25 de janeiro de 2021

Aula Bíblica Juvenis – Lição 05: As Ordenanças à Igreja









Bíblia online
Bíblia sagrada online

A paz do Senhor.
Interação
Professores faz parte da sua função apresentar aos seus alunos quais são os rudimentos da fé cristã a fim de que aprendam corretamente a servir a Deus e cresçam na graça e no conhecimento que há em Cristo Jesus. Desta forma, é importante que você exponha com clareza as ordenanças deixadas por Cristo a sua igreja para que seus alunos não entendam de forma legalista os cerimoniais de “Batismo” e “Santa Ceia”. Pelo contrário, tais ordenanças não são para serem vistas como obrigações, e sim como privilégios concedidos àqueles que tomaram a feliz decisão de estarem em comunhão com Deus e tornarem-se participantes do Corpo de Cristo que é a Igreja. Por esta razão, tenha o cuidado de explicar, sem pressa, a respeito destas firmes ordenanças, mostrando aos seus alunos que cultivando-as, podemos ter a nossa fé edificada e constantemente renovada pela ação do Espírito Santo em nossas vidas.
A aula vai começar!
Inicie sua aula perguntando aos alunos que benefícios o Batismo e a Santa Ceia trouxeram para suas vidas. 
Entregue uma folha de papel sulfite A4 aos alunos e peça-os para fazerem cada um a sua linha do tempo. Nela, os alunos deverão sinalizar o tempo exato em que aceitaram a fé, os fatos importantes que aconteceram em sua caminhada cristã, por exemplo, batismo nas águas, batismo com o Espírito Santo, primeira pregação, consagração a alguma função/cargo na igreja. Mostre que todos esses momentos são importantes, entretanto, o batismo tem a ver especificamente com o testemunho de fé que prestamos diante dos homens quando aceitamos a Cristo, e a Santa Ceia nos traz à memória a importância da comunhão com Cristo e a sua morte em razão dos nossos pecados. Enfatize que tais ordenanças são essenciais para o nosso crescimento e amadurecimento na fé cristã.


OU  INICIA ASSIM.
A aula vai começar!
Inicie sua aula de hoje, colocando um bombom dentro de uma caixa de presente. 
Arrume a classe em círculo e diga que a caixa deve passar de mão em mão, enquanto um hino é tocado. Ao parar a música, pergunte à pessoa que está com a caixa se ela pretende abri-la ou passá-la adiante. Porém, avise antes da decisão, que o que quer que esteja dentro - seja uma ordem, ou um mico a ser pago, uma tarefa desagradável - deverá ser acatado, sem negociações. A pessoa que aceitar o desafio terá a surpresa de encontrar apenas o bombom e um papel escrito: coma. Em seguida, converse com a classe sobre as ordenanças e a nossa obediência. Explique que nem todas são tão simples como esta, mas quando vindas de Deus, todas visam o nosso bem; e, quando as obedecemos, seu fim nos é doce e saboroso como esse bombom.


Pré - aula:
Endereço na descrição dos vídeos:






SUBSIDIO
LEITURA BÍBLICA DA SEMANA
  * Seg. Mt 28.19: Batismo, uma ordem de Jesus
* Ter. At 2.38: O batismo na pregação apostólica
* Qua. Lc 12.8: Confissão pública da aliança com Deus
* Qui. At 3.19; At 8.36,37: Requisitos para o batismo: fé e arrependimento
* Sex. Lc 22.19; 1Co 11.24,25: A ceia é uma ordenança bíblica
* Sáb. 1Co 11.26: Um anúncio da vinda de Cristo


OBJETIVOS
- Refletir sobre as ordenanças bíblicas para a Igreja;
- Explicar a simbologia e propósito do batismo;
- Ensinar sobre a simbologia e propósito da Ceia do Senhor.


REFLEXÃO
"Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo" (Mt 28.19).


SINTETIZANDO
O Cristianismo não é uma religião ritualística. Por este motivo a Igreja Cristã, em todos os tempos e países, tem a liberdade de adotar os métodos que lhe sejam mais adequados. Entretanto, há ordenanças prescritas por Cristo que devem ser observadas pela Igreja universalmente, como por exemplo, o batismo e a Ceia do Senhor.


LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
  Mateus 3.13-15
13 Então veio Jesus da Galiléia ter com João, junto do Jordão, para ser batizado por ele.
14 Mas João opunha-se lhe, dizendo: Eu careço de ser batizado por ti, e vens tu a mim?
15 Jesus, porém, respondendo, disse-lhe: Deixa por agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então ele o permitiu.


INTRODUÇÃO
Jesus estabelece duas cerimônias para a Igreja: o batismo nas águas e a Ceia do Senhor. Enquanto o primeiro aponta à fé em Cristo, o segundo aponta para a comunhão com Cristo.


1. ORDENANÇAS DO SENHOR
O batismo em águas, bem como a Santa Ceia, são duas ordenanças dadas pelo próprio Senhor Jesus, durante o seu ministério terreno.

A descida do convertido às águas simboliza a morte com Cristo, e o seu levantamento, a sua ressurreição, a vitória de Jesus sobre a morte (Rm 6.4). Já a Ceia é a celebração por esta salvação recebida. Nela, nós cristãos recordamos a morte expiatória de Cristo, que nos libertou da condenação ao inferno.


AÇÃO TÓPICO l
Proponha à reflexão sobre as ordenanças bíblicas para a Igreja. Destaque que o Cristianismo não é uma religião ritualística, mas há ordenanças como o batismo e a santa Ceia que devem ser observadas, pois foram ordenadas pelo próprio Jesus, durante o seu ministério terreno.


2. PROPÓSITO DO BATISMO
O batismo não tem poder de salvar o pecador, mas é um cerimonial importante como integração do novo crente à Família de Deus: um marco de sua morte para o pecado e ressurreição para uma nova vida em Cristo.

Existem os seguintes tipos de Batismo:
• Imersão: o batizando é mergulhado na água;
•Aspersão: a água é aspergida sobre o batizando;
• Efusão: a água é derramada sobre a cabeça do batizando e
• Pedobatismo: batismo infantil.

Os batismos praticados no Novo Testamento eram em locais de águas abundantes. O próprio termo grego baptizo indica "mergulhar", "afundar", "imergir", "submergir". Por isso, o batismo aceito pelas Assembleias de Deus é este, por imersão. Somente assim, atinge-se os quatro objetivos simbólicos deste mandamento: a profissão pública de fé (Pe 3.21; Lc 12.8); a identificação do batizando com os demais discípulos de Jesus (Mt 28.19); a lavagem espiritual (At 22.16; 1Co 6.11); e a morte e ressurreição do cristão para uma nova vida (Rm 6.4; Cl 2.12).


2.1 Significado do Batismo em Águas
O batismo nas águas deve ser realizado em nome do Pai. e do Filho e do Espírito Santo (Mt 28.19). Esta foi a instrução dada por Jesus aos seus discípulos. 

E os seguintes significados podem ser atribuídos ao batismo:
• Morte: A descida do candidato as águas identifica-o com a morte de Jesus Cristo, Significa que o batizando está morrendo para o pecado e para sua vida passada. O velho homem está morto para dar lugar a um novo.

• Sepultamento: A imersão (submersão) do balizando nas águas aponta para o seu sepultamento com Cristo. É a forma de proclamar ao mundo que sepulta ali, para sempre, a velha natureza.

• Ressurreição: O terceiro significado está relacionado ao novo nascimento (Jo 3.3). Ao se levantar das águas inicia-se uma nova vida, que o postulante levará dali em diante como filho de Deus.


AÇÃO TÓPICO 2
Explique o propósito do batismo e quais os requisitos indispensáveis para tal. Mostre que o batismo é um ritual importante, como integração do crente à obediência de Cristo e à família de Deus. Pergunte se seus juvenis já, se balizaram e como foi este momento para eles. Se desejar, compartilhe a sua experiência pessoal ou alguma outra que julgue marcante. Recorde-os que até mesmo o Senhor Jesus foi batizado e o discípulo não é maior que seu mestre (Lc 6.40).


3. PROPÓSITO DA CEIA DO SENHOR
A Santa Ceia foi instituída antes mesmo da morte de Jesus, na noite em que se reuniu com seus discípulos para comera Páscoa (Mt 26.26-28; Lc 22.14-19).
Há dois elementos fundamentais e representativos que constituem a Ceia do Senhor:
• O pão: Este representa o corpo de Jesus Cristo, que foi partido e moído ao dar sua vida por nós (Lc 22.19). Jesus é o "pão vivo que desceu do céu" (Jo 6.51) e quem dele se alimenta tem a vida eterna, pois supre os espiritualmente famintos.

• O Vinho: Normalmente simbolizado pelo suco de uva, este é o elemento representativo do sangue do Cordeiro derramado para purificar e vivificar as nossas almas. É o sinal bíblico da Nova Aliança, pelo qual, somos vinculados a Deus Pai. (Lc 22.20; Mc 14:24).


3.1. Tríplice Significado
A Ceia tem relevantes significados na vida do povo de Deus:
• Memorial - do grego anamnesis porque traz à memória a lembrança do sacrifício expiatório de Cristo (Jo 1.29), para nos livrar do poder do pecado e da morte;

• Ação de graças - do grego eucharistia, agradecimento por esta ' salvação,

• Comunhão - do grego koinonia apontando para nosso relacionamento com Deus e uns com os outros (Ef 2.4-10).


Perceba que, desta forma então, a Ceia do Senhor aponta para o passado para o presente e para o futuro. Em relação ao passado, ela é um memorial da morte de Cristo na cruz do Calvário, para redimir nossos pecados. No presente é um ato de renovação da comunhão com Cristo, bem com os demais membros do Corpo (1 Co 10.16,17). Quanto ao futuro, anuncia o dia da manifestação do Senhor quando estaremos com Ele em corpos glorificados (Mt 8.11; 22.1-14).


3.2. Requisitos para participar da Ceia
É necessário ser balizado e membro de uma igreja local e em comunhão 'plena' com Deus. Isto não significa ser perfeito, mas estar isento de qualquer falha pecaminosa; sem barreiras de ordem moral e espiritual que impeçam sua participação. Ciente disto, cada pessoa é responsável por si, para julgar se está apta a participar da Ceia, pois toma-la indevidamente, estando em pecado, é expor-se ao juízo de Deus (1Co 11.31,32).


Professores, leve a classe a refletir sobre a importância do batismo e da Ceia do Senhor. Estimule àqueles que ainda não desceram as águas a fazerem a sua profissão de fé, e ao se aliançarem a Cristo, através do batismo, terem o privilégio de participarem da sua mesa. Enfatize que a Ceia aponta para sua Segunda Vinda.


SUBSÍDIO 1
O significado do Batismo
1. É um símbolo.
O batismo é um símbolo da nossa identificação com a morte, sepultamento e ressurreição de Jesus (Rm 6.3,4). Assim como Jesus morreu, também morremos para o mundo (Gl 2.20; Cl 3.3) e somos 'sepultados' pelo batismo, para que, juntamente com Ele, venhamos a ressuscitar em 'novidade de vida' (Rm 6.5; Cl 2.12).


2. É uma confissão.
O batismo é também um ato de confissão da nossa fé em Jesus, pois, por intermédio desta, morremos para o mundo, a fim de pertencermos a Jesus (Gl 3.27; 1Pe 3.18). O batismo se torna para o crente um verdadeiro limite entre o Reino de Deus e o mundo, como o mar Vermelho foi o limite entre a terra da escravidão (o Egito) e o caminho para a nova vida (Canaã -1 Co 10.2).


3. É uma ordem.
Jesus ordenou, e queremos obedecê-lo. Jesus é o nosso exemplo em tudo ( Pe 2.21; Jo 13.15), e Ele foi batizado para cumprir toda a justiça de Deus (Mt 3.21). Assim. também queremos seguir as suas pisadas (1Pe 3.21; SI 85.13).


4. É uma bênção.
É um ato em que Jesus opera na vida daquele que se submete a Ele, abençoando-o e confirmando a sua fé na Palavra. Não e, como alguns afirmam, um ato mágico que, apenas pela ministração, traz efeitos para a vida espiritual. A salvação é um dom de Deus (Rm 6.23), Porém. Deus proporciona, mediante o batismo, ricas bênçãos que aperfeiçoam a salvação recebida". (BERGSTÉN. E Teologia Sistemática. 4.ed., Rio de Janeiro: CPAD, 2005, p.244-5).


SUBSÍDIO 2
A Santa Ceia instituída por Jesus
Cumprindo o seu significado de aliança, a Ceia do Senhor tem outro aspecto, A nossa participação no Senhor e em sua obra implica em uma resposta de ação de graças e auto dedicação, um sacrifício bíblico de louvor. Ela expressa tanto a glorificação a Deus pelo que Ele tem feito. como também o compromisso a que Ele nos conclama. É uma alegre festa de amor na qual o amor de Cristo por nós evoca, confirma e exige o nosso amor por Ele também uns pelos outros.

A proclamação do Evangelho leva consigo a obrigação evangélica de serviço a Deus, e de serviço aos irmãos que são suplicantes e beneficiários comuns de sua mesa farta e generosa. O antegozo do banquete celestial, pelo qual somos "elevados" no Espirito à presença de Deus, estimula a busca da esperança que vem do alto. Não devemos depositar as nossas afeições nas coisas do mundo, mas crer, amar e trabalhar como aqueles que aguardam as bodas finais do Cordeiro, quando a ceia não será mais necessária. Quando esta riqueza de significado é revelada na Palavra, e quando a relevância da Palavra é demonstrada pelo ato de resposta pessoal, a Ceia do Senhor pode ser realmente um verdadeiro meio de graça. Através da refeição sagrada, a obra salvadora de Cristo é mais uma vez apresentada, experimentamos o gozo de sua comunhão permanente e sustentadora no Espírito". (PFEIFFER, Charles F. et ai Dicionário Bíblico Wycliffe. Rio de Janeiro: CPAD, 2007. p.397.


PARA CONCLUIR
O batismo nas águas, assim como a Ceia do Senhor é um sinal simbólico. Daí a sua importância como elemento significativo essencial do lavar (literalmente "banho") regenerador e renovador do Espírito Santo (Tt 3,5,6), que Ele derramou sobre nós, generosamente. A Ceia simboliza nossa dependência do Senhor e nossa ligação com ele, fortalece a unidade da Igreja, apontando para sua segunda vinda.


HORA DA REVISÃO
1. Qual o significado do batismo?
A descida às águas batismais simboliza a morte de Cristo, assim como a do batizando; e o seu levantamento simboliza a vitória de Cristo sobre a morte e o inferno.


2. Qual o significado da Santa Ceia?
A Ceia é a celebração da salvação recebida. Nela recordamos a morte expiatória de Cristo, que nos Libertou da condenação ao inferno.


3. Por que o batismo por imersão é o mais correto biblicamente?
Somente esta forma atinge seus quatro objetivos: a profissão pública de fé; a identificação do batizando com os demais discípulos; a lavagem espiritual; e a morte e ressurreição do cristão para uma nova vida.


4. Quais os requisitos indispensáveis para o batismo?
Se arrepender de seus pecados e receber a Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador.


5. O que representa o pão e o vinho na Santa Ceia?
O pão representa o Corpo de Cristo, partido por nós. O vinho representa o sangue do Cordeiro, derramado para purificar e vivificar as nossas almas. É o sinal bíblico da Nova.


6. Qual o requisito para participar da Ceia?
É necessário ser batizado, membro de uma igreja local e estar isente de qualquer falha pecaminosa; sem barreiras de ordem moral e espiritual que impeçam sua participação (1Co 11.31,32).



Para ilustrar o estudo, utilizem a:
Dinâmica: O Batismo
Objetivo: Oportunizar o estudo sobre o batismo bíblico.

Material:
Água
01 bacia pequena
01 boneco pequeno de plástico
Procedimento:
- Perguntem: Quais os tipos de batismos que vocês conhecem?
Aguardem as respostas.
- Solicitem aos alunos que relatem o que já presenciaram ou participaram sobre os tipos de batismos que eles citaram, utilizando os materiais acima citados. Observem com atenção a demonstração dos batismos vivenciados pelos alunos.
Observação: Caso ocorra apenas a citação do batismo por aspersão, vocês devem apresentar o batismo por imersão.
- Falem: Vimos agora com esta demonstração que há vários tipos de batismo, mas o batismo bíblico é aquele conhecido como “Imersão”.
- Então, leiam Mt 3. 13 a 17. Após a leitura, enfatizem a expressão “saiu logo da água”, que nos assegura que o batismo de Jesus foi por imersão.


OU

Dinâmica: A Ceia
Objetivo:
Promover momento de entrosamento entre os alunos, tendo como ponto de partida uma das finalidades da Santa Ceia.
Material:
01 Mesa
01 toalha para a mesa
Ramos de trigo
Pães de queijo pequenos dentro de um saquinho de plástico
Refrigerante ou suco de uva
Guardanapos
Copos descartáveis.

Procedimento:
- Após o estudo sobre a Santa Ceia, convidem os alunos para se posicionaram ao redor de uma mesa, arrumada com pães e refrigerante de uva.
- Agradeçam a Deus pela oportunidade de estar juntos, estudando este tema.
- Falem: Vamos agora fazer um lanche, celebrando um momento de união e comunhão entre todos os alunos da classe.
- Distribuam para cada aluno um pão e um copo de refrigerante de uva. Avisem para aguardar uma orientação.
Lembrem-se de que cada pão deve estar dentro de um saquinho.
- Então, solicitem que cada um escolha um colega e troque com ele, o pão e o copo de refrigerante, falando uma mensagem.
- Esta atividade deve ser repetida pelo menos umas 05 vezes, com duplas diferentes.
- Em seguida, eles podem se alimentar.
Fonte crédito: Lições Bíblicas Juvenis – Cpad
Fonte da lição: www.ebd-escola.com.br
Fonte da dinâmica por Sulamita Macedo//blog/atitudedeaprendiz.blogspot.com
Fonte: subsidio/www.subsidiosblogspot.com
Créditos.Cpad



SUBSÍDIO
O QUE SÃO ORDENANÇAS?
1. Definindo o termo ordenanças. 
A expressão ordenanças traz a ideia de um grupo de mandamentos específicos, que devem ser repetidos reiteradas vezes. No caso das ordenanças de Jesus, o Batismo e a Santa Ceia, devem ser repetidos sempre, para que o povo de Deus, a Igreja, se lembrasse não apenas do sacrifício de Cristo, mas igualmente do seu efeito para conosco.
Ordenanças, no caso do batismo e da Santa Ceia, são rituais que exemplificam para a Igreja os últimos momentos de Jesus com seus discípulos e a ressurreição de nosso Senhor.


2. Uma ordem de Jesus Cristo. 
Jesus deixou claro que seus discípulos deveriam ensinar, batizar e celebrar a Ceia do Senhor: “Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mt 28.19). Em relação à Santa Ceia, “E digo-vos que, desde agora, não beberei deste fruto da vide até àquele Dia em que o beba de novo convosco no Reino de meu Pai” (Mt 26.29).
3. O cumprimento das ordenanças confere alguma graça ao crente? A igreja romana entende que o cumprimento das ordenanças fazem com que o fiel seja contemplado por Deus com uma graça especial, mas a Bíblia não confirma esse ensinamento. Seu cumprimento mostra que somos obedientes e que cremos naquilo que Jesus nos disse; portanto, somos pessoas agraciadas por Deus tendo em vista nossa fé e obediência. As ordenanças, pois, não são um poder mágico que confere alguma bênção especial.


Pense!
As ordenanças que a Igreja segue tem por objetivo cumprir uma ordem dada por Jesus.


Ponto Importante
As Ordenanças servem como um memorial para os crentes de todas as gerações, e por isso, sempre devem ser lembradas e celebradas na comunhão dos santos.


O BATISMO
1. O que é o batismo?
 Batismo significa literalmente imersão. Essa palavra vem do grego , traduzida como “mergulhar, banhar, imergir”. No Novo Testamento, vemos que João, o batista, batizava pessoas no rio Jordão, e batizou o Senhor Jesus (Mt 3.13-17), que a seguir ordenou que seus discípulos batizassem aqueles que cressem no Evangelho (Mt 28.19). Pedro batizou gentios que ouviram a Palavra na casa de Cornélio (At 10), e Paulo foi batizado, possivelmente por Ananias (At 9). O batismo ordenado por Jesus é por imersão.


2. Jesus foi batizado. 
Jesus passou pela experiência do batismo. A Bíblia nos fala em Marcos 1.10 sobre o batismo de Jesus: “logo que saiu da água”, uma referência clara de que Jesus foi batizado por imersão. E o batismo de Jesus foi uma forma de Ele se identificar com os pecadores. Ele não precisava ser batizado, mas o foi, para nos mostrar a importância do ato para a vida cristã e para a compreensão adequada do Evangelho.


3. O batismo infantil. 
Há igrejas que batizam utilizando o processo de imersão. Outras utilizam-se do processo de aspersão. De forma geral, as igrejas evangélicas não batizam crianças. A Palavra de Deus nos fala que Jesus foi apresentado no Templo, e não batizado, o que só ocorreu quando Jesus tinha a idade de trinta anos. Outro fator que deve ser levado em conta é que o batismo é apresentado nas Escrituras como um ato daquele que crê na mensagem do Evangelho (At 2.41; 8.12), e isso exige maturidade não apenas para entender a mensagem do Evangelho, mas também para aceitar Jesus e prestar o testemunho público prévio ao batismo. Por esses fatores, não é adequado nem bíblico batizar crianças.

Pense!
Não somos batizados para ser salvos. Somos batizados porque já fomos salvos por Cristo.


Ponto Importante
O batismo exige que tenhamos consciência de sua importância, e entendimento para publicamente manifestar nosso testemunho em Cristo Jesus.


A SANTA CEIA
1. A origem da Santa Ceia. 
A Santa Ceia teve sua origem na noite em que Jesus fez sua última refeição com os seus discípulos, antes de ser crucificado. Em um momento de comunhão, o Senhor com eles, lavou lhes os pés e transmitiu-lhes as recomendações finais. A Ceia foi o último momento de comunhão do Senhor com seus apóstolos até a crucificação (Mt 26.29).


2. Os propósitos da Santa Ceia. 
A celebração da Santa Ceia traz para nós diversos significados. Em primeiro lugar, ela representa a continuidade da nossa comunhão com o Salvador. À última Ceia estavam presentes Jesus e seus discípulos, o grupo mais próximo do Salvador. Em segundo lugar, ela representa a lembrança do sacrifício de Jesus Cristo por nossos pecados. A Ceia instituída pelo Senhor foi celebrada na Páscoa, quando um cordeiro era sacrificado, e Jesus, o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo, foi sacrificado por nós.
É a celebração de uma nova aliança. Comer e beber juntos traz a ideia de uma aliança feita entre duas partes. Essa Ceia é a imagem de uma nova aliança entre Jesus e os seus seguidores.
É a manifestação da minha fé em Cristo. Quando celebro a Santa Ceia demonstro de forma pública a minha fé em Jesus e a comunhão com Ele, aguardando a sua Segunda Vinda.
É um momento de gratidão. Jesus abençoou o pão e deu graças pelo vinho (Mc 14.22-24). Na Santa Ceia, demonstro minha gratidão pelo que Cristo fez, e agradeço por ter sido alcançado por sua graça.


3. Os elementos da Santa Ceia. 
Aqui cabe uma observação. A igreja romana entende que os elementos da Santa ceia, o pão e o vinho, se transformam na carne e no sangue de Jesus. O pão e o vinho não mudam sua forma para se tornarem carne e sangue de verdade, como pensam os católicos. A Bíblia jamais dá a entender essa ideia e a ciência não a respalda a teoria. Jesus não tinha a intenção de nos fazer crer que, por ocasião da Ceia, o pão se tornaria carne e que o vinho se tornaria em sangue. Ele apenas nos orientou a seguir essa ordenança em memória dEle.

A Santa Ceia em Corinto foi alvo de críticas e orientação do apóstolo Paulo. Naquela igreja, marcada por divisões, egoísmo e abuso dos dons espirituais, os membros se reuniam, mas não com o propósito de celebrar a comunhão e relembrar o sacrifício de Cristo, e sim para comerem o que haviam trazido para aquela reunião. Na ocasião de demonstrar comunhão e respeito uns pelos outros, demonstravam seu egoísmo a ponto de uns se embebedarem, e outros passarem fome (1Co 11.21). Por isso, foram duramente repreendidos por Paulo. Mais do que comer juntos, deveriam respeitarem-se uns aos outros e não perder o foco da lembrança do retorno do Senhor.


Pense!
A Santa Ceia é um momento de comunhão importante para os membros do Corpo de Cristo, pois nesse momento, juntos, relembramos o sacrifício de Cristo até que Ele retorne.


Ponto Importante
A vinda de Cristo para buscar a sua Igreja deve ser um dos nossos motivos de celebrar a Santa Ceia, e também a certeza de que nosso tempo aqui está acabando, pois a volta do Senhor está próxima.


“Ordenanças não são sacramentos
O batismo e a Santa Ceia são ordenanças, não sacramentos. Existe uma interpretação que atribui ao batismo e à Santa Ceia um valor quase mágico, sendo, por isso, chamados de sacramentos. Essa palavra significa: ‘Cada um dos sinais sensíveis produtores da graça, instituídos por Jesus Cristo como auxiliares indispensáveis para a pessoa conseguir a salvação eterna’ (Dicionário Eletrônico Michaelis. São Paulo, 1996). Como podemos verificar, a palavra ‘sacramento’ é definida como sendo algo que transmita a graça de Deus àqueles a quem for ministrado. Convém observar que essa palavra não é encontrada em nenhum ponto da Bíblia, mas é uma expressão criada pelos próprios teólogos. Nem o batismo nem a Santa Ceia são sacramentos, mas sim ordenanças de Deus. O ensino da Bíblia é bem claro no sentido de que nenhum destes dois atos transmite a graça de Deus a alguém, pois são ministrados exclusivamente aos que já foram salvos pela graça de Deus, em Jesus Cristo.
Além disso, convém observar que Deus jamais entregou aos homens meios visíveis que pudessem ser utilizados por alguém para transmitir a graça divina a outro homem. A graça de Deus vem somente por Cristo, pela fé no seu sangue (cf. Rm 3.24; 5.15; 2Tm 1.9)” (BERGSTÉN, Eurico. Teologia Sistemática. RJ: CPAD, 1999, pp.241,242).


Nenhum comentário:

Postar um comentário