28 de janeiro de 2021

Aula Bíblica Jovens Conectar+ Lição 05: José, Um jovem sonhador

Versículo do dia
 
Gênesis 37.20
Vinde, pois, agora, e matemo-lo, e lancemo-lo numa destas covas, e diremos: Uma fera o comeu; e veremos o que será dos seus sonhos. 



Verdade aplicada
Os sonhos de Deus têm tempo e hora marcados para acontecer.


Textos de Referência.
 Gênesis 37.6-9
6 E disse-lhes: Ouvi, peço-vos, este sonho, que tenho sonhado:

7 Eis que estávamos atando molhos no meio do campo, e eis que o meu molho se levantava, e também ficava em pé, e eis que os vossos molhos o rodeavam, e se inclinavam ao meu molho.

8 Então lhe disseram seus irmãos: Tu, pois, deveras reinarás sobre nós? Tu deveras terás domínio sobre nós? Por isso ainda mais o odiavam por seus sonhos e por suas palavras.

9 E teve José outro sonho, e o contou a seus irmãos, e disse: Eis que tive ainda outro sonho; e eis que o sol, e a lua, e onze estrelas se inclinavam a mim.


Bíblia online
Bíblia sagrada online


Objetivos da Lição
- Ensinar que os sonhos de Deus são maiores que os nossos;
- Aprender que devemos confiar nos propósitos de Deus para nós;
- Mostrar que os sonhos de Deus nos levarão a uma vida feliz e abençoada.


Introdução
A história de José é sinônimo de sonhos: os sonhos o tiraram da casa de seus pais e a interpretação dos sonhos na prisão o levaram a presença de Faraó. Os sonhos de Deus em nossa vida devem ser inegociáveis. É uma questão de tempo para que todos eles se cumpram.


Ponto chave
Por mais que passemos por lutas e adversidades, precisamos crer nos sonhos de Deus para nós.


Pré - aula:
Endereço na descrição dos vídeos:


1. Os sonhos de Deus na vida de José
Os sonhos que José teve foram proféticos e dados por Deus. A narrativa de Gênesis não mostra os objetivos estabelecidos por José para sua vida mas, ele vivia na dependência de Deus, por isso, sabia que haviam propósitos divinos em sua vida.

1.1 Os sonhos dos molhos
O primeiro sonho que é relatado em Gênesis 37.7-8, fala sobre os molhos de seus irmãos se inclinando sobre o molho de José, que estava de pé. Os irmãos de José não interpretaram este sonho na dimensão divina, o que gerou descontentamento e inveja. Tempos depois, este sonho se cumprir quando os irmãos de José descem ao Egito para comprar mantimento. Por mais doloroso que seja o nosso caminho e a perseguição dos invejosos, os sonhos de Deus se cumprirão cabalmente.
1.2. O sonho com o sol, a lua e as estrelas
O segundo sonho que tivera o jovem sonhador mostrava que os astros luminares estavam se curvando ante a face de José (Gn 37.9). Por causa desse sonho seus irmãos se enfurecem. Como o décimo primeiro filho de um patriarca teria tamanha honra, visto que os direitos são do primogênito? Enquanto os irmãos de José estavam focados na herança, os sonhos de Deus eram outros. Não podemos basear os sonhos de Deus pela visão daqueles que conspiram contra nós e sim na Onisciência do Altíssimo.


Refletindo
Deus transforma choro em sorriso, dor em força, fraqueza em fé e sonhos em realidade. Desconhecido


2. Os descaminhos na vida de José
Em nossa jornada cristã, imaginamos uma caminhada tranquila e sem percalços mas, infelizmente esta não é a realidade. Assim como José, em nossa saga de fé, enfrentamos as provocações, as privações, as perdas e o desânimo, por isso, precisamos nos manter com o olhar fixo no autor da nossa fé.


2.1 De filho predileto a escravo no Egito
A vida de José muda drasticamente quando ele compartilha seus sonhos com seus familiares. Com dezessete anos de seus familiares. Com dezessete anos de idade, José após ter sido vendido se torna escravo em terra estranha e pagã.
Para os irmãos de José, o problema havia sido solucionado. Para José, entretanto, as coisas se tornariam mais difíceis mas, na ótica divina, as coisas estavam sob controle. Por um tempo José teria que aprender a lidar com as emoções, perdas e mentiras, pois um dia governaria a potente nação do Egito.
Há momentos em nossa trajetória que imaginamos ser o fim de tudo.
Contudo são momentos como estes que Deus usa para forjar o nosso caráter e reafirmar os nossos valores.


2.2. Acusado injustamente
Esta é uma etapa da vida de José em que vemos claramente o domínio de Deus sobre a história, pois um escravo é acusado de forçar relações sexuais com a mulher do capitão da guarda. Aquilo que estava ruim se tornou pior. O fato de não querer se deitar com a mulher de Potifar lhe rendeu uma pesada ficha criminal.
Humanamente falando, a história de José estava fadada ao fracasso e à morte mas, na ótica divina, era o último estágio antes do palácio. Diante das injustiças da vida, precisamos nos refugiar no Senhor, pois Ele é o amparo do justo (Pv 18.10).


3. Os sonhos de Deus sempre se cumprem
Fazendo a conexão das passagens de Gênesis 37.2 e Gênesis 41.46, constatamos que houve um lapso de tempo de treze anos para que o sonho se tornasse realidade. Todos aqueles que sonham precisam ser provados pelo. Deus tem planos, propósitos e desígnio, e estes são revelados aos homens quando e como Ele quiser. Mas, com o tempo são conhecidos os que realmente sonham e em Deus esperam a concretização do mesmo.


3.1. A realização de um Projeto Divino
José amanhece na prisão e nem imaginava como terminaria o seu dia. Após a interpretação dos sonhos de Faraó, Deus o exalta sobremaneira colocando-o como governador de todo o Egito. Ao se casar, seu primogênito recebe o nome, Manassés, que significa "aquele que está entregue ao esquecimento", demonstrando perdão e cura de seu passado, e o segundo filho recebe o nome de Efraim que significa "Deus me fez crescer na terra da minha aflição" (Gn 41.51-52).
A trajetória de José nos mostra que não importa o que sofremos ou por quanto tempo o sofrimento nos afligirá; importa saber que os projetos de Deus se tornaram realidade em nossa vida!


3.2. A preservação de uma família
A fala de José aos seus irmãos mostra a compreensão do projeto de Deus na conservação de sua família (Gn 45.7). O projeto de Deus vai além do nosso entendimento. Os sonhos de Deus não visam o cumprimento de ambições humanas ou projetos egoístas e vingativos; Deus tem propósitos bem definidos em tudo que faz. Os irmãos fizeram tudo para que o sonho de José não se realizasse. Todavia, quando José se apresenta a seus irmãos como governador do Egito, o texto diz que eles ficaram pasmados (Gn 45.3). O termo "pasmado" vem da raiz de um verbo que significa está aterrorizado e sem palavras. José quebra o gelo e abraça seus irmãos, demonstrando assim, entender o grande projeto de Deus na preservação dos filhos de Israel.


Conclusão
Os planos e propósitos de Deus para nossa vida além das expectativas e compreensão humana. Cabe a nós, vigiar, orar, viver em obediência a Deus e a Sua Palavra. E, quando os sonhos de Deus se realizarem em sua vida, muitos se curvarão diante da majestade do Senhor!


Eu aprendi que:
Nos momentos difíceis de nossa existência, precisamos confiar no Deus que realiza sonhos.

Fonte: 
Revista Escola Dominical Betel Jovens Conectar+
1 Trimestre de 2021, ano 06 - Nº 16


 

O sonho de Jose Eliã Oliveira





Clip: Sonho de José





Sonhador Fiel - Léa mendonça





Nenhum comentário:

Postar um comentário