8 de janeiro de 2021

Aula Bíblica Adultos – Lição 02: Ester, um Espelho para o Cristão de hoje - Betel: Adultos

TEXTO ÁUREO
 “(…) e alcançava Ester graça aos olhos de todos quantos a viam.” (Ester 2.15b)



VERDADE APLICADA
As atitudes da rainha Ester enfatizam a necessidade de sermos pessoas honradas.
OBJETIVOS DA LIÇÃO
Entender qual é o papel do cristão no mundo.
Apresentar Ester como um exemplo de fidelidade.
Ressaltar que Ester era íntegra e temente a Deus.
TEXTOS DE REFERÊNCIA
  Ester 2. 8, 16-17
8. Sucedeu, pois, que, divulgando-se o mandado do rei e a sua lei e ajuntando-se muitas moças na fortaleza de Susã, debaixo da mão de Hegai, também levaram Ester à casa do rei, debaixo da mão de Hegai, guarda das mulheres.

16. Assim, foi levada Ester ao rei Assuero, à sua casa real, no décimo mês, que é o mês de tebete, no sétimo ano do seu reinado.

17. E o rei amou a Ester mais do que todas as mulheres, e ela alcançou perante ele graça e benevolência mais do que todas as virgens; e pôs a coroa real na sua cabeça, e a fez rainha em lugar de Vasti.



LEITURAS COMPLEMENTARES
  SEGUNDA / Mt 5.13-14 
– Devemos ser sal da terra e luz do mundo.

TERÇA / Rm 12.2 
– Não devemos nos conformar com este mundo.

QUARTA / 2Co 4.1-6 
– Devemos pregar a Cristo Jesus, o Senhor.

QUINTA / Fp 2.15 
– Devemos ser irrepreensíveis e sinceros.

SEXTA / Tt 2.11-12 
– Devemos renunciar à impiedade.

SÁBADO / 1Jo 2.15 
– Não devemos amar o mundo.


 Bíblia online
 Bíblia sagrada online

Hinos Sugeridos

Harpa Cristã: 111



Harpa Cristã: 141




Harpa Cristã: 225


Vídeos aulas
Fonte nas descrições dos vídeos:







Ponto de Partida 
Devemos ser íntegros e tementes a Deus.



Motivo de Oração 
Ore para que Deus nos dê estratégias para estarmos no centro da sua vontade.


ESBOÇO DA LIÇÃO
Introdução 
O papel do cristão no mundo
Um exemplo de fidelidade 
Ester, mulher íntegra e temente a Deus 
Conclusão


INTRODUÇÃO
O livro de Ester nos descreve de uma maneira afetuosa as estratégias de Deus, o qual agiu de modo silencioso para proteger o povo hebreu dos seus inimigos.

Ester foi uma das mulheres mais importantes da Bíblia e sua vida nos traz grandes aprendizados. A vida de Hadassa, mais conhecida como Ester, tinha tudo para dar errado, visto que ela era órfã de pai e mãe. Mas em toda sua história vemos claramente a ação de Deus. Sua conduta equilibrada e suas atitudes corajosas e altruístas, salvaram o seu povo de um extermínio. Suas inúmeras qualidades não só fizeram sucumbir os maquiavélicos projetos de Hamã (3.13; 9.1-5) como também a tornaram uma pessoa exemplar. O apóstolo Paulo escrevendo a Timóteo disse: “… sê o exemplo dos fiéis, na Palavra, no trato, na caridade, no espírito, na fé, na pureza” (1 Tm 4.12).



1 - O PAPEL DO CRISTÃO NO MUNDO
Assim como Ester, devemos compreender nosso papel na história. Ester deu um exemplo importante de coragem e altruísmo, se colocando como intercessora pelo seu povo perante o rei. O relato bíblico nos deixa claro que não foi fácil para aquela jovem enfrentar o medo e os protocolos rígidos e revelar as astúcias e propósitos do primeiro-ministro, homem de confiança do rei. Mas, com muita humildade, coragem e sabedoria ela revelou o plano malévolo elaborado pelo inimigo do seu povo. Mas antes disso, ela buscou e humilhou-se com jejum diante de Deus, o Rei dos reis, a fim de abençoá-la na sua missão (4.15-16). Como já sabemos, nosso Deus desde sempre, estabeleceu um plano eterno para as nossas vidas, convidando-nos a respondê-Lo com amor e generosidade. Não somos chamados para uma vida individual e egoísta, mas para colaborar com os propósitos de Deus na terra, sendo instrumentos de “salvação” para os povos. Essa responsabilidade começa com o nosso papel básico de sermos sal e luz em nossa comunidade (Mt 5.13-16).



1.1. Devemos confiar no amor de Deus. 
Deus disse através do profeta Jeremias: “Com amor eterno te amei” [Jr 31.3]. Ele nos criou e se importa conosco. Uma prova deste amor nota-se na vida de Ester, que tinha uma íntima e saudável comunhão com o Senhor. Deus sabia que ela não abandonaria as verdades transmitidas por seu primo Mardoqueu [Et 2.7].

Temos observado que nos dias atuais muitos cristãos estão abandonando suas verdades. O apóstolo João deixou registrado que: “E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.” [1Jo 2.17]. Isso nos faz ter a certeza de que não devemos abandonar ao Senhor e que a alegria verdadeira está em ter uma comunhão contínua com Ele.

Subsídio: 
Quando vivemos um relacionamento íntimo com Deus, não damos lugar à mentira. Cabe a cada crente estudar as Escrituras e obedecer às verdades ali contidas. Os crentes atuais necessitam duma composição de valores básicos que lhes proporcione segurança e uma direção na caminhada rumo aos céus. Cada cristão precisa estar alicerçado em verdades consistentes de normas que identifiquem o que é certo ou errado, bom ou mau.

Como presenciamos, no caso da rainha Ester, a educação transmitida por seu primo não admitia o errado no lugar do certo. Os valores morais que a Bíblia nos oferece devem ser adotados, para nos ajudar a levar uma vida estável e feliz.


1.2. Um exemplo para os cristãos de hoje. 
A maneira como o livro de Ester aborda sua conduta serve de espelho para cada cristão. Ela nos ensina a confiar no Senhor acima de tudo. A Bíblia corrobora nos orientando a não amar o mundo. É por causa disso que Jesus afirmou que Seu reino não era deste mundo [Jo 18.36]. O crente tem que aprender a dizer “não” às tentações do mundo: “Não ameis o mundo, nem o que no mundo há” [1Jo 2.15].

Em uma sociedade contaminada e nefária, é preciso que haja cristãos que façam a diferença em todos os segmentos de nossa sociedade, ao ponto de conquistarem alguns para o Evangelho de Cristo, por causa da sua vida exemplar.

Subsídio: 
Deus dá valor à Sua Palavra e sempre cumpre Suas promessas. Como bons filhos de Deus, devemos honrar nossa palavra, assim como Deus cumpre a Sua. A nossa vida diária tem que fazer a diferença neste mundo. Devemos andar apropriadamente e de cabeça levantada por onde quer que passemos, não devemos viver uma vida fingida nem simulada, mas explícita e verdadeira.

Jesus nos ensinou a ser verdadeiro: “Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; não, não, porque o que passa disto é de procedência maligna.” [Mt 5.37]. Devemos ser autênticos em nossas palavras, para que sejamos reconhecidos como pessoas de confiança e contribua, assim, para que o Senhor seja glorificado.


1.3. Uma fé inabalável. 
Através da Bíblia temos a oportunidade de conhecer pessoas que fizeram toda a diferença neste mundo. Uma destas pessoas foi Ester. Ela nos mostra que podemos até viver em uma terra estranha, e ainda assim a nossa fé ser pautada no sobrenatural de Deus. Ela pede que todos os judeus jejuem por ela por três dias [Et 4.16], tendo a plena certeza da importância do jejum e da oração na vida do servo de Deus. Esta atitude de Ester demonstra sua total dependência em Deus. Ester praticou o que Jesus disse em Mateus 6.16-18.

Subsídio: 
Toda a Escritura é um manual de fé e de coragem, que narra as histórias de muitos homens e mulheres, que, agindo por meio da fé, praticaram a vontade do Senhor. Estes homens e mulheres venceram obstáculos insonháveis. Dando-nos grandes exemplos de que, quando atuamos por fé, experimentamos o momento tão sublime que Maria viveu quando o anjo lhe disse: “Porque para Deus nada é impossível” [Lc 1.37].

