23 de fevereiro de 2021

Aula Bíblica Jardim de Infância – Lição 09: Na casa do meu amigo há perdão


 


   





Revista do aluno:

BEM VINDOS!
Iniciando a aula:
Esse material é dirigido para professores nas igrejas, mas você que é papai ou mamãe ou a pessoa responsável pela criança, também pode aproveitar essas dicas para ensinar os pequeninos em casa. Vale a pena começar a falar desde cedo sobre o amor de Deus!
     
Título da Lição:
 Ideias para o ensino:
 A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
 Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
 Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
 Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
 Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
 Separe um tempo para a memorização do versículo da lição.
Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos. Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus. É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado. O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.
Exemplo básico de plano de aula.
Tem muitos tios e tias que estão começando e ficam um pouco perdidos.

Liturgia para a EBD
1. Oração inicial
2. Louvores
3. Boas vindas
4. Chamada
5. Plano de frequência 
6. Oferta
7. Leitura Bíblica
8. Memorização do versículo
9. Titulo da lição
10. História bíblica
11. Atividade
12. Dinâmica, brincadeira ou jogos
13. Lanche
14. Oração final.

 

Vídeos aulas:
Endereço na descrição dos vídeos:




· Ore com sua turma por sua aula. 
Se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus. 
Pode pedir para que um aluno ore, incentive suas crianças a orar na sala.

 Momento do louvor
 Cante:
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.

Comece a aula cantando

Meu coração era sujo - 3Palavrinhas




É muito bom - 3Palavrinhas - Volume 2



Perdão - Histórias para ouvir, contar e cantar



Escolhendo perdoar




Eu Preciso de você - corinho infantil



Música do livro sem palavras - LSP



O sabão - 3Palavrinhas - Volume 1




3 Palavrinhas - Volume 



Por dentro,  por fora, alto, embaixo - 3Palavrinhas - Volume 3



As cores da salvaçãos

Queridas  tias e tios. 
É um privilégio podermos servir ao Senhor no trabalho com as crianças.

Permita que as crianças 'sirvam' uns aos outros como ajudantes na aula, seja para tirar a oferta, fazer oração, distribuir folhas de atividades, servir lanchinho, ajudar a arrumar a sala após a aula, etc.

Jesus nos deixou o exemplo de SERVIR aos outros.
Somos discípulos de Jesus.
Quem é discípulo segue os passos do Mestre.
Deus te abençoe!!

Gazofilácio 
– Uma caixa pequena encapada com crepom ou eva formando uma caixa de oferta. Com um buraco para por as ofertas. Antes de contar a história, explicar a palavra e dizer o que significa.

Dica de musica para oferta.

Dica de musica para oferta.

Ofertinha da Viuvinha - Aline Barros



Vaneyse - Ofertando Com Amor (Music Session)



Rosilene Martins - Minha Oferta 



Minha Ofertinha eu vou dar




Diante do Trono - Cada Um Dá Aquilo Que Tem [Davi] 2012

A IGREJA É LUGAR DE PERDÃO

Enfatize aos pequenos, que cada vez que erramos, e nos ajoelhamos e pedimos perdão o Senhor Jesus está pronto a nos perdoar, porque Ele nos ama, e morreu na cruz para nos conceder o perdão.

E Ele nos ensina que devemos amar nossos amiguinhos e até mesmo os que nos aborrecem, então ao perdoarmos as pessoas que nos prejudica, nos faz chegar-se mais perto Dele, pois estaremos sendo seus amigos, pois estaremos obedecendo aos seus ensinos.
 
IDEIA:
Como iremos falar de perdão, você pode enfeitar a classe com balão de coração, e no final da aula dar para eles levarem para casa.
Ou comprar um balão de coração grande e encher de doces, como fazem nas festas infantis, e depois estourar no final da aula, para as crianças pegarem os doces.


CORAÇÃO em EVA



Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma a conduzir os pequenos a compreender que sempre que entramos na Igreja devemos nos lembrar de sermos gratos a Deus por Seu grande amor para conosco em perdoar os nossos pecados, e que assim como somos perdoados devemos também perdoar as pessoas que nos ofendem.

Memória em ação



História Bíblica:
Vamos ler o que a Bíblia diz:
  Esdras 9. 1 - 15
1 Acabadas, pois, estas coisas, vieram ter comigo os príncipes, dizendo: O povo de Israel, e os sacerdotes, e os levitas não se separaram dos povos de outras terras com as suas abominações, isto é, dos cananeus, dos heteus, dos ferezeus, dos jebuseus, dos amonitas, dos moabitas, dos egípcios e dos amorreus,
2 pois tomaram das suas filhas para si e para seus filhos, e, assim, se misturou a linhagem santa com os povos dessas terras, e até os príncipes e magistrados foram os primeiros nesta transgressão.
3 Ouvindo eu tal coisa, rasguei as minhas vestes e o meu manto, e arranquei os cabelos da cabeça e da barba, e me assentei atônito.
4 Então, se ajuntaram a mim todos os que tremiam das palavras do Deus de Israel, por causa da transgressão dos do cativeiro; porém eu permaneci assentado atônito até ao sacrifício da tarde.
5 Na hora do sacrifício da tarde, levantei-me da minha humilhação, com as vestes e o manto já rasgados, me pus de joelhos, estendi as mãos para o SENHOR, meu Deus,
6 e disse: Meu Deus! Estou confuso e envergonhado, para levantar a ti a face, meu Deus, porque as nossas iniqüidades se multiplicaram sobre a nossa cabeça, e a nossa culpa cresceu até aos céus.
7 Desde os dias de nossos pais até hoje, estamos em grande culpa e, por causa das nossas iniqüidades, fomos entregues, nós, os nossos reis e os nossos sacerdotes, nas mãos dos reis de outras terras e sujeitos à espada, ao cativeiro, ao roubo e à ignomínia, como hoje se vê.
8 Agora, por breve momento, se nos manifestou a graça da parte do SENHOR, nosso Deus, para nos deixar alguns que escapem e para dar-nos estabilidade no seu santo lugar; para nos alumiar os olhos, ó Deus nosso, e para nos dar um pouco de vida na nossa servidão;
9 porque somos servos, porém, na nossa servidão, não nos desamparou o nosso Deus; antes, estendeu sobre nós a sua misericórdia, e achamos favor perante os reis da Pérsia, para nos reviver, para levantar a casa do nosso Deus, para restaurar as suas ruínas e para que nos desse um muro de segurança em Judá e em Jerusalém.
10 Agora, ó nosso Deus, que diremos depois disto? Pois deixamos os teus mandamentos,
11 que ordenaste por intermédio dos teus servos, os profetas, dizendo: A terra em que entrais para a possuir é terra imunda pela imundícia dos seus povos, pelas abominações com que, na sua corrupção, a encheram de uma extremidade à outra.
12 Por isso, não dareis as vossas filhas a seus filhos, e suas filhas não tomareis para os vossos filhos, e jamais procurareis a paz e o bem desses povos; para que sejais fortes, e comais o melhor da terra, e a deixeis por herança a vossos filhos, para sempre.
13 Depois de tudo o que nos tem sucedido por causa das nossas más obras e da nossa grande culpa, e vendo ainda que tu, ó nosso Deus, nos tens castigado menos do que merecem as nossas iniquidades e ainda nos deste este restante que escapou,
14 tornaremos a violar os teus mandamentos e a aparentar-nos com os povos destas abominações? Não te indignarias tu, assim, contra nós, até de todo nos consumires, até não haver restante nem alguém que escapasse?
15 Ah! SENHOR, Deus de Israel, justo és, pois somos os restantes que escaparam, como hoje se vê. Eis que estamos diante de ti na nossa culpa, porque ninguém há que possa estar na tua presença por causa disto.

 Esdras 10. 1 - 14
1 Enquanto Esdras orava e fazia confissão, chorando prostrado diante da Casa de Deus, ajuntou-se a ele de Israel mui grande congregação de homens, de mulheres e de crianças; pois o povo chorava com grande choro.
2 Então, Secanias, filho de Jeiel, um dos filhos de Elão, tomou a palavra e disse a Esdras: Nós temos transgredido contra o nosso Deus, casando com mulheres estrangeiras, dos povos de outras terras, mas, no tocante a isto, ainda há esperança para Israel.
3 Agora, pois, façamos aliança com o nosso Deus, de que despediremos todas as mulheres e os seus filhos, segundo o conselho do Senhor e o dos que tremem ao mandado do nosso Deus; e faça-se segundo a Lei.
4 Levanta-te, pois esta coisa é de tua incumbência, e nós seremos contigo; sê forte e age.
5 Então, Esdras se levantou e ajuramentou os principais sacerdotes, os levitas e todo o Israel, de que fariam segundo esta palavra. E eles juraram.
6 Esdras se retirou de diante da Casa de Deus, e entrou na câmara de Joanã, filho de Eliasibe, e lá não comeu pão, nem bebeu água, porque pranteava por causa da transgressão dos que tinham voltado do exílio.
7 Fez-se passar pregão por Judá e Jerusalém a todos os que vieram do exílio, que deviam ajuntar-se em Jerusalém;
8 e que, se alguém, em três dias, não viesse, segundo o conselho dos príncipes e dos anciãos, todos os seus bens seriam totalmente destruídos, e ele mesmo separado da congregação dos que voltaram do exílio.
9 Então, todos os homens de Judá e Benjamim, em três dias, se ajuntaram em Jerusalém; no dia vinte do mês nono, todo o povo se assentou na praça da Casa de Deus, tremendo por causa desta coisa e por causa das grandes chuvas.
10 Então, se levantou Esdras, o sacerdote, e lhes disse: Vós transgredistes casando-vos com mulheres estrangeiras, aumentando a culpa de Israel.
11 Agora, pois, fazei confissão ao SENHOR, Deus de vossos pais, e fazei o que é do seu agrado; separai-vos dos povos de outras terras e das mulheres estrangeiras.
12 Respondeu toda a congregação e disse em altas vozes: Assim seja; segundo as tuas palavras, assim nos convém fazer.
13 Porém o povo é muito, e, sendo tempo de grandes chuvas, não podemos estar aqui de fora; e não é isto obra de um dia ou dois, pois somos muitos os que transgredimos nesta coisa.
14 Ora, que os nossos príncipes decidam por toda a congregação, e que venham a eles em tempos determinados todos os que em nossas cidades casaram com mulheres estrangeiras, e com estes os anciãos de cada cidade, e os seus juízes, até que desviemos de nós o brasume da ira do nosso Deus, por esta coisa.



Tenha sempre uma Bíblia em sala de aula para mostrar o versículo e para dizer que a história é verdadeira porque foi retirada da Bíblia que é a Palavra de Deus.


Leia o texto. Depois pergunte:
1- O que você sente quando não é perdoado?
2- Você gosta de perdoar?
3- O que Jesus fez por nossos pecados?
4- O que devemos fazer quando os outros pedem perdão?


Nem sempre é fácil perdoar. Às vezes ficamos magoados ou somos egoístas para perdoar.

Mas Jesus ensina a perdoar para ser perdoado.

Vamos perdoar?



OBS: Importante sempre ter alguma imagem para que as crianças consiga assimilar a história.



Atividade  

Revista do aluno:


Atividade 
Roda do Arrependimento você vai precisar de:
O modelo que está no final da postagem
Papel canson para imprimir
1 Colchete
Após imprimir e recortar apoie o papel na borracha e com a ajuda de um lápis faça o furo no meio para poder colocar o colchete. Assim a roda irá girar.


Na roda do Arrependimento, de um lado há uma ação errada e do outro a
atitude certa a fazer após se arrepender.

Estes são os que as crianças vão pintar e levar para casa.




OU 
ASSIM!
Se eu me arrepender, posso ser perdoado.


Atividade: 
Ajudar as crianças a aprenderem que Jesus Cristo se sacrificou pelos nossos pecados e nos podemos nos arrepender. Vire a Roda do Arrependimento para ver se cada criança pode se arrepender. Fale para as crianças sobre nossos pecados como se fossem algo que nos faz sentir mal por dentro, como “ uma pedra no sapato”, até ela ser tirada do sapato nos estamos infelizes e desconfortáveis.

Como Fazer: copie, corte e cole ambas as rodas. Conecte as duas partes pelo centro como mostrado, com algo como uma presilha de metal ou algo parecido.



imagem em preto e branco se preferir


OU 
ASSIM!
Roda do Arrependimento
Para a atividade Roda do Arrependimento você vai precisar de:
Papel para imprimir
1 colchete
Após imprimir e recortar, apoie o papel na borracha e com a ajuda de um lápis faça o furo no meio para poder colocar o colchete. Assim a roda irá girar.
Na Roda do Arrependimento há, de um lado uma ação errada, e do outro a atitude certa a fazer após se arrepender.


Clicar para ampliar e salvar




Dinâmica do perdão

Objetivo: Mostrar como ficamos quando cometemos ofensas. Quando pedimos perdão e o que acontece quando não perdoamos.

Material:

Dois recipientes com água e com carinhas de criança.
Um jarro com bastante água.
Colher de chá
Pó de café
Bacia maior.

(Dentro de uma bacia maior colocar a primeira criança.)
Esta criança está representando alguém que cometeu muitas falhas.
Magoou este amiguinho. (Mostra a outra criança)
Vamos falar cada um pecado, uma ofensa que esta criança fez ao amiguinho?
Tipo, mentiu, fofocou, bateu etc...
E quando cada um falar, vamos colocar uma colherinha de café e mexer.

(Mostra depois como ficou a água Toda suja. feia.)

Para esta criança voltar a ter seu coração limpinho, ela precisa pedir perdão por todas as falhas.
Então vamos pedir perdão para o seu amiguinho. Por cada falha?
E cada vez que pedirem o perdão eu jogarei água dentro do copinho Para ir limpando.

(Então todos repetem o que disseram antes de ofensas pedindo o perdão agora.)
Que lindo que ficou esta criança agora. Seu coração está limpinho.

(Então pega a outra que estava aí).
Ei esperem aí!
Vocês notaram que esta criança não respondeu ao perdão?
(Então a prof. coloca café dentro daquela criança)
Pois é... Agora quem está com o coração sujo é esta criança que tanto foi ofendida.
O seu amiguinho pediu perdão para ela. E ela não respondeu.
Ela não pode recusar. Precisa aceitar o perdão do seu amiguinho. Pois senão quem vai ficar com o coração sujo é ela mesma.

Então vamos liberar o perdão para o amiguinho?
Então todos dizendo. Sim eu te perdoo.
E joga a água dentro. Tirando a suja e ficando a limpa.

Agora sim. Os dois estão com os corações limpos.
Agora podem ser felizes de verdade.

Comentar.
Viram só o que acontece quando ofendemos.
Ficamos sujos. Precisamos pedir perdão.
E quem foi ofendido, também deve perdoar.
Caso contrário ele ficará sujo.
Daí se cria uma raiz de amargura. Fica só resmungando.
Torna-se uma pessoa que só reclama e ninguém gosta de ter por perto.



 Dinâmica70X7 = Perdoar Sempre!!!
Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete?
Jesus lhe disse: Não te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete. Mateus 18:21,22

Para este recurso visual você vai precisar de:
* Um pote com água
*Folha de sulfite para recortar o formato do coração e colocar sobre o pote
*Orégano - representará as marcas da mágoa/raiva/falta de perdão no coração
*Detergente - (uma gotinha no dedo) representará a Palavra de Deus que nos ensina a perdoar 70X7 e quando perdoamos as marcas saem do nosso coração.


Criança de jesus tem energia pra gastar



Lembrancinhas:

 LEMBRANCINHA:





 Lembrancinhas:
Marcadores de páginas com versículos para a criança meditar:

 

 Lembrancinhas:




Ore e profetize milagre na vida de cada criança.

VOCÊ JÁ OROU HOJE ?
 
Faça uma pequena oração com as crianças para ensiná-las a conversar com Deus. Papai do céu, obrigada por cuidar da minha família e de mim. Eu também quero conversar sempre com o Senhor. Amém.

Depois mostre o relógio de mudança de atividade e sente-se com as crianças para um lanche.


*Hora do Lanche:
*Ao Senhor agradecemos
Que tal uma salada de frutas? 
Misture todas as frutas com o suco de laranja (exceto a banana)
Coloque a banana apenas na hora de servir a salada, pois ela estraga facilmente, comprometendo todo o gosto da salada.
Se desejar acrescente manga e abacaxi picadinhos.

Sirva um lanche nutritivo e gostoso.
Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.



 Fale da importância da oração. 
Que precisamos orar sempre. 
Ore com as crianças agradecendo. 



Peça que as crianças façam o mesmo em casa, que sempre agradeçam a Deus. 




Lembrando que houve um objetivo para esta aula. Terminar com uma breve reflexão, trazendo para o nosso contexto.



Se tiverem amor uns pelos outros, todos saberão que vocês são Meus discípulos. João 13:35.

Brincar:
Deixe que as crianças brinquem sob sua observação. Este é um ótimo momento para perceber suas atitudes nas brincadeiras e ensiná-las com muito amor.
Deixe que as crianças brinquem enquanto esperam pelos pais.

Esperamos você no próximo domingo.
Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus
Deus abençoe você prof. Sua família. A sua aula e os seus alunos e as famílias deles.

👉Fontes Consultadas:
Créditos: Revista Cpad///Jardim de infância. Verônica Araújo
tiasdaescolinha.blogspot.com
ensinoinfantilnumclique.com
Pequeninos de jesus blogspot.com
Escola Bíblica Infantil
minha-heranca.blogspot.com
Cantinho da Tia Carol
www.materialgospel.com.br
cathellyn.blogspot.com
Ganhando crianças para Jesus
evangelismoinfantil.blogspot.com.
evangelizenossascriancas.blogspot.com/
ebd.blogspot.com.br
www.escoladominical.net
Ministério Bíblico Infantil.
apascentarospequeninos.blogspot.com
Blogtiale.blogspot.com
adaliahelena.blogspot.com
Bíblia Almeida Revista e Corrigida - SBB
Bíblia NTLH – SBB
Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição
Bíblia Ilustrada Infantil – Editora Geográfica – Redatora Elvira Moraes Lustosa – São Paulo /SP, 2000





Cheila Pinturas e Escolinha Bíblica



Ovelhinhas de Cristo. 
Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
Evangelizando crianças de todas as tribos, línguas e nações..

Com Jesus eu pulo de Alegria!!

Colossenses 3.23

Atenção: Com seu filho na internet

Leia a bíblia!

Jesus faz a vida melhor
Deixe ele conduzir sua vida

Tenho que chegar na igreja 
Obrigada Pelo carinho!!!!

Pra você!!!
Com todo o meu carinho...
De todo o meu coração!!!




“Daqui a cem anos, não importará o tipo de carro que dirigi, o tipo de casa em que morei, quanto tinha depositado no banco, nem que roupas vesti. Mas o mundo pode ser um pouco melhor porque eu fui importante na vida de uma criança.”

Vamos lá!!! 


Jesus é a Esperança!


Orai em todo tempo

*Deixai vir os pequeninos a mim, e não os impeçais; porque dos tais é o reino de Deus. Marcos 10:14.

*Ensina a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele. Provérbios.
As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.

Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

"Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21.
Evangelizando crianças de todas as tribos, línguas e nações..
Nunca é tarde para ensinar uma criança a verdade do Evangelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário