16 de fevereiro de 2021

Aula Bíblica Primários – Lição 08: Neemias, o herói que não desistiu- ou - não olhou para traz

 









Revista do aluno:
 

  
BEM VINDOS!
Iniciando a aula:
Esse material é dirigido para professores nas igrejas, mas você que é papai ou mamãe ou a pessoa responsável pela criança, também pode aproveitar essas dicas para ensinar os pequeninos em casa. Vale a pena começar a falar desde cedo sobre o amor de Deus!

Título da Lição:
Neemias, o Herói que não Desistiu - ou - não olhou para traz.


Sugestões para o Desenvolvimento da aula:
 A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
 Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
 Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
 Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
 Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
 Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus. É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado. O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.
Exemplo básico de plano de aula. 
Tem muitos tios e tias que estão começando e ficam um pouco perdidos.
Liturgia para a EBD
1. Oração inicial
2. Louvores
3. Boas vindas
4. Chamada
5. Plano de frequência 
6. Oferta
7. Leitura Bíblica
8. Memorização do versículo
9. Titulo da lição
10. História bíblica
11. Atividade
12. Dinâmica, brincadeira ou jogos
13. Lanche
14. Oração final.


Vídeos aulas:
Endereço na descrição dos vídeos:




· Ore com sua turma por sua aula. 
Se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus. 
Pedir para que um aluno ore, incentive suas crianças a orar na sala.


Momento do louvor
 Cante: 
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos
!

Em uma grande obra - Vaneyse



Neemias A alegria do Senhor é minha forçaRadicais Kids



Reconstrução - Eliã Oliveira 




Queridas tias e tios.
É um privilégio podermos servir ao Senhor no trabalho com as crianças.

Permita que as crianças 'sirvam' uns aos outros como ajudantes na aula, seja para tirar a oferta, fazer oração, distribuir folhas de atividades, servir lanchinho, ajudar a arrumar a sala após a aula, etc.

Jesus nos deixou o exemplo de SERVIR aos outros.
Somos discípulos de Jesus.
Quem é discípulo segue os passos do Mestre.
Deus te abençoe!!


Gazofilácio
– Uma caixa pequena encapada com crepom ou eva formando uma caixa de oferta. Com um buraco para por as ofertas. Antes de contar a história, explicar a palavra e dizer o que significa.

Dica de musica para oferta.

Rosilene Martins - Minha Oferta 



Minha Ofertinha eu vou dar



Diante do Trono - Cada Um Dá Aquilo Que Tem [Davi] 2012



A Oferta da Viuvinha - Aline Barros para crianças



Vaneyse - Ofertando Com Amor (Music Session)



Se não for pra te adorar -  Fernandinho para menores


Objetivo: 
Que o aluno compreenda que não devemos desistir diante das dificuldades, pois o Senhor é conosco.


Ponto central: 
É preciso perseverar até receber a vitória.


Memória em ação:
“[...] não desanimem, nem desistam [...]” (Hb 12.3b).

Contando a história.
Prof. Você pode estar encapando caixas de sapatos ou de leite e as crianças ajudando a restaurar os muros, você conta a história e elas participam.


História Bíblica:
Vamos ler o que a Bíblia diz: 

 Neemias 6. 1 - 9, 15
1 Tendo ouvido Sambalate, Tobias, Gesém, o arábio, e o resto dos nossos inimigos que eu tinha edificado o muro e que nele já não havia brecha nenhuma, ainda que até este tempo não tinha posto as portas nos portais,
2 Sambalate e Gesém mandaram dizer-me: Vem, encontremo-nos, nas aldeias, no vale de Ono. Porém intentavam fazer-me mal.
3 Enviei-lhes mensageiros a dizer: Estou fazendo grande obra, de modo que não poderei descer; por que cessaria a obra, enquanto eu a deixasse e fosse ter convosco?
4 Quatro vezes me enviaram o mesmo pedido; eu, porém, lhes dei sempre a mesma resposta.
5 Então, Sambalate me enviou pela quinta vez o seu moço, o qual trazia na mão uma carta aberta,
6 do teor seguinte: Entre as gentes se ouviu, e Gesém diz que tu e os judeus intentais revoltar-vos; por isso, reedificas o muro, e, segundo se diz, queres ser o rei deles,
7 e puseste profetas para falarem a teu respeito em Jerusalém, dizendo: Este é rei em Judá. Ora, o rei ouvirá isso, segundo essas palavras. Vem, pois, agora, e consultemos juntamente.
8 Mandei dizer-lhe: De tudo o que dizes coisa nenhuma sucedeu; tu, do teu coração, é que o inventas.
9 Porque todos eles procuravam atemorizar-nos, dizendo: As suas mãos largarão a obra, e não se efetuará. Agora, pois, ó Deus, fortalece as minhas mãos.
15 Acabou-se, pois, o muro aos vinte e cinco dias do mês de elul, em cinquenta e dois dias.


