18 de fevereiro de 2021

Aula Bíblica Jovens Conectar+ Lição 08: Uma história marcada por Deus

Versículo do dia
 
 Gênesis 50.20
Vós bem intentastes mal contra mim, porém Deus o tornou em bem, para fazer como se vê neste dia, para conservar em vida a um grande povo.


Verdade aplicada
Os nossos projetos precisam ter a assinatura de Deus.


Textos de Referência.
  Gênesis 45.4-9

4 E disse José a seus irmãos: Peço-vos, chegai-vos a mim. E chegaram-se; então disse ele: Eu sou José vosso irmão, a quem vendestes para o Egito.

5 Agora, pois, não vos entristeçais, nem vos pese aos vossos olhos por me haverdes vendido para cá; porque para conservação da vida, Deus me enviou adiante de vós.

6 Porque já houve dois anos de fome no meio da terra, e ainda restam cinco anos em que não haverá lavoura nem sega.

7 Pelo que Deus me enviou adiante de vós, para conservar vossa sucessão na terra, e para guardar-vos em vida por um grande livramento.

8 Assim não fostes vós que me enviastes para cá, senão Deus, que me tem posto por pai de Faraó, e por senhor de toda a sua casa, e como regente em toda a terra do Egito.

9 Apressai-vos, e subi a meu pai, e dizei-lhe: Assim tem dito o teu filho José: Deus me tem posto por senhor em toda a terra do Egito; desce a mim, e não te demores;

10 E habitarás na terra de Gósen, e estarás perto de mim, tu e os teus filhos, e os filhos dos teus filhos, e as tuas ovelhas, e as tuas vacas, e tudo o que tens.

Bíblia online
Bíblia sagrada online


Objetivos da Lição
- Compreender que Deus é soberano;
- Esclarecer que nossa vida tem um propósito maior em Deus;
- Evidenciar que vale a pena deixar Deus nos dirigir.


Introdução
A história de José revela muito mais do que um jovem que vence as intempéries da caminhada, chegando ao ápice do poder; na realidade, revela um Deus que cuida de cada detalhe de nossa vida e que intervém em movimentos difíceis da nossa existência.


Pré - aula:
Endereço na descrição dos vídeos:



Ponto chave
 A história de José revela um Deus que vela pela sua Palavra e a cumpre cabalmente!


1. O DEUS QUE INTERVÉM
Há momentos na história de José que, não fosse a intervenção divina ao usar pessoas, situações e circunstâncias, o seu fim seria trágico e prematuro. José chegou ao posto de govenador do Egito por causa da mão invisível de Deus em seu favor.


1.1. O livramento através de Rúben
Em Gênesis 37, José segue para Dotã em busca de seus irmãos, e estes quando o viram de longe conspiraram, tramaram contra ele. O plano era matá-lo, porém Rúben foi usado por Deus para livrar José da morte. Para isso, Ruben convenceu seus irmãos a jogar José numa cisterna vazia. Assim acontece em nossa vida, muitas vezes não tomamos conhecimento dos planos de morte traçados contra nós, mas a potente mão de Deus tem nos livrado. O salmista, consciente desta verdade, diz que, se o Senhor não estivesse ao nosso lado, os homens teriam nos engolido vivos (Sl 124. 2-3).


1.2. A intercessão de Judá
A túnica de várias cores usada por José, representava o amor do pai mas, para seus irmãos era símbolo de inferioridade em relação a eles. Por isso, o despiram da túnica e o jogaram numa cova. O desejo de matá-lo ainda estava em discussão, mas os projetos de Deus fizeram com que Judá lançasse a proposta de vender José como escravo. Novamente a vida de José foi poupada. Os irmãos de José pensaram que havia impedido os planos na vida do jovem sonhador, mas os desígnios de Deus não podem ser frustrados. Que venhamos a aprender que, enquanto os inimigos tramam contra nós, Deus está trabalhando em nosso favor.


Refletindo
Sendo Deus um ser infinito, é impossível que qualquer ser o conheça como Ele é, mas pela sua Palavra podemos conhecê-lo.
Myer Pearlman


2. UM DEUS DE PROVIDÊNCIA
Um dos nomes revelado ao patriarca Abraão foi "Jeová Jireh", o Deus que provê. José estava descansando na providência divina em terra estranha. É maravilhoso quando entendemos que temos um Deus que não nos desampara.


2.1 Um escravo com privilégios

José foi vendido para ser escravo no Egito e não contratado para ser o administrador daquela nação, começando na casa de Potifar (Gn 39.4), e Deus abençoa a residência deste homem, pois onde José colocava a mão, Deus fazia prosperar.
É impressionante a maneira e o trabalhar de Deus: longe de casa, da família e dos amigos, José estava tendo as maiores experiências com o Deus de Jacó. A Palavra diz que o senhor do escravo José confiou a ele tudo quanto possuía, pois administrava tudo com excelência.
A vida de José nos inspira a confiar no Deus Todo-Poderoso que não está limitado a cultura, espaço geográfico ou religião. Numa terra estranha, Deus estava usando culturas e a noção de religião dos egípcios para abençoar a vida de José.


2.2. Um prisioneiro administrador
Outro fator importante no qual percebemos a poderosa providência divina é o fato de José se tornar o chefe de todos os presos no cárcere. O texto é bem enfático ao dizer que o carcereiro-mor entregou na mão de José todos os presos que ali estavam (Gn 39.22).
No Salmo 105.18 vemos como foi difícil o início da vida de José na prisão, que tinha seus pés atados com grilhões. Até mesmo em tal condição a providência divina estava sobre José e havia prosperidade naquele lugar. Diante de todo o sofrimento, José tinha tempo para perceber o semblante dos outros prisioneiros. A providência divina nos leva a lugares terríveis antes de nos colocar em lugares de honra.


3. O DEUS DE SURPRESAS
O profeta Isaías chegou a declarar que os caminhos de Deus são excelsos, indecifráveis aos olhos humanos (Is 55.8,9), por isso nos surpreendemos com o seu agir. A história de José chega ao seu clímax quando um escravo/prisioneiro se torna governador de uma nação.


3.1. Da prisão para o palácio
José não imaginava que aquele dia ele estava prestes a ver sua vida mudar... O Faraó teve um sonho que o afligiu; o rei o contou aos magos mas ninguém foi capaz de explicá-lo. Mas havia um homem cheio de capacidade e de sabedoria dados por Deus: coube a José a interpretação dos sonhos. Era o início de uma nova fase na vida de José! Ele seria elevado a patamares inimagináveis. José, tornou-se o segundo homem mais poderoso do Egito.
José permitiu que Deus fosse o Deus dos seus sonhos.
Creia, Deus cumpre Suas promessas e jamais nos abandona.


3.2. Reencontrando a família
A bênção sobre José foi completa. Além de constituir uma família no Egito, casando-se e tendo filhos, José teve a alegria de abraçar seu pai Jacó novamente, e todos os seus irmãos. Durante um tempo de escassez, José pôde dar uma terra para seus familiares e alimentá-los também.
Diante de todos os problemas na família, que culminou na traição dos irmãos, José escolheu confiar em Deus que cuida dos seus em cada detalhe e que tem poder para mudar os rumos da nossa história. José entendeu que Deus tinha planos e projetos maiores a realizar através dele: uma nação forte e poderosa livre do Egito (Gn 50.24).


Conclusão
Os caminhos de Deus nos levam a uma compreensão maior do Seu agir e do Seu poder e do Seu próprio Ser.


Eu aprendi que:
As mãos poderosas de Deus estão sobre a vida daqueles que lhe são fiéis.
Crédito///Revista Betel Conectar+
Comentarista: César Pereira Roza de Melo
1 Trimestre de 2021, ano 06 - Nº 16


 

O sonho de Jose Eliã Oliveira



Clip: Sonho de José



Sonhador Fiel - Léa mendonça



As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário