21 de janeiro de 2021

Aula Bíblica Jovens Conectar+ Lição 04: Vencendo as injustiças da vida

Versículo do dia
 
Gênesis 40.23
O copeiro-mor, porém, não se lembrou de José; antes, se esqueceu dele. 


Textos de Referência.
Gênesis  41.9-13
9 Então falou o copeiro-mor a Faraó, dizendo: Das minhas ofensas me lembro hoje:

10 Estando Faraó muito indignado contra os seus servos, e pondo-me sob prisão na casa do capitão da guarda, a mim e ao padeiro-mor,

11 Então tivemos um sonho na mesma noite, eu e ele; sonhamos, cada um conforme a interpretação do seu sonho.

12 E estava ali conosco um jovem hebreu, servo do capitão da guarda, e contamos-lhe os nossos sonhos e ele no-los interpretou, a cada um conforme o seu sonho.

13 E como ele nos interpretou, assim aconteceu; a mim me foi restituído o meu cargo, e ele foi enforcado.



Verdade aplicada
Até mesmo nas injustiças da vida, Deus trabalha em nosso caráter.

Bíblia online
Bíblia sagrada online


Video: José do Egito - A interpretação dos sonhos de faraó.


Sonho - Anima gospel (Clipe José do Egito )


Sonhador Fiel - Léa 
Mendonça


Clip: Sonho de José


Objetivos da Lição
- Esclarecer o lado pedagógico da injustiça;
- Compreender que Deus é nosso juiz;
- Mostrar que os injustos serão envergonhados.



Introdução
Ao longo da vida José teve a infelicidade de experimentar diversas vezes a injustiça por parte de familiares e pessoas inescrupulosas. A despeito das adversidades, José guardou a fé em Deus e, por Ele foi honrado.


Ponto chave
Confiar na justiça de Deus é a melhor arma para vencer a injustiça.


Pré - aula:
Endereço na descrição dos vídeos:


1. Crescendo diante das injustiças
Infelizmente, não temos como evitar as ações ou os levantes das pessoas contra a nossa vida, mas podemos escolher como enfrentaremos as injustiças e ofensas a nós direcionadas. José não se revoltou, não se desviou nem se vingou dos seus inimigos. Ele foi sábio pois confiou em Deus e a Ele entregou os seus problemas.


1.1 Enfrentando a hostilidade dos irmãos
Os irmãos de José o aborreciam pelo fato dele ser o amado do patriarca Jacó (Gn 37.4). A raiz do verbo aborrecer no texto original traz a ideia de odiar a ponto de tratar com desdém e hostilidade. A convivência com seus irmãos estava insuportável, mas José não se deixava abater pois tinha convicção de que Deus era o seu juiz. Ele era pacificador e não revidava, pois tinha o entendimento de que, aquele que toca nos justos, toca diretamente na menina dos olhos de Deus (Zc 2.8).


1.2. Amadurecendo diante das calúnias
O caráter de José mais uma vez estava sendo colocado à prova ao ser tentando pela mulher de Potifar. Há alguns anos enfrentara a inveja dos irmãos, agora teria que conviver com as mentiras de uma mulher ferida pela rejeição. É impressionante o quanto nossa estrutura se fortalece nos revezes. Não podemos sucumbir na adversidade. Deus estava preparando José para exercer um cargo de liderança, o que exigiria habilidades especiais. Às vezes, passamos por momentos incompreensíveis, mas precisamos nos conscientizar que Deus tem propósitos bem definidos em nossa vida (Jo 13.7).


Refletindo
Um bom cristão precisa preocupar-se com o exemplo que dá para todos à sua volta.
Bispo Abner Ferreira



2. Crendo na justiça divina
A Bíblia diz que "a justiça humana é como trapos de imundícia diante de Deus". Infelizmente, existem pessoas que tomados por um desejo de vingança procuram a justiça terrena a fim de fazer agressores serem punidos. O cristão precisa aprender a esperar em Deus, somente Deus sabe como fazer justiça aos seus servos (Sl 11.7).


2.1 O tempo e a justiça divina
Analisando a história de José, percebemos que demorou, aproximadamente, treze anos para que Deus fizesse justiça e trouxesse a trama dos irmãos de José ao conhecimento do patriarca Jacó. Quando entregamos a Deus a vida daqueles que nos fazem mal, compreendemos que Deus sabe quando e como fazer justiça. A Bíblia afirma que Deus é o juiz justo (Sl 7.11) e nEle não existe injustiça (Sl 119.142).
estar conectados com Deus através da oração, pedindo a Ele que nos livre de toda raiz de amargura. José preferiu esperar na justiça divina a praticar com as próprias mãos, mesmo quando tinha autoridade e poder para tal.


2.2. É Deus que nos justifica
Em todas as injustiças sofridas por José, a única testemunha que ele tinha a seu favor era o próprio Deus. Os seus irmãos jamais contariam a verdadeira história; a mulher de Potifar tampouco assumiria a culpa; só restava a José confiar no Juiz de toda a terra. Existem momentos e situações em nossa vida em que somente Deus pode entrar com providência e fazer justiça. A ficha judicial de José não o impediu de ocupar um dos maiores cargos no governo egípcio, pois é Deus quem nos justifica (Rm 8.33). Podem tentar macular a nossa História, mas o precioso sangue de Jesus nos purifica de todo pecado (1Jo 1.7).


3. O destino dos injustos
A Bíblia diz que horrenda coisa é cair nas mãos do Deus Vivo (Hb 10.31). Todos aqueles que se levantam contra os santos do Senhor experimentarão o peso da mão do Altíssimo. O grande desejo de Deus é a salvação de todos os homens mas, se não se arrependerem, receberão o castigo pelas injustiças cometidas (Rm 2.6-8).


3.1. Os irmãos de José
Quando José se dá a conhecer a seus irmãos, o passado vem à tona e agora os seus irmãos teriam que contar toda verdade para seu pai. Imagine a angústia de cada um deles, pois conviviam com a mentira e agora o oculto estava prestes a vir à tona. Achavam que podiam "resolver um problema", criando muitos outros! Tomados pelo medo, esperavam uma vingança por parte de seu irmão injustiçado. Contudo, ao se revelar aos irmãos: "Eu sou José, que vocês venderam como escravo", vemos que José se posicionou, chamou-lhes à responsabilidade e lhes ofereceu oportunidade de arrependimento.
O perdão liberado por José e o arrependimento de seus irmãos possibilitaram o reencontro da família do patriarca Jacó.


3.2. A mulher de Potifar
A mulher de Potifar com seu ego ferido por ter sido rejeitado causou grandes problemas e grandes feridas sentimentais na vida de José, mas a justiça divina chegou no tempo certo, revelando o caráter ilibado de José. Restou àquela mulher ter que conviver com um marido que não confiava mais nela, e mais, ela teve que presenciar a ascensão de um escravo sentenciado a uma longa prisão, por causa de sua calúnia e infâmia, ser condecorado com o anel do rei do Egito. As atitudes sinceras de um servo fiel acumulam brasas de fogo na cabeça de seus ofensores (Rm 12.20).


Conclusão
José não permitiu que o ressentimento e a mágoa o conduzissem à vingança. Ele se manteve fiel a Deus, aos seus princípios e tornou-se um herói da fé.


Eu aprendi que:
Diante das injustiças não devemos guardar ressentimentos ou revidar, pois o Senhor é quem nos justifica.
Fonte: Revista Escola Dominical Betel Jovens Conectar+
1 Trimestre de 2021, ano 06 - Nº 16




Jovens: Estudos, Pregações, Lições Bíblicas, Dinâmicas, Subsidios, Pré - aulas: Arquivo

3 comentários:

  1. Que Deus continue abençoando imensamente aos irmãos e irmãs nos dão a oportunidade de acompanhar estas maravilhosas lições, vocês são benção!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo lindo trabalho com a Obra de Deus.

    ResponderExcluir