25 de abril de 2025

Aula Bíblica Novos Convertidos, cpad – Lição 04: Crendo no Deus Trino

     A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.

Deus sempre em Primeiro Lugar.

     Professor(a). Planejar antecipadamente sua aula é algo indispensável para alcançar os resultados esperados em classe.
Por essa razão é importante que você estabeleça metas a serem alcançadas. Prepare o esboço da lição e se esforce para estudá-lo durante a semana, selecione os recursos didáticos que utilizará na aplicação da aula; pense nas ilustrações ou exemplos que serão melhores assimilados pelos alunos, elabore algumas perguntas que estimularão seus alunos a pensarem no tema; e é claro, ore pedindo a capacitação do Espírito Santo. Saiba que Ele é o seu Auxiliador nesse ministério do Ensino. Ao longo da semana interceda também por cada aluno e suas respectivas famílias.


__ Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.

__ Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.

__ Perguntem como passaram a semana.

__ Escutem atentamente o que eles falam.

__ Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

__ Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.


Ore com sua turma 
   Observe se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.



 Vejam estas sugestões abaixo:
 Apresentem o título da lição: 
Crendo no Deus Trino
     Professor(a), provavelmente o seu aluno já ouviu falar da expressão Santíssima Trindade? Mais provável ainda que ele seja oriundo de uma tradição católica, e ao menos tenha feito a 1a Comunhão. Essas informações são importantes porque você nem sempre partirá do zero com o seu aluno que é um novo convertido. Se esta é a realidade do seu aluno, valorize a experiência de aprendizado que ele teve, perguntando o que ele aprendeu e entende sobre o tema em questão. A doutrina da Santíssima Trindade é uma doutrina preciosa das Escrituras, pois sabemos que o Deus Trino está conosco consolando-nos o coração e apaziguando os nossos ânimos.
O propósito desta lição é que o novo convertido compreenda a expressão amorosa, comunitária e solidária de Deus manifestada na Santíssima Trindade. Esta traduz a verdade que as Pessoas do Pai, do Filho e do Espírito Santo relacionam-se integralmente. À luz dessa relação verdadeira, como Igreja do Senhor, somos chamados a relacionarmos uns com os outros em amor.



  Momento do louvor
Movimente-se cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Crédito endereço na descrição dos vídeos:

Hino 307 - Harpa Cristã - Louvor ao Deus Trino


Harpa de Ouro - Eu Te Louvo (Com Letra)


DEUS ESTÁ AQUI - CORINHOS #10


Poderoso Deus (com legenda)




SUGESTÃO
Para iniciar apliquem a: 
Dinâmica: 3 em 1
Objetivo: 
Exemplificar de forma simples o conceito de Trindade.
Material:
01 caneta
01 copo grande transparente
01 colher de leite em pó
Café(líquido)
01 colher de açúcar

Procedimento:
- Falem: Para exemplificar e melhorar o entendimento sobre Trindade, vejam este exemplo:
Apresentem a caneta e retirem a tampa, a carga.
Falem: Aqui há 03 componentes que compõem a caneta. Separadamente, eles não formam a caneta.
Agora, coloquem a carga e depois a tampa. Observem que agora a caneta está formada por completo. Assim, também é a Trindade, 03 pessoas, mas um único Deus.
- Para exemplificar a função de cada pessoa da Trindade, vejam este exemplo:
Apresentem um copo grande e transparente com café(líquido), uma colher de leite em pó e de açúcar.
Perguntem: O Sabor destes 03 alimentos são iguais?
Certamente que vão dizer que não são iguais.
Enfatizem que cada um tem um sabor diferente do outro.
Falem, dessa forma é Trindade, cada pessoa tem sua função, mas formam um Deus.
Agora, juntem o leite, o açúcar e o café.
- Falem: A Trindade é assim, desta forma final: São 03 em 01, isto é, 03 pessoas que cumprem funções diferentes, mas que são um.
Ideia original desconhecida.
Fonte: Da dinâmica///por Sulamita Macedo///atitudedeaprendiz.blogspot.com


SUGESTÃO
OU
Dinâmica: Um governo, três poderes
Objetivo:
Esclarecer a realidade bíblica da doutrina da Trindade.

Material didático:
Fotos dos poderes executivo, legislativo e do judiciário.
Quadro
giz

Atividade didática:
Inicie a dinâmica perguntando aos alunos qual o entendimento que eles têm sobre a Trindade, o Pai, o Filho e o Espírito Santo que são um só Deus, deixando que falem livremente. Ouça-os atentamente, logo após pergunte: O governo do Brasil é formado por quantos poderes? Deixe que eles apresentem os poderes legislativo, executivo e judiciário. Caso esqueçam de algum complemente. Apresente as fotos de cada um dos poderes: Presidente, câmera dos deputados e supremo tribunal. Agora pergunte: O que fazem esses poderes? Ouça-os atentamente, em seguida explique que o Poder Executivo administra, presta serviço e executa políticas públicas; o Poder Legislativa elabora as leis. São os porta-vozes dos anseios e interesses da população como um todo; o Poder Judiciário julga, com base nos princípios legais, de que forma uma questão ou problema sejam resolvidos. Cada poder executa uma função diferente, no entanto todos fazem parte de um mesmo governo, ou melhor, forma o governo. O governo é uno, mas os poderes são trinos. Cada um com sua função. Escreva no quadro a palavra trindade e diga que assim também acontece com Deus. Quando a Bíblia fala em Deus, em sua grande parte, não está falando apenas de uma pessoa, mas de um governo composto de três pessoas: O Pai, o Filho e o Espírito Santo. Essas três pessoas formam um governo divino chamado DEUS. Não existem três Deuses (três governos), no entanto três pessoas formando um único governo, que nós chamamos de TRINDADE.
Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.
Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!
Por Roberto José///http://www.ensinadorcristao.com.br
Fonte: http://www.ensinadorcristao.com.br
Fonte Escriba Digitalblogspot.com


 RODA DE CONVERSA
 SUGESTÃO DE MÉTODO
A aprendizagem acontece de diferentes maneiras e quanto mais possibilidades são exploradas, melhor. Para envolver todos os alunos e desenvolver mais autonomia e coletividade, a roda de conversa é uma ótima metodologia que pode ser aplicada em todas as aulas.
   Ao invés de somente escutar o que os professores estão ensinando, os estudantes têm a oportunidade de dar a sua opinião, ouvir e aprender.


CONVERSE COM SEUS ALUNOS:
PROPOSTA PEDAGÓGICA
   Professor(a), tenha em mente que o ensino das Escrituras sobre a Santíssima Trindade mostra-nos que as pessoas trinitárias e divinas trabalham de maneira comunitária em favor da criação e do ser humano.

   Inicie a aula perguntando o que os alunos compreendem sobre a Santíssima Trindade. Ouça as respostas atenciosamente. A partir das respostas dos alunos, comece a expor as evidências bíblicas da doutrina da Santíssima Trindade. Antes de chegar ao conceito final de Trindade, procure demonstrar as evidências bíblicas, com foco principal no Novo Testamento. Você perceberá que, embora na perspectiva lógica pareça difícil entender, as Escrituras dão conta da manifestação da Trindade, e ilógico seria não identificar essa manifestação do Deus Trino na Bíblia.
Não se preocupe em explicar pormenorizadamente a dinâmica da Trindade, pois isso nem as mentes mais brilhantes da Igreja o conseguiram. Seja apenas fiel ao texto bíblico. Não há outra interpretação possível, por exemplo, em Mateus 3.13-17. Aqui, há a pessoa do Pai, a pessoa do Filho e a Pessoa do Espírito Santo interagindo uns com os outros. O Deus Trino agindo!




Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.





MEDITAÇÃO
E aconteceu que, como todo o povo se batizava, sendo batizado também Jesus, orando ele, o céu se abriu, e o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea, como uma pomba; e ouviu-se uma voz do céu, que dizia: Tu és meu Filho amado; em ti me tenho comprazido.
Lucas 3.21,22.


REFLEXÃO BÍBLICA DIÁRIA
SEGUNDA
Gênesis 1.26; João 1.1-3

TERÇA
Lucas 3.21 -22; 4.17-19

QUARTA
João 3.16

QUINTA
Romanos 8.1-11

SEXTA
João 16,7-11

SÁBADO
Gênesis 1.1,2


TEXTO BÍBLICO BASE
João 1.1-14
1 – No princípio, era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.

2 – Ele estava no princípio com Deus.

3 – Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.

4 – Nele, estava a vida e a vida era a luz dos homens;

5 – e a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam.

6 – Houve um homem enviado de Deus, cujo nome era João.

7 – Este veio para testemunho para que testificasse da luz, para que todos cressem por ele.

8 – Não era ele a luz, mas veio para que testificasse da luz.

9 – Ali estava a luz verdadeira, que alumia a todo homem que vem ao mundo,

10 – estava no mundo, e o mundo foi feito por ele e o mundo não o conheceu,

11 – Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.

12 – Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; aos que creem no seu nome,

13 – os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus.

14 – E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do Unigénito do Pai, cheio de graça e de verdade.


OBJETIVOS
Sua aula deverá alcançar os seguintes objetivos:
1 Apresentar as evidências bíblicas da doutrina da Santíssima Trindade.
2 Refutar os equívocos quanto à doutrina da Santíssima Trindade.
3 Conscientizar os alunos sobre a maneira amorosa, servidora e comunitária que o Deus Trino opera em nós.


INTRODUÇÃO
   Nesta lição, estudaremos uma das mais tradicionais e importantes doutrinas da Igreja Cristã: a Santíssima Trindade. O Pai, o Filho e o Espírito Santo; três pessoas, um só Deus. É bem verdade que esta doutrina bíblica é um grande mistério da Fé Cristã. Trata-se, pois, de uma doutrina pela qual as Escrituras dão testemunhos com muita clareza, mas a cognição humana tende a resistí-la. Entretanto, o nosso objetivo não é explicar Deus, pois ser humano algum pode ter tal pretensão. Desejamos apenas mostrar a você que as Sagradas Escrituras dão testemunho do Deus Pai, de Jesus Cristo, o seu Filho, e do Espírito Santo. E mostra também que as três Pessoas da Santíssima Trindade trabalham e agem em eterna e profunda comunhão, denotando assim, o exemplo de como o Corpo de Cristo, a Igreja, deve ser integrado.


1. EVIDÊNCIAS BÍBLICAS DO DEUS TRINO
1.1. No Antigo Testamento.
O Antigo Testamento apresenta um só Deus que se revela aos seres humanos por intermédio dos seus nomes, atributos e modo de agir. As Escrituras do Antigo Testamento lançam algumas luzes sobre o aspecto trino do Deus Único: “ Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança” (Gn 1.26). Atente para os pronomes plurais grifados no versículo. Tais pronomes destacam uma comunicação entre mais de uma pessoa. Essas pessoas envolvidas na comunicação não poderiam ser anjos ou seres não-identificados, pois não há margem para isso no texto. Portanto, Deus Pai estava se comunicando com o Filho e o Espírito Santo quando da Criação do ser humano (cf. Jo 1.1-3,10; Gn 1.2). Outros lugares do Antigo Testamento destacam a comunicação e a distinção entre as pessoas da Santíssima Trindade (Is 48.16; 61.1; 63.9,10; Zc 12.10).


1.2. Em o Novo Testamento. 
Se no Antigo Testamento a revelação sobre a Santíssima Trindade foi por intermédio de algumas luzes não muito claras, em o Novo Testamento essa revelação é muito maior. O apóstolo João inicia o seu Evangelho revelando a parceria do Deus Pai e do seu Filho, Jesus Cristo, no início de todas as coisas: “No princípio, era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus” (Jo 1.1). Apenas o trecho bíblico de João 1.1-14 bastaria para compreendermos a revelação trinitária de Deus. No entanto, o Novo Testamento é abundante nos destaques da revelação trinitária do Deus Uno (Mt 11.27; Fp 2.10; Jo 8.58; 10.30; Cl 1.17; Hb 1.8; Ap 3.14).


1.3. No ministério de Jesus Cristo.
Para além dos textos do Antigo e do Novo Testamento, uma maneira honesta e convincente de atestarmos a revelação trinitária do Deus Único é estudando o ministério terreno de Jesus. Em primeiro lugar, Jesus foi enviado ao mundo pelo Pai (Jo 3.16). Em segundo, quando iniciou o seu ministério, submeteu-se ao batismo no Rio Jordão. Ali aconteceu a manifestação simultânea e incontestável das três Pessoas da Santíssima Trindade (Lc 3.21,22). O Filho foi ungido pelo Espírito Santo para anunciar as boas novas e o ano da graça de Deus (Lc 4.17-19). O ministério terreno de Jesus revelou o Pai incriado, o Filho incriado e o Espírito Santo incriado. O Pai incomensurável, o Filho incomensurável e o Espírito Santo incomensurável. O Pai eterno, o Filho eterno e o Espírito Santo eterno.
Portanto, “nós adoramos um Deus em Trindade, Trindade na Unidade; sem confundir as pessoas, sem dividir a Substância. Porque há uma Pessoa do Pai, outra do Filho, e outra do Espírito Santo. Mas a divindade do Pai, do Filho, e do Espírito Santo é uma só: a glória igual, a majestade, coeterna”. Eis o mistério da fé!


AUXÍLIO HISTÓRICO E TEOLÓGICO 1
“Tertuliano, o ‘bispo pentecostal de Cartago’ (160 – c. de 230), fez contribuições de valor inestimável para o desenvolvimento da ortodoxia trinitária. Adolph von Harnack, por exemplo, insiste que foi Tertuliano que preparou o terreno para o desenvolvimento subsequente da doutrina trinitariana ortodoxa. A tarefa de Tertuliano foi criar um meio por onde fluíssem as implicações inerentes da teologia trinitariana na consciência da Igreja. Embora Tertuliano seja tido como o primeiro erudito a empregar o termo ‘Trindade’, não é correto dizer que ele ‘haja inventado’ a doutrina, mas, que ‘escavou’ na consciência da Igreja e retirou daí os pensamentos trinitarianos inerentes que já estavam presentes. B. B. Warfield comenta: ‘Tertuliano tinha de… estabelecer a divindade verdadeira e completa de Jesus… sem criar dois deuses… E considerando o sucesso que conseguiu nesse aspecto, deve ser reconhecido como o pai da doutrina eclesiástica da Trindade’. Tertuliano torna explícito o conceito de uma ‘Trindade econômica’ (semelhante ao conceito de Irineu, mas com uma definição mais explícita). Enfatiza a unidade de Deus, ou seja: que existe uma só substância divina, um só poder divino – sem separação, divisão, dispersão ou diversidade – há, porém, uma distribuição entre as funções, uma distinção entre as Pessoas” (HORTON, Stanley M. Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1999, pp.167-68).


2. EQUÍVOCOS QUANTO À DOUTRINA DA SANTÍSSIMA TRINDADE

2.1. As Pessoas da Trindade não têm uma relação de subordinação.
Durante a história da Igreja Cristã, alguns crentes cometeram equívocos doutrinários em relação à doutrina da Santíssima Trindade. Um desses equívocos era a crença de que as pessoas da Trindade estão subordinadas uma a outra – o Subordinacionismo. Nessa doutrina, o Pai é maior que o Filho; o Filho não é Deus; o Espírito Santo não é uma Pessoa, nem muito menos Deus, mas uma energia ativa. Então, o Pai é maior que o Filho; o Filho maior que o Espírito; e o Espírito, o último da hierarquia.
A ideia de um Deus isolado não honra as Escrituras. As três Pessoas da Santíssima Trindade trabalham em comunhão. A encarnação do Filho revela que Deus é Pai (Jo 1.1,2,14), e o Filho possui a mesma natureza e essência com o Pai (Mt 11.27). O Espírito Santo, enviado pelo Pai em nome do Filho (Jo 14.26) e pelo Filho da parte do Pai (Jo 15.26), revela que o Espírito é com o Pai e o Filho a mesma divindade.


2.2. As Pessoas da Trindade não são modos diferentes do Deus Altíssimo se revelar.
O Modalismo é a crença na doutrina de que o Pai, o Filho e o Espírito Santo são modos ou modalidades diferentes de o Deus Único se manifestar. Essa doutrina afirma que, no Antigo Testamento, Ele se manifestou como o Pai; em o Novo, como o Filho; nos dias atuais (o tempo da Igreja), como o Espírito Santo.
As Escrituras ensinam que as Pessoas da Santíssima Trindade, da mesma forma que têm a mesma natureza e essência, também operam dentro da divindade (1 Co 8.6; 1 Co 12.11), embora, tenham operações distintas no Plano de Salvação. Entretanto, o Deus Altíssimo não se revelou em modalidades diferentes. O Pai, o Filho e o Espírito Santo operam gloriosamente na vida do crente.


2.3. As Pessoas da Trindade não são três deuses.
O Triteísmo é a crença que afirma que as Pessoas da Santíssima Trindade são deuses distintos, separados e autônomos. A Bíblia condena a idolatria! Por isso, a natureza e a essência de Deus jamais dariam margem para o triteísmo. A Igreja de Cristo afirma e reafirma a existência objetiva de três Pessoas da Trindade, o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Entretanto, não os crê separados e não-relacionados, mas como unidade perfeita na Trindade. Assim é o Deus da Bíblia!
As Escrituras Sagradas afirmam com clareza: “Ouve, Israel, o SENHOR, nosso Deus, é o único SENHOR” (Dt 6.4; cf. Mc 12.30). O Deus Único é o Deus Trino que opera em nossa vida. A Ele glória eternamente!


AUXÍLIO TEOLÓGICO 2
Os maiores equívocos em relação a doutrina da Trindade se dá quando se começa fazer especulações em relação a natureza da relação, pois “as distinções entre os membros da Deidade não se referem à sua essência ou substância, mas ao relacionamento. Noutras palavras: a ordem de existência na Trindade, no tocante ao ser essencial de Deus, está espelhada na Trindade salvífica. ‘São, portanto, três, não na posição, mas no grau; não na substância, mas na forma; não no poder, mas na sua manifestação” (HORTON, Stanley M. Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1999, p.177).


3. O DEUS TRINO OPERA EM SUA VIDA
3.1. De uma maneira amorosa. Deus é amor!
O Pai provou o seu amor pelo mundo quando enviou o seu Filho em nosso lugar (Jo 3.16). O Filho provou o seu amor por nós quando, espontaneamente, obedeceu o Pai e doou-se para a humanidade, morrendo em nosso lugar para nos redimir, regenerar, justificar e salvar (Rm 8.1-11). O Espírito Santo prova o seu amor por nós quando convence-nos do pecado, da justiça e do juízo (Jo 16.7-11). A Santíssima Trindade, o Deus Trino, opera amorosamente em nossa vida. As pessoas da Trindade se relacionam baseadas neste amor. À luz desse amor é que somos convidados por Deus a nos amarmos uns aos outros com um amor espontâneo, livre e sem interesses (1 Co 13.4-7). O Pai deu o seu Filho só por amor. O Filho aceitou essa missão, por amor. O Espírito Santo cumpre essa missão.


3.2. De uma maneira servidora.
A natureza do ministério de Jesus Cristo é servidora: “O Espírito do Senhor é sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres, enviou-me a curar os quebrantados do coração, a apregoar liberdade aos cativos, a dar vista aos cegos, a pôr em liberdade os oprimidos, a anunciar o ano aceitável do Senhor” (Lc 4.18,19). O Deus Trino trabalha de maneira servidora em favor das pessoas. Não podemos jamais esquecer esse aspecto de serviço pelo qual aprendemos com a operação das pessoas da Trindade em nossa vida. Tudo o que fazemos na igreja local, o corpo visível de Cristo, em nossa família ou em quaisquer esferas da vida, deve visar a natureza servidora apresentada no ministério de Jesus. Devemos priorizar as pessoas!


3.3. De uma maneira comunitária.
A Santíssima Trindade é por natureza comunitária porque as pessoas trinitárias não vivem separadamente, pois são inseparáveis, indivisíveis, trabalhando eternamente unidas pela Igreja. O Pai, o Filho e o Espírito Santo vivem em comunidade, isto é, em eterna e profunda comunhão. Por isso, somos encorajados a viver uma comunhão profunda com os nossos irmãos. Ajudar o outro, chorar com o outro, cantar com o outro, orar com e pelo outro. Termos um ânimo pronto, buscar a vontade de Deus e nos aproximarmos mais do seu Reino. Portanto, eu e você somos parte dessa grande comunidade dos santos, a Igreja de Deus. E somos chamados a expressar essa comunhão trinitária e multiforme para o mundo.


AUXÍLIO DIDÁTICO 3
Professor, ao encerrar esta lição é interessante que você teça um comentário sobre o limite da razão. Quando estudamos a doutrina da Trindade, temos a impressão que a razão se vê diante de uma “pedra de tropeço”. Nessas horas devemos lembrar o que bem falou o reformador Martinho Lutero: “ posto que se baseie claramente nas Escrituras, a razão precisa conservar-se em silêncio sobre o assunto; devemos tão somente crê” (HORTON, Stanley M. Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1999, p.157).


CONCLUSÃO
Nesta lição, estudam os a Santíssima Trindade. Você deve ter notado que não se trata de um assunto simples, e sim complexo. Não se preocupe em compreender os pormenores nesse momento. Agora, o importante é compreender a essência de tão misteriosa doutrina da nossa fé. Você terá muito tempo para estudar a Santíssima Trindade em excelentes manuais de Teologia Sistemática. Entretanto, adianto-lhe uma verdade: Ela é mistério da fé! Mas podemos aprender verdades essenciais da fé cristã: a profunda comunhão da Igreja; a natureza servidora dos discípulos de Cristo; a capacidade de se doar ao próximo; a maneira como Deus se revela, etc. A doutrina da Santíssima Trindade encoraja-nos a vivermos a comunhão cristã.


VERIFIQUE O SEU APRENDIZADO
1 . Como o Antigo Testamento apresentamos Deus?
R. O Antigo Testamento apresenta um só Deus que se revela aos seres humanos por intermédio dos seus nomes, atributos e modo de agir.



2 . Cite o versículo que lança luz sobre o aspecto trino de Deus no Antigo Testamento.
R. “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança” (Gn 1.26).



3 . Cite o texto bíblico do Novo Testamento que basta para entendermos a doutrina da Santíssima Trindade.’
R. João 1.1-14.



4. Cite os três principais erros concernentes à doutrina da Trindade.
R. Subordinacionismo, Modalismo e Triteísmo.



5 . De que maneira o Deus Trino opera em sua vida?
R. De maneira amorosa, servidora e comunitária.
Créditos. Discipulando – Novos Convertidos//Cpad




Conhecendo Jesus e o Reino de Deus – Novos Convertidos
Justificativa: A nova Revista Discipulando está estruturado em 4 Ciclos, isto é, são quatro trimestre ao longo de um ano de curso.
1. Revista 1: 
Conhecendo Jesus e o Reino de Deus
2. Revista 2: 
Conhecendo as Doutrinas Cristãs
3. Revista 3: 
Vivendo as Verdades da Fé
4. Revista 4: 
Portando uma nova identidade
Considerando o caráter permanente do Discipulado Cristão, à luz do Novo Testamento, o nome do curso de Discipulado mudou para DISCIPULANDO, bem como a sua extensão de 2 para 4 ciclos, conforme demonstrado acima. Com essa estruturação, apresentaremos ao novo convertido, em primeiro lugar, a pessoa sublime de Jesus de Nazaré (“Quem ele foi?”; “O que ensinou?”; “O que ele fez?”). Em seguida, levaremos o novo convertido a conhecer a doutrina bíblica do Reino de Deus, isto é, seu conceito e as implicações para a vida daquele que é vocacionado por Jesus a impactar o mundo. 

Ao final da revista 1, o novo convertido terá conhecido Jesus e o seu ensino inspirador sobre o Reino de Deus, pois conhecer Jesus e a sua mensagem é o fundamento que todo novo convertido de conhecer.

Em segundo lugar, na revista de número o novo convertido conhecerá a doutrina cristã de caráter pentecostal, tais como: a Bíblia, Deus, o Espírito Santo, o Batismo com o Espírito Santo etc. Assim, ele terá uma visão panorâmica da fé que abraçou. 

Em terceiro, a revista demonstrará as implicações práticas dos ensinamentos básicos doutrinários estudados na revista anterior para a vida do novo convertido. Por isso o título: “Vivendo as Verdades da Fé”. Por último, afirmamos que o novo convertido tem de ter a consciência da nova identidade que ele passou a portar. É uma vivência totalmente diferente a da sua vida pregressa. Chamo atenção para o título da lição 13 da Revista Discipulando 4: “É hora de Agir”. Aqui, se deseja mostrar que o discipulado não é um trabalho pronto e acabado, muito pelo contrário: ele é contínuo e permanente.

Portanto, poderíamos assim destacar os objetivos do presente currículo de Discipulando:
• Formar o novo convertido como discípulos de Jesus à luz do Evangelho.

• Conceituar o Reino de Deus e expressar os seus aspectos e implicações para vida do novo convertido.

• Conhecer as principais doutrinas bíblicas com ênfase na experiência pentecostal clássica.

 Estimular o novo convertido a aplicar os ensinos bíblicos doutrinários à sua vida cotidiana.

 Conscientizar o novo convertido de sua nova identidade, a cristã.
Se é ensinar, haja dedicação ao ensino". Rm12 : 7b.

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