Aprendemos que o Senhor é a fonte da fé. Ela vem dEle. Sem fé não é possível agradar a Deus [Hb 11.6]. Jesus ficou admirado com a fé do centurião romano: “Em verdade vos digo que nem mesmo em Israel encontrei tanta fé” [Mt 8.10].

É preciso que haja cristãos que façam a diferença em todos os segmentos de nossa sociedade, ao ponto de conquistarem alguns para o Evangelho de Cristo, por causa da sua vida exemplar.

Um Exemplo de Fidelidade
Em sua carta a Timóteo, Paulo escreveu: “…sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, na caridade, no espírito, na fé, na pureza” [1Tm 4.12]. Ester nos dá este exemplo em sua dependência total de Deus. Ester tinha tudo para ser uma pessoa triste, desanimada, entretanto não é isso o que vemos. Notamos que ela está firmada na palavra do salmista, que declarou: “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.” [Sl 46.1]. O exemplo de fidelidade é uma das características mais importantes do autêntico discípulo de Jesus.


2 - UM EXEMPLO DE FIDELIDADE
Deus exaltou Ester porque sabia que poderia contar com ela para livrar o seu povo. Quando estava na casa de seu primo a jovem foi fiel ao Senhor. Quando foi levada para a casa do eunuco do rei para ser preparada como pretendente do rei ela continuou sendo fiel a Deus. Por isso, foi escolhida para ser rainha e quando seu povo foi perseguido poderia esquecer-se deles por causa de sua prosperidade, mas ela continuou sendo fiel a Deus. O povo judeu não se salvou porque Ester era rainha, mas porque ela era um exemplo de fidelidade a Deus.


2.1. Faça a diferença onde você estiver. 
Embora vivendo em uma terra estrangeira, Ester não se deixou levar pelas influências que o mundo pode oferecer. Assim como Ester, os cristãos de hoje são peregrinos em uma terra estrangeira [1Pe 2.11], pois o nosso reino não é deste mundo [Jo 18.36]. Vivemos no meio de uma sociedade insensível e agressiva ao nosso projeto de vida.

Contudo, não devemos ficar na defensiva. Devemos pregar a Cristo a tempo e fora de tempo [2Tm 4.2]. Ester possuía as características que Deus espera de todos nós, sem exceção. O verdadeiro cristão tem que fazer a diferença no meio em que estiver, seja na sua igreja, no seu trabalho, em sua casa e em sua família. Precisamos ser dependentes de Deus, e Ele honrará as nossas atitudes.

Subsídio: 
Nossas atitudes refletem de fato quem nós somos. Que atitudes temos tomado para fazer as melhores escolhas? Estamos dando prioridade ao que realmente importa? Nossas famílias estão em primeiro lugar em nossas escolhas? Estamos fazendo a obra de Deus como de fato ela tem quer ser feita?

Aprendemos com as palavras de Jesus que nossas atitudes mostram os nossos frutos: “Porque não há boa árvore que dê mau fruto, nem má árvore que dê bom fruto. Porque cada árvore se conhece pelo seu próprio fruto…” [Lc 6.43-44]. Atitude na presença de Deus faz a diferença para desfrutarmos de “todas as bênçãos espirituais” [Ef 1.3].


2.2. As estratégias de Deus para a nossa vida. 
Ao falar sobre estratégias de uma vida vitoriosa, nos vem à mente dois personagens: Ester e José. José entrou na presença do rei quando foi convocado, Ester entrou sem ser convidada. Ester foi capaz, mesmo sendo indigna, por ser judia, de tornar-se rainha da Pérsia [Et 1.1], e José tornou-se governador do todo o Egito [Gn 41.40]. Aprendemos com a história de ambos que, quando o Senhor quer abençoar, Ele se utiliza de várias estratégias.

Quando Deus quer abençoar, o que importa de fato é a nossa comunhão com Ele. Tenha a certeza de que Deus tem uma estratégia para que a tua vida seja vitoriosa. Subsídio do Professor: Muitas vezes estamos rodeados de problemas inesperados, que nos deixam paralisados, sem saber como reagir. É nesta hora que o Senhor nos dá estratégia, para que possamos continuar vencendo mesmo diante de adversidades e crises.


2.3. Deus tem um propósito na vida de cada crente. 
O livro de Ester nos faz entender que o cristão faz parte do plano de Deus na terra. Devemos viver por meio da fé, certos de que Deus tem um propósito para cada um de nós. Na dinâmica de Deus, Sua tática é a de uma vida vitoriosa para todos os seus servos [Jr 29.11].

Para que o Senhor venha cumprir Seus propósitos em nossa vida, precisamos basear todas as nossas ações no que diz a Sua Palavra: “E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados por seu decreto.” [Rm 8.28].

Subsídio: 
Temos que abrir nossos corações para que Deus realize os Seus propósitos em nossas vidas. Nenhuma resolução que possamos fazer é tão urgente como a coragem de amar aquele que nos amou primeiro, e permitir que o Seu propósito seja realizado em nossa vida. Embora o homem tenha se contaminado, e se feito inútil para o desígnio de Deus, Deus não desiste do Seu propósito. O propósito de Deus é inalterável [Hb 6.17]. Seus propósitos devem direcionar nossa vida. O desígnio de Deus deve se tornar o nosso propósito, o nosso alvo!

A fidelidade é uma das características mais importantes do discípulo de Jesus.
Ester, Mulher Íntegra e Temente a Deus

Ester é apontada na Bíblia como uma serva sincera. Mulher íntegra e temente a Deus. Integridade é um termo abrangente que significa: “Qualidade de íntegro, retidão, imparcialidade, pureza”. Todos os adjetivos qualificam Ester. Ela quis mostrar ao rei o que era, e não o que possuía [Et 2.15]. Seu verdadeiro tesouro não estava em sua aparência, e sim no fato da presença de Deus estar em sua vida.


3 - ESTER, MULHER ÍNTEGRA E TEMENTE A DEUS
As principais características de uma pessoa de valor está na sua integridade e no seu temor a Deus. A integridade e o temor de Deus são como o oxigênio para a vida do discípulo. Sem integridade e temor a Deus não existe o discípulo (Dt 10.12). Ser íntegro e temente a Deus significa que, além de ser justo e verdadeiro, precisamos também nutrir sentimentos de respeito e reverência a Deus e aos Seus preceitos, odiar o que Ele odeia, andar em seus caminhos e buscar conhecê-lo cada vez mais (Hb 12.28-29). Para ser íntegro e temente a Deus não é necessário ser uma “personalidade” ou “pessoa especial”, na verdade o caminho é inverso: muitos homens e mulheres mudaram o curso da história simplesmente porque temiam a Deus. Deus quer se manifestar na vida de todos, basta buscá-Lo e seguí-Lo sempre, mesmo que as situações sejam adversas, mesmo que implique em abrir mão de regalias. Qualquer pessoa, desde a mais marginalizada até ao mais importante precisam estar no centro da vontade de Deus para que possam fazer diferença no seu contexto. Ester conseguiu ser verdadeira e nutria sentimentos de respeito e reverência a Deus mesmo diante de uma sociedade corrompida. Ela não se apresentou dividida em seus pensamentos e atitudes. Isto fez dela uma jovem sábia (Pv 9.10).


3.1. A bênção do Senhor estava sobre a vida de Ester. 
Por sua fidelidade espiritual, o Senhor engrandeceu Ester diante das nações: “E o rei amou a Ester mais do que a todas as mulheres, e ela alcançou perante ele graça e benevolência mais do que todas as virgens; e pôs a coroa real na sua cabeça, e a fez rainha em lugar de Vasti.” [Et 2.17].

Ela tinha a bênção de Deus sobre a sua vida [Pv 10.22]. Isso faz parte da promessa de Deus que expõe: “…os sinceros herdarão o bem” [Pv 28.10]. Quando a bênção do Senhor está sobre a nossa vida, milagres acontecem.

Subsídio: 
Ester, por sua obediência, se tornou a mulher mais rica do império persa. Mesmo diante de tantas riquezas, Ester não esqueceu suas origens. Jesus conta a parábola de um homem muito rico, entretanto insensato [Lc 12.13-21].

Segundo a parábola, este homem era possuidor de tantas riquezas, contudo possuía um grande defeito: não zelava por seu bem mais precioso: sua alma. Para ele, seus bens materiais alimentariam sua alma [Lc 12.19]. No entanto, a análise divina veio sobre ele de maneira consistente: “Louco, esta noite te pedirão a tua alma, e o que tens preparado para quem será? Assim é aquele que para si ajunta tesouros e não é rico para com Deus.” [Lc 12.20-21].

O Senhor chama de louco todos os que acrescentam patrimônios para si mesmos, mas não se interessam em ser ricos no relacionamento com Deus. Os cristãos que possuem uma fé genuína em Deus se favorecem das “riquezas da sua benignidade, e paciência, e longanimidade” [Rm 2.4].


3.2. A vida eterna: tesouro incomparável. 
Nos dias de hoje, existe um falso conceito de prosperidade. Mediante a isso, o homem vive buscando acumular tesouros na terra. Jesus disse: “Não ajunteis tesouros na terra” [Mt 6.19]. Os homens estão morrendo por tesouros perecíveis que a traça e a ferrugem consomem.

Acumulam suas fortunas para, depois de sua morte, seus familiares disputarem pelos bens deixados. Porém, os servos do Senhor procuram depositar sua fé em Deus por meio de seu Filho, Jesus Cristo, sabendo que o seu tesouro incomparável é a vida eterna.

Subsídio: 
Os bens terrenos fazem os corações humanos se tornarem soberbos, proferem: “Eu obtive! É meu!”. O dinheiro se torna um deus venerado e idolatrado por quem o amontoou. Não sabem eles que o nosso maior tesouro é Cristo, a maior riqueza que Deus nos deu.

Quando Lhe entregamos nossa vida, Ele nos confere coragem e alento para encararmos a vida com todas as pelejas. Ele nos torna mais que vencedores. Ser filho de Deus é a prerrogativa mais ilustre da nossa salvação. Ser filho de Deus é o alicerce da nossa fé e a esperança da glória futura.


3.3. Verdadeira paz só em Jesus. 
A oportunidade para se ter um relacionamento saudável com Deus está disponível a todos os homens. Este relacionamento talvez não resulte em prosperidade material aqui na terra, todavia brotará uma paz profunda que nenhum dinheiro do mundo pode comprar.

Para se ter paz é preciso mais do que semear sementes financeiras no seu Reino; é adotar um modo de vida e praticar uma devoção sincera e contínua a Deus. Como disse o profeta Isaías, somente em Jesus podemos encontrar a verdadeira paz, pois Ele é o Príncipe da Paz [Is 9.6].

Subsídio do Professor: Jesus disse: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.” [Mt 11.28]. O que Ele estava querendo dizer é que somente nEle existe verdadeiramente a paz. Ao oferecer a Sua vida na cruz do Calvário por cada um de nós, Jesus rompeu com o precipício que existia entre Deus e o homem.

Ele resgatou a nossa vida aqui na terra, dando-nos a vida eterna no céu após a nossa morte. Todavia, a vida eterna é somente para aqueles que permitem Cristo fazer morada em seu coração. Quando consentimos que Cristo faça parte da nossa vida e a conduza, todas as nossas inquietações, perturbações, problemas e batalhas, são transferidos para Ele.

Àquele que for fiel, Ele promete que desfrutará de vida abundante ainda nesta terra e no porvir. Esta é uma promessa real e admirável de um Deus que nos ama com um amor irrestrito.

Os servos do Senhor procuram depositar sua fé em Deus por meio de seu Filho, Jesus Cristo, sabendo que o seu tesouro incomparável é a vida eterna.


CONCLUSÃO
Aprendemos nesta lição que a nossa vitória está em um conjunto de passos e de atitudes de comportamentos. O livro de Ester nos ensina que nossas atitudes podem influenciar no processo para sermos bem-sucedidos, como José, Ester e tantos outros. Servir a Deus corretamente é fundamental para cumprirmos nossa missão como discípulos de Cristo.
Fonte:
Crédito/Betel Adultos
1° Trimestre De 2021|Ester: A Soberania e o pode de Deus na preservação do seu Povo.
Comentarista: Abner Ferreira.



BETEL
ANO 2021


Adultos: Revista Betel Dominical - 1º Trimestre de 2021: Tema: Ester a Soberania e o poder de Deus na preservação do seu Povo.



Adultos: Lições Bíblicas, dinâmicas, slides, subsídios, pré - aulas: Arquivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário