15 de janeiro de 2021

Aula Bíblica Jovens Conectar+ Lição 03: A fidelidade de José

 Versículo do dia
 Gênesis 39:9
Ninguém há maior do que eu nesta casa, coisa me vedou, senão a ti, porquanto tu és sua mulher; como, pois, faria eu este tamanho mal e pecaria contra Deus? 
Gênesis 39.9


Textos de Referência
Gênesis 37.3, 39; 12-18; 41.42-43



Bíblia online
Bíblia sagrada online



Sonhador Fiel - Léa Mendonça



Sonho - Anima gospel - Clipe José do Egito.



Verdade aplicada
A fidelidade é uma disposição de alma em relação a Deus.




Objetivos da lição
Conceituar fidelidade;
Entender que a fidelidade é um nobre atributo;
Salientar que Deus sempre honra os fiéis.


Introdução
Dentre as notáveis virtudes de José, destacamos a sua fidelidade a Deus independente das circunstâncias e espaço geográfico. Nos momentos decisivos de sua trajetória, vemos com notoriedade que José se manteve fiel e, por isso, recebeu a recompensa humana e divina.


Ponto chave
A fidelidade é ratificada nas decisões que tomamos todos os dias.



Pré - aula:
Endereço na descrição dos vídeos:



1 - Conceituando fidelidade
A expressão fidelidade é derivada do latim "fidelis", significando aquilo que é fiel; já o termo fiel traz a ideia daquilo que tem constância e durabilidade. Sendo assim, podemos dizer que a fidelidade tem a ver com a qualidade de alguém que, independente das circunstâncias, não abre mão das convicções bíblicas e de Deus.


1.1. A fidelidade como atributo da divindade
Quando estudamos os atributos inerentes a Deus, encontramos a fidelidade como um de Seus atributos morais, ou seja, a fidelidade faz parte do caráter de Deus. Logo, Deus é absolutamente digno de confiança. Como servos de Deus, precisamos desenvolver o caráter de Deus em nossa vida. A trajetória do jovem José mostra que seu relacionamento com Deus não era apenas fortuito, mas sim, duradouro e íntimo.


1.2.O aspecto humano da fidelidade
A fidelidade deve ser cultivada e vivida em nosso cotidiano. No âmbito das dispensações, Deus sempre a tentou para o grau de fidelidade do homem ao Seu pacto. Através do relacionamento com Deus e leitura de Sua Palavra ,vamos fortificando o nosso caráter, sendo fiel a Deus, a Sua Palavra, ao Seu pacto e, consequentemente, isto reverbera em nossos relacionamentos e condutas. Em um mundo de tantas ofertas e facilidades, precisamos em tudo ser fiéis a Deus.
 
Fidelidade é um atributo de Deus. 
Ele é fiel (1Co 1.9; 10.13; Ap 19.11). Não há dúvida de que esta é a qualidade primordial de um cristão: “requer-se nos despenseiros que cada um se ache fiel” (1Co 4.2; Mt 24.45). De nada adianta o cristão pregar o evangelho, se ele é desobediente, displicente, e nem sequer pratica o que prega e ensina. É necessário que o servo seja fiel ao seu Senhor e à sua obra, diariamente. A verdadeira fidelidade revela-se em nossos atos cotidianos. Devemos cumprir a nossa palavra e promessas que fazemos às pessoas (Mt 5.37; Tg 5.12). Os olhos do Senhor estão à procura dos que são fiéis (Sl 101.6). Em Jeremias 48.10 encontramos um veemente alerta de Deus nesse sentido.


Refletindo
A fidelidade a Deus suporta o seu silêncio"
Miss. Elizabeth Vencio



2 - Caráter colocado à prova
O caráter e as virtudes do indivíduo são colocados à prova nas adversidades, e com José não foi diferente. Este herói, ainda bem jovem, sofreu as piores tentações, mas manteve-se firme aos propósitos de Deus em sua vida.


2.1. Fidelidade diante do assédio
A narrativa bíblica não diz o nome da mulher de Potifar, mas, sem dúvida, o evento mais conhecido de sua pessoa foi o assédio a José bem como as calúnias inventadas contra ele. José, nesta época, estava na efervescência da juventude. No auge de sua virilidade, com seus hormônios à flor da pele; José tinha que conviver com aquela mulher, que lhe propunha aventuras e descobertas sexuais.

Mas, mesmo diante de ofertas, facilidades e tentações, José consegue resistir honrando assim, seus princípios, seu patrão e, sobretudo, honrando a Deus, ao dizer: "Como posso fazer este tão grande mal e pecar contra Deus?". Aprendemos através de servir sódio na vida de José, que o homem pode e deve ser racional quanto aos impulsos e desejos naturais. Exercer o 
auto domínio para não pecar é vital para se manter puro em um mundo de devassidão. A Bíblia nos ensina que para vencer os desejos da carne é necessário andar em espírito (Gl 5.16).
2.2. Fidelidade na prisão
Sabemos que, de maneira injusta, José se tornou prisioneiro. O destino de José parecia estar definido, pois ele foi tirado de sua casa, jogado em um poço, vendido como escravo e agora estava encarcerado em terra estranha. Mesmo na prisão, injustiçado e com todos os motivos para se revoltar, ele permaneceu fiel a Deus! É lindo quando vemos que, até mesmo na prisão, Deus estava com José, e tudo quanto ele fazia o Senhor prosperava. Todos os presos estavam sobre os cuidados de José. Indubitavelmente, tudo aquilo que dizemos ser é colocado à prova nos momentos mais agonizantes de nossa trajetória.

Deus usa homens obedientes à sua vontade e que estejam dispostos a servi-Lo com fidelidade e humildade. Se fizermos a vontade de Deus, até as adversidades redundarão em bênçãos e livramentos aos que nos cercam. Todavia, não nos impacientemos se os sonhos que nos dá o Senhor demoram a se cumprir. Para tudo há um tempo determinado. Há tempo para sonhar e também para que cada sonho se realize. Que tudo ocorra, pois, de acordo com a vontade de Deus.


3 - Deus honra aqueles que são fiéis
A fidelidade a Deus nos abre portas inimagináveis. Além de sermos honrados pelos homens, ainda contamos com a bênção e a prosperidade de Deus em nossa vida. José é um exemplo de que vale a pena ser fiel.


3.1. Honrado em terra estranha
Quem poderia imaginar que um jovem que chegou ao Egito como escravo seria uma das maiores autoridades no decorrer dos anos? Apesar de ser feito escravo e prisioneiro, José venceu. O fato de ser fiel a Deus em todo o tempo o colocou numa posição que nenhum esforço humano poderia colocá-lo. Só mesmo o poder sobrenatural de Deus. A Bíblia relata sobre as honras que Faraó concedeu a José (Gn 41.40-43). Deus toca no coração de um rei pagão para honrar o Seu filho. Precisamos crer que o nosso Deus é poderoso para nos honrar, independente de quem esteja no poder terreno.


3.2. Honrado no meio da sua família
O tempo pode passar, mas os projetos de Deus, no tempo oportuno se cumprem. O sonho relatado em Gênesis 37.6-11 parecia impossível de acontecer, ainda mais com destino que os irmãos de José lhe deram. Passaram-se, aproximadamente quinze anos, mas o momento chegou; a família de José curvou-se diante dele. José nos ensina que não adianta ficar rememorando o passado, nem jogando a culpa nos outros. Um dos segredos de José e a sua fidelidade incondicional a Deus. Seu compromisso era único e exclusivamente com Deus. Que nossa fidelidade ao Senhor esteja acima e qualquer sonho pessoal ou ambição terrena.


CONCLUSÃO
O homem que é fiel a Deus experimenta o  cuidado de um Deus Todo-Poderoso, que mantém o controle sobre as circunstâncias e sobre o curso da História.

Eu aprendi que a fidelidade a Deus e aos Seus mandamentos nos proporciona uma vida diferenciada e abençoada.
Fonte: Revista Escola Dominical Betel Jovens Conectar+
1 Trimestre de 2021, ano 06 - Nº 16


Jovens: Estudos, Pregações, Lições Bíblicas, Dinâmicas, Subsidios, Pré - aulas: Arquivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário