21 de abril de 2025

Plano de Aula Bíblica Juvenis /Cpad – Lição 04: Cronologia do Novo Testamento

   
Professor(a). Planejar antecipadamente sua aula é algo indispensável para alcançar os resultados esperados em classe.
Por essa razão é importante que você estabeleça metas a serem alcançadas. Prepare o esboço da lição e se esforce para estudá-lo durante a semana, selecione os recursos didáticos que utilizará na aplicação da aula; pense nas ilustrações ou exemplos que serão melhores assimilados pelos alunos, elabore algumas perguntas que estimularão seus alunos a pensarem no tema; e é claro, ore pedindo a capacitação do Espírito Santo. Saiba que Ele é o seu Auxiliador nesse ministério do Ensino. Ao longo da semana interceda também por cada aluno e suas respectivas famílias. 

Deus sempre em Primeiro Lugar.

__ Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.

__ Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.

__ Perguntem como passaram a semana.

__ Escutem atentamente o que eles falam.

__ Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

__ Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.


Ore com seus alunos(a).
Observe se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.


 Apresentem o título da lição:
Cronologia do Novo Testamento
   Professor(a). Ao estudar o Novo Testamento é importante para os seus alunos conhecerem o seu conteúdo e o desenvolvimento do cânon.

   “Os livros do NT podem ser divididos em quatro seções gerais: a primeira, contém livros históricos, que incluem os quatro Evangelhos e Atos; a segunda, contém as 13 epístolas de Paulo; e a terceira, refere-se às epístolas em geral, duas de Pedro, uma de Tiago, uma de Judas e quatro que não estão ligadas a nenhum nome específico. Geralmente, três dessas epístolas são atribuídas a João, porque revelam uma significativa semelhança com o quarto evangelho em vocabulário e estilo,
e a autoria do livro dos Hebreus tem sido discutida desde os primeiros séculos. A quarta e última seção refere-se ao livro de Apocalipse, que é profético e apocalíptico e descreve, através de termos simbólicos, a realização do propósito divino no mundo. Todos estes livros podem ser datados dentro do primeiro século da era crista, embora a ordem exata em que foram escritos ainda seja tema de muitos debates.
Os Evangelhos fornecem as principais fontes para o conhecimento da vida de Cristo, embora nenhum deles contenha uma biografia completa. Mateus enfatiza o caráter real e profético da obra de Jesus; Marcos apresenta seus atos de autoridade moral e espiritual; Lucas trata do aspecto humano de seu ministério; João apresenta sua divindade e o significado de crer nEle. O livro de Atos registra o movimento da pregação missionária desde Jerusalém até Roma, em meados do primeiro século, e está centralizado na vida de Paulo. As epístolas são as cartas inspiradas que trazem em si mesmas a autoridade do Senhor. São correspondências de Paulo e de outros autores às igrejas ou a indivíduos que precisavam de ensinos e conselhos. O Apocalipse é uma representação pictórico-dramática do estado das sete igrejas típicas da Asia, e das coisas que em breve deveriam acontecer. Escrita por volta do ano 95 d.C., no reinado de Domiciano, ele reflete o conflito entre a Igreja e o Império Romano, e pressagia a luta final que precederá a volta de Cristo.
Várias epístolas de Paulo, como Gálatas, Tessalonicenses e Coríntios, precedem a elaboração dos Evangelhos, e refletem o conhecimento e a história da Igreja relacionada a Cristo, antes que essas informações fossem registradas de forma permanente. Todo o NT desenvolveu-se por causa da necessidade de instrução.”
(Dicionário Bíblico Wycliffe. Rio de Janeiro: CPAD, 2006, p. 1375)


Tenham uma excelente e produtiva aula!
O Senhor lhe abençoe e capacite!


Momento do louvor
Cante:
Movimente-se cante com alegria 
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Créditos na descrições dos vídeos abaixo:
Harpa Cristã 559 - Bíblia Sagrada


Diante do Trono Os 66 Livros da Bíblia 0001


Nosso Deus é Soberano Com Letra - Aline Barros



Para iniciar utilizem a:
Dinâmica: NT – Apresentação dos livros
Objetivo: 
Expor 02 tipos de apresentação dos livros do Novo Testamento.


Material:
A Bíblia dos alunos

02 cartolinas ou 01 folha de papel madeira

01 rolo de fita adesiva

01 tubo de cola branca

02 quadros brancos

Lista dos nomes dos livros do Novo testamento com a numeração na ordem em que aparecem no índice do Novo Testamento(digitar com tamanho da fonte que todos os alunos possam ver)

Nome dos livros do Novo Testamento digitados com a numeração da ordem cronológica(ver no procedimento)

Procedimento:
Dias antes da aula:

Colem numa cartolina a lista dos nomes dos livros do Novo testamento com a numeração na ordem em que aparecem no índice do Novo Testamento

Recortem cada nome dos livros do Novo Testamento digitados com a numeração da ordem cronológica. 
Vejam abaixo:

01 - Tiago

12 - Atos

02 - Gálatas

13 – I Timóteo

03 – I e II Tessalonicenses

14 – Tito

04 – I e II Coríntios

15 – II Pedro

05 – Marcos

16 – II Timóteo

06 – Romanos

17 - Hebreus

07 – Mateus

18 - Judas

08 - Lucas

19 – João

09 – I Pedro

20 – I, II e III João

10 – Colossenses, Filemon e Efésios

21 - Apocalipse

11 - Filipenses

 


Observação: 
Nesta tabela acima tem a numeração de 01 a 21, mas observem que os 27 livros do NT estão citados. Esta é a ordem cronológica(datas).

Durante a aula:

- Para começar a exposição dos 02 tipos de apresentação dos livros do Novo Testamento, peçam para que os alunos abram a Bíblia no índice do NT.

- Falem: Esta lista dos nomes dos livros do NT já é conhecida por vocês. Os nomes aparecem nesta ordem por uma razão.

Por que são apresentados assim?

Aguardem as respostas. Observem atentamente o que eles falam. Corrijam algo se necessário e enfatizem que esta é a ordem sequencial dos acontecimentos.

- Neste momento, coloquem no quadro a lista dos nomes dos livros do Novo testamento com a numeração na ordem em que aparecem no índice.

Observação: Vejam a importância de apresentar esta lista com ordem numérica, pois na Bíblia não tem a numeração e servirá para comparar com a outra ordem que será exposta posteriormente.

- Façam uma breve apresentação da sequência dos fatos por blocos temáticos dos livros do AT: Evangelhos, Histórico, Epístolas e Profético.

- Em seguida, coloquem uma cartolina no quadro.

- Distribuam entre os alunos os nomes dos livros do Novo Testamento digitados com a numeração da ordem cronológica.

- Falem: Agora vamos conhecer outra ordem dos livros do NT.

- Peçam para que os alunos observem a numeração e fiquem atentos para a chamada de cada número em ordem crescente( 01 a 21).

Começando pelo número 01, o aluno deve ler o nome do livro e colar na cartolina na posição superior esquerda da cartolina.

Quando a coluna da esquerda tiver completa, iniciar a coluna da direita.

Isto deve acontecer até que complete a sequência de 01 a 21.

- Falem: Vamos comparar esta ordem dos livros. Está diferente daquela que conhecemos, pois é a ordem cronológica do AT, isto é, conforme as datas em que foram escritos.

Vocês podem pedir aos alunos para observar as datas mencionadas no item 3 da lição.
- Depois, continuem abordando outras informações sobre os pontos levantados na lição.
Fonte da dinâmica por Sulamita Macedo//atitudedeaprendiz.blogspot.com


  RODA DE CONVERSA
SUGESTÃO DE MÉTODO
A aprendizagem acontece de diferentes maneiras e quanto mais possibilidades são exploradas, melhor. Para envolver todos os alunos e desenvolver mais autonomia e coletividade, a roda de conversa é uma ótima metodologia que pode ser aplicada em todas as aulas.
Ao invés de somente escutar o que os professores estão ensinando, os estudantes têm a oportunidade de dar a sua opinião, ouvir e aprender.


CONVERSE COM SEUS ALUNOS:
___Por que é importante entender a cronologia dos eventos no Novo Testamento?
___Como a ordem dos eventos impacta nossa compreensão da mensagem de Jesus?
___De que maneira a cronologia dos acontecimentos pode fortalecer nossa fé?









Fonte e crédito, Lições Bíblicas Juvenis-Cpad. 


HORA DA REVISÃO
1. Até 100 d.C„ o que os crentes consideravam como Palavra de Deus?
R. Os livros do Antigo Testamento.



2. Que fatos do AT Jesus menciona em Mateus 23.35?
R. As mortes de Abel e Zacarias (Gn 4:8; 2 Cr 24:20).



3. Quando ocorreu a aprovação definitiva do cânon do Novo Testamento?
R. Em 397 d.C., no III Concilio de Cartago.



4. Por ordem cronológica, qual foi o primeiro livro do Novo Testamento?
R. Tiago.



5. Que anúncio marcou o primeiro evento cronológico do Novo Testamento?
R. O anúncio do nascimento de João Batista feito pelo anjo Gabriel a Zacarias e a gravidez de Isabel (Lc 1:5-25).



PENSE NISSO!
Como temos frisado ao longo de nosso estudo, a sabedoria do alto atrai tesouros aqui e no por vir. Esteja certo de que o conhecimento e a prática da Palavra de Deus o abrirão portas que nenhuma outra ciência ou bem material será capaz de proporcionar. Então, dedique-se a estudar as Sagradas Escrituras. Permita que ela o ensine, oriente, corrija e guie todos os seus passos na justiça divina e, assim, por onde quer que você andar, será bem-sucedido (Cf. 2 Tm 3:16,17).


DE TODO O MEU CORAÇÃO!!! 
     
Se é ensinar, haja dedicação ao ensino. Romanos 12 : 7b.

Seja imitador de Deus 
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

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