Preparação do ambiente
Encape caixas de leite com papel laranja (cor de tijolo) e escreva em cada um deles uma palavra do versículo do dia. Deixe amontoados num canto da sala. Decore a sala com materiais de construção (ou imagens desses materiais): pá, cimento, tijolo, martelo, prumo, etc. Se tiver muitas crianças pequenas ou poucos monitores, utilize ferramentas de plástico para evitar acidentes.

Pergunte às crianças pra que servem os materiais que estão decorando a sala. Diga que a história de
hoje vai falar sobre uma grande construção. Pergunte às crianças se já viram de perto uma construção
ou reforma. Para construir, são necessários muitos materiais, ferramentas e muitas pessoas. Por isso,
uma construção custa caro e pode demorar bastante tempo.

Mostre a pilha de “tijolos” e convide 10 crianças para participar da “construção”. Peça que elas escolham um líder para o grupo (uma criança alfabetizada).
Dê ao líder o desenho abaixo mostrando como deve ser a construção. Cada criança deve contribuir
com um “tijolo” (fica ainda mais legal se você encher as caixas de leite com areia). O desafio é montar o versículo juntos, seguindo a orientação do líder.
Considere a importância da participação de todos e da presença de um líder para ordenar a construção.

Introduza a história dizendo que, quando Deus nos dá uma missão, deseja que confiemos nele em todas as situações, fáceis ou difíceis. Ele sempre está conosco e nos dá tudo o que necessitamos para cumprir nossa tarefa. Neemias, que fez a declaração do versículo que lemos, era uma pessoa que confiava em Deus. Vamos conhecer um pouco mais sobre ele? (Observação: você pode contar a história usando os visuais a seguir. Uma outra sugestão interessante é usar pequenos bonecos feitos com rolo de papel higiênico
  


Durante 70 anos o povo de Israel tinha sido escravo na Babilônia. Mas o rei da Pérsia invadiu a Babilônia e deixou que os israelitas que quisessem, voltassem para sua terra. Neemias,
nessa época, era copeiro do rei (mostre a figura 1).
Este era um cargo de muita confiança, e Neemias fazia muito bem seu trabalho. Certo dia, um de seus irmãos veio da terra de Judá com um grupo de outros judeus. Neemias quis saber notícias de sua terra e seu povo e ficou muito desanimado com o que ouviu. Seus amigos lhe contaram que aqueles que haviam voltado estavam passando por dificuldades e que as muralhas que protegiam a cidade de Jerusalém, a capital, estavam destruídas. Os portões estavam quebrados e ninguém tinha recursos
para consertar. Quando ele ouviu isso, chorou mostre a figura 2).
Muito triste e preocupado com a situação de seu povo, Neemias tomou a decisão de pedir ao rei permissão para reconstruir os muros de Jerusalém. Mas, antes de falar com o rei, orou ao Senhor, dizendo: “Ó Senhor, Deus do céu, tu és fiel e guardas a tua aliança com aqueles que te amam e te obedecem. Eu sei que o povo de Israel tem pecado contra ti. Mas, pela tua bondade, escuta a oração do teu servo. Me ajude a ajudar o meu povo. Me ajude a ser bem-sucedido no que pretendo fazer
e faça com que o rei seja bondoso comigo” (mostre a figura 3).
Então, Neemias foi trabalhar. O rei percebeu que Neemias estava diferente e perguntou qual era o motivo daquela tristeza. Então, Neemias contou tudo ao rei, pedindo que ele permitisse a viagem e desse a ele madeira para a construção. Deus abençoou Neemias e o rei deu a ele tudo o que pediu, e ainda mandou que alguns soldados o acompanhassem na viagem. Quando chegou a Jerusalém, Neemias observou a cidade e depois de alguns dias se reuniu com as autoridades para contar a eles como Deus o havia abençoado e como ele pretendia reconstruir a cidade. Os judeus da cidade ficaram animados! Mas nem todas as pessoas ficaram felizes com a notícia (mostre a figura 4).
Algumas pessoas começaram a zombar de Neemias. Alguns líderes de outros povos chegaram a ameaçá-lo. Mas Neemias confiou que Deus iria fazê-lo prosperar. Ele dividiu a tarefa entre as famílias e pediu que cada um fizesse a sua parte. Ele também abriu mão de alguns privilégios para que houvesse mais recursos para a obra. Mesmo com poucos recursos e enfrentando muitas dificuldades, Neemias conseguiu cumprir sua missão, reconstruindo todo o muro em menos de dois meses (mostre a figura 5).


Referência bibliográfica. campanha de missões nacionais da JMN Equipe de Criação Areli Perruci Fernandes, Jaqueline de C. A. da Hora Santos, Rojane Brasil
Fonte: Artigo de afontedevida.blogspot.com


Ou assim!
Neemias era copeiro do rei Artaxerxes.
Ele provava o vinho e qualquer líquido antes do rei tomar.
Neemias servia a Deus de coração, mas tinha vindo cativo de Israel, era escravo, e servia o rei Artaxerxes.

Quando Neemias soube que seu povo estava sofrendo muito em Judá e que o muro de Jerusalém tinha sido derrubado, ficou muito triste.
Então, Neemias começou a orar por seu povo querendo ajudá-lo de alguma forma.

Como Neemias era copeiro do rei, foi servir vinho para o rei como sempre.

O rei percebeu sua tristeza e perguntou o motivo dela.

Neemias contou que o seu povo sofria muito em Judá porque o muro da cidade tinha sido derrubado e as suas portas destruídas pelo fogo.

O rei resolveu ajudar Neemias. A oração de Neemias foi ouvida por Deus.

Vocês viram como devemos sempre orar? Deus ouve nossas orações e atende conforme a vontade Dele para nosso bem.

Neemias foi nomeado governador do rei nas terras de Judá.

Agora Neemias poderia ajudar seu povo. Ele ficou muito feliz.

Neemias foi para Jerusalém, com a permissão do rei, para reconstruir os muros da cidade e suas portas para que a cidade voltasse a ser segura.
Quando terminaram a reconstrução, pediram para o escriba Esdras ler o livro da Lei.
Esdras louvou o Senhor, o grande Deus, e todo o povo com ele.

Todo o povo ouvia com atenção a leitura do livro da Lei.

Todo o povo resolveu pedir perdão dos seus erros para Deus e decidiram obedecer aos seus mandamentos.

Todos cantaram louvores a Deus- Salmo 147,148,149,150.
Vamos aprender a pedir perdão dos nossos erros para Deus?
Deus é sempre bom e pronto a perdoar.


 Mostre a Bíblia, fale de sua importância, leia o versículo, explique, repita com as crianças.


NEEMIAS - SLIDES
 






























Fonte-Bible Slides


Recurso visuais
Clique nas imagens para aumentar (+)









Diversas Atividades 

















Trabalho manual:
Recorte tijolos de papel pedra ou papel marrom e faça um muro colando os tijolos e escrevendo o versículo.




Revista do aluno:
Atividade





Criança de jesus tem energia pra gastar
 
Aplicação da Lição
Prezado (a) enfatize aos pequenos sobre a fiel perseverança de Neemias. Ele não aceitou o convite de ir até o vale de Ono para consultar Sambalate e Tobias. O vale de Ono foi escolhido, pois parece ser um território neutro; os judeus e os vizinhos daquela área viviam em paz. Mas Neemias percebe um certo cheiro de armadilha. Ele sabe até onde os seus inimigos iriam para impedir a construção do muro. Mas Neemias não os acusa de nenhum má intenção. Ele simplesmente diz: estou ocupado! Eu estou trabalhando em um grande projeto e não tenho tempo e oportunidade para conversar. Esta obra vem primeiro! Ela é prioritária.

