Revista do aluno.
Atividades
Iniciando a aula:
Esse material é dirigido para professores nas igrejas, mas você que é papai ou mamãe ou a pessoa responsável pela criança, também pode aproveitar essas dicas para ensinar os pequeninos em casa. Vale a pena começar a falar desde cedo sobre o amor de Deus!Titulo da lição:
Ideias para o ensino:
* A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:* Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
* Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
* Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus.
* É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado.
* O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.
* Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
* Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus.
* É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado.
* O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.
Exemplo básico de plano de aula.
Tem muitos tios e tias que estão começando e ficam um pouco perdidos.
Liturgia para a EBD
1. Oração inicial
2. Louvores
3. Boas vindas
4. Chamada
5. Plano de frequência
6. Oferta
7. Leitura Bíblica
8. Memorização do versículo
9. Titulo da lição
10. História bíblica
11. Atividade
12. Dinâmica, brincadeira ou jogos
13. Lanche
14. Oração final.
Vídeos aulas:
Endereço na descrição dos vídeos:
· Ore com sua turma por sua aula.
Se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.
Pedir para que um aluno(a) ore, incentive suas crianças a orar na sala.
Momento do louvor
Cante:
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos
Cante:
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos
5 Pãezinhos e 2 Peixinhos - Turminha do Rei
Cinco pães e dois peixes - Família alegria
Queridas tias e tios.
É um privilégio podermos servir ao Senhor no trabalho com as crianças.
Permita que as crianças 'sirvam' uns aos outros como ajudantes na aula, seja para tirar a oferta, fazer oração, distribuir folhas de atividades, servir lanchinho, ajudar a arrumar a sala após a aula, etc.
Jesus nos deixou o exemplo de SERVIR aos outros.
Somos discípulos de Jesus.
Quem é discípulo segue os passos do Mestre.
Deus te abençoe!!
Permita que as crianças 'sirvam' uns aos outros como ajudantes na aula, seja para tirar a oferta, fazer oração, distribuir folhas de atividades, servir lanchinho, ajudar a arrumar a sala após a aula, etc.
Jesus nos deixou o exemplo de SERVIR aos outros.
Somos discípulos de Jesus.
Quem é discípulo segue os passos do Mestre.
Deus te abençoe!!
Gazofilácio
– Uma caixa pequena encapada com crepom ou eva formando uma caixa de oferta. Com um buraco para por as ofertas. Antes de contar a história, explicar a palavra e dizer o que significa.
– Uma caixa pequena encapada com crepom ou eva formando uma caixa de oferta. Com um buraco para por as ofertas. Antes de contar a história, explicar a palavra e dizer o que significa.
Dica de musica para oferta.
Ofertinha da Viuvinha - Aline Barros
Vaneyse - Ofertando Com Amor (Music Session)
Rosilene Martins - Minha Oferta
Minha Ofertinha eu vou dar
Diante do Trono - Cada Um Dá Aquilo Que Tem [Davi] 2012
Introdução
Eu trouxe uma surpresa para repartir com vocês.
(Professor, distribua balas).
É importante aprendermos a repartir como nossos amiguinhos e irmãos o que temos.
Na história de hoje, vamos ouvir de um menino que tinha algo e ofereceu a Jesus.
Memorizando:
História Bíblica:
Vamos ler o que a Bíblia diz:
Mateus 5. 5
Felizes as pessoas humildes, pois receberão o que Deus tem prometido.
João 6. 1 - 13
1 Depois disso, Jesus atravessou o lago da Galiléia, que também é chamado de Tiberíades.
2 Uma grande multidão o seguia porque eles tinham visto os milagres que Jesus tinha feito, curando os doentes.
3 Ele subiu um monte e sentou-se ali com os seus discípulos.
4 A Páscoa, a festa principal dos judeus, estava perto.
5 Jesus olhou em volta de si e viu que uma grande multidão estava chegando perto dele. Então disse a Filipe: – Onde vamos comprar comida para toda esta gente?
6 Ele sabia muito bem o que ia fazer, mas disse isso para ver qual seria a resposta de Filipe.
6 Ele sabia muito bem o que ia fazer, mas disse isso para ver qual seria a resposta de Filipe.
7 Filipe respondeu assim: – Para cada pessoa poder receber um pouco de pão, nós precisaríamos gastar mais de duzentas moedas de prata.
