21 de abril de 2022

Plano de Aula Bíblica Juvenis /Cpad – Lição 04: Cronologia do Novo Testamento

✋ A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.
O amor é maior motivação de nosso compromisso com Deus.
👉 Vejam estas sugestões abaixo:
👉 Apresentem o título da lição: Cronologia do Novo Testamento
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Esses materiais vão te auxiliar.
Pesquise.
O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação da vida de seus alunos e isso é importante. procure ser criativo na exposição da aula.
A AULA VAI COMEÇAR
Prof. Ao estudar o Novo Testamento é importante para os seus alunos conhecerem o seu conteúdo e o desenvolvimento do cânon.

“Os livros do NT podem ser divididos em quatro seções gerais: a primeira, contém livros históricos, que incluem os quatro Evangelhos e Atos; a segunda, contém as 13 epístolas de Paulo; e a terceira, refere-se às epístolas em geral, duas de Pedro, uma de Tiago, uma de Judas e quatro que não estão ligadas a nenhum nome específico. Geralmente, três dessas epístolas são atribuídas a João, porque revelam uma significativa semelhança com o quarto evangelho em vocabulário e estilo,
e a autoria do livro dos Hebreus tem sido discutida desde os primeiros séculos. A quarta e última seção refere-se ao livro de Apocalipse, que é profético e apocalíptico e descreve, através de termos simbólicos, a realização do propósito divino no mundo. Todos estes livros podem ser datados dentro do primeiro século da era crista, embora a ordem exata em que foram escritos ainda seja tema de muitos debates.
Os Evangelhos fornecem as principais fontes para o conhecimento da vida de Cristo, embora nenhum deles contenha uma biografia completa. Mateus enfatiza o caráter real e profético da obra de Jesus; Marcos apresenta seus atos de autoridade moral e espiritual; Lucas trata do aspecto humano de seu ministério; João apresenta sua divindade e o significado de crer nEle. O livro de Atos registra o movimento da pregação missionária desde Jerusalém até Roma, em meados do primeiro século, e está centralizado na vida de Paulo. As epístolas são as cartas inspiradas que trazem em si mesmas a autoridade do Senhor. São correspondências de Paulo e de outros autores às igrejas ou a indivíduos que precisavam de ensinos e conselhos. O Apocalipse é uma representação pictórico-dramática do estado das sete igrejas típicas da Asia, e das coisas que em breve deveriam acontecer. Escrita por volta do ano 95 d.C., no reinado de Domiciano, ele reflete o conflito entre a Igreja e o Império Romano, e pressagia a luta final que precederá a volta de Cristo.
Várias epístolas de Paulo, como Gálatas, Tessalonicenses e Coríntios, precedem a elaboração dos Evangelhos, e refletem o conhecimento e a história da Igreja relacionada a Cristo, antes que essas informações fossem registradas de forma permanente. Todo o NT desenvolveu-se por causa da necessidade de instrução.”
(Dicionário Bíblico Wycliffe. Rio de Janeiro: CPAD, 2006, p. 1375)
~
 Cante: 
 
Créditos na descrições dos vídeos abaixo:
Diante do Trono Os 66 Livros da Bíblia 0001


Nosso Deus é Soberano - Comunidade da Vila da Penha


LOUVOR:

Para iniciar utilizem a:
Dinâmica: NT – Apresentação dos livros
Objetivo: 
Expor 02 tipos de apresentação dos livros do Novo Testamento.
Material:
A Bíblia dos alunos

02 cartolinas ou 01 folha de papel madeira

01 rolo de fita adesiva

01 tubo de cola branca

02 quadros brancos

Lista dos nomes dos livros do Novo testamento com a numeração na ordem em que aparecem no índice do Novo Testamento(digitar com tamanho da fonte que todos os alunos possam ver)

Nome dos livros do Novo Testamento digitados com a numeração da ordem cronológica(ver no procedimento)

Procedimento:
Dias antes da aula:

Colem numa cartolina a lista dos nomes dos livros do Novo testamento com a numeração na ordem em que aparecem no índice do Novo Testamento

Recortem cada nome dos livros do Novo Testamento digitados com a numeração da ordem cronológica. 
Vejam abaixo:

01 - Tiago

12 - Atos

02 - Gálatas

13 – I Timóteo

03 – I e II Tessalonicenses

14 – Tito

04 – I e II Coríntios

15 – II Pedro

05 – Marcos

16 – II Timóteo

06 – Romanos

17 - Hebreus

07 – Mateus

18 - Judas

08 - Lucas

19 – João

09 – I Pedro

20 – I, II e III João

10 – Colossenses, Filemon e Efésios

21 - Apocalipse

11 - Filipenses

 


Observação: 
Nesta tabela acima tem a numeração de 01 a 21, mas observem que os 27 livros do NT estão citados. Esta é a ordem cronológica(datas).

Durante a aula:

- Para começar a exposição dos 02 tipos de apresentação dos livros do Novo Testamento, peçam para que os alunos abram a Bíblia no índice do NT.

- Falem: Esta lista dos nomes dos livros do NT já é conhecida por vocês. Os nomes aparecem nesta ordem por uma razão.

Por que são apresentados assim?

Aguardem as respostas. Observem atentamente o que eles falam. Corrijam algo se necessário e enfatizem que esta é a ordem sequencial dos acontecimentos.

- Neste momento, coloquem no quadro a lista dos nomes dos livros do Novo testamento com a numeração na ordem em que aparecem no índice.

Observação: Vejam a importância de apresentar esta lista com ordem numérica, pois na Bíblia não tem a numeração e servirá para comparar com a outra ordem que será exposta posteriormente.

- Façam uma breve apresentação da sequência dos fatos por blocos temáticos dos livros do AT: Evangelhos, Histórico, Epístolas e Profético.

- Em seguida, coloquem uma cartolina no quadro.

- Distribuam entre os alunos os nomes dos livros do Novo Testamento digitados com a numeração da ordem cronológica.

- Falem: Agora vamos conhecer outra ordem dos livros do NT.

- Peçam para que os alunos observem a numeração e fiquem atentos para a chamada de cada número em ordem crescente( 01 a 21).

Começando pelo número 01, o aluno deve ler o nome do livro e colar na cartolina na posição superior esquerda da cartolina.

Quando a coluna da esquerda tiver completa, iniciar a coluna da direita.

Isto deve acontecer até que complete a sequência de 01 a 21.

- Falem: Vamos comparar esta ordem dos livros. Está diferente daquela que conhecemos, pois é a ordem cronológica do AT, isto é, conforme as datas em que foram escritos.

Vocês podem pedir aos alunos para observar as datas mencionadas no item 3 da lição.
- Depois, continuem abordando outras informações sobre os pontos levantados na lição.
Fonte da dinâmica por Sulamita Macedo//atitudedeaprendiz.blogspot.com
Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
👇
Tenham uma excelente aula!









Vídeos aulas:
Endereço e crédito na descrição dos vídeos:

O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula.

Juvenis 15 a 17 anos: Lições Bíblicas, dinâmicas, subsídios, pré - aulas: Arquivos
DE TODO O MEU CORAÇÃO!!! 
     
Se é ensinar, haja dedicação ao ensino. Romanos 12 : 7b.

Seja imitador de Deus 
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário