12 de janeiro de 2021

Aula Bíblica Juvenis – Lição 03: O símbolo da Igreja nas Escrituras









Bíblia online
Bíblia sagrada online
A paz do Senhor.
A AULA VAI COMEÇAR!
Querido professor, providencie antecipadamente uma caixa pequena e coloque nela palavras relacionadas com esta lição; podem ser escritas em simples tiras de papel. Acomode os alunos em círculo e peça que passem a caixa uns para os outros. Quando você disser "pare", quem tiver com a caixa pegará um papel, lerá a palavra e formará uma frase usando-a. Quem não conseguir a tempo, sai do círculo. 
Sugestões de palavras: 
Noivo, Noiva, Corpo de Cristo, casamento, templo, edificação, Bodas do Cordeiro, etc.



Ou você pode fazer assim
Para iniciar a lição
* Apresentem o título da lição: Os Símbolos da Igreja nas Escrituras.
* Escrevam no quadro os 03 símbolos da igreja: A noiva de Cristo, O templo de Deus e Corpo de Cristo.
* Para exemplificar a igreja como Corpo de Cristo, utilizem a dinâmica.


Dinâmica: O Boneco
Objetivo: 
Refletir sobre o trabalho em equipe e a importância da unidade e comunhão no Corpo de Cristo.
Material:
Para o grupo 01: 01 folha de papel ofício e coleção de lápis colorido.
Para o grupo 02: 04 tesouras, 02 tubos de cola, 11 lápis coloridos e 11 folhas de papel ofício, estando escrito nelas as seguintes indicações para desenhar, conforme descrição abaixo:
Folha 01: Cabeça
Folha 02: Pescoço
Folha 03: Tronco (humano)
Folha 04: Braço direito
Folha 05: Braço esquerdo
Folha 06: Mão direita
Folha 07: Mão esquerda
Folha 08: Perna direita
Folha 09: Perna esquerda
Folha 10: Pé direito
Folha 11: Pé esquerdo

Procedimento:
1- Dividam a turma em dois grupos e forneçam as seguintes orientações:
Para o grupo 01:
- Desenhar um boneco, utilizando uma folha de papel ofício e uma coleção de lápis colorido, mas trabalhando em equipe. Para isso, esta atividade deverá ser executada sem que as pessoas do grupo 02 vejam o que está sendo desenvolvido.
Para o grupo 02(com 11 pessoas):
- Cada componente desenhará uma parte do boneco, individualmente, sem que os colegas vejam, para isso é recomendado que os membros deste grupo estejam separados.
- Montar o boneco, recortando as partes desenhadas e colando-as.
2 – Peçam ao grupo 01 e 02 para apresentar os dois bonecos.
3 – Solicitem para que observem o resultado de cada grupo.
O grupo 01 tem um boneco com partes proporcionais e uniformes. O grupo 02, embora apresentem um boneco com as características semelhantes ao boneco 01, tem um resultado disforme, desorganizado e desproporcional.
Perguntem: Por que são diferentes?
O Grupo 01 tem um resultado melhor porque trabalharam em equipe, houve unidade para o desenvolvimento do trabalho.
O Grupo 02 tem um mau resultado porque não trabalharam com união, não trabalharam de forma coletiva.
Quais conclusões podemos extrair dessa dinâmica para nossa vida cristã? Falem da importância da unidade e a comunhão que deve haver no Corpo de Cristo.
4 – Para concluir, leiam: I co 12. 12 e 27; Sl 133.01; 
Fp 2. 1 a 5.


Pré - aula: 
Endereço na descrição dos vídeos:





Subsidio
LEITURA BÍBLICA DA SEMANA
Seg. Mt 25.6: O preparo da igreja para o Noivo
Ter. Ap 19.7: As bodas que Cristo preparou para receber a Igreja
Qua. 1Pe 2.5: Pedras vivas no templo de Deus
Qui. 1Co 6.19: Somos, individualmente, casa de Deus
Sex. 1Co 12.24-27: A igreja é um organismo vivo
Sáb. Cl 1.15-18: Cristo é a cabeça da Igreja


OBJETIVOS
Falar sobre o papel da Igreja como Noiva de Cristo;
Refletir sobre o papel da igreja enquanto Templo de Deus;
Discutir sobre a unidade da Igreja como Corpo de Cristo.


REFLEXÃO
"Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz." (1Pe 2.9)


SINTETIZANDO
Em toda a Bíblia existe vários símbolos usados para fazer referência à Igreja. Sobretudo, no Novo Testamento, são empregadas algumas ilustrações, símbolos, metáforas para expressar a relação que existe entre Cristo e a Igreja.


LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Efésios 5.24-27
24 De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos.
25 Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela,
26 Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra,
27 Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.


INTRODUÇÃO
O propósito dos símbolos é ajudar a compreender a natureza da Igreja e seu relacionamento com Jesus. Precisamos entender que são apenas ilustrações; nossa atenção maior deve estar centrada na pessoa de Cristo como Senhor e Salvador, que reina no Céu e habita entre nós.


1. A IGREJA SIMBOLIZADA COMO A NOIVA DE CRISTO
Uma das várias simbologias atribuídas à Igreja na Bíblia é a figura de uma noiva. Na carta aos Efésios, o apóstolo Paulo traça uma comparação entre a relação conjugal e o amor genuíno que precisa haver entre os côjuges, ao de Cristo por sua Igreja. Vejamos: "Vós, maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela" (Ef 5.25).

O texto evidencia o profundo amor do Noivo (Cristo) pela sua Noiva (Igreja), ao ponto até mesmo de ter dado sua vida em favor dela. Por sua vez, as esposas, a quem Paulo se dirige tal como a Noiva (Igreja), também são chamadas a retribuir o seu amor (Mt 6.24; Ef 5.24),


1.1. A lealdade e devoção da Igreja.
A Igreja figurada como noiva salienta a lealdade, devoção e fidelidade que ela precisa ter por Cristo.

A Bíblia aponta para o amor de Cristo a sua Igreja e sua comunhão com ela, assim como para a união e comunhão que os verdadeiros crentes devem ter com Jesus (Ef 5.24-27).
O apóstolo Paulo afirma: "Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus: porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo" (2 Co 11.2). Paulo estava se referindo à glória de Cristo, a qual a Igreja, como sua Noiva, compartilhará na Eternidade.

Como já visto, a Igreja Primitiva aguardava ansiosa o retorno de Cristo. No texto de Efésios Paulo se refere a este momento no qual a Igreja será apresentada a Jesus Cristo, como sua esposa.


1.2. Comunhão de Deus com seu povo
A ilustração sobre a Igreja como noiva descreve a comunhão, a Aliança de Deus com seu povo tanto no Antigo, quanto no Novo Testamento. Vimos que o apóstolo Paulo exorta os crentes (a Igreja) a se apresentarem como "uma virgem pura a um marido" -Cristo. Diferente de Israel - nação eleita de Deus, mas que rejeitou o Messias e por isso foi considerada como que a esposa repudiada de Jeová. Contudo, conforme revela a Bíblia, será restaurada no futuro. Tal restauração é comentada por Paulo em Romanos 11.25-32.


1.3. A Noiva e o Noivo viverão juntos eternamente.
Os verdadeiros crentes devem ser leais a Cristo, fiéis, santos e irrepreensíveis, pois só assim participarão do "casamento" que está por vir, a saber: "As Bodas do Cordeiro" (Ap 19.7; 21.2; 22.17).


AÇÃO TÓPICO l
Pergunte aos seus alunos se eles já foram a um casamento; qual foi o momento mais esperado da cerimónia; como a noiva estava vestida, etc. Mostre que a igreja é comparada a uma noiva que se prepara para o casamento. Enfatize que este símbolo representa a lealdade, devoção e fidelidade da Igreja a Cristo. Diga que os verdadeiros crentes devem, portanto, ser fiéis, santos e irrepreensíveis, pois só assim participarão do casamento que está por vir - as "Bodas do Cordeiro".


2. A IGREJA SIMBOLIZADA COMO O TEMPLO DE DEUS
Conforme nos ensina o apóstolo Paulo, a Igreja de Cristo é simbolizada
como um templo, edificado sobre o fundamento que é Jesus (Ef. 2.20; 1Pe 2.6). Nós, os crentes salvos em Cristo, somos as "pedras vivas" (1Pe 2.5) que estão sendo moldadas constantemente na graça e no conhecimento, pela mensagem de Jesus e os ensinamentos dos apóstolos: "Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina. No qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito" (Ef 2.20-22).Conforme o Novo Testamento nos ensina, a Igreja é a Casa de Deus, tanto de forma individual como coletivamente.


2.1. A Igreja é o Templo de Deus
O apóstolo Paulo nos mostra que os crentes são Templo de Deus, onde habita o Espirito Santo: "Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo." (1Co 3.16,17).

A Igreja não é apenas um lugar, como um novo templo para adorar a Deus, é também um novo grupo de sacerdotes, um "sacerdócio santo", que pode "oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus" (1Pe 2.5).

Nós também somos Casa de Deus: "E esta casa somos nós" (Hb 3.6), com o próprio Jesus sendo considerado o seu "construtor" (Hb 3.3).


2.2. Você é um Templo de Deus
Somos individualmente um Templo de Deus e do Espirito Santo que habita em nós. Nosso corpo é templo do Espírito Santo. Por isso, o apóstolo Paulo enfatiza: "[...] não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus" ( 1Co 6.19-20).

Portanto, cada pessoa convertida deve buscar a santificação pessoal. E, como templo do Espírito Santo, também desenvolver o Fruto do Espírito em sua vida (Gl 5. 22-23).

O crescimento individual implica crescimento coletivo (Ef 4.15,16).


AÇÃO TÓPICO 2
Peça que seus juvenis pensem na pessoa considerada mais ilustre e importante no cenário mundial da atualidade. Em seguida, indague-os sobre como eles se preparariam para recebê-la em suas casas. Pergunte posteriormente como eles se sentem ao saber que eles mesmos são a Casa do Todo-Poderoso - o "hóspede" mais importante de todo o Universo. Conclua enfatizando que cada pessoa convertida deve buscar a santificação pessoal para que o Espírito Santo não deixe de fazer morada em sua vida.


3. A IGREJA SIMBOLIZADA COMO O CORPO DE CRISTO
A Igreja é muito mais do que uma organização, Deus a constituiu como um único Corpo - vivo e ativo. Tal qual o corpo humano, composto de muitas partes diferentes, com várias ramificações e funções distintas, assim é a Igreja, chamada de Corpo de Cristo, no singular (1Co 12.12-27); formada por todos os crentes salvos, verdadeiramente nascidos de novo e tendo Cristo como Cabeça (Ef 1.22,23).
Sabemos que Jesus Cristo subiu ao Céu e reina ao lado do Pai. Entretanto, sua presença se faz sentir entre nós, neste mundo, por meio da Igreja e do seu Espírito Santo derramado sobre ela, para seguir fielmente seus passos.


3.1. A Igreja é o Corpo de Cristo
O apóstolo Paulo se refere à Igreja sob a liderança de Jesus Cristo, como Corpo espiritual. Nela há três características importantes:
• Unidade - muitos membros, mas um só Corpo;
• Diversidade - Membros e funções diferentes integrados;
• Mutualidade - Um só Corpo, com muitos membros distintos, mas todos agindo mutuamente para o bem comum (Ef 415,16).


3.2. A Igreja, um organismo vivo
Figurativamente, assim como o corpo humano é um organismo vivo composto por várias partes, a Igreja - Corpo de Cristo - é um organismo composto de crentes salvos, aqueles que foram "chamados para fora"; nascidos de novo. Assim, apenas pelo fato de uma pessoa frequentar uma igreja, não significa que ela, de fato, é parte do Corpo espiritual de Cristo.
O apóstolo Paulo nos fala sobre a unidade do Corpo e mostra a interdependência de membros vivos e ligados entre si e, sobretudo, a Cristo (1Co 12.14-20). Por isso, cada membro deve contribuir para o bem do Corpo inteiro.


AÇÃO TÓPICO 3
Discuta sobre a unidade da Igreja como Corpo de Cristo. Proponha a reflexão de como o corpo humano reage ao sofrer uma amputação e o que acontece ao membro extraído do corpo. Conclua enfatizando a importância de cada um de nós permanecer enxertado no Corpo, unidos como Igreja.

Caro professor, faça um comentário sobre os símbolos usados em referência à Igreja no Novo Testamento. Procure explicar o propósito de Deus ao usar os símbolos alusivos à Igreja, a fim de que possamos compreender a importância profunda desta instituição. Pergunte se os alunos entenderam o real significado dos símbolos apresentados na lição, pedindo-os que façam uma aplicação prática às suas vidas.


SUBSÍDIO
São várias as metáforas para ilustrar a natureza da Igreja, de seus membros em particular e de seu relacionamento com Cristo. Este é um recurso de linguagem que traz luz ao nosso entendimento e ajuda na apreensão dos conceitos expostos. O simbolismo é uma das riquezas da literatura bíblica, como as descritas no Evangelho de João. Ali, entre outras figuras de linguagem, o Senhor é apresentado como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (1.29); a porta de entrada ao pecador arrependido à dimensão da fé cristã (10.9); o Bom Pastor (10.11), que cuida com zelo e amor de suas ovelhas; e a videira verdadeira (15.1). que nutre os ramos com a seiva do Espírito. Entre as metáforas que tratam da Igreja, há três que melhor contextualizam a visão atual de sua missão terrena: Noiva, Templo e Corpo" (GILBERTO, António. Teologia Sistemática Pentecostal, Rio de Janeiro: CPAD, 2003, p. 400)


PARA CONCLUIR
A beleza da Igreja é indescritível. Todas as imagens e símbolos que estudamos atribuídos a ela mostram a autoridade de Cristo e o alcance de sua obra. A atuação de Cristo assegura que seremos um Corpo bem ajustado (Ef 4.16), uma Noiva pura (Ef 5.26), um edifício indestrutível (1 Co 3.11-14) e um Templo Santo (Ef 2.22). A Igreja só é inabalável, porque permanece unida a Cristo.


HORA DA REVISÃO
1. Cite o texto no qual o apóstolo Pauto exorta a Igreja a se apresentar como uma virgem pura a um marido.
Em 2 Coríntios 11.2.



2. Como Templo do Espírito Santo, o que devemos desenvolver?
Devemos buscar a santificação pessoal e desenvolver o Fruto do Espírito em nossas vidas.



3. Por que a Igreja é um organismo vivo e não apenas uma organização?
Porque Deus a constituiu como um corpo - vivo e ativo. Tal qual o corpo humano, composto de muitas partes diferentes, com várias ramificações e funções distintas, assim é a Igreja, chamada de Corpo de Cristo, no singular (1Co 12.12-27), formada por todos os crentes salvos, aqueles que foram "chamados para fora", verdadeiramente nascidos de novo.



4. Quais as três características da igreja como Corpo espiritual?
Unidade, diversidade e mutualidade.




5. O fato de uma pessoa frequentar uma igreja local significa que ela de fato faz parte do Corpo espiritual de Cristo? 
Justifique a sua resposta.
Não. 
Porque para ser membro do Corpo de Cristo não basta pertencer a uma instituição, mas ser de fato nascido de novo, vivificado pelo Espírito Santo.
Fonte crédito: Lições Bíblicas Juvenis – Cpad
Fonte da lição: www.ebd-escola.com.br 
Fonte da dinâmica por Sulamita Macedo//blog/atitudedeaprendiz.blogspot.com
Fonte: subsidio/www.subsidiosdominical.com
Créditos.Cpad



Juvenis - de 15 a 17 anos, Cpad: 1º Trimestre 2021: Tema: Igreja, O Corpo de Cristo




Juvenis 15 a 17 anos: Lições Bíblicas, dinâmicas, subsídios, pré - aulas: Arquivos

Um comentário:

  1. Muito bom entender que as Escrituras Sagrada estão sempre nos dando através do Espirito Santo a formula para um viver de santidade, pois sem o qual será impossível nos achegar à Deus, maravilhosa essas lições.

    ResponderExcluir