26 de fevereiro de 2021

Aula Bíblica Jovens Conectar+ Lição 09: José, um jovem temente a Deus


LOUVOR

Vamos Adorar A Deus & Eu Te Louvarei Senhor - Corinhos Evangélicos- Letra


Nani Azevedo - Guia Me Sempre, Meu Senhor 


Porque ele vive - Aurelina Dourado | Ao Vivo

Versículo do dia
 
 Salmos 111.10
O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria; bom entendimento têm todos os que lhe obedecem; o seu louvor permanece para sempre.


Textos de Referência.
Gênesis 40. 8
E eles lhe disseram: Tivemos um sonho, e ninguém há que o interprete. E José disse-lhes: Não são de Deus as interpretações? Contai-mo, peço-vos.


  Gênesis 41.16
E respondeu José a Faraó, dizendo: Isso não está em mim; Deus dará resposta de paz a Faraó.

Bíblia online
Bíblia sagrada online


Objetivos da Lição
- Conceituar a palavra temor;
- Compreender os aspectos sobre o temor a Deus;
- Explicar as bênçãos de quem teme a Deus.


Introdução
É interessante a maneira como José se relacionava com Deus. Em nenhum momento, ele pleiteia para si, aquilo que é de Deus. José tinha consciência de sua limitação e por isso tinha temor ao falar sobre Deus.


Pré - aula:
Endereço na descrição dos vídeos:



Ponto chave 
Temor é ter consciência a respeito do caráter e da grandeza de Deus.



1. CONCEITUANDO A PALAVRA TEMOR
Há pessoas que acham que temer a Deus significa ter medo de Deus; na realidade, temer a Deus é saber de Sua santidade, Sua glória e reverenciar a Sua presença. O termo também pode ser entendido como respeito e submissão a Sua vontade.


1.1. O conceito de temor no Antigo Testamento
No AT, no hebraico, encontramos o substantivo "yir'ãh", que aparece quarenta e cinco vezes. Geralmente é usado para se referir ao respeito que o indivíduo deve ter ao estar diante de alguém infinitamente superior. Esta verdade é vista quando Isaías tem uma visão do Senhor assentado num alto e sublime trono, e temeu, achando que morreria. Somos meros mortais, Deus é o ser que excede todo o pensamento humano, por isso precisamos reverenciá-lo.


1.2. O conceito de temor no Novo Testamento
No NT, encontramos a expressão "phobos", significando a reverência que existe quando estamos diante de uma divindade. Diante da presença dEle reconhecemos o Seu poderio e nos rendemos a Sua vontade. Temor pode significar uma submissão àquele que detém o poder e o domínio. Em Atos 9, vemos uma prova clássica, onde Saulo se submete a voz daquele que falava com ele e foi transformado em Paulo.


Refletindo
É melhor ter pouco com o temor do Senhor do que grande riqueza com inquietação. Salomão


2. O TEMOR NA DEPENDÊNCIA DO SENHOR
A maneira como José se portava diante dos dons divinos demonstrava o temor que ele devotava ao Deus de seus pais. A história dos patriarcas, contadas por Jacó, gerou em José um respeito e uma confiança total em Deus.


2.1 O temor a Deus frente à conduta
Em um dos momentos de assédio enfrentado por José na casa de Potifar, ele foi bastante enfático ao dizer para a mulher de Potifar que não estava disposto a pecar contra Deus. É interessante esta fala, pois José tinha plena convicção da Onipresença de Deus, ou seja, Deus não estava limitado aos patriarcas, mas estava em todos os lugares.
Quem teme a Deus tem a noção exata da presença do Eterno. José não tinha ninguém para lhe cobrar uma vida santa nem tampouco responsabilidades, mas o temor que ele tinha a Deus sempre foi suficiente para não sucumbir às tentações.
Em nossos dias não é diferente, vivemos o mundo das facilidades, dos sigilos das redes sociais e das coisas escondidas, mas precisamos ter a atitude de José e o discernimento do salmista quando diz: "Para onde me irei do teu Espírito, ou para onde fugirei da tua face?", Sl 139.7.


2.2. O temor de um servo diante dos dons
José sabia perfeitamente que sua vida estava nas mãos de Deus, e as interpretações não eram fruto de exercício mental ou adivinhação. As interpretações de sonhos vinham do próprio Deus (Gn 40.8). Esta ideia é corroborada por outro jovem, Daniel, que chega a dizer que nem sábios ou astrólogos ou adivinhos podem saber, mas somente o verdadeiro Deus que revela segredos (Dn 2.27.28).
Precisamos aprender com José a tratar com temor os dons de Deus, que não são para a nossa promoção ou para serem usados para benefício próprio mas para a glória do Altíssimo! José atribui a Deus toda a glória e adoração e, em nenhum momento, diz que ele interpreta sonhos. José tinha convicção de que a sua vida dependia inteiramente de Deus.


3. O TEMOR E SUAS IMPLICAÇÕES EM NOSSA VIDA
O homem mais sábio que já existiu, Salomão, pontua uma série de benefícios que o temor a Deus pode trazer para a nossa vida. O salmista também enumera algumas certezas e, na vida de José, podemos perceber o cumprimento de todas elas.


3.1. O temor do Senhor livra dos laços da morte
Analisando a vida de José, percebemos dois episódios em que a morte seria inevitável mas, como por um milagre, sua vida foi preservada. O primeiro momento foi quando os seus irmãos intentaram contra a sua vida, e o outro momento foi quando, injustamente, a mulher de Potifar acusou-lhe de molestá-la. A Bíblia nos diz que os anjos do Senhor acampam ao redor dos que O temem (Sl 34.7).
O fato de José ter convicção e respeitar a presença de Deus foi decisivo na preservação de sua vida. Muitos laços de morte são repreendidos em nossa vida, diante de nosso comportamento ante a presença de Deus. Que jamais venhamos a esquecer de que somos propriedade dEle (1Pe 2.9).


3.2. Temor e sabedoria para administrar
Outro ponto a destacar é a sabedoria que José tinha para administrar; em todos os lugares por onde ele passou houve prosperidade e benevolência de Deus na vida das pessoas. O próprio Faraó ficou maravilhado, a ponto de exclamar: Onde acharíamos homem como este?
A maneira como José reverenciava e se submetia a Deus reverberava em seu cotidiano, pois Deus era com ele. Hebreus 13.8 assevera que Deus é o mesmo ontem, hoje e eternamente, por isso precisamos crer que, assim como Deus honrou José pelas suas atitudes, Ele é poderoso para fazer a mesma coisa com aqueles que se submetem a Sua vontade.


Conclusão
José nos mostra que vale a pena dedicar a nossa vida inteiramente a Deus, honrando-O com o nosso comportamento e atitudes.


Eu aprendi que:
O temor a Deus nos faz andar em novidade de vida, vivendo com sinceridade conforme a vontade divina.
Crédito///Revista Betel Conectar+
Comentarista: César Pereira Roza de Melo
1 Trimestre de 2021, ano 06 - Nº 16



Jovens: Estudos, Pregações, Lições Bíblicas, Dinâmicas, Subsidios, Pré - aulas: Arquivo

As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário