Versículo do dia
Tito 2.7-8
7 Em tudo te dá por exemplo de boas obras; na doutrina mostra incorrupção, gravidade, sinceridade,
8 Linguagem sã e irrepreensível, para que o adversário se envergonhe, não tendo nenhum mal que dizer de nós.
Verdade aplicada
A integridade precisa ser vivida, e assim faremos a diferença numa sociedade corrompida.Textos de Referência.
Gênesis 41.38-44
38 E disse Faraó a seus servos: Acharíamos um homem como este em quem haja o espírito de Deus?
39 Depois disse Faraó a José: Pois que Deus te fez saber tudo isto, ninguém há tão entendido e sábio como tu.
40 Tu estarás sobre a minha casa, e por tua boca se governará todo o meu povo, somente no trono eu serei maior que tu.
41 Disse mais Faraó a José: Vês aqui te tenho posto sobre toda a terra do Egito.
42 E tirou Faraó o anel da sua mão, e o pôs na mão de José, e o fez vestir de roupas de linho fino, e pôs um colar de ouro no seu pescoço.
43 E o fez subir no segundo carro que tinha, e clamavam diante dele: Ajoelhai. Assim o pôs sobre toda a terra do Egito.
44 E disse Faraó a José: Eu sou Faraó; porém sem ti ninguém levantará a sua mão ou o seu pé em toda a terra do Egito.
Bíblia online
Bíblia sagrada online
* Esclarecer que a integridade atrai a prosperidade divina;
* Buscar uma vida de integridade com Deus e os homens.
Pré - aula:
Endereço na descrição dos vídeos:
38 E disse Faraó a seus servos: Acharíamos um homem como este em quem haja o espírito de Deus?
39 Depois disse Faraó a José: Pois que Deus te fez saber tudo isto, ninguém há tão entendido e sábio como tu.
40 Tu estarás sobre a minha casa, e por tua boca se governará todo o meu povo, somente no trono eu serei maior que tu.
41 Disse mais Faraó a José: Vês aqui te tenho posto sobre toda a terra do Egito.
42 E tirou Faraó o anel da sua mão, e o pôs na mão de José, e o fez vestir de roupas de linho fino, e pôs um colar de ouro no seu pescoço.
43 E o fez subir no segundo carro que tinha, e clamavam diante dele: Ajoelhai. Assim o pôs sobre toda a terra do Egito.
44 E disse Faraó a José: Eu sou Faraó; porém sem ti ninguém levantará a sua mão ou o seu pé em toda a terra do Egito.
Bíblia online
Bíblia sagrada online
Objetivos da Lição
* Mostrar a virtude de ser íntegro;* Esclarecer que a integridade atrai a prosperidade divina;
* Buscar uma vida de integridade com Deus e os homens.
Introdução
Um dos atributos que mais precisamos em nossos dias é a integridade. Através do caráter ilibado de José ele superou obstáculos, venceu os reveses da vida e se tornou governador de uma terra pagã. A integridade inegociável de José atraiu o olhar de Deus e o agradou.Ponto chave
Quem age com integridade, a sua vida privada é a mesma vida em público.Pré - aula:
Endereço na descrição dos vídeos:
1. O que é integridade?
A palavra integridade do latim "integritate" ressalta alguém de conduta reta e irrepreensível, uma pessoa de quem suas atitudes são louváveis. Podemos afirmar que o homem íntegro tem convicção de seus valores e deles não se afasta por circunstâncias.
1.1. A integridade não é circunstancial
José nos ensina que a integridade independe dos momentos que passamos ou dos lugares em que estamos. Tanto no cárcere como no palácio, os valores do jovem hebreu eram os mesmos. No cárcere, ele era reto e caiu na graça do carcereiro; no palácio, administrava as plantações a ponto de comprar toda a terra do Egito para o Faraó sem levar vantagens nas transações. Com certeza, precisamos aprender com este jovem a viver em retidão de caráter a despeito das circunstâncias.
1.2. A integridade não é momentânea
A raiz da palavra integridade ressalta algo "uno e completo"; tudo em nós deve ser íntegro. Em toda a trajetória de José encontramos a integridade em suas decisões, em seus discursos e em suas condutas. O relato acerca de seus irmãos que levava para seu pai nada mais era do que a verdade (Gn 37.2), além da interpretação dos sonhos na prisão, bem como do sonho de Faraó. José foi íntegro ao expor cada detalhe. Deus nos chama para ser fiéis em todos os instantes de nosso viver. Paulo nos exorta a ser irrepreensíveis com todo o nosso ser (1Ts 5.23).
Refletindo
Integridade é a coragem de fazer o certo a despeito das consequências e da inconveniência. C.S Lewis 2. Aspectos da integridade de José
A maneira como José se porta diante das dificuldades, tentações, traições e calúnias em sua trajetória nos mostram a envergadura do seu caráter. Os poucos anos na companhia de seus pais, aprendendo sobre os preceitos do Senhor, fundamentaram-lhe convicções em sua personalidade.
2.1 Uma infância de aprendizagem
Os momentos com seus pais, certamente, fizeram de José uma pessoa humilde, obediente e devotada a Deus. Naquela época, o maior legado de um pai era o conhecimento do verdadeiro Deus e da caminhada de fé de seus antepassados (Dt 6.4-9). É perceptível que José, desde cedo, tinha um senso de justiça, pois o fato de contar a seu pai a má fama de seus irmãos, não se tratava de fofoca e sim, um senso de integridade com os negócios de seu pai.
José estava cercado de maus exemplos, tinha tudo para ter o caráter corrompido, porém, ele manteve seus valores pautados no conhecimento do verdadeiro Deus. Vivemos num mundo perverso e corrompido, mas que venhamos desenvolver o nosso caráter à luz das Sagradas Escrituras, inspirando-nos na vida de nosso Senhor Jesus Cristo.
2.2. Um relacionamento recíproco
Um diferencial na vida de José era a maneira como Deus se relacionava com ele. Deus deu sonhos proféticos para José, os quais se cumpririam em terra estranha. A Bíblia nos diz que o Senhor estava com José na casa de Potifar (Gn 39.2), assim como também estava com ele no cárcere (Gn 39.21). Outro fator determinante na formação do caráter de José estava no seu relacionamento com Deus. Se quisermos ter o caráter de Deus em nossa vida, precisamos ter tempo para estar com Ele e escutar a sua voz. O Salmo 25.14 diz que a intimidade de Deus é para os que o temem. Jamais seremos pessoas melhores sem desenvolver um relacionamento alinhado com Deus.
3. Aprovado por Deus e promovido por Faraó
José em vários momentos de sua vida poderia ter escolhido agradar às pessoas, podendo tornar a sua trajetória mais aprazível, porém limitada. Para José, o importante era seguir suas convicções e confiar nos sonhos que Deus lhe dera.
3.1. Ser íntegro é andar na contramão
Enquanto os irmãos de José tinham a fama de ser maus pastores, péssimos filhos e viver a vida de maneira ociosa, José era o oposto. Obedecia a seu pai, vivia de responsabilidade e isto lhe custou muitas "perdas", contudo, não abalou a sua integridade. José é uma fonte de inspiração para todos aqueles que querem viver na contramão deste mundo. Todos que desejam viver plenamente para Cristo padecem perseguições e aflições, mas a Bíblia nos fala que é preciso ter um bom ânimo na caminhada, pois assim como Cristo venceu, nós também venceremos.
3.2. A integridade de uma caráter é exaltada
O discurso de Faraó diante das palavras de José revela a qualidade de seu caráter: "Onde acharíamos varão como este?" (Gn 41.38). O Egito, com toda a sua cultura e conhecimento, era incapaz de forjar um líder da estirpe de José.
José passou pelas mais duras provações e lições da vida. Enquanto as pessoas viam um jovem sendo humilhado, traído, caluniado e prisioneiro, Deus estava vendo um líder sendo forjado.
Aprendermos que, por vezes, é necessário passarmos por circunstâncias adversas na vida para um bom e adequado firmamento de nossas estruturas. Baseados nisto não podemos negligenciar as etapas processuais de Deus em nossa vida. O sábio Salomão diz que aquele que toma posse de uma herança apressadamente seu fim não será bendito (Pv 20.21).
Conclusão
A integridade cristã é algo inegociável. É necessário primar pelo desenvolvimento do caráter de Deus em nossa vida, para servimos aos Seus propósitos.Eu aprendi que:
As dificuldades enfrentadas no cotidiano são oportunidades para desenvolver uma integridade cristã.Dinâmica:
José temente a Deus
Material:a) Uma folha de papel tamanho A4 ou ofício, nova;
b) Oito tiras de papel com as seguintes frases: “amasse a folha” “enrole a folha” “abra a folha” “dobre a folha ao meio” “amasse metade da folha” (sem rasgar) “dobre a folha oito vezes” “faça um furo no centro da folha” “faça um aviãozinho com a folha” etc;
c) Dobrar, previamente, todas as tiras de papel para realizar um sorteio entre os alunos.
Procedimento:
a) Sortear os papéis entre todos os alunos, um monte de cada vez, alternando entre as fileiras de bancos ou cadeiras, de maneira que todos recebam um papel. Durante o sorteio, orientar a todos para não abrir o papel que recebeu;
b) Terminado o sorteio, prof. pega a folha de papel A4 ou ofício, e chamará a atenção dos alunos para que a observem em sua mão, fazendo com que percebam tratar-se de uma folha nova e limpa. Em seguida, entregue a folha a um dos alunos do primeiro banco;
c) Oriente a todos a que, tão logo cada um receba a folha, deverá então abrir o papel sorteado fazendo o que se pede no papel que sorteou, e passar a folha para quem está ao seu lado, o qual procederá da mesma forma e assim sucessivamente até que chegue às mãos do último aluno da sala;
d) Recolher a folha, após o ultimo aluno, então, se posicionará diante da classe para aplicação do princípio.
Objetivo:
a) Pergunte aos alunos como estava a folha no início da atividade e como está agora e por que está assim;
b) Pergunte se, após passar por tantas mãos, a folha deixou de ser papel (celulose). Frise que a folha está cheia de marcas, mas ainda assim continua sendo papel;
c) Diga lhes que esta dinâmica ajudará a compreender a diferença entre “caráter” e “reputação”. O material de que é feita a folha – o papel (celulose) – representará o caráter e as marcas que ela recebeu representará a reputação;
d)Faça-os perceber que no trajeto que fez de mão em mão a folha teve sua reputação mudada várias vezes, mas não perdeu o seu caráter (não deixou de ser papel);
e) Relacione isso com a história de José que, de Canaã até ao Egito, teve sua “reputação” alterada várias vezes (na família era o “sonhador”; na casa de Potifar, o “escravo”; no cárcere, o “preso por assédio” e no palácio de Faraó, o “segundo homem mais importante”), contudo não perdeu o seu caráter (continuou temente a Deus).
Leve-os a compreenderem que assim deve ser conosco. Alguém pode até prejudicar nossa reputação, mas jamais conseguirá nos afastar de Deus.
Procedimento:
a) Sortear os papéis entre todos os alunos, um monte de cada vez, alternando entre as fileiras de bancos ou cadeiras, de maneira que todos recebam um papel. Durante o sorteio, orientar a todos para não abrir o papel que recebeu;
b) Terminado o sorteio, prof. pega a folha de papel A4 ou ofício, e chamará a atenção dos alunos para que a observem em sua mão, fazendo com que percebam tratar-se de uma folha nova e limpa. Em seguida, entregue a folha a um dos alunos do primeiro banco;
c) Oriente a todos a que, tão logo cada um receba a folha, deverá então abrir o papel sorteado fazendo o que se pede no papel que sorteou, e passar a folha para quem está ao seu lado, o qual procederá da mesma forma e assim sucessivamente até que chegue às mãos do último aluno da sala;
d) Recolher a folha, após o ultimo aluno, então, se posicionará diante da classe para aplicação do princípio.
Objetivo:
a) Pergunte aos alunos como estava a folha no início da atividade e como está agora e por que está assim;
b) Pergunte se, após passar por tantas mãos, a folha deixou de ser papel (celulose). Frise que a folha está cheia de marcas, mas ainda assim continua sendo papel;
c) Diga lhes que esta dinâmica ajudará a compreender a diferença entre “caráter” e “reputação”. O material de que é feita a folha – o papel (celulose) – representará o caráter e as marcas que ela recebeu representará a reputação;
d)Faça-os perceber que no trajeto que fez de mão em mão a folha teve sua reputação mudada várias vezes, mas não perdeu o seu caráter (não deixou de ser papel);
e) Relacione isso com a história de José que, de Canaã até ao Egito, teve sua “reputação” alterada várias vezes (na família era o “sonhador”; na casa de Potifar, o “escravo”; no cárcere, o “preso por assédio” e no palácio de Faraó, o “segundo homem mais importante”), contudo não perdeu o seu caráter (continuou temente a Deus).
Leve-os a compreenderem que assim deve ser conosco. Alguém pode até prejudicar nossa reputação, mas jamais conseguirá nos afastar de Deus.
Fonte: Verdadeiramentovosdigo
Crédito///Revista Betel Conectar+
Comentarista: César Pereira Roza de Melo
1 Trimestre de 2021, ano 06 - Nº 16
Comentarista: César Pereira Roza de Melo
1 Trimestre de 2021, ano 06 - Nº 16
O sonho de Jose Eliã Oliveira
Sonhador Fiel - Léa mendonça
Clip: Sonho de José
Sonho - Anima gospel - Clipe José do Egito
Jovens: Estudos, Pregações, Lições Bíblicas, Dinâmicas, Subsidios, Pré - aulas: Arquivo
Jovens: Estudos, Pregações, Lições Bíblicas, Dinâmicas, Subsidios, Pré - aulas: Arquivo
Nenhum comentário:
Postar um comentário