8 Então um dos discípulos, André, irmão de Simão Pedro, disse:
10 Jesus disse: – Digam a todos que se sentem no chão. Então todos se sentaram. (Havia muita grama naquele lugar.) Estavam ali quase cinco mil homens.
8 Então um dos discípulos, André, irmão de Simão Pedro, disse:
9 – Está aqui um menino que tem cinco pães de cevada e dois peixinhos. Mas o que é isso para tanta gente?
10 Jesus disse: – Digam a todos que se sentem no chão. Então todos se sentaram. (Havia muita grama naquele lugar.) Estavam ali quase cinco mil homens.
11 Em seguida Jesus pegou os pães, deu graças a Deus e os repartiu com todos; e fez o mesmo com os peixes. E todos comeram à vontade.
12 Quando já estavam satisfeitos, ele disse aos discípulos: – Recolham os pedaços que sobraram a fim de que não se perca nada.
13 Eles ajuntaram os pedaços e encheram doze cestos com o que sobrou dos cinco pães.
13 Eles ajuntaram os pedaços e encheram doze cestos com o que sobrou dos cinco pães.
Professores
A lição desta semana nos apresenta um fato bem curioso que revela o olhar de Deus sobre o coração humilde. Jesus não operava milagres apenas com vista em atender alguma necessidade humana, mas também tinha como finalidade ensinar grandes lições aos seus discípulos e seguidores. Na história de hoje, o Mestre utiliza o evento da multiplicação dos pães e peixes para ensiná-los que basta apenas um coração humilde e disposto a ser usado por Deus para que maravilhas aconteçam. O centro das atenções na história de hoje não é o próprio Jesus, e sim o menino que, humildemente, apresenta aos discípulos apenas cinco pães e dois peixinhos na intenção de colaborar para que a multidão tivesse a fome saciada. Mas o que seria aquela mera quantidade de alimentos para uma tão grande multidão? O que parecia ser insuficiente foi, justamente, o que o Mestre usou para operar um grande milagre. Jesus ensinou uma grande lição de humildade aos seus discípulos. Assim como o menino se apresentou diante deles, tudo o que o Senhor precisa para operar um milagre é a entrega humilde de um coração sincero e que se preocupa com a necessidade do próximo. Na aula de hoje, é importante que seus alunos aprendam com o exemplo daquele menino, que mesmo sem a noção completa do problema e tendo pouco a oferecer, humildemente, compartilhou o que tinha com aqueles que precisavam.
A. Um gesto de humildade. O exemplo do menino deve ser explorado ao máximo na lição desta semana. É importante que seus alunos aprendam a mesma lição que os discípulos de Jesus precisavam aprender: Deus honra o coração humilde que oferece o seu melhor (cf. 2 Sm 24.23,24; 2 Co 9.7). O interessante da simplicidade do menino é que ele não parou para pensar na dimensão do problema que os discípulos se preocupavam em resolver. Quando o Mestre pergunta onde comprariam tantos pães para aquela multidão se alimentar, a resposta de Filipe visava apenas as circunstâncias. Nesta ocasião, Jesus mostra que a atitude de Filipe não reflete a mesma simplicidade do menino. O exercício da fé requer dos seguidores de Cristo não compreender as realidades da vida na mesma perspectiva dos descrentes que não possuem a mesma experiência de fé (cf. 2 Co 5.7). Em contrapartida, a fé exige confiar em Deus mesmo quando as circunstâncias não apresentam nenhum ponto favorável para acontecer o milagre (cf. Hb 11.1). Era um exercício de aprendizagem para os discípulos e também o é para nós como seguidores de Cristo.
B. Um coração sincero que se preocupou com a necessidade do próximo. Uma das atitudes do menino que mais chama a atenção nesta história é a sua prontidão em desejar compartilhar com a multidão tudo o que tinha. Era óbvio que apenas cinco pães e dois peixinhos não eram o suficiente para alimentar uma grande multidão. Mas o menino não teve a mínima preocupação, ele apenas fez a sua parte, levando aos discípulos tudo o que tinha (v. 9). É importante que seus alunos aprendam a agir do mesmo modo. Não importa o quanto podemos fazer para a obra de Deus e sim como estamos fazendo. O Mestre ensinou que tudo quanto fizermos em favor das pessoas, a Ele estamos fazendo. Outro detalhe é que o menino não se importou se as outras pessoas não estavam contribuindo. De forma simples e sincera, ele apenas estava focado em fazer a sua parte. Jesus, ao ver a sinceridade do menino, opera um grande milagre de modo que a multiplicação dos pães e peixes sobejou a ponto de sobrar doze cestos de pedaços de tudo o que haviam comido (vv. 12,13). Ensine aos seus alunos que a bênção do Deus é completa onde há sinceridade e verdade. Se cada um fizer a sua parte o Senhor honrará e um grande milagre acontecerá, até mesmo sobre aqueles que não tiverem fé suficiente.
A lição desta semana traz um grande exemplo de fé e honestidade que resultou em grande milagre. Ressalte que Deus se alegra quando nos apresentamos diante dEle de forma simples e verdadeira. A Palavra de Deus afirma que o Senhor não rejeita um coração quebrantado (cf. Sl 51.17). Mostre aos seus alunos que Deus sonda o coração de cada um deles e quer operar muitos milagres através da fé simples e verdadeira. E para reforçar a importância de compartilharmos a bênção de Deus, providencie um café da manhã ao término da aula. Peça para cada aluno, se possível, trazer alguma contribuição para o café. Não se importe eles trarão ou não. Ao final, mostre que o Senhor é quem multiplica o que precisamos não importa o tamanho da nossa contribuição e que devemos compartilhar o que temos para o bem de outras pessoas.
A lição desta semana nos apresenta um fato bem curioso que revela o olhar de Deus sobre o coração humilde. Jesus não operava milagres apenas com vista em atender alguma necessidade humana, mas também tinha como finalidade ensinar grandes lições aos seus discípulos e seguidores. Na história de hoje, o Mestre utiliza o evento da multiplicação dos pães e peixes para ensiná-los que basta apenas um coração humilde e disposto a ser usado por Deus para que maravilhas aconteçam. O centro das atenções na história de hoje não é o próprio Jesus, e sim o menino que, humildemente, apresenta aos discípulos apenas cinco pães e dois peixinhos na intenção de colaborar para que a multidão tivesse a fome saciada. Mas o que seria aquela mera quantidade de alimentos para uma tão grande multidão? O que parecia ser insuficiente foi, justamente, o que o Mestre usou para operar um grande milagre. Jesus ensinou uma grande lição de humildade aos seus discípulos. Assim como o menino se apresentou diante deles, tudo o que o Senhor precisa para operar um milagre é a entrega humilde de um coração sincero e que se preocupa com a necessidade do próximo. Na aula de hoje, é importante que seus alunos aprendam com o exemplo daquele menino, que mesmo sem a noção completa do problema e tendo pouco a oferecer, humildemente, compartilhou o que tinha com aqueles que precisavam.
A. Um gesto de humildade. O exemplo do menino deve ser explorado ao máximo na lição desta semana. É importante que seus alunos aprendam a mesma lição que os discípulos de Jesus precisavam aprender: Deus honra o coração humilde que oferece o seu melhor (cf. 2 Sm 24.23,24; 2 Co 9.7). O interessante da simplicidade do menino é que ele não parou para pensar na dimensão do problema que os discípulos se preocupavam em resolver. Quando o Mestre pergunta onde comprariam tantos pães para aquela multidão se alimentar, a resposta de Filipe visava apenas as circunstâncias. Nesta ocasião, Jesus mostra que a atitude de Filipe não reflete a mesma simplicidade do menino. O exercício da fé requer dos seguidores de Cristo não compreender as realidades da vida na mesma perspectiva dos descrentes que não possuem a mesma experiência de fé (cf. 2 Co 5.7). Em contrapartida, a fé exige confiar em Deus mesmo quando as circunstâncias não apresentam nenhum ponto favorável para acontecer o milagre (cf. Hb 11.1). Era um exercício de aprendizagem para os discípulos e também o é para nós como seguidores de Cristo.
B. Um coração sincero que se preocupou com a necessidade do próximo. Uma das atitudes do menino que mais chama a atenção nesta história é a sua prontidão em desejar compartilhar com a multidão tudo o que tinha. Era óbvio que apenas cinco pães e dois peixinhos não eram o suficiente para alimentar uma grande multidão. Mas o menino não teve a mínima preocupação, ele apenas fez a sua parte, levando aos discípulos tudo o que tinha (v. 9). É importante que seus alunos aprendam a agir do mesmo modo. Não importa o quanto podemos fazer para a obra de Deus e sim como estamos fazendo. O Mestre ensinou que tudo quanto fizermos em favor das pessoas, a Ele estamos fazendo. Outro detalhe é que o menino não se importou se as outras pessoas não estavam contribuindo. De forma simples e sincera, ele apenas estava focado em fazer a sua parte. Jesus, ao ver a sinceridade do menino, opera um grande milagre de modo que a multiplicação dos pães e peixes sobejou a ponto de sobrar doze cestos de pedaços de tudo o que haviam comido (vv. 12,13). Ensine aos seus alunos que a bênção do Deus é completa onde há sinceridade e verdade. Se cada um fizer a sua parte o Senhor honrará e um grande milagre acontecerá, até mesmo sobre aqueles que não tiverem fé suficiente.
A lição desta semana traz um grande exemplo de fé e honestidade que resultou em grande milagre. Ressalte que Deus se alegra quando nos apresentamos diante dEle de forma simples e verdadeira. A Palavra de Deus afirma que o Senhor não rejeita um coração quebrantado (cf. Sl 51.17). Mostre aos seus alunos que Deus sonda o coração de cada um deles e quer operar muitos milagres através da fé simples e verdadeira. E para reforçar a importância de compartilharmos a bênção de Deus, providencie um café da manhã ao término da aula. Peça para cada aluno, se possível, trazer alguma contribuição para o café. Não se importe eles trarão ou não. Ao final, mostre que o Senhor é quem multiplica o que precisamos não importa o tamanho da nossa contribuição e que devemos compartilhar o que temos para o bem de outras pessoas.
Recurso para contar a história
Vou colocar todos os itens nesta cesta que será meu Recurso
A medida que vou contando a história vou tirando as figuras de dentro!
Aqui estão os 5 pães e os dois peixinhos, mas neles estão colados outros pães e peixes, na hora que eu falar que Jesus multiplicou vou puxar e vai ficar como na próxima foto!
Quantos pães!!!
Quantos peixes!!!
E ainda sobraram 12 cestos cheios!!
Vou colocar todos os itens nesta cesta que será meu Recurso
A medida que vou contando a história vou tirando as figuras de dentro!
Aqui estão os 5 pães e os dois peixinhos, mas neles estão colados outros pães e peixes, na hora que eu falar que Jesus multiplicou vou puxar e vai ficar como na próxima foto!
Quantos pães!!!
Quantos peixes!!!
E ainda sobraram 12 cestos cheios!!
Toda aquela multidão foi alimentada!
Pode ser usado este recurso também
Você pode imprimir para contar a historia...
Você pode imprimir para contar a historia...
Fazendo artes
Atividades
Criança de jesus tem energia pra gastar
Lembrancinha:
Colocar dentro deste cesto biscoitinhos com formato de peixe Ou oque você achar melhor!
Lembrancinha:
Imprimi, pinte e corte os peixinhos e os pães para dar a impressão de que estão dentro do cesto.
Imprimi, pinte e corte os peixinhos e os pães para dar a impressão de que estão dentro do cesto.
Lembrancinhas:
Ore e profetize milagre na vida de cada criança.
Faça uma pequena oração com as crianças para ensiná-las a conversar com Deus.
Peça que as crianças façam o mesmo em casa, que sempre agradeçam a Deus.
Prof. Faça o convite as crianças que ainda não são salvas, dando oportunidade para receberem a Jesus como Salvador.
Fale da importância da oração.
Que precisamos orar sempre.
Ore com as crianças agradecendo.
*Hora do Lanche:
*Ao Senhor agradecemos
Que tal uma salada de frutas?
Misture todas as frutas com o suco de laranja (exceto a banana)
Coloque a banana apenas na hora de servir a salada, pois ela estraga facilmente, comprometendo todo o gosto da salada.
Se desejar acrescente manga e abacaxi picadinhos.
Coloque a banana apenas na hora de servir a salada, pois ela estraga facilmente, comprometendo todo o gosto da salada.
Se desejar acrescente manga e abacaxi picadinhos.
Sirva um lanche nutritivo e gostoso.
Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.
Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.
Peça a uma das crianças para fazer esta oração.
A criança pode experimentar do poder de Deus ,seu amor, cuidado e a vontade de Deus para sua vida, se desde pequena for ensinada a cultivar uma vida de oração.
Conclusão:
Lembrando que houve um objetivo para esta aula.
* Convide a todos para retornarem no próximo domingo.
* Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus.
* Deus abençoe você prof. Sua família, a sua aula e os seus alunos e as famílias deles.
CRIANÇAS ATENÇÃO!
Leia a Bíblia
Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus.
👉
Editora Responsável pela Revista Juniores
Cpad
tiahelprecursos.blogspot.
tiasdaescolinha.blogspot.com
Ministério Infantil
ensinandoospequeninos.blogspot.
radicaiskidsvideirasp.blogspot.com
pequeninosdejesusblogspot
blogdaebi.blogspot.com
Ensino infantil num clique
Escola Bíblica Dominical Infantil
adaliahelena.blogspot.com
Bíblia de Estudo A Bíblia na Linguagem de HojeBíblia da Galerinha
Bíblia de Estudo Pentecostal.plicação Pessoal. Rio de Janeiro: cpad
Bíblia Ilustrada Infantil – Editora Geográfica – Redatora Elvira Moraes Lustosa – São Paulo /SP, 2000
Escola Bíblica Infantil
Brincadeiras infantis – Artesanais: Arquivo
Brincadeiras para unir pais e filhos
Brincadeiras para ensinar/ aprender brincando/Infantil
Boliche com Embalagens de Shampoo
Crianças - Completo - Com Váriostemas Bíblico - De todas as idades
Massinha de modelar caseira de farinha de trigo para brincar:Como? fazer?
Oficina a arte de fazer brinquedos
Passo a Passo Como Fazer um Flanelógrafo-
Brincadeiras infantis – Artesanais: Arquivo
Brincadeiras para unir pais e filhos
Brincadeiras para ensinar/ aprender brincando/Infantil
Boliche com Embalagens de Shampoo
Crianças - Completo - Com Váriostemas Bíblico - De todas as idades
Massinha de modelar caseira de farinha de trigo para brincar:Como? fazer?
Oficina a arte de fazer brinquedos
Passo a Passo Como Fazer um Flanelógrafo-
TENHO QUE CHEGAR NA IGREJA
Pra você!!!
Com todo o meu carinho...
De todo o meu coração!!!
Vamos lá!!!
Sugestões aos professores:
- Ore pela aula, pelas crianças e suas famílias.
- Leia a História Bíblica em diferentes versões inclusive em Bíblia Infantil.
- Pesquise o tema em outras fontes.
- Se prepare para o louvor.
- Organize a sala antes da chegada das crianças e ao terminar a aula.
- Prepare o material com antecedência.
- Busque motivar as crianças com falas sempre animadas
- tenha em mãos panos ou toalhas para qualquer emergência.
Jesus faz a vida melhor
Deixe ele conduzir sua vida
"Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21.
Jesus é a Esperança!
Querido professor, foi Deus quem colocou no seu coração o amor por este ministério, sua ocupação não é uma ocupação domingueira, não é uma falta de opção e sim um compromisso de amor com vidas infantis. Você é um ministro de Deus para pastorear e formar espiritualmente esta geração.
Servo fiel, seu trabalho é muito importante, você é ungido do Senhor; é propriedade exclusiva de Deus, um sacerdote real, chamado para proclamar a Jesus, resgatando as crianças das trevas para sua maravilhosa luz (1 Pedro 2:9). Por isso tudo que fizerdes faça com muito amor, dedicação e alegria. Porque é melhor dar do que receber. Deus o abençoe ricamente.
O Senhor lhe abençoe e capacite!
Boa aula.
Orai em todo tempo
"Ensina a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele." Pv 22:6.
As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário