (1 Cr), 2 Crônicas (2 Cr), Esdras (Ed), Neemias (Ne) e Ester (Et).
c) Livros Poéticos. De diversas autorias, são cânticos e poesias hebraicas que retratam o sentimento humano no relacionamento com Deus: Jó (Jó), Salmos (SI), Provérbios (Pv), Eclesiastes (Ec), Cantares de Salomão (Ct).
d) Livros Proféticos. São livros onde constam as mensagens dos grandes profetas de Israel. Eles são classificados em Profetas Maiores e Profetas Menores. Tai classificação nada tem com a importância do livro em si, mas com a quantidade de textos.
Profetas Maiores: Isaías (Is), Jerem ia s (Jr), L a m e n ta ç õ e s (Lm ), Ezequiel (Ez) e Daniel (Dn).
Profetas Menores: Oseias (Os), Joel (Jl), Amós (Am), Obadias (Ob), Miqueias (Mq), Naum (Na), Habacuque (Hc), Sofonias (S f), Ageu (Ag), Zacarias (Zc) e Malaquias (Ml).
AUXÍLIO DIDÁTICO 2
Neste tópico, você pode mencionar para seu aluno a diferença entre a Bíblia Hebraica, que os judeus usam na sinagoga, a Bíblia Católica e a Bíblia que nós, os evangélico-protestantes, usamos. Com o auxilio do esquema reproduzido na seção Proposta Pedagógica, sugerimos que mostre esse esquema aos alunos:3. O NOVO TESTAMENTO
3.1. O que é? Se o cumprimento é a consequência da promessa, poderíamos dizer que o Novo Testamento é a consequência do Antigo. Este registra o que Deus disse aos antepassados, o cumprimento, a confirmação e a consumação da promessa, os sacrifícios, os rituais de culto, as palavras proféticas, a unção de reis, a vocação de pessoas para falar ao povo: tudo culminaria na obra redentora de Jesus (Hb 9.11,12). O Novo Testamento registra a história, a experiência e os testemunhos de cristãos que viram, ouviram e aprenderam de Jesus naqueles dias. Pelo poder e inspiração do Espírito Santo, essas pessoas proclamaram ousadamente o Reino de Deus ao mundo.
3.2. Qual o assunto?
Jesus Cristo! A pessoa de Jesus Cristo é a razão da existência do Novo Testamento. Também está presente nesse documento o advento da Igreja e o seu projeto de evangelização local e universal. Narram nos os escritos neotestamentários a ação do Espírito Santo sobre um grupo de pessoas que revolucionaram o mundo, os conselhos para vida, a instituição de uma liderança cristã, palavras para vocacionados e tantos outros assuntos do interesse do Corpo de Cristo.
3.3. Como está organizado?
Os 27 livros do Novo Testamento têm sido aceitos pela Igreja há mais de 20 séculos de história. O documento está organizado em pelo menos quatro divisões.
Vamos conhecê-los:
a) Os Quatro Evangelhos. Os livros levam os nomes dos respectivos autores e buscam narrar a obra de Jesus de Nazaré como o Filho de Deus: Mateus (Mt), Marcos (Mc), Lucas (Lc) e João (Jo).
b) Livro Histórico.
De autoria do evangelista Lucas, uma continuação do seu Evangelho, o livro narra a origem histórica da Igreja em Jerusalém quando do dia de Pentecoste, sua trajetória local e mundial: Atos dos Apóstolos (At).
c) 21 Cartas escritas pelos apóstolos.
Conselhos práticos e doutrinários para a Igreja de todos os tem pos.
Epístolas Paulinas. De autoria do apóstolo Paulo: Romanos (Rm), 1 Coríntios (1 Co), 2 Coríntios (2 Co), Gálatas (Gl), Efésios (Ef), Filipenses (Fp), Colossenses (Cl), 1 Tessalonicenses (1 Ts), 2 Tessalonicenses (2 Ts), 1 Timóteo (1 Tm), 2 Timóteo (2 Tm), Tito (Tt) e Filemon (Fm).
Epístolas Gerais. De diversas autorias: Hebreus (autor desconhecido) (Hb), Tiago (Tg), 1 Pedro (1 Pe), 2 Pedro (2 Pe), 1 João (1 Jo), 2 João (2 Jo), 3 João (3 Jo) e Judas (Jd). d) Livro profético. De autoria do apóstolo João, é o único livro de profecia do Novo Testamento: Apocalipse (Ap).
R. Escritos ou Escrituras. Vários livros dentro de um só.
2 . Quanto tempo levou para a Bíblia ser formada?
R. Aproximadamente 1600 anos ou 16 séculos.
3 . Quantos livros o Antigo Testamento têm?
R. 39 LIVROS.
4 . Qual o assunto predominante do Novo Testamento e de toda a Bíblia?
Jesus Cristo.
5. Quantos livros o Novo Testamento têm?
Epístolas Paulinas. De autoria do apóstolo Paulo: Romanos (Rm), 1 Coríntios (1 Co), 2 Coríntios (2 Co), Gálatas (Gl), Efésios (Ef), Filipenses (Fp), Colossenses (Cl), 1 Tessalonicenses (1 Ts), 2 Tessalonicenses (2 Ts), 1 Timóteo (1 Tm), 2 Timóteo (2 Tm), Tito (Tt) e Filemon (Fm).
Epístolas Gerais. De diversas autorias: Hebreus (autor desconhecido) (Hb), Tiago (Tg), 1 Pedro (1 Pe), 2 Pedro (2 Pe), 1 João (1 Jo), 2 João (2 Jo), 3 João (3 Jo) e Judas (Jd). d) Livro profético. De autoria do apóstolo João, é o único livro de profecia do Novo Testamento: Apocalipse (Ap).
AUXÍLIO DIDÁTICO 3
“Os escritos neotestamentários não foram reunidos na forma como hoje conhecemos, imediatamente, após terem sido escritos. Em princípio, cada um dos evangelhos teve uma existência local e independente nas respectivas comunidades para as quais originalmente cada um foi composto. Entretanto, pelo início do século II, foram reunidos e começaram a circular como um registro quádruplo. Quando isso aconteceu, Atos foi separado de Lucas, com o qual fazia uma obra em dois volumes, e lançado em uma carreira solo, mas não desprovida de sua própria importância” (COMFORT, Philip Wesley. A Origem da Bíblia. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1998, p.21). CONCLUSÃO
Nesta lição, estudamos a origem da Bíblia, a sua organização e divisões. Vimos que, desde os primeiros séculos da Igreja Cristã, os crentes aceitam o Antigo e o Novo Testamento como a Palavra inspirada de Deus. Aprendemos que o nosso Senhor é o assunto principal de toda a Bíblia e, principalmente, do Novo Testamento. Notamos também que ao todo a Bíblia possui 66 livros, sendo 39 no Antigo Testamento e 27 em o Novo. Portanto, conheça mais a sua Bíblia!VERIFIQUE O SEU A P R E N D IZ A D O
1 . Qual o significado do termo “Bíblia”? R. Escritos ou Escrituras. Vários livros dentro de um só.
2 . Quanto tempo levou para a Bíblia ser formada?
R. Aproximadamente 1600 anos ou 16 séculos.
3 . Quantos livros o Antigo Testamento têm?
R. 39 LIVROS.
4 . Qual o assunto predominante do Novo Testamento e de toda a Bíblia?
Jesus Cristo.
5. Quantos livros o Novo Testamento têm?
R. 27 LIVROS
R. Quantos livros a Bíblia tem ao todo?
R. 66 LIVROS
Cite a ordem dos quatro Evangelhos.
R. Mateus, Marcos, Lucas e João.
Créditos. Discipulando – Novos Convertidos//Cpad


Discipulado Diversos - Com vários temas Bíblicos Arquivo


Considerando o caráter permanente do Discipulado Cristão, à luz do Novo Testamento, o nome do curso de Discipulado mudou para DISCIPULANDO, bem como a sua extensão de 2 para 4 ciclos, conforme demonstrado acima. Com essa estruturação, apresentaremos ao novo convertido, em primeiro lugar, a pessoa sublime de Jesus de Nazaré (“Quem ele foi?”; “O que ensinou?”; “O que ele fez?”). Em seguida, levaremos o novo convertido a conhecer a doutrina bíblica do Reino de Deus, isto é, seu conceito e as implicações para a vida daquele que é vocacionado por Jesus a impactar o mundo.
Em segundo lugar, na revista de número 2 o novo convertido conhecerá a doutrina cristã de caráter pentecostal, tais como: a Bíblia, Deus, o Espírito Santo, o Batismo com o Espírito Santo etc. Assim, ele terá uma visão panorâmica da fé que abraçou.
• Conceituar o Reino de Deus e expressar os seus aspectos e implicações para vida do novo convertido.
• Conhecer as principais doutrinas bíblicas com ênfase na experiência pentecostal clássica.
• Estimular o novo convertido a aplicar os ensinos bíblicos doutrinários à sua vida cotidiana.
• Conscientizar o novo convertido de sua nova identidade, a cristã.



Conhecendo Jesus e o Reino de Deus – Novos Convertidos
Justificativa: A nova Revista Discipulando está estruturado em 4 Ciclos, isto é, são quatro trimestre ao longo de um ano de curso.
Justificativa: A nova Revista Discipulando está estruturado em 4 Ciclos, isto é, são quatro trimestre ao longo de um ano de curso.

1. Revista 1:
Conhecendo Jesus e o Reino de Deus
2. Revista 2:
Conhecendo as Doutrinas Cristãs
3. Revista 3:
Vivendo as Verdades da Fé
4. Revista 4:
Portando uma nova identidade
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Ao final da revista 1, o novo convertido terá conhecido Jesus e o seu ensino inspirador sobre o Reino de Deus, pois conhecer Jesus e a sua mensagem é o fundamento que todo novo convertido de conhecer.
Em segundo lugar, na revista de número 2 o novo convertido conhecerá a doutrina cristã de caráter pentecostal, tais como: a Bíblia, Deus, o Espírito Santo, o Batismo com o Espírito Santo etc. Assim, ele terá uma visão panorâmica da fé que abraçou.
Em terceiro, a revista 3 demonstrará as implicações práticas dos ensinamentos básicos doutrinários estudados na revista anterior para a vida do novo convertido. Por isso o título: “Vivendo as Verdades da Fé”. Por último, afirmamos que o novo convertido tem de ter a consciência da nova identidade que ele passou a portar. É uma vivência totalmente diferente a da sua vida pregressa. Chamo atenção para o título da lição 13 da Revista Discipulando 4: “É hora de Agir”. Aqui, se deseja mostrar que o discipulado não é um trabalho pronto e acabado, muito pelo contrário: ele é contínuo e permanente.
Portanto, poderíamos assim destacar os objetivos do presente currículo de Discipulando:
• Formar o novo convertido como discípulos de Jesus à luz do Evangelho.
Portanto, poderíamos assim destacar os objetivos do presente currículo de Discipulando:
• Formar o novo convertido como discípulos de Jesus à luz do Evangelho.
• Conceituar o Reino de Deus e expressar os seus aspectos e implicações para vida do novo convertido.
• Conhecer as principais doutrinas bíblicas com ênfase na experiência pentecostal clássica.
• Estimular o novo convertido a aplicar os ensinos bíblicos doutrinários à sua vida cotidiana.
• Conscientizar o novo convertido de sua nova identidade, a cristã.

Se é ensinar, haja dedicação ao ensino". Rm12 : 7b.

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