5 de fevereiro de 2021

Lição 10: As Bodas do Cordeiro: Betel conectar

  
Vídeo aula:
Endereço na descrição dos videos:



Bíblia online
Bíblia sagrada online




Versículo do dia
E disse-me: Escreve: Bem aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E disse-me: Estas são as verdadeiras palavras de Deus. 

Apocalipse 19.9.




Verdade aplicada
Enquanto a Terra estará sofrendo o juízo Divino, os remidos estarão no Céu celebrando as Bodas do Cordeiro.





Textos de Referência.
Apocalipse 19.5-10
5 E saiu uma voz do trono, que dizia: Louvai o nosso Deus, vós, todos os seus servos, e vós que o temeis, assim pequenos como grandes.

6 E ouvi como que a voz de uma grande multidão, e como que a voz de muitas águas, e como que a voz de grandes trovões, que dizia: Aleluia! pois já o Senhor Deus Todo-Poderoso reina.

7 Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou.

8 E foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente; porque o linho fino são as justiças dos santos.

9 E disse-me: Escreve: Bem aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E disse-me: Estas são as verdadeiras palavras de Deus.

10 E eu lancei-me a seus pés para o adorar; mas ele disse-me: Olha não faças tal; sou teu conservo, e de teus irmãos, que têm o testemunho de Jesus. Adora a Deus; porque o testemunho de Jesus é o espírito de profecia.





👉Objetivos da Lição
- Mostrar que vale a pena renunciar ao mundo;
- Revelar os mistérios do Céu reservado aos santos;
- Perceber que o fim dos tempos se aproxima.





Introdução
A Terra estará passando por seus piores momentos, mas a igreja estará na eternidade com Cristo. Durante o período de sete anos da Grande Tribulação, no Céu, acontecerá o Tribunal de Cristo e as Bodas do Cordeiro.



Ponto chave
Os remidos serão arrebatados para estarem na eternidade inteira com Cristo".




1. A CHEGADA TRIUNFAL
A Igreja de Cristo tão logo saia deste mundo em direção a Canaã celestial, será recepcionada nos Céus; a noiva que, por muito tempo foi ataviada pelo Espírito Santo, agora estará diante do esposo, que é Cristo, pelo século dos séculos.




1.1. Entrando no Gozo do Senhor
Jesus, ao contar a parábola dos dez talentos, disse uma verdade que nos revela o que nos espera quando chegarmos ao Céu; vejamos: "Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu Senhor", Mt 25.21. Será uma alegria inigualável ouvir do nosso Mestre a aprovação e o recebimento nas mansões celestiais. Que venhamos a ser fieis a Deus em todos os instantes da nossa vida, para que sejamos aprovados e recebidos com honra no lar celestial.




1.2. Vendo nosso amado Salvador
O desejo de todo crente é um dia poder ver Jesus em toda a Sua Glória. Hoje, nos contentamos em sentir a Sua presença e vê-lo apenas com os olhos espirituais mas, quando estivermos nos Céus, "assim como Ele é, o veremos", 1 Jo 3.3. Será um prazer e uma alegria poder estar diante do nosso Senhor e salvador. A frase que antecede o verso acima, diz que primeiro seremos semelhantes a Ele, para depois vê-lo. Existe uma recomendação em Hebreus 12.14, cujo o texto diz que sem a santificação ninguém verá o Senhor. Esta é uma condição "sine qua non", para que o vejamos. Por isso, precisamos viver uma vida de santidade. Vamos reter firmes a nossa esperança, para que uma dia possamos vê-lo como Ele é.




Refletindo
Mui breve Cristo voltará; nas nuvens, vê-lo-emos; e o Seu povo levará e festa haverá". Paulo L. Macalão (HC 276)




2. O TRIBUNAL DE CRISTO

Quando se fala em tribunal, a primeira impressão que nos vem a mente é sobre punição e prisão. O Tribunal de Cristo não envolve a perda da salvação, mas galardoará aqueles que foram fiéis na execução da obra de Deus. Encontramos na Bíblia Sagrada a expressão "Tribunal de Cristo" (Rm 14.10). O apóstolo Paulo, ainda é categórico em dizer que "todos havemos de comparecer ante o tribunal de Cristo" (2 Co 5.10). A expressão grega aqui é "bema", indicando lugar a ser jugado.




2.1. Obras de ouro, prata e pedras preciosas
Em um texto alusivo do NT, Paulo descortina as obras que serão julgadas no Tribunal de Cristo. Paulo pontua que a obra que fazemos para Deus pode ser comparada com ouro, prata e pedras preciosas (1 Co 3.12), e a maneira usada para aquilatar o valor das obras será o fogo, como descrito em 1 Coríntios 3.13. Sabemos que o ouro, a prata e as pedras preciosas são materiais que não se deterioram ou perdem seu valor ao passarem pelo fogo.
O que está intrínseco aqui é a qualidade do trabalho que fazemos para Deus e os frutos produzidos. Precisamos tomar cuidado com a qualidade do serviço que prestamos a Deus, para não sermos surpreendidos neste Tribunal.





2.2. Obra de madeira feno e palha
Do outro lado da balança, Paulo enumera mais três elementos que facilmente são consumidos pelo fogo, a saber: feno, palha e madeira. Infelizmente, estes elementos ocupam espaço e se pode até dizer que estamos produzindo, mas não passa nos requisitos do Tribunal de Cristo.
Infelizmente há pessoas que caem no ativismo terrível, é a famosa produção sem resultados. O profeta Jeremias nos adverte, ao dizer: "Maldito aquele que fizer a obra do Senhor fraudulentamente" (Jr 48.10); em outras versões, o termo usado para "fraudulento" é "relaxado".
Que venhamos a desempenhar com excelência e sejamos proativos na obra do Senhor.

...o próprio Senhor nos servirá e cearemos nas mansões celestiais...





3. AS BODAS DO CORDEIRO

As Bodas do Cordeiro será um dos eventos mais importantes para os remidos na eternidade. Simbolicamente será o casamento de Cristo com a Sua noiva. O livro de Apocalipse, texto em 19.7-10, fala deste evento glorioso, e diz que a esposa estava devidamente ataviada, e o noivo vestido de linho fino, puro e resplandecente.




3.1. Cearemos no reino de nosso Pai
Um dos versículos chave da Santa Ceia está registrado em Mateus 26.29, que diz: "Desde agora, não beberei deste fruto da vide até aquele dia em que o beba de novo convosco no Reino de meu Pai". Jesus instituiu a Santa Ceia aos seus discípulos para que, quando eles celebrassem, pudessem se lembrar destas palavras e imaginar o quão maravilhoso será aquele áureo dia. Aqui somos servidos pelos diáconos que nos oferecem os elementos da Santa Ceia, a saber: pão e fruto da vide; naquele dia, o próprio Senhor nos servirá e cearemos nas mansões celestiais.




3.2. Quem ficará de fora das Bodas do Cordeiro?

Conforme o descrito em Apocalipse 22.12-15, ficarão excluído deste evento aqueles que não lavaram as suas vestes no sangue do Cordeiro, ou seja, não aceitaram a Jesus como Salvador. Infelizmente, vivemos uma época em que existem muitos convencidos, mas não convertidos; simpatizantes ao Evangelho e não transformados pelo Evangelho.
João, em sua visão apocalíptica, enumera mais classes de pessoas, como: cães, feiticeiros, os que se prostituem, os homicidas, os idólatras e os que amam e praticam mentira.
A expressão "cães", era um termo terrível para os judeus, referindo-se algumas vezes a "gentios", a quem consideravam como imundos. Cães, neste contexto é usado como símbolo de devassidão moral e adoração pagã imunda.





Conclusão
Durante a Grande Tribulação haverá festa para os salvos e sofrimento para os ímpios. A Bíblia nos revela tais grandezas para que a nossa fé seja renovada e lutemos pela consumação de nossa salvação diariamente.




Eu aprendi que:
Enquanto o mundo sem Deus estará sendo alvo da ira de Deus, a Igreja estará sendo honrada pelo noivo nas mansões celestiais.





Jovens: Betel Conectar, 3º Trimestre de 2020 | Fim dos tempos: o arrebatamento e o juízo de Deus?



Jovens: Estudos, Pregações, Lições Bíblicas, Dinâmicas, Subsídios, Pré - aulas: Arquivo


Nenhum comentário:

Postar um comentário