Deus sempre em Primeiro Lugar.


Por essa razão é importante que você estabeleça metas a serem alcançadas. Prepare o esboço da lição e se esforce para estudá-lo durante a semana, selecione os recursos didáticos que utilizará na aplicação da aula; pense nas ilustrações ou exemplos que serão melhores assimilados pelos alunos, elabore algumas perguntas que estimularão seus alunos a pensarem no tema; e é claro, ore pedindo a capacitação do Espírito Santo. Saiba que Ele é o seu Auxiliador nesse ministério do Ensino. Ao longo da semana interceda também por cada aluno e suas respectivas famílias.

__ Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.
__ Perguntem como passaram a semana.
__ Escutem atentamente o que eles falam.
__ Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
__ Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

Ore com seus alunos(a).
Observe se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus. Apresentem o título da lição:
Período Intertestamentário:
Professor(a). A lei e os profetas duraram até João; desde então é anunciado o reino de Deus, e todo o homem emprega força para entrar nele” (Lc. 16:16)
Período Intertestamentário:
Alguns chamam esse período de os ‘400 anos de silêncio’. Mas, muita coisa aconteceu aos judeus nesse período para preparar a vinda de Jesus e a divulgação de seu Evangelho. A história, que passou entre os últimos acontecimentos registrados pelo Profeta Malaquias em seu livro, até a vinda de Jesus Cristo, registrada nos evangelhos, ficou conhecida como período intertestamentário, ou seja, o período entre o Antigo Testamento e o Novo Testamento.Foram muitos anos em que Deus não precisou levantar nenhum profeta para anunciar sua vontade, pois já o havia feito. Como vemos no Versículo: “A Lei de Moisés e os ensinamentos dos Profetas duraram até a época de João Batista. Desde esse tempo a boa notícia do Reino de Deus está sendo anunciada, e cada um se esforça para entrar nele.” (Lucas 16:16 –NTLH).
Esse período é muito importante por razões históricas: Explicam o fundo histórico do Novo Testamento; por razões culturais: Explica a origem e desenvolvimento dos costumes, instituições e vida religiosa do povo judeu do período do Novo Testamento; por razões Messiânicas: Demonstra como Deus preparou o mundo para a vinda do Messias.
créditos:
Panorama Bíblico Ilustrado Turma Viva
Bíblia das Descobertas
Tenham uma excelente e produtiva aula!
O Senhor lhe abençoe e capacite!


Momento do louvor
Cante:
Movimente-se cante com alegria
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Créditos na descrições dos vídeos abaixo:
Reconstrução - Eliã Oliveira
Harpa cristã: 36 - O Exilado
Harpa cristã: 187 - Mais perto quero estar
Harpa cristã: 125 - Quem Dera Hoje Vir
BOM ESTARMOS AQUI - COM LETRA
Deus Muda Cativeiro - Amanda Wanessa
Tempo Aurelina Dourado
Quão Grande É o Meu Deus - Soraya Moraes
SUGESTÃO
Para iniciar utilizem a:
Dinâmica: Reconstruindo o muro
Objetivos:Enfatizar sobre a importância de atitudes sábias para a construção de nossa vida espiritual.

Material:
Figuras de pedra, tijolo, cimento, areia, ferro e telhas.
Procedimento:
- Falem: Os muros de Jerusalém foram reconstruídos e colocaram portas para promover segurança para as pessoas daquela cidade.
- Falem: esta obra enfrentou opositores, isto é, ameaças externas, mas Deus deu vitória.
Mas, muitas vezes, nós estamos contribuindo para que o muro e as portas de nossa vida espiritual não estejam com segurança, por utilizarmos material não adequado e pela falta de vigilância, deixando brechas para a atuação do inimigo.
- Perguntem: Como está a construção da sua vida espiritual? Como você tem se defendido das ameaças externas e internas?
- Coloquem no quadro as figuras citadas no item material, uma de cada vez, e perguntem o que representa cada figura na construção da nossa vida espiritual.
Sugiro que as “pedras”, formando o alicerce da casa, representem a Palavra de Deus – a rocha na qual estamos firmados. As outras figuras podem representar: a oração, a fé, a vigilância, obediência, jejum, a leitura bíblica, o fruto do Espírito etc.
- Lembrem-se de refletir sobre “fechar a brecha”. Leiam Ne 6.1 “Eu tinha edificado o muro e nele não havia brecha alguma...”.
Fonte da dinâmica por Sulamita Macedo//atitudedeaprendiz.blogspot.com
Procedimento:
- Falem: Os muros de Jerusalém foram reconstruídos e colocaram portas para promover segurança para as pessoas daquela cidade.
- Falem: esta obra enfrentou opositores, isto é, ameaças externas, mas Deus deu vitória.
Mas, muitas vezes, nós estamos contribuindo para que o muro e as portas de nossa vida espiritual não estejam com segurança, por utilizarmos material não adequado e pela falta de vigilância, deixando brechas para a atuação do inimigo.
- Perguntem: Como está a construção da sua vida espiritual? Como você tem se defendido das ameaças externas e internas?
- Coloquem no quadro as figuras citadas no item material, uma de cada vez, e perguntem o que representa cada figura na construção da nossa vida espiritual.
Sugiro que as “pedras”, formando o alicerce da casa, representem a Palavra de Deus – a rocha na qual estamos firmados. As outras figuras podem representar: a oração, a fé, a vigilância, obediência, jejum, a leitura bíblica, o fruto do Espírito etc.
- Lembrem-se de refletir sobre “fechar a brecha”. Leiam Ne 6.1 “Eu tinha edificado o muro e nele não havia brecha alguma...”.
Fonte da dinâmica por Sulamita Macedo//atitudedeaprendiz.blogspot.com
RODA DE CONVERSA
SUGESTÃO DE MÉTODO
A aprendizagem acontece de diferentes maneiras e quanto mais possibilidades são exploradas, melhor. Para envolver todos os alunos e desenvolver mais autonomia e coletividade, a roda de conversa é uma ótima metodologia que pode ser aplicada em todas as aulas.
Ao invés de somente escutar o que os professores estão ensinando, os estudantes têm a oportunidade de dar a sua opinião, ouvir e aprender.
CONVERSE COM SEUS ALUNOS:









Comentarista: Edilberto Silva
Fonte e crédito, Lições Bíblicas Juvenis-Cpad - Classe: de 15 a 17 anos – Juvenis.

O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula.
Juvenis 15 a 17 anos: Lições Bíblicas, dinâmicas, subsídios, pré - aulas: Arquivos

DE TODO O MEU CORAÇÃO!!!



Se é ensinar, haja dedicação ao ensino. Romanos 12 : 7b.

Seja imitador de Deus

Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

Nenhum comentário:
Postar um comentário