Realmente, nunca se importe com os motivos e os planos dos outros. Nós temos nossas próprias prioridades no reino de Deus. Ao invés de ficarmos insultando os outros, simplesmente diga: estou envolvido na obra de Deus. O mundo não deve ditar as normas para a nossa vida, mas, sim, o Senhor.
Mantenha as suas prioridades. Não fique em dúvida por causa do mundo. Eu devo manter minha mente ligada naquilo a que fui chamado para ser e fazer, o resto realmente é menor ou não tem importância.

Ore com as crianças


Lembrancinha:
Escreva com caneta na bexiga ainda vazia o versículo e peça para as crianças encherem.


Lembrancinhas:


Ore e profetize milagre na vida de cada criança.


 
*Hora do Lanche:
*Ao Senhor agradecemos
Que tal uma salada de frutas? 


Misture todas as frutas com o suco de laranja (exceto a banana)
Coloque a banana apenas na hora de servir a salada, pois ela estraga facilmente, comprometendo todo o gosto da salada.
Se desejar acrescente manga e abacaxi picadinhos.


Sirva um lanche nutritivo e gostoso.
Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.
 



Faça uma pequena oração com as crianças para ensiná-las a conversar com Deus. Papai do céu, obrigada por cuidar da minha família e de mim. Eu também quero conversar sempre com o Senhor. Amém.
Peça que as crianças façam o mesmo em casa, que sempre agradeçam a Deus. 

Prof. Faça o convite as crianças que ainda não são salvas, dando oportunidade para receberem a Jesus como Salvador.


Fale da importância da oração. 
Que precisamos orar sempre. 
Ore com as crianças agradecendo. 


ORE SEMPRE COM AS CRIANÇAS

Reúna em rodinha para oração final. 
Peça a uma das crianças para fazer esta oração.

Conclusão: 
Lembrando que houve um objetivo para esta aula.
A criança pode experimentar do poder de Deus, seu amor, cuidado e a vontade de Deus para sua vida, se desde pequena for ensinada a cultivar uma vida de oração.


 Convide a todos para retornarem no próximo domingo.
 Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus"
 Deus abençoe você prof. Sua família. A sua aula e os seus alunos e as famílias deles.


👉Fontes Consultadas:
Créditos: Editora Responsável pela Revista Primários da cpad
cantinhodashistoriasbiblicas.blogspot.com.
evangelismoinfantil.blogspot.com
adaliahelena.blogspot.com
Pequeninosdejesus.blogspot.com
Escola bíblica aplicada
https://blogdatia-jaque.blogspot.com
historiasdasementinha.blogspot.com
tiasdaescolinha.blogspot.com
bogdaebi.blogspot.com/
apascentarospequeninos.blogspot.com/
Escola Biblica Dominical Infantil
Ensino infantil num clique
* BÍBLIA. Português. Bíblia Shedd. Tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Atualizada. 2ª Edição, São Paulo, Editora Vida Nova, 1997.
* BÍBLIA. Português. Bíblia de Estudo Pentecostal. Tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Corrigida. Rio de Janeiro, Editora CPAD, 2002. Editor geral Donald Stamps, Editor brasileiro Pr. Antonio Gilberto.
* TORA. São Paulo, Editora Sanfer, 2001.

Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus"


Queridos professores, em nossa próxima aula vamos falar sobre um tema tão difícil de praticar, até mesmo para nós adultos: PERSEVERAR! Diante das dificuldades, dos imprevistos, dos infortúnios, das injustiças, do cansaço, da derrota, do desânimo, ou seja, da vida. Oh, como é difícil não desistir e perseverar até o fim, até receber a promessa! Imagina então se manter firme, mesmo ciente de que “esse fim” tão desejado pode não ser como nós esperamos. Ou ainda, perseverar no Senhor, mesmo se a promessa não vier. Isso mesmo. A verdade – que requer ainda maior fé, maturidade e genuíno amor por Deus –, é esta: por mais que perseveremos crendo, nem sempre vivenciamos as promessas.

Responda para si mesmo: Eu ainda seria fiel ao Senhor se Ele não fizesse o que tanto peço em oração? Eu ainda o amaria, ainda o serviria? Porque os “heróis da fé” mencionados em Hebreus 11 assim fizeram.

“[...] Todos estes morreram na fé, sem terem recebido as promessas, mas, vendo-as de longe, e crendo nelas, e abraçando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra.

Porque os que isso dizem claramente mostram que buscam uma pátria. E se, na verdade, se lembrassem daquela de onde haviam saído, teriam oportunidade de tornar.

Mas, agora, desejam uma melhor, isto é, a celestial. Pelo que também Deus não se envergonha deles, de se chamar seu Deus, porque já lhes preparou uma cidade” (Hebreus 11.13-16).

Nesta revista cujo tema e objetivo central é apresentar aos pequeninos alguns heróis, cujas histórias registradas nas Sagradas Escrituras nos inspiram enormemente a perseverar em nossas próprias batalhas não tem como não lembrar desta maravilhosa galeria dos heróis da fé. Você estaria entre eles, entre os que “sem terem recebido as promessas” (v.13), ainda assim morreram cheios de fé?

Evidentemente o texto de Hebreus se refere à promessa da vida eterna, da Canaã celestial. Contudo, ainda é válida a reflexão: sirvo a Deus por amor ou por obrigação? Ou por medo? Ou hábito? Ou por interesse? Se Ele não cumprir o que eu tanto espero, oro, preciso, eu ainda o amarei e servirei com o mesmo fervor?!

Independente de suas respostas converse com o Pai, peça a Ele esse amor que fortalece a fé de um homem tão poderosamente a ponto de ultrapassar a lógica humana, o tempo e até mesmo a morte... Que vive aqui e adentra a Eternidade com a compreensão e alegre contentamento de que a nossa Pátria não é neste mundo.

Que a alegria da salvação renove as suas forças para continuar perseverando em todas as suas batalhas.

“[...] não desanimem, nem desistam [...]” (Hebreus 12.3).

“[...] aquele que perseverar até ao fim será salvo” (Mateus 24.13)

“[...] O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos. Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas” (Apocalipse 3.5,6)
O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula.
Paula Renata Santos
Editora Responsável pela Revista Primários da CPAD



Ovelhinhas de Cristo.
  



CRIANÇAS ATENÇÃO!



Leia a Bíblia
 

Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
 




Cheila Pinturas e Escolinha Bíblica
TENHO QUE CHEGAR NA IGREJA 




Pra você!!!

Com todo o meu carinho...
Obrigada Pelo carinho!!!!
De todo o meu coração!!!







Vamos lá!!!  
Sugestões aos professores:
- Ore pela aula, pelas crianças e suas famílias.
- Leia a História Bíblica em diferentes versões inclusive em Bíblia Infantil.
- Pesquise o tema em outras fontes.
- Se prepare para o louvor.
- Organize a sala antes da chegada das crianças e ao terminar a aula.
- Prepare o material com antecedência.
- Busque motivar as crianças com falas sempre animadas
- tenha em mãos panos ou toalhas para qualquer emergência.

Jesus faz a vida melhor
Deixe ele conduzir sua vida
Evangelizando crianças de todas as tribos, línguas e nações..

"Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21.


Jesus é a Esperança!

Querido professor, foi Deus quem colocou no seu coração o amor por este ministério, sua ocupação não é uma ocupação domingueira, não é uma falta de opção e sim um compromisso de amor com vidas infantis. Você é um ministro de Deus para pastorear e formar espiritualmente esta geração.
Servo fiel, seu trabalho é muito importante, você é ungido do Senhor; é propriedade exclusiva de Deus, um sacerdote real, chamado para proclamar a Jesus, resgatando as crianças das trevas para sua maravilhosa luz (1 Pedro 2:9). Por isso tudo que fizerdes faça com muito amor, dedicação e alegria. Porque é melhor dar do que receber. Deus o abençoe ricamente.
O Senhor lhe abençoe e capacite! 
Boa aula.



Orai em todo tempo
"Ensina a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele." Pv 22:6.

As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

2 comentários: