15 de janeiro de 2021

Aula Bíblica Jovens e adultos – Lição 03: Lucas, o Médico Amado: Central gospel

TEXTO BÍBLICO BÁSICO
  Lucas 1.1-4
1 – Tendo, pois, muitos empreendido pôr em ordem a narração dos fatos que entre nós se cumpriram,

2 – segundo nos transmitiram os mesmos que os presenciaram desde o princípio e foram ministros da palavra,

3 – pareceu-me também a mim conveniente descrevê-los a ti, ó excelentíssimo Teófilo, por sua ordem, havendo-me já informado minuciosamente de tudo desde o princípio,

4 – para que conheças a certeza das coisas de que já estás informado.


  2 Timóteo 4.5-11a
5 – Mas tu sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério.

6 – Porque eu já estou sendo oferecido por aspersão de sacrifício, e o tempo da minha partida está próximo.

7 – Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.

8 – Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.

9 – Procura vir ter comigo depressa.

10 – Porque Demas me desamparou, amando o presente século, e foi para Tessalônica; Crescente, para a Galácia, Tito, para a Dalmácia.

11a – Só Lucas está comigo.



TEXTO ÁUREO
  Saúda-vos Lucas, o médico amado, e Demas. 
Colossenses 4.14

Bíblia online
Bíblia sagrada online



OBJETIVOS
Conhecer um resumo biográfico de Lucas, o médico amado;
Saber que um gentio foi inspirado por Deus para escrever um dos evangelhos;
Reconhecer a importância do trabalho literário do evangelista.



Vídeos aulas: 
O endereço na descrição dos vídeos



PALAVRA INTRODUTÓRIA
Professor(a), nesta lição fale desse escritor gentio que é autor de dois importantíssimos livros do Novo Testamento. Procure apresentá-lo como um exemplo a ser seguido.

Todavia escolheu segui-lo”, essa é uma manifestação de fé, pois Lucas não precisou tocar nEle e nem andar com Ele para tomar sua decisão, infelizmente alguns crentes só tomam suas decisões depois do agir de Deus, mas a sabedoria está em recebê-lo sem a necessidade de ver milagres, isso é fé.

Altruísta”, é o que pensa nos outros, o que ajuda os outros ou se preocupa com eles.


1. LUCAS, O HOMEM
Não fazem jus à importância”, quer dizer que essas passagens não passam a importância de Lucas para a história da Igreja. Alguém poderia ficar admirado de Lucas ter escrito dois livros do Novo Testamento e nunca ter mencionado seu nome neles, mas para nós sabendo que ele era homem de Deus entendemos o porquê.


1.1. Origens
Prólogo ao seu Evangelho (160 d.C) ”, prólogo é uma introdução, algo que foi escrito em algum manuscrito de 160 d.C, para iniciar o Evangelho.
Acaia”, era uma antiga província romana onde ficava a cidade de Corinto, próxima a Macedônia.


1.2. Conversão
Alguns pregadores chegam a afirmar que Lucas se converteu em alguma pregação do apóstolo Paulo, mas essa é uma afirmação sem cabimento.


1.3. Profissão e vocação
Se deleitava em fazer Cristo conhecido”, Lucas se empenhava em pesquisar e levantar dados sobre as informações que eles já possuíam sobre Jesus, por isso o seu Evangelho é tão rico.


1.3.1. Médico
Médico amado”, é o único colaborador que Paulo menciona a profissão. Talvez pela importância que a sua profissão teve no ministério de Paulo.

Lucas usava seus talentos para o serviço da obra de Deus, diferente de muitos hoje que usa os talentos que Deus deu para enriquecimento próprio.



1.3.2. Historiador
Entendemos que Lucas pesquisou antes de escrever por essa passagem, veja a parte sublinhada:
Tendo, pois, muitos empreendido pôr em ordem a narração dos fatos que entre nós se cumpriram,
Segundo nos transmitiram os mesmos que os presenciaram desde o princípio, e foram ministros da palavra,
Pareceu-me também a mim conveniente descrevê-los a ti, ó excelente Teófilo, por sua ordem, havendo-me já informado minuciosamente de tudo desde o princípio;”
Lucas 1:1-3
Lucas iniciou suas atividades na igreja de Jerusalém juntamente com os primeiros convertidos, porém o primeiro trabalho não foi o livro de Atos, mas o evangelho de Jesus.


2. LUCAS, O MISSIONÁRIO
Lucas acompanhava Paulo nas viagens, registrando os momentos mais importantes conforme a orientação do Espírito Santo.


2.1. O itinerário
Trôade”, cidade costeira, que muitos comerciantes usavam como rota para atravessar de navio para a Europa onde havia uma outra região importantíssima chamada Macedônia, na cidade de Trôade Paulo teve uma visão de noite Atos 16.19 e resolveu passar para a Europa com objetivo de chegar a Macedônia.


2.1.2. Percalços
Presos em Filipos”, indo em direção à Macedônia eles chegam na primeira cidade, Filipos onde Paulo e Silas foram presos mas foram libertos pelo terremoto de Deus e ganharam o carcereiro e sua família para o Senhor. LINDO! Tudo isso está relatado nas referências da revista, recomendo que ao(a) amado(a) professor(a) leia essas referências antes da aula.


2.1.3. Segundo registro
Malta”, uma pequena ilha do mar Mediterrâneo, essa última sequência de cidades, fazem parte dessa viagem missionária, onde Paulo está preso viajando sob escolta em direção a Roma, ocasião em que ocorre o naufrágio e todos vão parar nessa ilha, Lucas como todo missionário daquela época sofre o naufrágio juntamente com Paulo. Não era para ser uma viagem missionária mas Deus providenciou uma tempestade possibilitando a pregação do evangelho para a tripulação do navio, para o centurião Júlio e para os nativos da ilha de Malta Deus nos surpreende. Essa bela história está em Atos 27. 


3. LUCAS, O ESCRITOR
3.1. Obras literárias
Uma sequência no Novo Testamento”, o livro de Atos é como uma continuação do Evangelho de Lucas.


3.1.1. Evidências bíblicas e históricas
O prefácio”, é um texto de abertura antes de entrara no assunto principal do livro. É interessante os alunos lerem esses prefácios. O prefácio de Lucas está em Lucas 1.1-4 e o de Atos está em Atos 1.1.

Teófilo”, é a pessoa a quem foi endereçada os dois livros, porém o nome Teófilo significa em grego “amigo de Deus”, por isso é provável que Lucas estivesse se dirigindo aos que desejam serem amigos de Deus e não especificamente à alguém chamado Teófilo. Mas isso é só uma teoria, pois o nome próprio Teófilo era usado por muitas pessoas naquela época.



3.3. O Evangelho
Sinóticos”, se referem aos três evangelhos de estruturas semelhantes Mateus, Marcos e Lucas. Desses três Marcos foi escrito primeiro e contém mais registros de Milagres, Lucas é o mais completo e Mateus é o mais doutrinário.


3.1.3. O livro de Atos
O ide de Jesus não apenas une”, o formato do ide de Jesus presente nos dois livros são muito semelhantes e ambos contém a promessa da descida do Espírito Santo.
As bases que conduzirão”, se refere a ordem de anunciar em uma região de cada vez começando por Jerusalém.


CONCLUSÃO
Aposto”, é um termo colocado em destaque, para explicar melhor o outro.
Quer dizer que Lucas tem posição de destaque no rol dos escritores sagrados da Bíblia.

O Evangelho é universal”, se separarmos a mensagem do Evangelho dos rituais judaicos, então ele pode ser assimilado e praticado por todos em todo o mundo. Lembro só de curiosidade, que a palavra grega para universal é "católico". 
Fonte/crédito
- Pr. Geziel Gomes:
(Revista: Central Gospel)

Nenhum comentário:

Postar um comentário