Iniciando a aula:
Esse material é dirigido para professores nas igrejas, mas você que é papai ou mamãe também pode aproveitar essas dicas para ensinar os pequeninos em casa. Vale a pena começar a falar desde cedo sobre o amor de Deus!
Título da Lição
Ideias para o ensino:
* A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
* Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
* Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
* Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus.
* É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado.
* O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.
* Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
* Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus.
* É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado.
* O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.
Exemplo básico de plano de aula.
Tem muitos tios e tias que estão começando e ficam um pouco perdidos.
Liturgia para a EBD
1. Oração inicial
2. Louvores
3. Boas vindas
4. Chamada
5. Plano de frequência
6. Oferta
7. Leitura Bíblica
8. Memorização do versículo
9. Titulo da lição
10. História bíblica
11. Atividade
12. Dinâmica, brincadeira ou jogos
13. Lanche
14. Oração final.
Brincar:
Deixe que as crianças brinquem livremente até que todas cheguem.
Brincar é saudável, ativa a imaginação e a criatividade da criança. Esteja perto observando as atitudes que precisam ser corrigidas com amor. Deixe alguns cantinhos montados sobre a lição para atrair a atenção das crianças. Quando o professor determinar, mostre o relógio de mudança de atividade, guarde os brinquedos com as crianças, leve-as para outro canto da sala e distribua as figuras e instrumentos de louvor. Fica mais fácil as crianças aceitarem a mudança com uma troca interessante. Deixam um brinquedo para pegar um instrumento. Isto facilita a obediência e disciplina na classe.
Deixe que as crianças brinquem livremente até que todas cheguem.
Brincar é saudável, ativa a imaginação e a criatividade da criança. Esteja perto observando as atitudes que precisam ser corrigidas com amor. Deixe alguns cantinhos montados sobre a lição para atrair a atenção das crianças. Quando o professor determinar, mostre o relógio de mudança de atividade, guarde os brinquedos com as crianças, leve-as para outro canto da sala e distribua as figuras e instrumentos de louvor. Fica mais fácil as crianças aceitarem a mudança com uma troca interessante. Deixam um brinquedo para pegar um instrumento. Isto facilita a obediência e disciplina na classe.
Cante e toque com as crianças mostrando alegria por louvar a Deus:
Momento do louvor
Cante:
Faça movimentos com as crianças, mostre figuras, toque e mostre como é bom adorar nosso Deus.
Faça movimentos com as crianças, mostre figuras, toque e mostre como é bom adorar nosso Deus.
Turma do Cristãozinho - Leia a Bíblia e faça oração
Use alguns instrumentos musicais de brinquedo ou reciclado como você achar melhor.
Quando terminar mostre o relógio de mudança de atividade, guarde os instrumentos e figuras de louvor e direcione as crianças para o cantinho da história.
Mostre a Bíblia, fale de sua importância, leia o versículo para as crianças, explique e repita com elas. Mostre figuras de crianças lendo a Bíblia e louvando.
Queridas tias e tios.
É um privilégio podermos servir ao Senhor no trabalho com as crianças.
Permita que as crianças 'sirvam' uns aos outros como ajudantes na aula, seja para tirar a oferta, fazer oração, distribuir folhas de atividades, servir lanchinho, ajudar a arrumar a sala após a aula, etc.
Jesus nos deixou o exemplo de SERVIR aos outros.
Somos discípulos de Jesus.
Quem é discípulo segue os passos do Mestre.
Deus te abençoe!!
Gazofilácio
– Uma caixa pequena encapada com crepom ou eva formando uma caixa de oferta. Com um buraco para por as ofertas. Antes de contar a história, explicar a palavra e dizer o que significa.
– Uma caixa pequena encapada com crepom ou eva formando uma caixa de oferta. Com um buraco para por as ofertas. Antes de contar a história, explicar a palavra e dizer o que significa.
Dica de musica para oferta.
Ofertinha da Viuvinha - Aline Barros
Vaneyse - Ofertando Com Amor (Music Session)
Rosilene Martins - Minha Oferta
Minha Ofertinha eu vou dar
Diante do Trono - Cada Um Dá Aquilo Que Tem [Davi] 2012
Se não for pra te adorar - Fernandinho para menores
Pré - aulas:
Endereço na descrição dos vídeos:
Aprender que a inteligência e a sabedoria são presentes de Deus.
QUEBRA-GELO: MATERIAL:
Um copo com água limpa e outro sujo.
PROCEDIMENTO:
PROCEDIMENTO:
Mostre às crianças um copo de água bem limpinha. Pergunte para elas: Quem gostaria de tomar um gole? Agora mostre um copo de água suja com terra. E agora, quem gostaria de beber desta água? (Deixe as crianças responderem). Por que não? É água do mesmo jeito. É claro que está um tanto suja, mas não deixou de ser água. Bem, dá para perceber que essa água suja não serve para você, não é verdade? É porque essa água está contaminada.
MORAL:
MORAL:
Da mesma maneira para sermos usados por Deus, não podemos permitir contaminação, nos misturando com a sujeira do pecado.
Introdução
Monte uma mesa de lanche com bolachas, pedaços de bolo, bala e deixe as crianças comerem à vontade.) É bom poder comer à vontade! Na história de hoje, vamos ouvir sobre alguns rapazes que não puderam comer à vontade.
MOMENTO DA ORAÇÃO:
INCLUA A FRASE DO DIA:
Para guardar no coração:
Amplie o desenho do lápis com a palavra APRENDER, de acordo com o tamanho desejado.
Sugiro que seja feito em EVA.
Lição Bíblica
- Recorte em uma cartolina dupla-face preta a capa da Bíblia, e escreva bíblia
- Com a cartolina branca faça as folhas da bíblia, sempre desenhando uma margem amarela.
- Recorte os visuais de sua pasta e cole na paginas da bíblia.
- sente as crianças em em forma e roda no chão, mostre a bíblia fechada e comece a contar a lição bíblica.
História Bíblica:
Vamos ler o que a Bíblia diz:
Sugiro que seja feito em EVA.
Lição Bíblica
- Recorte em uma cartolina dupla-face preta a capa da Bíblia, e escreva bíblia
- Com a cartolina branca faça as folhas da bíblia, sempre desenhando uma margem amarela.
- Recorte os visuais de sua pasta e cole na paginas da bíblia.
- sente as crianças em em forma e roda no chão, mostre a bíblia fechada e comece a contar a lição bíblica.
História Bíblica:
Vamos ler o que a Bíblia diz:
Daniel 1. 2 - 21
2 Deus deixou que Nabucodonosor conquistasse a cidade e também que pegasse alguns objetos de valor que estavam no Templo. Nabucodonosor levou esses objetos para a Babilônia e mandou colocá-los no templo do seu deus, na sala do tesouro.
4 Todos eles deviam ter boa aparência e não ter nenhum defeito físico; deviam ser inteligentes, instruídos e ser capazes de servir no palácio. E precisariam aprender a língua e estudar os escritos dos babilônios.
5 O rei mandou também que os jovens israelitas recebessem todos os dias a mesma comida e o mesmo vinho que ele, o rei, comia e bebia. Depois de três anos de preparo, esses jovens deviam começar o seu serviço no palácio.
6 Entre os que foram escolhidos estavam Daniel, Ananias, Misael e Azarias, todos da tribo de Judá.
7 Aspenaz lhes deu outros nomes, isto é, Beltessazar, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego.
8 Daniel resolveu que não iria ficar impuro por comer a comida e beber o vinho que o rei dava; por isso, foi pedir a Aspenaz que o ajudasse a cumprir o que havia resolvido.
9 Deus fez com que Aspenaz fosse bondoso com Daniel e tivesse boa vontade para com ele.
10 Mas Aspenaz tinha medo do rei e por isso disse a Daniel: – Foi o rei, o meu senhor, quem resolveu o que vocês devem comer e beber. Se ele notar que vocês estão menos fortes e sadios do que os outros jovens, ele será capaz de me matar, e vocês serão os culpados.
11 Aí Daniel foi falar com o guarda a quem Aspenaz havia encarregado de cuidar dele, de Ananias, de Misael e de Azarias. Daniel disse a ele:
12 – Quero pedir que o senhor faça uma experiência com a gente. Durante dez dias, dê-nos somente legumes para comer e água para beber.
13 No fim dos dez dias, faça uma comparação entre nós e os jovens que comem a comida do rei. Então, dependendo de como estivermos, o senhor fará com a gente o que quiser.
14 O guarda concordou e durante dez dias fez a experiência com eles.
15 Passados os dez dias, os quatro jovens israelitas estavam mais sadios e mais fortes do que os jovens que comiam a comida do rei.
16 Aí o guarda tirou a comida e o vinho que deviam ser servidos aos quatro jovens e só lhes dava legumes para comer.
17 Deus deu aos quatro jovens um conhecimento profundo dos escritos e das ciências dos babilônios, mas a Daniel deu também o dom de explicar visões e sonhos.
18 No fim dos três anos de preparo que o rei Nabucodonosor tinha marcado, Aspenaz levou todos os jovens até a presença do rei.
19 Este falou com eles, e entre todos não havia quem se comparasse com Daniel, Ananias, Misael e Azarias. Por isso, ficaram trabalhando no palácio.
20 Todas as vezes que o rei fazia perguntas a respeito de qualquer assunto que exigisse inteligência ou conhecimento, descobria que os quatro eram dez vezes mais inteligentes do que todos os sábios e adivinhos de toda a Babilônia.
21 E Daniel ficou no palácio real até o ano em que o rei Ciro começou a governar a Babilônia.
NESTA LIÇÃO USE FANTOCHES COM PALITOS DE CHURRASCO ... DESENHE NUMA CARTOLINA CARINHAS DOS PERSONAGENS DA HISTÓRIA (DANIEL, ASARIAS, MISAEL, HANANIAS, O CHEFE DOS EUNUCOS, O DESPENSEIRO E O REI NABUCODONOSOR.
USE TAMBÉM UM PRATO COM LEGUMES E ÁGUA PARA QUE OS PEQUENINOS ENTENDA MELHOR
==> ABORDE ASSUNTOS IMPORTANTES COMO:
*A IMPORTÂNCIA DE UMA BOA ALIMENTAÇÃO
*A IMPORTÂNCIA DA OBEDIÊNCIA A DEUS
*A IMPORTÂNCIA DE NÃO SE CONTAMINAR COM AS COISAS SACRIFICADAS AOS ÍDOLOS
Massinha de modelar caseira de farinha de trigo para brincar:Como? fazer?
Faça uma pequena oração com as crianças para ensiná-las a conversar com Deus. Papai do céu, obrigada por cuidar da minha família e de mim. Eu também quero conversar sempre com o Senhor. Amém.
Mostre uma figura de crianças orando.
Peça a uma das crianças para fazer esta oração, ajude - a, pois ainda são bem pequenas.
Prepare as crianças para a saída.
Quando os pais ou responsáveis forem buscar as crianças, recomende que, em casa, leiam a história bíblica de hoje para o(a) filho(a).
O texto bíblico da lição se encontra em:
Daniel 1. 2 - 21
Deus abençoe você prof. Sua família. A sua aula e os seus alunos e as famílias deles.
Fontes consultadas:
Créditos:
Revista
Cpad
maternal-Telma Bueno
Editora Responsável pela Revista de Maternal
(Marta Doreto).
imagensbiblicaswordpress.com
Apascentar os Pequeninos
Ensino infantil num cliqueblogspot.com
tiasdaescolinha.blogspot.com
Hermana Margarita
Blogdatiale
Sementedamostadablogspot.com
Pequeninosdejesusblogspot.com
adaliahelena.blogspot.com
www.materialgospel.com.br
Bíblia na Linguagem de Hoje
Bíblia da Galerinha
Bíblia de Estudo Pentecostal.
(GANGEL, Kenneth O.; HENDRICKS, Howard G. Manual de Ensino para o Educador Cristão. 4. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2005, p. 123)
Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, pp. 1342, 1344, 1345)
Maternal de 3 e 4 anos, Aula bíblica, ilustrações, brincadeiras atividadedes, dinâmicas...Arquivo
Brincadeiras infantis – Artesanais: Arquivo
Brincadeiras para unir pais e filhos
Brincadeiras para ensinar/ aprender brincando/Infantil
Crianças - Completo - Com Váriostemas Bíblico - De todas as idades
Escola Bíblica Infantil
Livro Sem Palavras
LIVRO SEM PALAVRAS - como fazer
Moldes de meninas e meninos da net
SUGESTÕES AOS PROFESSORES:
- Ore pela aula, pelas crianças e suas famílias.
- Leia a História Bíblica em diferentes versões inclusive em Bíblia Infantil.
- Pesquise o tema em outras fontes.
- Se prepare para o louvor.
- Organize a sala antes da chegada das crianças e ao terminar a aula.
- Prepare o material com antecedência.
- Busque motivar as crianças com falas sempre animadas
- tenha em mãos panos ou toalhas para qualquer emergência.
Jesus faz a vida melhor
Ovelhinhas de Cristo. Prezado professores, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições da Revista Maternal. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
Evangelizando crianças de todas as tribos, línguas e nações.
Perfil da criança
“Uma criança do maternal é capaz de entender mais do que imaginamos. Entretanto, o seu desenvolvimento mental encontra-se ainda na primeira fase, e exige que o ensino seja simplificado e repetido. É por isso que em nossas lições para esta turma repetimos a mesma ideia diversas vezes — no cântico, na explicação do versículo, na história bíblica, nas atividades manuais e até nas brincadeiras. Não se preocupe achando que vai enfadar a criança com tanta repetição. Ao contrário, ela as apreciará e assimilará a ideia” (Marta Doreto).
A criança no maternal:*A IMPORTÂNCIA DE UMA BOA ALIMENTAÇÃO
*A IMPORTÂNCIA DA OBEDIÊNCIA A DEUS
*A IMPORTÂNCIA DE NÃO SE CONTAMINAR COM AS COISAS SACRIFICADAS AOS ÍDOLOS
Atividades:
Atividade:
Atividade:
Sugestões:
Fazer uma salada de frutas com eles, e aproveitar para conversar sobre alimentos saudáveis.
Massinha de modelar caseira de farinha de trigo para brincar:Como? fazer?
Criança de jesus tem energia pra gastar
Lembrancinhas
Peça que as crianças façam o mesmo em casa, que sempre agradeçam a Deus. Depois mostre o relógio de mudança de atividade e sente-se com as crianças para um lanche.
ORE SEMPRE COM AS CRIANÇAS
Mostre uma figura de crianças orando.
Sirva um lanche nutritivo e gostoso.
Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.
Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.
Reúna em rodinha para oração final.
Peça a uma das crianças para fazer esta oração, ajude - a, pois ainda são bem pequenas.
A criança pode experimentar do poder de Deus ,seu amor, cuidado e a vontade de Deus para sua vida, se desde pequena for ensinada a cultivar uma vida de oração.
Conclusão:
Lembrando que houve um objetivo para esta aula.
Deixe que as crianças brinquem livremente sob a sua observação e cuidado, até que os pais cheguem.
Quando os pais ou responsáveis forem buscar as crianças, recomende que, em casa, leiam a história bíblica de hoje para o(a) filho(a).
O texto bíblico da lição se encontra em:
Daniel 1. 2 - 21
Final da aula:
Entregue os trabalhos manuais para que os pais recordem em casa a lição dada.
Entregue os trabalhos manuais para que os pais recordem em casa a lição dada.
Convide a todos para retornarem no próximo domingo.
Ganhando as Crianças Para a Glória de DeusDeus abençoe você prof. Sua família. A sua aula e os seus alunos e as famílias deles.
Créditos:
Revista
Cpad
maternal-Telma Bueno
Editora Responsável pela Revista de Maternal
(Marta Doreto).
imagensbiblicaswordpress.com
Apascentar os Pequeninos
Ensino infantil num cliqueblogspot.com
tiasdaescolinha.blogspot.com
Hermana Margarita
Blogdatiale
Sementedamostadablogspot.com
Pequeninosdejesusblogspot.com
adaliahelena.blogspot.com
www.materialgospel.com.br
Bíblia na Linguagem de Hoje
Bíblia da Galerinha
Bíblia de Estudo Pentecostal.
(GANGEL, Kenneth O.; HENDRICKS, Howard G. Manual de Ensino para o Educador Cristão. 4. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2005, p. 123)
Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, pp. 1342, 1344, 1345)
Brincadeiras infantis – Artesanais: Arquivo
Brincadeiras para unir pais e filhos
Brincadeiras para ensinar/ aprender brincando/Infantil
Crianças - Completo - Com Váriostemas Bíblico - De todas as idades
Escola Bíblica Infantil
Livro Sem Palavras
LIVRO SEM PALAVRAS - como fazer
Moldes de meninas e meninos da net
- Ore pela aula, pelas crianças e suas famílias.
- Leia a História Bíblica em diferentes versões inclusive em Bíblia Infantil.
- Pesquise o tema em outras fontes.
- Se prepare para o louvor.
- Organize a sala antes da chegada das crianças e ao terminar a aula.
- Prepare o material com antecedência.
- Busque motivar as crianças com falas sempre animadas
- tenha em mãos panos ou toalhas para qualquer emergência.
Jesus faz a vida melhor
Deixe ele conduzir sua vida
Ovelhinhas de Cristo.
“Uma criança do maternal é capaz de entender mais do que imaginamos. Entretanto, o seu desenvolvimento mental encontra-se ainda na primeira fase, e exige que o ensino seja simplificado e repetido. É por isso que em nossas lições para esta turma repetimos a mesma ideia diversas vezes — no cântico, na explicação do versículo, na história bíblica, nas atividades manuais e até nas brincadeiras. Não se preocupe achando que vai enfadar a criança com tanta repetição. Ao contrário, ela as apreciará e assimilará a ideia” (Marta Doreto).
Somos assim
“Conforme aumenta o entendimento que têm de Jesus, as crianças são capazes de apreender a mensagem simples de que o pecado quebra o relacionamento delas com Deus; de que Jesus, o Filho de Deus, morreu no lugar delas; de que precisam aceitar o que Jesus fez para viver com Ele para sempre. Quando ficam sabendo que Jesus morreu na cruz, querem saber por que isso aconteceu. Essa é uma grande oportunidade para fazê-las entender a salvação!
---A criança no maternal não entende todos os aspectos da doutrina e o que significa seguir a Deus durante toda a vida, porém muitas crianças nessa idade pedem que Jesus entre em seu coração” (TRENT, John; OSBORNE, Rick; BRUNER, Kurt. Ensine sobre Deus às Crianças. Rio de janeiro: CPAD, 2007, p. 53, 54)
Observação importante:
Maternal de 3 e 4 anos
Somos assim
Características mentais Necessidades
Pouco tempo de atenção (cinco a dez minutos). Mantenha isso em mente quando planejar brincadeiras, jogos, histórias, programas, etc.
Curiosas. Fazem incontáveis perguntas para obter informação. Pensamento inicial desafiado. Responda a todas as perguntas com honestidade. Procure razões por trás das perguntas. Encoraje-as a pensar por si mesmas.
O pensamento é concreto e literal. Use palavras concretas. Evite o simbolismo.
Fazem imagens mentais das coisas.
“Daqui a cem anos, não importará o tipo de carro que dirigi, o tipo de casa em que morei, quanto tinha depositado no banco, nem que roupas vesti. Mas o mundo pode ser um pouco melhor porque eu fui importante na vida de uma
Pra você!!!
Com todo o meu carinho...
De todo o meu coração!!!
De todo o meu coração!!!
Crianças atenção!
Leia a bíblia!
"Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21.
Vamos lá!!!
Ide....pregai o evangelho a toda criatura
As nações precisam ouvir falar do amor de Cristo
*As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
Nunca é tarde para ensinar uma criança a verdade do Evangelho.Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
Parabéns pelo blog, muito interesante, como tem me ajudado. Deus continue abençoando sua vida.
ResponderExcluir