Não deixe de refletir sobre o seu chamado e a forma como o tem conduzido até aqui. Sempre é tempo de reparar as arestas, consertar e aprimorar o que for necessário. Por mais habituada ou maior tempo que tenha a serviço do ministério de ensino, nunca perca de vista a tamanha responsabilidade de seu trabalho, ele vai muito além do que você imagina, com repercussões na Eternidade.
Ao longo destes meses estaremos estudando sobre a Igreja, tanto seu aspecto humano como organização, quanto sua implicação divina, enquanto Corpo do nosso Senhor Jesus Cristo. Atualmente tantas são as críticas às igrejas, não sem fundamentos, infelizmente. Porém, a Igreja é constituída por pessoas, imperfeitas claro, mas que juntas podem fazer a diferença. Então, ao longo deste trimestre inspire seus alunos a serem a igreja que desejam ter, aquela pela qual o Senhor Jesus de fato é bem representado na terra, aos que não o conhecem.
Serão inúmeras lições ricas para a sua classe, assim como para sua própria vida. Por isso, esteja atento a voz do Espírito Santo e receptivo para que a Palavra por ti pregada seja semeada e acolhida primeiramente no seu coração.
Que ao longo deste período você possa transbordar na vida de seus juvenis o amor e devoção que tem a Deus e a sua Palavra. Além das lições que você os ensina verbalmente, esta, da sua própria vida, é imensamente poderosa. Eles poderão, de forma direta ou indireta, ser influenciados por ela no decorrer de toda sua jornada espiritual.
Por isso, recobre seu ânimo, renove sua aliança com o Senhor e o “sim” que lhe deu ao seu chamado e desde já planeje com alegria aulas empolgantes e inesquecíveis para os seus alunos no decorrer de todo este trimestre.
O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula!
Paula Renata Santos
Editora Responsável da Revista Juvenis
Ao longo destes meses estaremos estudando sobre a Igreja, tanto seu aspecto humano como organização, quanto sua implicação divina, enquanto Corpo do nosso Senhor Jesus Cristo. Atualmente tantas são as críticas às igrejas, não sem fundamentos, infelizmente. Porém, a Igreja é constituída por pessoas, imperfeitas claro, mas que juntas podem fazer a diferença. Então, ao longo deste trimestre inspire seus alunos a serem a igreja que desejam ter, aquela pela qual o Senhor Jesus de fato é bem representado na terra, aos que não o conhecem.
Serão inúmeras lições ricas para a sua classe, assim como para sua própria vida. Por isso, esteja atento a voz do Espírito Santo e receptivo para que a Palavra por ti pregada seja semeada e acolhida primeiramente no seu coração.
Que ao longo deste período você possa transbordar na vida de seus juvenis o amor e devoção que tem a Deus e a sua Palavra. Além das lições que você os ensina verbalmente, esta, da sua própria vida, é imensamente poderosa. Eles poderão, de forma direta ou indireta, ser influenciados por ela no decorrer de toda sua jornada espiritual.
Por isso, recobre seu ânimo, renove sua aliança com o Senhor e o “sim” que lhe deu ao seu chamado e desde já planeje com alegria aulas empolgantes e inesquecíveis para os seus alunos no decorrer de todo este trimestre.
O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula!
Paula Renata Santos
Editora Responsável da Revista Juvenis
A AULA VAI! COMEÇAR!
Para introduzir o tema desta lição e familiarizar a classe com as palavras que serão utilizadas nela, sugerimos uma dinâmica. Prepare um cartaz (ou exponha na lousa) conjuntos de letras e sílabas. Tais como: DE, U, A, JÁ, H, l, GRE, E, AO, GO, N, PRÓ, S, JE, M, TO, CO.
Divida a turma em equipes e peça para formarem palavras com as Letras e as sílabas expostas. Cronometre aproximadamente um minuto e encerre a atividade. A equipe que formar o maior número de palavras deverá ser recompensada.
Para introduzir o tema desta lição e familiarizar a classe com as palavras que serão utilizadas nela, sugerimos uma dinâmica. Prepare um cartaz (ou exponha na lousa) conjuntos de letras e sílabas. Tais como: DE, U, A, JÁ, H, l, GRE, E, AO, GO, N, PRÓ, S, JE, M, TO, CO.
Divida a turma em equipes e peça para formarem palavras com as Letras e as sílabas expostas. Cronometre aproximadamente um minuto e encerre a atividade. A equipe que formar o maior número de palavras deverá ser recompensada.
ESBOÇO DA LIÇÃO
1. O QUE É IGREJA
2. UM MISTÉRIO ANTES OCULTO
3. A DIMENSÃO DA IGREJA
LEITURA BÍBLICA DA SEMANA
Seg. Mt 16.18: Igreja edificada por Cristo
Ter. Rm 12.4,5: Igreja, Corpo de Cristo
Qua. 1Pe 2.9,10: Igreja, povo de Deus
Qui. Ef 2.21: Igreja, Santuário do Deus Vivo
Sex. Ap 21.9,10: Igreja, a Noiva do Cordeiro
Sáb. Ef 1.22: Cristo, Cabeça da Igreja
• Discutir sobre o mistério da Igreja revelado a Paulo;
• Mostrar as duas perspectivas pelas quais a Igreja pode ser vista.
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Efésios 3. 1-12
1 Por esta causa eu, Paulo, sou o prisioneiro de Jesus Cristo por vós, os gentios;
2 Se é que tendes ouvido a dispensação da graça de Deus, que para convosco me foi dada;
3 Como me foi este mistério manifestado pela revelação, como antes um pouco vos escrevi;
4 Por isso, quando ledes, podeis perceber a minha compreensão do mistério de Cristo,
5 O qual noutros séculos não foi manifestado aos filhos dos homens, como agora tem sido revelado pelo Espírito aos seus santos apóstolos e profetas;
6 A saber, que os gentios são co-herdeiros, e de um mesmo corpo, e participantes da promessa em Cristo pelo evangelho;
7 Do qual fui feito ministro, pelo dom da graça de Deus, que me foi dado segundo a operação do seu poder.
8 A mim, o mínimo de todos os santos, me foi dada esta graça de anunciar entre os gentios, por meio do evangelho, as riquezas incompreensíveis de Cristo,
9 E demonstrar a todos qual seja a dispensação do mistério, que desde os séculos esteve oculto em Deus, que tudo criou por meio de Jesus Cristo;
10 Para que agora, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nos céus,
11 Segundo o eterno propósito que fez em Cristo Jesus nosso Senhor,
12 No qual temos ousadia e acesso com confiança, pela nossa fé nele.
1. O QUE É IGREJA
A Igreja não é uma instituição qualquer, um prédio ou objeto impessoal. E sim uma assembleia formada de cristãos que integram o Corpo de Cristo.
1.1. O povo "chamado para fora"
A palavra grega traduzida como "igreja" é ekkíesia, que significa "assembleia" ou "grupo chamado para fora".
No grego secular, o termo ekklésia designava uma assembleia pública. Isto é, um "grupo de pessoas que, possuindo um interesse em comum, se reúne para analisar, discutir e decidir sobre determinados assuntos". Este significado também foi mantido no Novo Testamento (At 19.32, 39, 41).
O termo originalmente, portanto, não foi usado para designar exclusivamente as assembleias cristãs, mas qualquer assembleia, independente de seu tipo (At 19.32, 35, 39, 41). Contudo, na maioria dos textos do Novo Testamento aplica-se à assembleia formada de pessoas nascidas de novo, que com sua própria boca confessam que Jesus é Senhor e em seus corações acreditam que Deus o ressuscitou dentre os mortos (Rm 10.9).
1.2. Igreja, o Corpo de Cristo.
Outro termo que a Bíblia usa para Igreja é "Corpo" ou "o Corpo de Cristo". Estes três termos são equivalentes, todos usados para denotar a união de pessoas salvas que integram um todo, que formam um só Corpo: Ora, vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular (1 Co 12.27).
2. UM MISTÉRIO ANTES OCULTO
O apóstolo Paulo revela o grande mistério da unidade da Igreja, mostrando o plano eterno de Deus por meio de Cristo para a salvação. Ele destaca que esse mistério esteve oculto e foi manifestado a ele por revelação divina.
O mistério da unidade da Igreja é então revelado pelo apóstolo a partir de duas verdades:
2.1. A Igreja é formada pela união de todos os povos (v.1-6).
Ao referir-se ao grande mistério de Deus que foi revelado a ele, Paulo mostra que Deus foi gracioso para com os gentios dando-lhes o direito de se tornarem coerdeiros e participantes das promessas de salvação feitas aos judeus (v.6).
Paulo estava preso por causa deste mistério. No livro de Atos, capítulos 21 e 22, há relatos de como os judeus se lançaram contra o apóstolo por ele pregar o Evangelho também aos gentios. Paulo foi preso por anunciar que as bênçãos da nação judaica foram estendidas, em Cristo, aos gentios. Ou seja, agora todos podem se tornar povo escolhido de Deus, por meio de Jesus Cristo.
Nossa união é alcançada no Filho. Assim, quando cada um de nós nos unimos a Cristo por meio da fé, nos tornamos um só povo com os demais cristãos do mundo inteiro - quer judeus, quer gentios. Sem distinção, tornamo-nos a Igreja de Jesus. Este é o grande mistério!
2.2. A igreja deve anunciar a todos o Plano Eterno de Deus (v.7-13).
É pelo Evangelho que todos os povos são unidos para formar um novo povo - a Igreja do Senhor. Ele se declara despenseiro deste mistério, que recebera como dom da graça de Deus, imputado pelo seu poder. O apóstolo mostra que lhe fora dada a responsabilidade de anunciar aos gentios as insondáveis riquezas de Cristo (v.8) e que esse era o conteúdo do Evangelho que ele pregava. Paulo afirma que estas riquezas são insondáveis, inexplicáveis. Destaca ainda a condição do homem a quem o Evangelho (mistério de Deus) está sendo administrado; homem este que vivia na ignorância do pecado. Mas por meio do Evangelho foi Liberto da escravidão da carne e ingressou na Família de Deus.
Segundo Paulo, a multiforme sabedoria de Deus se torna conhecida também dos poderes e autoridades nas regiões celestiais (v.10). Pois, por meio da nova criação (a Igreja), Deus mostra essa sabedoria aos anjos.
Este novo povo foi reconciliado com Deus e uns com os outros, unificados (judeus e gentios), expressando a multiforme sabedoria de Deus.
3. A DIMENSÃO DA IGREJA
A palavra igreja pode ser vista de duas perspectivas: a igreja visível e a Igreja invisível. A igreja visível é formada pelos membros que se podem contabilizar, espalhados pelo mundo. Enquanto que a Igreja invisível é aquela que apenas Deus pode ver, de natureza essencialmente espiritual, que está inserida na igreja visível.
3.1. A igreja visível
A igreja visível representa a cristandade composta por membros de denominações presentes em toda parte. É formada daqueles que se identificam como cristãos: ortodoxos, protestantes, anglicanos, evangélicos livres, pentecostais e neopentecostais. Basta um exame no rol de membros destas igrejas para saber quem são e onde estão os "cristãos". Porém, nem todos os membros desta igreja visível são de fato comprometidos com o Cristianismo e os ensinos de Cristo. Muitos são cristãos apenas nominais, por tradição, por questão cultural, e nada mais. Jesus explica que isso viria ocorrer, ao comparar o Reino de Deus ao homem que semeia a boa semente no seu campo (Mt 13.24-30).
Na parábola, o inimigo semeou o joio no meio do trigo, enquanto os homens dormiam. Os servos ao observarem o joio crescendo junto com o trigo querem arrancá-lo, mas o dono do campo diz que ambos crescerão juntos e somente serão separados durante a colheita. Quando Cristo vier buscar a sua Igreja, Ele irá separar os crentes, levando consigo apenas os verdadeiros cristãos que fazem parte do seu Reino.
3.2. A Igreja invisível
A Igreja invisível é formada por aqueles que foram verdadeiramente nascidos de novo, comprometidos com Cristo e sua Palavra. Os crentes estão invisivelmente unidos com Cristo pelo Espírito Santo.
Quando pensamos na igreja visível e na invisível não estamos falando de duas realidades distintas. A Igreja invisível está substancialmente presente na igreja visível.
A Igreja invisível é a Igreja composta por todos os salvos de todas as épocas, quer sejam do mundo antigo, quer sejam do tempo presente. É um organismo vivo composto por aqueles que mantém sua identidade espiritual que caracteriza o Corpo de Cristo, a Igreja.
Uma pessoa pode ser pertencente à igreja visível e não ser integrante da Igreja invisível. Contudo, não é fácil identificar quem pertence à Igreja invisível. Paulo enfatiza esta questão ao mencionar em sua carta a Timóteo, a afirmação: "O Senhor conhece os que lhe pertencem..." (2 Tm 2.19). As bênçãos da salvação não se podem discernir pelo olho natural.
Caro professores mencione os temas que serão estudados ao longo deste trimestre.
4. Quem são os integrantes da Igreja invisível?
A Igreja invisível é formada por aqueles que foram verdadeiramente nascidos de novo, comprometidos com Cristo e sua Palavra.
5. Todos aqueles que fazem parte da igreja visível são também integrantes da igreja invisível? Justifique a sua resposta.
Material:
Para o grupo 01: 01 folha de papel ofício e coleção de lápis colorido.
Para o grupo 02: 04 tesouras, 02 tubos de cola, 11 lápis coloridos e 11 folhas de papel ofício, estando escrito nelas as seguintes indicações para desenhar, conforme descrição abaixo:
Folha 01: Cabeça
Folha 02: Pescoço
Folha 03: Tronco (humano)
Folha 04: Braço direito
Folha 05: Braço esquerdo
Folha 06: Mão direita
Folha 07: Mão esquerda
Folha 08: Perna direita
Folha 09: Perna esquerda
Folha 10: Pé direito
Folha 11: Pé esquerdo
Procedimento:
1- Dividam a turma em dois grupos e forneçam as seguintes orientações:
Para o grupo 01:
- Desenhar um boneco, utilizando uma folha de papel ofício e uma coleção de lápis colorido, mas trabalhando em equipe. Para isso, esta atividade deverá ser executada sem que as pessoas do grupo 02 vejam o que está sendo desenvolvido.
Para o grupo 02(com 11 pessoas):
- Cada componente desenhará uma parte do boneco, individualmente, sem que os colegas vejam, para isso é recomendado que os membros deste grupo estejam separados.
- Montar o boneco, recortando as partes desenhadas e colando-as.
2 – Peçam ao grupo 01 e 02 para apresentar os dois bonecos.
3 – Solicitem para que observem o resultado de cada grupo.
O grupo 01 tem um boneco com partes proporcionais e uniformes. O grupo 02, embora apresentem um boneco com as características semelhantes ao boneco 01, tem um resultado disforme, desorganizado e desproporcional.
Perguntem: Por que são diferentes?
O Grupo 01 tem um resultado melhor porque trabalharam em equipe, houve unidade para o desenvolvimento do trabalho.
O Grupo 02 tem um mau resultado porque não trabalharam com união, não trabalharam de forma coletiva.
Quais conclusões podemos extrair dessa dinâmica para nossa vida cristã? Falem da importância da unidade e a comunhão que deve haver no Corpo de Cristo.
4 – Para concluir, leiam: I co 12. 12 e 27; Sl 133.01;
Fp 2. 1 a 5.
Mais subsidio:
Nesta lição definiremos os termos igreja, igreja institucional e igreja universal, identificaremos a organização de uma igreja local, e ao finalizarmos o nosso estudo, conheceremos o histórico da igreja primitiva fundada por Cristo.
1. DEFINIÇÃO DE IGREJA
Seg. Mt 16.18: Igreja edificada por Cristo
Ter. Rm 12.4,5: Igreja, Corpo de Cristo
Qua. 1Pe 2.9,10: Igreja, povo de Deus
Qui. Ef 2.21: Igreja, Santuário do Deus Vivo
Sex. Ap 21.9,10: Igreja, a Noiva do Cordeiro
Sáb. Ef 1.22: Cristo, Cabeça da Igreja
OBJETIVOS
• Definir o termo "Igreja";• Discutir sobre o mistério da Igreja revelado a Paulo;
• Mostrar as duas perspectivas pelas quais a Igreja pode ser vista.
REFLEXÃO
Ora, vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular. 1Corintios 12.27.SINTETIZANDO
A Igreja é um projeto de Deus estabelecido por meio do sacrifício vicário de Cristo para a redenção do homem. O apóstolo Paulo fala da Igreja como o mistério que esteve oculto, mas que agora lhe fora revelado, referindo-se à sua unidade como plano eterno de Deus e como Corpo de Cristo. Devemos, portanto, ser a Igreja invisível vivendo unidos com Cristo e obedecendo à sua Palavra.LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Efésios 3. 1-12
1 Por esta causa eu, Paulo, sou o prisioneiro de Jesus Cristo por vós, os gentios;
2 Se é que tendes ouvido a dispensação da graça de Deus, que para convosco me foi dada;
3 Como me foi este mistério manifestado pela revelação, como antes um pouco vos escrevi;
4 Por isso, quando ledes, podeis perceber a minha compreensão do mistério de Cristo,
5 O qual noutros séculos não foi manifestado aos filhos dos homens, como agora tem sido revelado pelo Espírito aos seus santos apóstolos e profetas;
6 A saber, que os gentios são co-herdeiros, e de um mesmo corpo, e participantes da promessa em Cristo pelo evangelho;
7 Do qual fui feito ministro, pelo dom da graça de Deus, que me foi dado segundo a operação do seu poder.
8 A mim, o mínimo de todos os santos, me foi dada esta graça de anunciar entre os gentios, por meio do evangelho, as riquezas incompreensíveis de Cristo,
9 E demonstrar a todos qual seja a dispensação do mistério, que desde os séculos esteve oculto em Deus, que tudo criou por meio de Jesus Cristo;
10 Para que agora, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nos céus,
11 Segundo o eterno propósito que fez em Cristo Jesus nosso Senhor,
12 No qual temos ousadia e acesso com confiança, pela nossa fé nele.
INTRODUÇÃO
A Igreja é um projeto de Deus. Através das Escrituras, temos o privilégio de conhecer o plano e a vontade de Deus para a humanidade! A Igreja foi estabelecida e fundamentada em Cristo, a Rocha eterna. Somente a igreja pode resistir às portas do inferno Mateus 16:18.1. O QUE É IGREJA
A Igreja não é uma instituição qualquer, um prédio ou objeto impessoal. E sim uma assembleia formada de cristãos que integram o Corpo de Cristo.
1.1. O povo "chamado para fora"
A palavra grega traduzida como "igreja" é ekkíesia, que significa "assembleia" ou "grupo chamado para fora".
No grego secular, o termo ekklésia designava uma assembleia pública. Isto é, um "grupo de pessoas que, possuindo um interesse em comum, se reúne para analisar, discutir e decidir sobre determinados assuntos". Este significado também foi mantido no Novo Testamento (At 19.32, 39, 41).
O termo originalmente, portanto, não foi usado para designar exclusivamente as assembleias cristãs, mas qualquer assembleia, independente de seu tipo (At 19.32, 35, 39, 41). Contudo, na maioria dos textos do Novo Testamento aplica-se à assembleia formada de pessoas nascidas de novo, que com sua própria boca confessam que Jesus é Senhor e em seus corações acreditam que Deus o ressuscitou dentre os mortos (Rm 10.9).
1.2. Igreja, o Corpo de Cristo.
Outro termo que a Bíblia usa para Igreja é "Corpo" ou "o Corpo de Cristo". Estes três termos são equivalentes, todos usados para denotar a união de pessoas salvas que integram um todo, que formam um só Corpo: Ora, vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular (1 Co 12.27).
AÇÃO TÓPICO l
Peça que a turma defina o termo "igreja". Em seguida, reforce que a Igreja de Cristo não é um prédio, nem uma instituição qualquer ou um objeto impessoal. Sim uma assembleia formada de cristãos. E Igreja também significa cada um de nós, individualmente, formando o Corpo de Cristo.2. UM MISTÉRIO ANTES OCULTO
O apóstolo Paulo revela o grande mistério da unidade da Igreja, mostrando o plano eterno de Deus por meio de Cristo para a salvação. Ele destaca que esse mistério esteve oculto e foi manifestado a ele por revelação divina.
O mistério da unidade da Igreja é então revelado pelo apóstolo a partir de duas verdades:
2.1. A Igreja é formada pela união de todos os povos (v.1-6).
Ao referir-se ao grande mistério de Deus que foi revelado a ele, Paulo mostra que Deus foi gracioso para com os gentios dando-lhes o direito de se tornarem coerdeiros e participantes das promessas de salvação feitas aos judeus (v.6).
Paulo estava preso por causa deste mistério. No livro de Atos, capítulos 21 e 22, há relatos de como os judeus se lançaram contra o apóstolo por ele pregar o Evangelho também aos gentios. Paulo foi preso por anunciar que as bênçãos da nação judaica foram estendidas, em Cristo, aos gentios. Ou seja, agora todos podem se tornar povo escolhido de Deus, por meio de Jesus Cristo.
Nossa união é alcançada no Filho. Assim, quando cada um de nós nos unimos a Cristo por meio da fé, nos tornamos um só povo com os demais cristãos do mundo inteiro - quer judeus, quer gentios. Sem distinção, tornamo-nos a Igreja de Jesus. Este é o grande mistério!
2.2. A igreja deve anunciar a todos o Plano Eterno de Deus (v.7-13).
É pelo Evangelho que todos os povos são unidos para formar um novo povo - a Igreja do Senhor. Ele se declara despenseiro deste mistério, que recebera como dom da graça de Deus, imputado pelo seu poder. O apóstolo mostra que lhe fora dada a responsabilidade de anunciar aos gentios as insondáveis riquezas de Cristo (v.8) e que esse era o conteúdo do Evangelho que ele pregava. Paulo afirma que estas riquezas são insondáveis, inexplicáveis. Destaca ainda a condição do homem a quem o Evangelho (mistério de Deus) está sendo administrado; homem este que vivia na ignorância do pecado. Mas por meio do Evangelho foi Liberto da escravidão da carne e ingressou na Família de Deus.
Segundo Paulo, a multiforme sabedoria de Deus se torna conhecida também dos poderes e autoridades nas regiões celestiais (v.10). Pois, por meio da nova criação (a Igreja), Deus mostra essa sabedoria aos anjos.
Este novo povo foi reconciliado com Deus e uns com os outros, unificados (judeus e gentios), expressando a multiforme sabedoria de Deus.
AÇÃO TÓPICO 2
Pergunte à classe se eles sabem qual é o mistério a respeito da Igreja que o apóstolo Paulo menciona em Rm 9.24,25. Explique que antes apenas a nação judaica era o povo escolhido de Deus. O grande mistério revelado ao apóstolo foi que em Cristo todos os povos do mundo são unidos para formar um novo povo eleito - a Igreja.3. A DIMENSÃO DA IGREJA
A palavra igreja pode ser vista de duas perspectivas: a igreja visível e a Igreja invisível. A igreja visível é formada pelos membros que se podem contabilizar, espalhados pelo mundo. Enquanto que a Igreja invisível é aquela que apenas Deus pode ver, de natureza essencialmente espiritual, que está inserida na igreja visível.
3.1. A igreja visível
A igreja visível representa a cristandade composta por membros de denominações presentes em toda parte. É formada daqueles que se identificam como cristãos: ortodoxos, protestantes, anglicanos, evangélicos livres, pentecostais e neopentecostais. Basta um exame no rol de membros destas igrejas para saber quem são e onde estão os "cristãos". Porém, nem todos os membros desta igreja visível são de fato comprometidos com o Cristianismo e os ensinos de Cristo. Muitos são cristãos apenas nominais, por tradição, por questão cultural, e nada mais. Jesus explica que isso viria ocorrer, ao comparar o Reino de Deus ao homem que semeia a boa semente no seu campo (Mt 13.24-30).
Na parábola, o inimigo semeou o joio no meio do trigo, enquanto os homens dormiam. Os servos ao observarem o joio crescendo junto com o trigo querem arrancá-lo, mas o dono do campo diz que ambos crescerão juntos e somente serão separados durante a colheita. Quando Cristo vier buscar a sua Igreja, Ele irá separar os crentes, levando consigo apenas os verdadeiros cristãos que fazem parte do seu Reino.
3.2. A Igreja invisível
A Igreja invisível é formada por aqueles que foram verdadeiramente nascidos de novo, comprometidos com Cristo e sua Palavra. Os crentes estão invisivelmente unidos com Cristo pelo Espírito Santo.
Quando pensamos na igreja visível e na invisível não estamos falando de duas realidades distintas. A Igreja invisível está substancialmente presente na igreja visível.
A Igreja invisível é a Igreja composta por todos os salvos de todas as épocas, quer sejam do mundo antigo, quer sejam do tempo presente. É um organismo vivo composto por aqueles que mantém sua identidade espiritual que caracteriza o Corpo de Cristo, a Igreja.
Uma pessoa pode ser pertencente à igreja visível e não ser integrante da Igreja invisível. Contudo, não é fácil identificar quem pertence à Igreja invisível. Paulo enfatiza esta questão ao mencionar em sua carta a Timóteo, a afirmação: "O Senhor conhece os que lhe pertencem..." (2 Tm 2.19). As bênçãos da salvação não se podem discernir pelo olho natural.
AÇÃO TÓPICO 3
Peça que seus alunos expliquem com as próprias palavras as duas perspectivas pelas quais a Igreja pode ser vista: a igreja visível e a Igreja invisível. Se for preciso, esclareça possíveis dúvidas ou entendimentos equivocados.Caro professores mencione os temas que serão estudados ao longo deste trimestre.
Em seguida, destaque o assunto da lição de hoje. É importante que o aluno entenda a diferença entre a igreja visível e a Igreja invisível. Sobretudo, que nem todos os membros da primeira são de fato comprometidos com Cristo. Muitos são apenas cristãos nominais, seja por tradição, questão cultural, etc. Já a Igreja invisível é um organismo vivo, composto apenas por aqueles que mantêm sua identidade espiritual, enquanto integrantes do Corpo de Cristo.
É exatamente nesses termos que Pedro dirige-se à comunidade do Novo Testamento em sua primeira carta. Eles são 'eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo... que nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança incorruptível incontaminável e que se não pode murchar' (1Pe 1.2-4). Eles tornaram-se a 'geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz1 (1Pe 2.9) [...] Um novo povo de Deus havia sido estabelecido. Para esse povo era adequada a escolha de uma palavra da versão LXX que historicamente se referisse ao povo de Deus, um nome familiar pelo seu uso e pelas suas associações, sagrado por fazer parte do Livro Divino, do qual a oposição judaica ainda não tivesse se apropriado. O que seria mais natural do que a escolha da palavra e/?/?/es/a". (PFEIFFER, Charles F. et ai. Dicionário Bíblico Wycliffe. Rio de Janeiro: CPAD, 2006, pp. 950-51).
Significa "assembleia" ou "grupo chamado para fora".
2. Qual o mistério que esteve oculto e foi revelado por Paulo?
O grande mistério revelado ao apóstolo foi que Deus, por meio de Cristo, deu graciosamente a todos os gentios o direito de se tornarem coerdeiros e participantes das promessas de salvação feitas aos judeus.
3. De que forma é revelada a multiforme sabedoria de Deus?
Por meio da Igreja.
SUBSÍDIO
"O nascimento da Igreja foi reconhecido pelos cristãos como um cumprimento de parte da Aliança feita com Abraão e Moisés. Deus tinha feito um pacto com os israelitas pelo qual Ele iria estabelecer um povo que seria seu, e que iria receber a suas promessas. Esse povo seria sua 'propriedade particular', um 'reino de sacerdotes', uma 'nação santa', aquele que levaria a sua luz às nações (Êx 19.5,6).É exatamente nesses termos que Pedro dirige-se à comunidade do Novo Testamento em sua primeira carta. Eles são 'eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo... que nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança incorruptível incontaminável e que se não pode murchar' (1Pe 1.2-4). Eles tornaram-se a 'geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz1 (1Pe 2.9) [...] Um novo povo de Deus havia sido estabelecido. Para esse povo era adequada a escolha de uma palavra da versão LXX que historicamente se referisse ao povo de Deus, um nome familiar pelo seu uso e pelas suas associações, sagrado por fazer parte do Livro Divino, do qual a oposição judaica ainda não tivesse se apropriado. O que seria mais natural do que a escolha da palavra e/?/?/es/a". (PFEIFFER, Charles F. et ai. Dicionário Bíblico Wycliffe. Rio de Janeiro: CPAD, 2006, pp. 950-51).
PARA CONCLUIR
Como cristãos, participantes da Igreja de Cristo, devemos dar testemunho da presença de Cristo e do seu Reino para o mundo, tornando visível o Reino invisível. Isto torna possível através da proclamação do Evangelho e do nosso testemunho, em palavras e ações, mostrando ao mundo o Reino de Deus e como fazer parte dele.HORA DA REVISÃO
1. Qual o significado da palavra grega ekklesia?Significa "assembleia" ou "grupo chamado para fora".
2. Qual o mistério que esteve oculto e foi revelado por Paulo?
O grande mistério revelado ao apóstolo foi que Deus, por meio de Cristo, deu graciosamente a todos os gentios o direito de se tornarem coerdeiros e participantes das promessas de salvação feitas aos judeus.
3. De que forma é revelada a multiforme sabedoria de Deus?
Por meio da Igreja.
4. Quem são os integrantes da Igreja invisível?
A Igreja invisível é formada por aqueles que foram verdadeiramente nascidos de novo, comprometidos com Cristo e sua Palavra.
5. Todos aqueles que fazem parte da igreja visível são também integrantes da igreja invisível? Justifique a sua resposta.
Não. Porque nem todos os membros desta igreja "visível" são, de fato, comprometidos com Cristo. Muitos são cristãos apenas nominais, por tradição, por questão cultural etc.
Pré - aula:
Pré - aula:
Endereço na descrição dos vídeos:
Para finalizar
Dinâmica: O Boneco
Objetivo: Refletir sobre o trabalho em equipe e a importância da unidade e comunhão no Corpo de Cristo.Material:
Para o grupo 01: 01 folha de papel ofício e coleção de lápis colorido.
Para o grupo 02: 04 tesouras, 02 tubos de cola, 11 lápis coloridos e 11 folhas de papel ofício, estando escrito nelas as seguintes indicações para desenhar, conforme descrição abaixo:
Folha 01: Cabeça
Folha 02: Pescoço
Folha 03: Tronco (humano)
Folha 04: Braço direito
Folha 05: Braço esquerdo
Folha 06: Mão direita
Folha 07: Mão esquerda
Folha 08: Perna direita
Folha 09: Perna esquerda
Folha 10: Pé direito
Folha 11: Pé esquerdo
Procedimento:
1- Dividam a turma em dois grupos e forneçam as seguintes orientações:
Para o grupo 01:
- Desenhar um boneco, utilizando uma folha de papel ofício e uma coleção de lápis colorido, mas trabalhando em equipe. Para isso, esta atividade deverá ser executada sem que as pessoas do grupo 02 vejam o que está sendo desenvolvido.
Para o grupo 02(com 11 pessoas):
- Cada componente desenhará uma parte do boneco, individualmente, sem que os colegas vejam, para isso é recomendado que os membros deste grupo estejam separados.
- Montar o boneco, recortando as partes desenhadas e colando-as.
2 – Peçam ao grupo 01 e 02 para apresentar os dois bonecos.
3 – Solicitem para que observem o resultado de cada grupo.
O grupo 01 tem um boneco com partes proporcionais e uniformes. O grupo 02, embora apresentem um boneco com as características semelhantes ao boneco 01, tem um resultado disforme, desorganizado e desproporcional.
Perguntem: Por que são diferentes?
O Grupo 01 tem um resultado melhor porque trabalharam em equipe, houve unidade para o desenvolvimento do trabalho.
O Grupo 02 tem um mau resultado porque não trabalharam com união, não trabalharam de forma coletiva.
Quais conclusões podemos extrair dessa dinâmica para nossa vida cristã? Falem da importância da unidade e a comunhão que deve haver no Corpo de Cristo.
4 – Para concluir, leiam: I co 12. 12 e 27; Sl 133.01;
Fp 2. 1 a 5.
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
Fonte da dinâmica: */blog/atitudedeaprendiz.blogspot.com
*subsidio/www.subsidiosdominical.com
*/Créditos.
Cpad
Lições Bíblicas Juvenis.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
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Lições Bíblicas Juvenis.
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INTRODUÇÃO
A igreja é um organismo vivo e divino que prega a salvação em Jesus Cristo de modo a levar os salvos para a glória do Senhor nos céus.Nesta lição definiremos os termos igreja, igreja institucional e igreja universal, identificaremos a organização de uma igreja local, e ao finalizarmos o nosso estudo, conheceremos o histórico da igreja primitiva fundada por Cristo.
1. DEFINIÇÃO DE IGREJA
Oriunda da palavra grega “Ekklésia”, cujo significado é, “chamado para fora”, podemos conceituar
a igreja cristã, como sendo a assembleia de pessoas que reconhece Jesus Cristo como sendo o Messias (o Filho de Deus que veio a este mundo na forma humana para perdoar os pecados de toda a humanidade e salvá-la da condenação eterna),
se reunindo periodicamente para adorar o Salvador e Senhor Jesus Cristo e também proclamar para a humanidade pecadora a salvação somente nEle.
2. CONCEITO DE IGREJA INSTITUCIONAL E UNIVERSAL
2.1. IGREJA INSTITUCIONAL
É a igreja visível que se reúne em um determinado espaço físico segundo uma liturgia pré-estabelecida se caracterizando como uma igreja local com um nome que a identifica, ou seja, é a igreja dita com “placa denominacional”, como por exemplo: Igreja Batista, Igreja Presbiteriana, Igreja Assembleia de Deus, etc.
2.2. IGREJA UNIVERSAL
É a igreja invisível e universal do Senhor Jesus composta pelos verdadeiros cristãos salvos que se congregam nas diversas igrejas institucionais e formam o corpo de Cristo independente de placa denominacional, sendo esta a igreja que será arrebatada por ocasião da segunda vinda de Jesus.
3. ORGANIZAÇÃO DA IGREJA LOCAL
A igreja institucional necessita de uma mínima organização funcional para realizar todas as suas atividades que conjuntamente imbricadas culminam com a estrutura organizacional para a plena realização da grande comissão dada pelo Senhor Jesus do ide e pregai o Evangelho de Cristo em todo o mundo.
Logo, a igreja como organismo institucional necessita de líderes aptos a realizar o comando administrativo destas atividades em três vertentes básicas, a saber:
3.1. A ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA
se reunindo periodicamente para adorar o Salvador e Senhor Jesus Cristo e também proclamar para a humanidade pecadora a salvação somente nEle.
2. CONCEITO DE IGREJA INSTITUCIONAL E UNIVERSAL
2.1. IGREJA INSTITUCIONAL
É a igreja visível que se reúne em um determinado espaço físico segundo uma liturgia pré-estabelecida se caracterizando como uma igreja local com um nome que a identifica, ou seja, é a igreja dita com “placa denominacional”, como por exemplo: Igreja Batista, Igreja Presbiteriana, Igreja Assembleia de Deus, etc.
2.2. IGREJA UNIVERSAL
É a igreja invisível e universal do Senhor Jesus composta pelos verdadeiros cristãos salvos que se congregam nas diversas igrejas institucionais e formam o corpo de Cristo independente de placa denominacional, sendo esta a igreja que será arrebatada por ocasião da segunda vinda de Jesus.
3. ORGANIZAÇÃO DA IGREJA LOCAL
A igreja institucional necessita de uma mínima organização funcional para realizar todas as suas atividades que conjuntamente imbricadas culminam com a estrutura organizacional para a plena realização da grande comissão dada pelo Senhor Jesus do ide e pregai o Evangelho de Cristo em todo o mundo.
Logo, a igreja como organismo institucional necessita de líderes aptos a realizar o comando administrativo destas atividades em três vertentes básicas, a saber:
3.1. A ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA
É a estrutura administrativa da instituição composta de pessoas capazes de administrar com eficiência e eficácia os recursos materiais e realizar a gestão de pessoas de modo a promover o crescimento da instituição nos aspectos quantitativo e qualitativo.
3.2. A ORGANIZAÇÃO MINISTERIAL
É a estrutura eclesiástica da instituição composta de pessoas chamadas, vocacionadas e capacitadas por Deus, e que sob o presidir do Espírito Santo exercem o ministério para os quais foram arregimentados.(Ef 4:11)
3.3. A ORGANIZAÇÃO ESPIRITUAL
3.2. A ORGANIZAÇÃO MINISTERIAL
É a estrutura eclesiástica da instituição composta de pessoas chamadas, vocacionadas e capacitadas por Deus, e que sob o presidir do Espírito Santo exercem o ministério para os quais foram arregimentados.(Ef 4:11)
3.3. A ORGANIZAÇÃO ESPIRITUAL
É a estrutura litúrgica da instituição tipificada pela sequência lógica da oração, louvor, adoração, leitura da Palavra de Deus e sua interpretação, cujo objetivo principal é a de promover a permanente comunhão de Deus com os homens no âmbito de um culto racional.(Jo 4:23-24; Rm 12:1-2).
4. A IGREJA DO SENHOR JESUS
A igreja do Senhor Jesus é um projeto de exclusividade divina, pois, foi planejada, concebida, realizada e sustentada por Deus antes mesmo da fundação do mundo, porém, a sua ação efetiva na terra sob o comando de homens escolhidos pelo Senhor, presididos pelo Espírito Santo, se iniciou a partir da ascensão de Jesus aos céus e sequencialmente no dia de Pentecostes, ocasião em que os discípulos foram revestidos de poder pelo Espírito Santo.
4. A IGREJA DO SENHOR JESUS
A igreja do Senhor Jesus é um projeto de exclusividade divina, pois, foi planejada, concebida, realizada e sustentada por Deus antes mesmo da fundação do mundo, porém, a sua ação efetiva na terra sob o comando de homens escolhidos pelo Senhor, presididos pelo Espírito Santo, se iniciou a partir da ascensão de Jesus aos céus e sequencialmente no dia de Pentecostes, ocasião em que os discípulos foram revestidos de poder pelo Espírito Santo.
4.1. O HISTÓRICO DA IGREJA DO SENHOR JESUS
i. Jesus Cristo, inicia o seu ministério a partir do seu batismo nas águas no rio Jordão, realizada por João Batista, passando pela tentação no deserto e no chamado gradual de seus discípulos para realizar a sua missão de salvação da humanidade suportada em três pilares, aos quais podemos mencionar: o ensino nas sinagogas, a pregação do Evangelho do Reino de Deus e a cura de doenças e enfermidades entre o povo. (Mt 4:23-25).
ii. Foi na cidade de Nazaré, em um sábado, numa sinagoga, que Jesus anuncia a sua missão de salvação da humanidade sob a unção do Espírito Santo para evangelizar os pobres, proclamar a libertação aos cativos, restaurar a vista dos cegos, pôr em liberdade os oprimidos e apregoar o ano aceitável do Senhor. (Lc 4:16-22).
iii. Na escolha dos doze apóstolos se principia a formatação da igreja primitiva, onde Jesus convoca 12
homens, outorga a sua autoridade a eles para expulsar demônios, curar toda sorte de doenças e enfermidades, pregar sobre o reino dos céus, ensinar sobre a salvação em cada cidade, em cada casa sem querer receber nada em troca, nem dinheiro, nem bens, nenhum benefício a não ser o seu próprio alimento. (Mt 10:1-15).
iv. Semelhantemente a convocação dos 12, o Senhor Jesus, convoca 70 discípulos, divididos de dois em dois, a irem a cada cidade e lugar, para curar os enfermos, anunciar o reino de Deus, ensinar sobre a salvação, sem querer receber nada de bens materiais a não ser o seu próprio alimento, advertindo-lhes que o trabalho era muito grande para poucos obreiros e que encontrariam muitos obstáculos e resistência à anunciação das Boas Novas. (Lc 10:1-12).
v. Jesus cumpre integralmente a sua missão, dar a sua vida na cruz do Calvário para salvar a humanidade de seus pecados, ressuscita ao terceiro dia e ascende ao céu instruindo aos discípulos que fossem para Jerusalém, pois, receberiam poder do Espírito Santo para serem testemunhas do Evangelho de Cristo em todo o mundo de geração a geração. (At 1:6-14).
vi. No dia de Pentecostes, estando os discípulos reunidos em oração, foram cheios do Espírito Santo,
iv. Semelhantemente a convocação dos 12, o Senhor Jesus, convoca 70 discípulos, divididos de dois em dois, a irem a cada cidade e lugar, para curar os enfermos, anunciar o reino de Deus, ensinar sobre a salvação, sem querer receber nada de bens materiais a não ser o seu próprio alimento, advertindo-lhes que o trabalho era muito grande para poucos obreiros e que encontrariam muitos obstáculos e resistência à anunciação das Boas Novas. (Lc 10:1-12).
v. Jesus cumpre integralmente a sua missão, dar a sua vida na cruz do Calvário para salvar a humanidade de seus pecados, ressuscita ao terceiro dia e ascende ao céu instruindo aos discípulos que fossem para Jerusalém, pois, receberiam poder do Espírito Santo para serem testemunhas do Evangelho de Cristo em todo o mundo de geração a geração. (At 1:6-14).
vi. No dia de Pentecostes, estando os discípulos reunidos em oração, foram cheios do Espírito Santo,
conforme profetizara o Senhor Jesus, e receberam poder e pregaram o Evangelho de Cristo a todos os seus patrícios e estrangeiros que ali estavam e por conta desta manifestação, em uma só dia, 3 mil pessoas aceitaram a Palavra e foram batizados, marcando assim este evento, o começo da igreja do Senhor Jesus como organismo espiritual e institucional. (At 2:1-13; At 2:37-41)
vii. Mas, foi na cidade de Antioquia que os discípulos e seguidores de Jesus foram chamados pela primeira vez de cristãos, apesar da igreja já existir como organismo eclesiástico em Jerusalém, porém, a consolidação da igreja como instituição se deu em Antioquia.(At 11:19-26).
viii. Foi numa conversa com seus discípulos que Jesus revelou que sua igreja jamais seria destruída, jamais as portas do inferno podem prevalecer contra o poder e autoexistência da igreja. (Mt 16:13-20)
ix. Jesus Cristo ordena a igreja a “Grande Comissão” que se traduz na ação de pregar e ensinar o Evangelho de Cristo em todo o Mundo. Esta é a missão da igreja do Senhor Jesus, pregar a Palavra de Deus de forma permanente em qualquer época e em todo lugar da face da terra. (Mt 28:18-20).
Fonte: https://proflucasneto.files.wordpress.com/2020/12/revista-12_notas-de-aula_juvenis_licao-1_a-igreja-e-um-projeto-de-deus.pdf
Vídeo: https://youtu.be/YfayeEs5PIs
*Copiado de///Adautomatos.com
vii. Mas, foi na cidade de Antioquia que os discípulos e seguidores de Jesus foram chamados pela primeira vez de cristãos, apesar da igreja já existir como organismo eclesiástico em Jerusalém, porém, a consolidação da igreja como instituição se deu em Antioquia.(At 11:19-26).
viii. Foi numa conversa com seus discípulos que Jesus revelou que sua igreja jamais seria destruída, jamais as portas do inferno podem prevalecer contra o poder e autoexistência da igreja. (Mt 16:13-20)
ix. Jesus Cristo ordena a igreja a “Grande Comissão” que se traduz na ação de pregar e ensinar o Evangelho de Cristo em todo o Mundo. Esta é a missão da igreja do Senhor Jesus, pregar a Palavra de Deus de forma permanente em qualquer época e em todo lugar da face da terra. (Mt 28:18-20).
5. CONCLUSÃO
Jesus Cristo é o fundamento base da igreja cristã, sendo Ele o seu único e absoluto fundador. Jesus Cristo declara em sua Sagrada Palavra que as portas do inferno não prevalecerão contra a sua igreja. Isto é fato permanente e imutável, o mundo pode “girar” e “girar”, desenvolver novas filosofias e ideologias, porém estas ideias jamais suplantarão os valores absolutos de nosso Deus. Aleluia!.Shalom Adonai!Fonte: https://proflucasneto.files.wordpress.com/2020/12/revista-12_notas-de-aula_juvenis_licao-1_a-igreja-e-um-projeto-de-deus.pdf
Vídeo: https://youtu.be/YfayeEs5PIs
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Tem como me mandar a revista no whats 986403540
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