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Filipe um exemplo a ser seguido - Silas Malafaia
Felipe: O Primeiro Evangelista da Igreja - Pr. Ciro Sanches Zibordi
TEXTO BÍBLICO BÁSICO
Atos 8.5-8, 26-31
5 E, descendo Filipe à cidade de Samaria lhes pregava a Cristo.
6 E as multidões unanimemente prestavam atenção ao que Filipe dizia, porque ouviam e viam os sinais que ele fazia;
7 Pois que os espíritos imundos saíam de muitos que os tinham, clamando em alta voz; e muitos paralíticos e coxos eram curados.
8 E havia grande alegria naquela cidade.
26 E o anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Levanta-te, e vai para o lado do sul, ao caminho que desce de Jerusalém para Gaza, que está deserta.
27 E levantou-se, e foi; e eis que um homem etíope, eunuco, mordomo-mor de Candace, rainha dos etíopes, o qual era superintendente de todos os seus tesouros, e tinha ido a Jerusalém para adoração,
28 Regressava e, assentado no seu carro, lia o profeta Isaías.
29 E disse o Espírito a Filipe: Chega-te, e ajunta-te a esse carro.
30 E, correndo Filipe, ouviu que lia o profeta Isaías, e disse: Entendes tu o que lês?
31 E ele disse: Como poderei entender, se alguém não me ensinar? E rogou a Filipe que subisse e com ele se assentasse.
TEXTO ÁUREO
Atos 8.6
E as multidões unanimemente prestavam atenção ao que Filipe dizia, porque ouviam e viam os sinais que ele fazia.
Bíblia online
Bíblia sagrada online
* Entender que Deus pode usar-nos em diversas funções no Reino;
* Compreender que o dom mais excelente é o amor que devotamos a Deus e ao próximo.
FILIPE EVANGELIZA A CIDADE (At 8:4-13)
1. Compreendendo os bastidores
Havia uma hostilidade histórica entre os judeus e os samaritanos. Tal agressividade mútua começou com o fim da monarquia no século X a.C. (1Rs 12:1-20). Dez tribos desertaram e fizeram de Samaria a sua capital. As outras duas permaneceram leais a Jerusalém. Em 722 a.C, a Assíria capturou Samaria, deportou milhares de seus habitantes e repovoou o território das dez tribos com povos de várias nacionalidades (2Rs 17:24-28). Isso proporcionou o culto misto em solo samaritano (2Rs 17:29-41). Com a construção de um templo rival, no século IV, no monte Gerizim, e a rejeição do Antigo Testamento, exceto o Pentateuco, o cisma se consolidou de vez. Os judeus tachavam os samaritanos de híbridos, tanto na raça como na religião, além de hereges e cismáticos.
2. Filipe prega em uma região discriminada
Em virtude da perseguição em Jerusalém, Filipe desceu a Samaria, mas não o fez impensadamente. Seu objetivo foi levar a mensagem do Evangelho, anunciando a Cristo (At 8:5), pois os samaritanos também esperavam o Messias (Jo 4:25). O resultado foi que "As multidões atendiam, unanimes, às coisas que Filipe dizia..." (At 8:6). A manifestação da graça de Deus veio em forma de mensagem, libertação e cura (At 8:6-7). Samaria se encontrava sem direção do alto, cativa e doente, assim como as cidades modernas.
A ousadia de Filipe é impressionante! Ele começou a derrubar uma muralha que separava judeus e samaritanos com a pregação do evangelho. Aí está uma grande lição para nós. Precisamos amar as pessoas, não importando quem são, e anunciar o evangelho, como Jesus, que pregava para prostitutas, leprosos e publicanos, figuras marginalizadas na sociedade de Seu tempo. E no nosso tempo, quais são as figuras que a sociedade rejeita? O que você e sua igreja têm feito por elas?
3. Filipe e Simão, o mago (At 8:9-13)
Antes de Filipe chegar, Samaria estava sob forte influência de um mágico chamado Simão. Ele enganava o povo e alegava ser muito importante (At 8:9). As pessoas foram tão iludidas que chegaram a dizer que era o poder de Deus, chamado o Grande Poder (At 8:10). O engano já havia fincado raízes, pois não era recente (At 8:11). Filipe chegou e, proclamando desafiadoramente o evangelho, não deu importância a Simão. As boas novas do Evangelho levadas por Filipe obtiveram mais credibilidade do que as ações do mago (At 8:12a). Homens e mulheres iam se convertendo e sendo batizados (At 8:12b). Até Simão desistiu de sua magia, abandonou a fraude e abraçou a fé, sendo batizado (At 8:13a). Nas palavras de John Stott: "ele, que extasiava outros, estava agora extasiado" (At 8:13b).
FILIPE EVANGELIZA O ETÍOPE (At 8:26-40)
Os acontecimentos que marcaram os versículos de 1 a 13 foram narrados em um contexto urbano onde as multidões ficam em evidência. Agora, depois de um trabalho bem-sucedido entre a massa popular, Filipe recebeu uma ordem bastante curiosa. O anjo do Senhor disse para ele descer a um caminho que se encontrava deserto (At 8:26). O evangelista obedeceu prontamente. Quando Deus fala, por mais estranho que pareça, devemos obedecer sem questionar.
1. Filipe encontrou o etíope (At 8:27-29)
O homem que Filipe encontrou é alguém de destaque no cenário político da Etiópia daqueles dias: um tesoureiro ou ministro das finanças. Lucas diz que ele era alto oficial de Candace, rainha dos etíopes (At 8:27). Candace não era um nome pessoal, mas um título dinástico da rainha-mãe que exercia certas funções em nome do rei. Ele viera adorar em Jerusalém (At 8:27b). Isso pode significar que era judeu, ou por nascimento ou por conversão. Mas ele era eunuco e havia uma maldição em Deuteronômio 23:1 no que diz respeito à sua condição. Provavelmente, a promessa aos eunucos em Isaías 56:3-5 já tivesse superado a maldição de Deuteronômio.
O seu desejo de conhecer as Escrituras é realçado pelo fato dele ler, apesar dos prováveis solavancos do carro (At 8:28), que devia ser uma espécie de carroça de bois. O Espírito Santo sabia do ávido desejo instalado no coração do eunuco, por isso disse a Filipe: "aproxima-te" (At 8:29).
2. Filipe anunciou as boas-novas ao etíope (At 8:30-35)
Obedecendo à ordem do Espírito Santo, Filipe se aproximou e ouviu o etíope lendo o profeta Isaías. Esse era um assunto com que Filipe estava bem familiarizado. Perguntou ao viajante se compreendia o que estava lendo (At 8:30). A resposta do eunuco foi bastante surpreendente e ao mesmo tempo comum (At 8:31). Surpreende-nos sua sinceridade em dizer que não entendia e que precisava de ajuda. Calvino ressalta a modéstia do etíope "que reconhece sua ignorância livre e abertamente" contrastando com uma pessoa "cheia de confiança em suas próprias capacidades". O que é bastante comum é o grande número de pessoas que não entendem as Escrituras e que precisam de alguém que as ensine. Se as que não compreendem, reconhecessem a necessidade de ajuda, a leitura das Escrituras haveria de frutificar mais em nossos dias. Diante do expresso pedido (At 8:34), Filipe anunciava a Jesus, a partir do texto que ele vinha lendo (At 8:35).
3. Filipe batizou o etíope (At 8:36-39)
O etíope entendeu a explicação de Filipe: o texto não falava a respeito de Isaías, mas do cordeiro de Deus que morreu para que os nossos pecados fossem perdoados. O eunuco respondeu à mensagem do evangelista com o desejo de ser batizado. O batismo é uma ordenança que Jesus deixou (Mt 28:19) e que simboliza nossa união com Cristo, através de Sua morte e ressurreição (Rm 6:3- 4). Filipe, evidentemente, estava certo da profundidade e da solidez da decisão do etíope de ser batizado. Desceram às águas, e o alto oficial, agora cristão, foi batizado em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo (At 8:39).
4. Filipe foi retirado da presença do etíope (At 8:39-40)
O verso 39 fala de outro acontecimento extraordinário. Logo depois que ambos saíram da água, está escrito que Filipe foi arrebatado pelo Espírito do Senhor e achou-se em Azoto. O eunuco seguiu seu caminho sem Filipe, mas foi acompanhado de Jesus e transbordando de contentamento (At 8:39b). Filipe não se estabeleceu em Azoto. Passou além e evangelizou as cidades que encontrou pelo caminho até chegar em Cesaréia (At 8:40). Ali, em algum momento, ele fixou residência (At 21:8).
crescendoparaedificar.blogspot.com
Fonte/crédito-Pr. Geziel Gomes:
(Revista: Central Gospel)
Felipe: O Primeiro Evangelista da Igreja - Pr. Ciro Sanches Zibordi
TEXTO BÍBLICO BÁSICO
Atos 8.5-8, 26-31
5 E, descendo Filipe à cidade de Samaria lhes pregava a Cristo.
6 E as multidões unanimemente prestavam atenção ao que Filipe dizia, porque ouviam e viam os sinais que ele fazia;
7 Pois que os espíritos imundos saíam de muitos que os tinham, clamando em alta voz; e muitos paralíticos e coxos eram curados.
8 E havia grande alegria naquela cidade.
26 E o anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Levanta-te, e vai para o lado do sul, ao caminho que desce de Jerusalém para Gaza, que está deserta.
27 E levantou-se, e foi; e eis que um homem etíope, eunuco, mordomo-mor de Candace, rainha dos etíopes, o qual era superintendente de todos os seus tesouros, e tinha ido a Jerusalém para adoração,
28 Regressava e, assentado no seu carro, lia o profeta Isaías.
29 E disse o Espírito a Filipe: Chega-te, e ajunta-te a esse carro.
30 E, correndo Filipe, ouviu que lia o profeta Isaías, e disse: Entendes tu o que lês?
31 E ele disse: Como poderei entender, se alguém não me ensinar? E rogou a Filipe que subisse e com ele se assentasse.
TEXTO ÁUREO
Atos 8.6
E as multidões unanimemente prestavam atenção ao que Filipe dizia, porque ouviam e viam os sinais que ele fazia.
Bíblia online
Bíblia sagrada online
OBJETIVOS
* Aprender que Filipe foi, sobretudo, um servo submisso à vontade de Deus;* Entender que Deus pode usar-nos em diversas funções no Reino;
* Compreender que o dom mais excelente é o amor que devotamos a Deus e ao próximo.
FILIPE EVANGELIZA A CIDADE (At 8:4-13)
1. Compreendendo os bastidores
Havia uma hostilidade histórica entre os judeus e os samaritanos. Tal agressividade mútua começou com o fim da monarquia no século X a.C. (1Rs 12:1-20). Dez tribos desertaram e fizeram de Samaria a sua capital. As outras duas permaneceram leais a Jerusalém. Em 722 a.C, a Assíria capturou Samaria, deportou milhares de seus habitantes e repovoou o território das dez tribos com povos de várias nacionalidades (2Rs 17:24-28). Isso proporcionou o culto misto em solo samaritano (2Rs 17:29-41). Com a construção de um templo rival, no século IV, no monte Gerizim, e a rejeição do Antigo Testamento, exceto o Pentateuco, o cisma se consolidou de vez. Os judeus tachavam os samaritanos de híbridos, tanto na raça como na religião, além de hereges e cismáticos.
2. Filipe prega em uma região discriminada
Em virtude da perseguição em Jerusalém, Filipe desceu a Samaria, mas não o fez impensadamente. Seu objetivo foi levar a mensagem do Evangelho, anunciando a Cristo (At 8:5), pois os samaritanos também esperavam o Messias (Jo 4:25). O resultado foi que "As multidões atendiam, unanimes, às coisas que Filipe dizia..." (At 8:6). A manifestação da graça de Deus veio em forma de mensagem, libertação e cura (At 8:6-7). Samaria se encontrava sem direção do alto, cativa e doente, assim como as cidades modernas.
A ousadia de Filipe é impressionante! Ele começou a derrubar uma muralha que separava judeus e samaritanos com a pregação do evangelho. Aí está uma grande lição para nós. Precisamos amar as pessoas, não importando quem são, e anunciar o evangelho, como Jesus, que pregava para prostitutas, leprosos e publicanos, figuras marginalizadas na sociedade de Seu tempo. E no nosso tempo, quais são as figuras que a sociedade rejeita? O que você e sua igreja têm feito por elas?
3. Filipe e Simão, o mago (At 8:9-13)
Antes de Filipe chegar, Samaria estava sob forte influência de um mágico chamado Simão. Ele enganava o povo e alegava ser muito importante (At 8:9). As pessoas foram tão iludidas que chegaram a dizer que era o poder de Deus, chamado o Grande Poder (At 8:10). O engano já havia fincado raízes, pois não era recente (At 8:11). Filipe chegou e, proclamando desafiadoramente o evangelho, não deu importância a Simão. As boas novas do Evangelho levadas por Filipe obtiveram mais credibilidade do que as ações do mago (At 8:12a). Homens e mulheres iam se convertendo e sendo batizados (At 8:12b). Até Simão desistiu de sua magia, abandonou a fraude e abraçou a fé, sendo batizado (At 8:13a). Nas palavras de John Stott: "ele, que extasiava outros, estava agora extasiado" (At 8:13b).
FILIPE EVANGELIZA O ETÍOPE (At 8:26-40)
Os acontecimentos que marcaram os versículos de 1 a 13 foram narrados em um contexto urbano onde as multidões ficam em evidência. Agora, depois de um trabalho bem-sucedido entre a massa popular, Filipe recebeu uma ordem bastante curiosa. O anjo do Senhor disse para ele descer a um caminho que se encontrava deserto (At 8:26). O evangelista obedeceu prontamente. Quando Deus fala, por mais estranho que pareça, devemos obedecer sem questionar.
1. Filipe encontrou o etíope (At 8:27-29)
O homem que Filipe encontrou é alguém de destaque no cenário político da Etiópia daqueles dias: um tesoureiro ou ministro das finanças. Lucas diz que ele era alto oficial de Candace, rainha dos etíopes (At 8:27). Candace não era um nome pessoal, mas um título dinástico da rainha-mãe que exercia certas funções em nome do rei. Ele viera adorar em Jerusalém (At 8:27b). Isso pode significar que era judeu, ou por nascimento ou por conversão. Mas ele era eunuco e havia uma maldição em Deuteronômio 23:1 no que diz respeito à sua condição. Provavelmente, a promessa aos eunucos em Isaías 56:3-5 já tivesse superado a maldição de Deuteronômio.
O seu desejo de conhecer as Escrituras é realçado pelo fato dele ler, apesar dos prováveis solavancos do carro (At 8:28), que devia ser uma espécie de carroça de bois. O Espírito Santo sabia do ávido desejo instalado no coração do eunuco, por isso disse a Filipe: "aproxima-te" (At 8:29).
2. Filipe anunciou as boas-novas ao etíope (At 8:30-35)
Obedecendo à ordem do Espírito Santo, Filipe se aproximou e ouviu o etíope lendo o profeta Isaías. Esse era um assunto com que Filipe estava bem familiarizado. Perguntou ao viajante se compreendia o que estava lendo (At 8:30). A resposta do eunuco foi bastante surpreendente e ao mesmo tempo comum (At 8:31). Surpreende-nos sua sinceridade em dizer que não entendia e que precisava de ajuda. Calvino ressalta a modéstia do etíope "que reconhece sua ignorância livre e abertamente" contrastando com uma pessoa "cheia de confiança em suas próprias capacidades". O que é bastante comum é o grande número de pessoas que não entendem as Escrituras e que precisam de alguém que as ensine. Se as que não compreendem, reconhecessem a necessidade de ajuda, a leitura das Escrituras haveria de frutificar mais em nossos dias. Diante do expresso pedido (At 8:34), Filipe anunciava a Jesus, a partir do texto que ele vinha lendo (At 8:35).
3. Filipe batizou o etíope (At 8:36-39)
O etíope entendeu a explicação de Filipe: o texto não falava a respeito de Isaías, mas do cordeiro de Deus que morreu para que os nossos pecados fossem perdoados. O eunuco respondeu à mensagem do evangelista com o desejo de ser batizado. O batismo é uma ordenança que Jesus deixou (Mt 28:19) e que simboliza nossa união com Cristo, através de Sua morte e ressurreição (Rm 6:3- 4). Filipe, evidentemente, estava certo da profundidade e da solidez da decisão do etíope de ser batizado. Desceram às águas, e o alto oficial, agora cristão, foi batizado em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo (At 8:39).
4. Filipe foi retirado da presença do etíope (At 8:39-40)
O verso 39 fala de outro acontecimento extraordinário. Logo depois que ambos saíram da água, está escrito que Filipe foi arrebatado pelo Espírito do Senhor e achou-se em Azoto. O eunuco seguiu seu caminho sem Filipe, mas foi acompanhado de Jesus e transbordando de contentamento (At 8:39b). Filipe não se estabeleceu em Azoto. Passou além e evangelizou as cidades que encontrou pelo caminho até chegar em Cesaréia (At 8:40). Ali, em algum momento, ele fixou residência (At 21:8).
No capítulo 8 de Atos, Lucas reuniu dois exemplos do trabalho evangelístico de Filipe:
• Entre os samaritanos foi uma espécie de evangelização em massa, onde "as multidões atendiam, unânimes, às coisas que Filipe dizia";
• Com o etíope, encontramos um exemplo de evangelização pessoal, no qual o discipulador e o discípulo sentam lado a lado com a Palavra de Deus aberta. Em ambos os casos, apesar da diferença do público e do método, a essência da mensagem foi a mesma. Tanto na evangelização em massa como no evangelismo pessoal houve conversão, batismo e alegria. Precisamos pregar a mesma mensagem proclamada por Filipe com o fim de colher os mesmos resultados.
• Entre os samaritanos foi uma espécie de evangelização em massa, onde "as multidões atendiam, unânimes, às coisas que Filipe dizia";
• Com o etíope, encontramos um exemplo de evangelização pessoal, no qual o discipulador e o discípulo sentam lado a lado com a Palavra de Deus aberta. Em ambos os casos, apesar da diferença do público e do método, a essência da mensagem foi a mesma. Tanto na evangelização em massa como no evangelismo pessoal houve conversão, batismo e alegria. Precisamos pregar a mesma mensagem proclamada por Filipe com o fim de colher os mesmos resultados.
Bibliografia E. A. de Lima
Fonte/crédito-Pr. Geziel Gomes:
(Revista: Central Gospel)
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