11 de janeiro de 2021

Aula Bíblica Adultos cpad – Lição 03: O Batismo no Espírito Santo

A paz do Senhor. 
Eu Navegarei
Harpa Cristã


SINTETIZANDO
O batismo no Espírito Santo e os dons são presentes de Deus para a Igreja. A finalidade é promover a edificação do corpo de Cristo e proclamar com poder o Evangelho de Jesus Cristo. O batismo e os dons espirituais são para os crentes atuais e de todos os tempos até a volta de Jesus Cristo. Razão pela qual, devemos buscá-los com fervor.
A AULA VAI COMEÇAR!
Na lição de hoje, estudaremos a respeito do batismo no Espírito Santo. Alguns, erroneamente, afirmam que o falar em línguas e os dons foram somente para os crentes da igreja primitiva. Os dons não cessaram. Eles são dádivas que Deus concede a você com um propósito especial, sempre visando à edificação, a unidade e o fortalecimento da sua igreja. Deus continua e continuará a batizar no Espírito Santo os crentes até o dia em que Jesus voltar para arrebatar a sua igreja. O batismo e os dons são para hoje.


BATISMO NO ESPÍRITO SANTO
O que é o batismo no Espírito Santo? 
Segundo a Bíblia, podemos afirmar que é uma promessa do Pai para aqueles que creem (JL 2.28,29). Segundo o pastor Antônio Gilberto, o batismo no Espírito Santo "é um revestimento e derramamento de poder do alto, com a evidência física inicial de línguas estranhas."

O batismo no Espírito Santo é um revestimento de poder. 
Este revestimento de poder foi prometido por Jesus antes de subir aos céus (At 1.8). Ele vai ajudá-lo ter uma vida de adoração, santidade e eficiente serviço para Deus. Muito embora seja verdade que a promessa é para "toda carne" (At 2.17), apenas os salvos a desfrutarão, pois é necessário que o pecador se arrependa de seus pecados e reconheça Cristo como seu Salvador, para então experimentar esse revestimento espiritual Foi assim com os 120 no cenáculo (At 2.1-6), com os samaritanos (At 8.14-17), com os gentios (At 10,44-47) e com os de Éfeso (At 19.1-7).

Qual a evidência física desse revestimento de poder?
A evidência foi e continuará sendo o "falar em línguas" (At 2.3,4,39). Segundo o livro de Atos dos Apóstolos todas as experiências do batismo no Espírito Santo foram seguidas e evidenciadas por um falar em outras línguas. Línguas essas desconhecidas de quem as falava, embora em alguns casos fossem idiomas nacionais de outros povos (At 2,6-18), conforme o Espírito concedia a cada um que falassem (At 2.4).

Essa experiência é importantíssima para o cristão de todos os tempos. Caso você ainda não seja balizado no Espírito Santo, busque com fé e perseverança e aguarde pacientemente que a promessa do Pai se cumpra em sua vida.

Talvez, você queira perguntar: por que preciso do batismo no Espírito Santo?
O batismo no Espírito Santo é e continuará sendo uma necessidade para os discípulos de Cristo. O batismo nos dá poder para testemunhar. Os discípulos de Cristo antes do batismo eram medrosos. Pedro chegou a negar Jesus, mas depois que foi revestido de poder tomou-se uma testemunha importante. No dia de Pentecostes, fez um fervoroso discurso para milhares de pessoas.

O que é o batismo no Espírito Santo?
O batismo no Espírito Santo é um revestimento divino.


Segundo o livro de Atos dos Apóstolos, como eram evidenciadas todas as experiências do batismo no Espírito Santo?
As experiências foram seguidas e evidenciadas por um falar em outras línguas.
Sugestão
Para inicio 
Dinâmica:
 Batismo no Espírito Santo
O batismo no Espirito Santo é uma promessa para todos. Ele significa para o crente o revestimento de poder e é evidenciado com o falar em línguas. É um dom dado por Deus e foi derramado sobre os apóstolos no Dia de Pentecostes.

Objetivo: 
Despertar o interesse em buscar o batismo no Espírito Santo.

Material: 
Quatro copos, etiquetas, caneta hifdrográfica, jarra com água e bacia.

Procedimento: 
Escreva nas etiquetas as palavras: "salvo", "buscar em oração", "perseverança" e "acreditar". Cole uma etiqueta em cada copo. Comece falando que o primeiro copo (escrito "salvo") representa que nós somos filhos de Deus, alcançados pela promessa da salvação em Cristo Jesus. Entretanto fala, derrame a água até a metade do copo. Em seguida, derrame um pouco de água no copo "acreditar" e explique que o primeiro passo para receber o batismo é crer nessa promessa. Vá para o terceiro copo ("buscar em oração") e derrame mais um copo de água. Diga que é importante pedir a Deus o batismo para poder recebê-lo. Por fim, coloque um pouco de água no copo "perseverança" e explique que esse é o último passo para alcançar a promessa do revestimento de poder.
Termine a dinâmica colocando o copo "salvo" dentro da bacia. Despeje o líquido de cada um dos copos dentro dele (que irá transbordar) e encerre dizendo que quando o crente salvo em Jesus busca o batismo no espírito santo, se aproxima mais de Deus, transborda em sua presença ao receber o batismo. Pergunte quem ainda não recebeu e gostaria de receber o batismo.
Ore com eles para que sejam batizados no Espírito Santo.
Fonte: Revista Ensinador Cristão. Ano 8. Nº32 -out-nov-dez/2007
Fonte: ebdcriativa.blogspot.com



Sugiro mais esta dinâmicas para este tema:
Mais uma opção.
Dinâmica: Pentecostes
Objetivo:
Representar a descida do Espírito Santo através da expressão oral em várias línguas.

Material:
01 versículo bíblico em várias línguas, por exemplo: João 3.16 em Inglês, Francês, Espanhol, Português etc. Vocês podem conseguir, o trecho bíblico em vários idiomas, através da Bíblia on line.
Português: Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Inglês: For God so loved the world, that he gave his only begotten Son, that whosoever believeth on him should not perish, but have eternal life.
Espanhol: Porque de tal manera amó Dios al mundo, que ha dado á su Hijo unigénito, para que todo aquel que en él cree, no se pierda, mas tenga vida eterna.
Alemão: Also hat Gott die Welt geliebt, daß er seinen eingeborenen Sohn gab, auf daß alle, die an ihn glauben, nicht verloren werden, sondern das ewige Leben haben.
Francês: Car Dieu a tant aimé ceux qu’il a disposés, qu'il a donné son seul Fils engendré, afin que chacun d’eux qui croit en lui ne périsse point, mais qu'il ait la vie éternelle.
Procedimento:
- Falem sobre a descida do Espírito Santo que aconteceu de forma visível e audível.
- Leiam Atos 2. 2 a 4.
- Falem: Agora vamos representar a expressão audível da descida do Espírito Santo.
- Entreguem o versículo em línguas diferentes para os alunos.
- Solicitem que leiam o versículo, todos ao mesmo tempo.
- Leiam Atos 2. 6 ao 12.
Observação: Caso não haja alunos na sala que falem uma língua estrangeira, vocês podem pedir ajuda a outra pessoa da igreja que lhe auxilie, ou indicando pessoas para falar ou ensinar a pronúncia das palavras.

Por Sulamita Macedo.
Fonte da dinamica//atitudedeaprendiz.blogspot.com


Lição
TEXTO ÁUREO
 Porque, na verdade, João batizou com água, mas vos sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias. 
Atos 1.5. 


VERDADE PRÁTICA
Ser batizado no Espírito Santo é uma experiência espiritual perfeitamente distinta da nossa conversão, e para nós, essa é uma verdade apresentada nas Escrituras.


LEITURA DIÁRIA
 Segunda – Lc 24.49 
O batismo no Espírito Santo é um revestimento dado aos crentes

Terça – Jo 1.33 
E o Senhor Jesus que batiza no Espírito Santo

Quarta – Mt 3.11 
Há uma diferença inconfundível entre o batismo em águas e o batismo no Espírito Santo

Quinta – At 2.38,39 
Uma promessa para todos os crentes em todas as épocas e em todos os lugares

Sexta – At 10.44-46 
As línguas são os sinais físicos e iniciais do batismo no Espírito Santo

Sábado – 1 Co 13.8-10 
A manifestação das línguas vai continuar até a vinda de Cristo



LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
 Atos 2:1-13
1- Cumprindo-se o dia de Pentecoste, estavam todos reunidos num lugar.
2- e, de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados.
3- E foram vista por eles línguas repartidas, como de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.
4- E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhe concediam que falassem.
5- E em Jerusalém estavam habitando judeus, varões religiosos, de todas as nações que estão debaixo do céu.
6- E, correndo aquela voz, ajuntou-se uma multidão e estava confusa, porque cada um os ouvia falar em sua própria língua.
7- E todos pasmavam e se maravilhavam, dizendo uns aos outros: Pois quê! Não são galileus todos estes homens que estão falando?
8- Como pois os ouvimos, cada um, em nossa própria língua em que somos nascidos?
9- Partos e medos, elamitas e os que habitam na Mesopotâmia, Judéia e Capadócia, e Ponto e Ásia,
10- e Frígia, e Panfília, Egito e partes da Líbia junto a Cirene, e forasteiros romanos (tanto judeus como prosélitos),
11- e cretenses, e árabes, todos os temos ouvido em nossas próprias línguas falar das grandezas de Deus.
12- E todos se maravilhavam e estavam suspensos, dizendo uns para os outros: “Que quer isto dizer? “
13- E outros, zombando, diziam: “Estão cheios de mosto”.

Bíblia online
Bíblia sagrada online
HINOS SUGERIDOS
Harpa Cristã: 24



Harpa Cristã: 155



Harpa Cristã: 387



OBJETIVO GERAL
Conscientizar a respeito do Batismo no Espírito Santo como uma verdade revelada nas Escrituras.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS 
Abaixo os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cada tópico. 
Por exemplo, o objetivo l refere-se ao tópico l com seus respectivos subtópicos. 
* Conceituar o Batismo no Espírito Santo;
* Mostrar o propósito do Batismo no Espírito Santo;
* Destacar o recebimento e a evidência do Batismo no Espírito Santo


INTERAGINDO COM O PROFESSOR
O Batismo no Espírito Santo é uma experiência distinta da salvação. Ele reflete a busca por uma aproximação mais pessoal do crente com Deus. Por isso, e de modo geral, o movimento pentecostal tem a vocação de fazer oposição contra uma formalidade intelectual da vida cristã.

A maravilhosa experiência do Espirito capacita o crente a ser eficaz no testemunho do Evangelho ao mundo, e não por refinamento formal e intelectual, embora este possa ter um importante papel desde que esteja sob o domínio do Espírito.

Quando a Palavra de Deus é proclamada sob o poder do Espírito, sua veracidade é confirmada. Assim, é o Espírito que confirma a Palavra, não o formalismo intelectual e os padrões humanos de convencimento. Portanto, é preciso desejar essa experiência, comunicá-la e estimulá-la entre os alunos. Uma vida sob a virtude do Espírito é a vontade de Deus para a eficácia da evangelização


PONTO CENTRAL
O batismo no Espírito Santo é uma verdade revelada nas escrituras.


INTRODUÇÃO
O pentecostalismo é uma reação contra uma estrutura formal e exageradamente intelectualizada do comportamento cristão. Estudar as escrituras não precisa ser sinônimo de formalismo. O propósito fundamental do batizar do Espírito Santo é a busca de uma aproximação de um Deus pessoal e real.


I – O QUE SIGNIFICA ”BATISMO NO ESPIRITO SANTO?
O Novo Testamento nos ensina que a salvação é uma coisa e o batismo no Espírito é outra. São duas bênçãos espirituais distintas concedidas por Deus em Cristo.

1- O fenômeno do Pentecoste (vv.2-4). 
João Batista anuncia que Jesus é o que batiza no Espírito Santo (Mt 3.11; Mc 1.8; Lc3.16; Jo 1.33). Nesse sentido, batizado no Espírito Santo é identificado como receber poder do alto e a ”promessa do meu Pai” (Lc 24.49). Os discípulos deveriam esperar o seu cumprimento em Jerusalém (At 1.4-5). Não há dúvida de que a descida do Espírito no dia do Pentecostes é uma referência esse batismo (vv.2-4).

Chegamos a essa conclusão também pela explicação do apóstolo Pedro aos demais apóstolos (At 11.15-16). Isso reforça a ideia de que ”Cheios do Espírito Santo” no presente ter contexto se refere a ser ”batizado no Espírito Santo”, mas em outras partes do novo testamento indica uma vida na plenitude e no fervor do Espírito (At 4.8-31; 7.55; 13.52; Ef 5.18)


2- Duas bênçãos distintos. 
Quem Nasceu de novo tem o Espírito Santo (Jo 3.5-8). Essa verdade é ensinada por clareza no Novo Testamento. O Espírito habita em todos os crentes em Jesus, sejam eles Pentecostais ou não (1Co 3.16; 6.19). Quem não tem o espírito não é cristão (Rm 8.9). Sabemos que a experiência de ser batizado no Espírito Santo é distinta da experiência da conversão porque os discípulos já tinham a vida eterna e o Espírito mesmo antes do dia de Pentecoste (Lc 10.20; Jo 20.22).

Todos os presentes No cenáculo por ocasião da descida do Espírito eram crentes, e isso confirma a nossa doutrina Pentecostal de que a benção de ser batizado no Espírito Santo é distinta da conversão (At 8.12-17; 9.17; 19.2-6).


3- Conceito teológico. 
Ser batizado no Espírito Santo inicia o crente no serviço e não na salvação. Isso significa ser revestido do Poder do alto e diz respeito à capacitação dos crentes em Jesus para Estação do evangelho e edificação espiritual (Lc 24.49). Trata-se de uma experiência que ocorre após ou junto á regeneração (At 9.17; 10.44-48).

Todas as promessas sobre o batismo do Espírito Santo se cumprir integralmente no derramamento de Pentecostes e continuam até à atualidade. Cremos e ensinamos que tal experiência Deus disponibilizou para todos os crentes, homens e mulheres, jovens e idosos, escravos e livres (At 2.18) em todos os lugares em todas as épocas (At 2.38-29).


SÍNTESE DO TÓPICO I
O batismo no Espírito Santo é um revestimento de poder que diz respeito à capacitação do crente para pregar o evangelho e edificar a igreja


SUBSÍDIO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO
Muitos têm dúvidas quanto à natureza do batismo no espírito. Há os que a confundem com a salvação. Você pode aproveitar essa oportunidade para desfazer essa confusão, perguntando a respeito dessa questão.

Ao expor o primeiro tópico, explicando o que o batismo do Espírito Santo não é salvação, pois ele diz respeito a experiência de poder para o serviço; enquanto a salvação é uma experiência de regeneração e justificação do pecador.

Todos que foram regenerados, justificados, ou seja, salvos pela graça de Deus, podem receber o batismo no Espírito Santo. Essa experiência a profunda Mas a nossa comunhão com Deus, potencializa o nosso serviço no reino e permite caminhar em fervor na vida cristã. Assim, atue em favor de que a sua classe não foi fundada batismo no espírito santo Com salvação, pois são experiências distintas na vida do crente.


II – O PROPÓSITO NO BATISMO NO ESPIRITO
Considerando que ser batizado no Espírito Santo não é salvação, e ambas as experiências são coisas distintas, como verdade Pentecostal fundamentadas de maneira robusta no Novo Testamento, então, é necessário saber qual o propósito desse batismo.


1 – Finalidade. 
O propósito Central é a capacitação do Espírito para o serviço Divino como: a) o poder para uma vida são tem serviço eficaz; b) a pureza ou Santificação simbolizada pelas línguas de Fogo (Mt 3.11; At 15. 8-9); c) o revestimento pleno do Poder de Deus, ”todos foram Cheios do Espírito Santo”; d) a proclamação ou o testemunho de Cristo (At 1.8) concedido de várias formas pelo Espírito: ”segundo o Espírito Santo lhe concedia que falassem”.


2 – A capacitação do Espírito. 
É do conhecimento da maioria que a ideia do termo ”batismo” é imersão; ser batizado significa ser mergulhado. As expressões como ”derramar” o Espírito sobre os irmãos e as irmãs ou ”serem cheios” do Espírito para se referir ao batismo no Espírito Santo podem lançar luz sobre o propósito dessa promessa, pois, ser imerso significa capacitação, isso é a revelação do Mistério de Deus (Ef 3.5), Poder para testemunhar de Jesus (At 1.8), profetizar (At 11.28) e realizar milagres (Rm 15.19).


3 – Uma necessidade real e atual. 
O Espírito Santo veio no dia de Pentecostes porque os discípulos precisavam que a sua mensagem fosse revestidas de poder para salvar os pecadores (Lc 24.47-49; At 1.8). Como receber esse batismo? É o Senhor Jesus que batiza (Mt 3.16; Mc 1.8; Lc 3.16; Jo 1.33). Todos os crentes devem buscar essa promessa para sua edificação e crescimento espiritual.

Não existe regras rígidas do novo testamento para recebê-lo, pois Deus atende a casos individuais de modos diferentes, mas é necessário arrependimento sincero, fé nas promessas do batismo no Espírito, oração e paciência (At 2.38-39; Lc 11.9-13).



SÍNTESE DO TÓPICO II
O propósito central do batismo no Espírito é uma capacitação espiritual para o serviço divino.



SUBSÍDIO PEDAGÓGICO - TEOLÓGICO
Ao finalizar esse tópico, pergunte se ser ”batizado no Espírito Santo” é o mesmo que ser ”cheio do Espírito”. 
Ouça a respostas. 
É corriqueiro muitos acharem que é a mesma coisa, mas sem atentarem para a complexidade dessas expressões de acordo com Lucas, em Atos, e Paulo, em Efésios.

Responda à pergunta mostrando que um expressão ”cheio do Espírito Santo” tem conotação distintas. Em Lucas (Atos), ela revela uma capacitação para o serviço; em Paulo (Efésios), a questão de caráter, vida Santa. Para fundamentar melhor essa resposta, leve em conta a seguinte explicação do professor Gutierres Siqueira; ” A terminologia ‘cheio do Espírito Santo’ tem o significado nos escritos de Lucas e de Paulo?

Os teólogos Pentecostais respondi que não, pois ser ‘cheios do Espírito Santo’ em Lucas está relacionado ao serviço e à mordomia cristã, enquanto que ser ‘cheio do Espírito Santo’ em Paulo está implicitamente ligado à questões de caráter e santidade. Longe de ser uma contradição, a um verdadeiro complemento, pois Como ouvir sem o caráter cristão? Como manifestar os traços de Cristo e ainda permanecer inerte diante do serviço para o reino de Deus?

O que deve ficar claro na mente dos leitores da Bíblia é que ser ‘cheio batismo no Espírito Santo’ pode ser associado a ser ‘cheios do Espírito’ em Lucas mas não nas epístolas Paulinas. Sem dúvida o contexto ministerial de ambos determinou a ênfase diferenciada”. (Siqueira, Gutierres Fernandes. Revestidos de poder: Uma introdução a teologia Pentecostal. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2018, p.83).


III – O REVESTIMENTO E A EVIDÊNCIA DO BATISMO NO ESPIRITO SANTO
Nem todos os crentes em Jesus são batizados no Espírito Santo, apesar de a promessa divina ser para todas as pessoas que se convertem ao Senhor Jesus em todos os lugares em todas as épocas; mas todas elas têm o Espírito Santo (Rm 5.5).


1 – As ”outras línguas”. 
As ”outras línguas”, a glossolalia, são ininteligíveis, a evidência externa, física e inicialmente o batismo no Espírito Santo (vv.3,4). Mas, não só isso. Note que a nossa Declaração de Fé das Assembleias de Deus acrescenta: ”mas somente a evidência inicial a evidência continua da presença especial do Espírito como o ‘fruto do Espírito’ (Gl 5.22) e a manifestação de dons (1 Co 14.1)”.

Sua fonte é o próprio Espírito Santo (vv.8,11). Em línguas os discípulos falavam das ‘grandezas de Deus’ (v.11) e, na casa de Cornélio todos ”os ouviram falar em línguas e magnificar a Deus” (At 10.46).


2- Função das línguas. 
Elas sinalizam a presença do Espírito. O dom de línguas, pelo que se vê nos Capítulos 12 a 14 de 1 Coríntios, está associado à oração pessoal (1 Co 14.13-23). As línguas, em Atos, indicam o recebimento do Poder Profético (2.4; 19.6). As línguas as cartas Paulinas são também importantes, pois o apóstolo as descreve como língua do Espírito, por meio das quais conversamos com Deus em mistério; por meio delas oramos em espírito e louvamos a Deus (1 Co 14.14,16,17).

Esse dom, sem dúvida, é muito útil para a oração, as evoluções pessoais e o desenvolvimento de nossa sensibilidade ao Espírito 91 Co 14.2). Foram as línguas que sinalizaram o batismo de Cornélio (At 10.47). Que sinal tangível levou Simão Samaritano a desejar esse dom? (At 8.18).


3 – Atualidade das línguas. 
A promessa de ser batizado no Espírito Santo é para toda a igreja. Isso engloba todos os Cristão em todos os lugares e em todas as eras (Jr 2.28-32; At 2.16-21), de modo que as línguas são inseparáveis o batismo no Espírito. Dos três sinais Sobrenaturais Manifesto no dia do Pentecostes com a descida do Espírito Santo, somente o ”falar em outras línguas” (v.4) veio para ficar, ele se repete (At 10.44-47; 16.6).

Mas, os outros dois: ” um som como de Vento veemente é Impetuoso ” (v.2) e ”línguas repartidas, como que de Fogo” ocorreram uma só vez, se eles não se repetem nunca mais.


SÍNTESE DO TÓPICO III
O batismo no Espírito Santo é para todas as pessoas, e sua evidenciação como línguas


SUBSÍDIO TEOLÓGICO
 Falar em línguas é bom para Você Dos noves dons espirituais conhecidos na primeira Coríntios 12.8-10, somente a um atribui-se a força da edificação pessoal. ‘ o que fala língua estranha edifica-se a si mesmo’ (1 Co 14.4). E acrescentou o Paulo: ‘ quero que todos vós faleis em língua estranhas ‘ (1 Co 14,5), e ‘ dou graças ao meu Deus, porque falo mais línguas do que vós todos ‘ (1 Co 14.18). Certamente não há autoridade maior que Paulo nesse assunto.

Ele não poderia ser chamado de ‘teórico’. Seus ensinos vieram de experiências pessoais a escola do Espírito. E o Espírito Dirigiu em suas instruções aos Coríntios. O termo grego oikodom, empregado por Paulo e traduzido como ‘ edificar ‘ ou ‘ edificação ‘, significa formar ou ser formado. Aplicação desse termo ao homem espiritual conduz a ideia de crescimento e desenvolvimento do Espírito. Que Belo!

O homem que demonstra evidência de grande crescimento e desenvolvimento espiritual é o mesmo que testemunha: ‘ falo mais línguas do que vós todos ‘. Neste ponto, há uma lição para todos nós” (BRANDT, R. L. Falar Em línguas o maior Dom: pentecostais. Falta-nos algo? 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2011, p.46)


CONCLUSÃO
O que todo o povo Pentecostal preciso saber sobre o tema da lição? 
Que ser batizado no Espírito Santo é uma experiência distinta da conversão e que capacita o Cristão para testemunhar de Jesus e ter uma vida cristã abundante e vitoriosa. 
Essa manifestação do Espírito é atual e concedida a quem buscar com fé, obediência, humildade e persistência; cujo sinal físico, visível inicial do recebimento é o falar em línguas.


PARA REFLETIR 
A respeito de “O Batismo no Espírito Santo”, responda:

1 – Como chegamos à conclusão de que a descida do Espírito no dia de Pentecostes se refere ao Batismo no Espírito Santo? Chegamos a essa conclusão também pela explicação do apóstolo Pedro aos demais apóstolos (At 11.15,16).




2 – Como sabemos que a experiência do batismo no Espírito Santo é distinta da experiência da conversão? 
Sabemos que a experiência de ser batizado no Espírito Santo é distinta da experiência da conversão porque os discípulos já tinham a vida eterna e o Espírito mesmo antes do dia de Pentecostes (Lc 10.20; Jo 20.22).




3 – Qual a finalidade do batismo no Espírito Santo? 
É a capacitação do Espírito para o serviço divino.




4 – O que são as “outras línguas”? 
As “outras línguas”, a glossolalia, são ininteligíveis, e evidencia externa, física e inicialmente o batismo no Espírito Santo.




5 – Para que serve o dom de línguas? 
O dom de línguas, pelo que se vê nos capítulos 12 a 14 de 1 Coríntios, está associado à oração pessoal (1 Co 14.13-23). Esse dom, sem dúvida, é muito útil para a oração, as devoções pessoais e o desenvolvimento de nossa sensibilidade ao Espírito (1 Co 14.2).





Vídeos aulas:
Endereço na descrição dos vídeos:







SUBSIDIO EXTRA
O Batismo no Espírito Santo
A primeira obra do Espírito Santo na vida do homem é convencê-lo do pecado mostrando-lhe a necessidade de se converter. Lucas 1.14-17 A conversão real se evidencia pela progressiva separação do pecado (santificação) cujo resultado é a manifestação do o fruto do Espírito Santo. É também o Espírito Santo que nos faz ver a grande necessidade de evangelizar o mundo. Entretanto para executar esta nobre tarefa com eficiência precisaremos de poder, ou seja, de unção, em fim da graça de Deus. Daí a necessidade do batismo no Espírito Santo. A palavra batismo vem do grego baptismós e significa imersão de alguma coisa. Neste ato o crente é envolvido, imerso na plenitude do Espírito Santo e assim ele é revestido com poder do alto.
1. EVIDÊNCIA DO BATISMO NO ESPÍRITO SANTO
A principal evidência do batismo no Espírito Santo é o ato de falar em línguas, concedidas pelo próprio Espírito Santo e não por nós mesmos. É uma promessa do Pai para qualquer crente em qualquer época em qualquer lugar. Veja as passagens bíblicas abaixo:
No cenáculo. (At 2:2,3)
Na casa de Cornélio. (At 10:44)
Na vida de Paulo. (1 Co 14:18)

Antes do Pentecostes, o Espírito Santo havia descido na vida de várias pessoas como João Batista em. (Lc 1:13-15), Isabel em. (Lc 1:41), Zacarias em. (Lc 1:67-69) e Simeão em. (Lc 2:25). Entretanto não há nenhum registro de que algum desses personagens haja falado línguas estranhas. Mas no dia de Pentecostes, o derramamento do Espírito Santo foi assinalado assim: eles falaram em línguas. Em Atos 2.4 lemos: “E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.”


2. A FINALIDADE DO BATISMO NO ESPÍRITO SANTO
Realizar a obra de evangelização com ousadia, poder e autoridade celestial. (At 1:8) e (At 4:31-33)
Produzir mais conversões. (At 11:22-24)
Dar visão dos perdidos. (At 16:9,10), (At 18:9-11)
Proporcionar mais intimidade com Deus e assiste em nossas fraquezas. (1 Co 14:4; Rm 8:26)
Preparar-nos para receber dons do Espírito Santo para edificação pessoal e crescimento da igreja. (1 Co 12:11)
Capacitar-nos a desbaratar o inimigo. (2 Co 10:4,5)


3. COMO RECEBER O BATISMO NO ESPÍRITO SANTO
Não existem regras específicas para receber o batismo no Espírito Santo, entretanto podemos desenvolver algumas atitudes essenciais em relação a esta bênção:
Obedecer a Palavra. (Atos 5:32)
Desejar. (ter sede) (Jo 7:37-39).
Buscar com perseverança. ( Lc 11:13; At 1:4)
Confiar que vai receber. (Mc 11:24; 1 Jo 5:14.15)


A BUSCA PELO BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO
O batismo no Espírito Santo está disponível a todos que perseverarem em buscá-lo, por isso devemos incluí-lo com prioridade em nossos seus pedidos diários e ter confiança que vamos recebê-lo. Ore com alegria e deleite-se no Senhor (Salmos 37:4) Se o inimigo sussurrar que você não vai ser batizado, não creia, continue glorificando a Deus. Satanás sempre vai se opor a este revestimento porque ele sabe que um crente revestido do poder do alto sempre atuará de forma ofensiva contra o reino das trevas. Em Cristo somos mais que vencedores.
Fonte:
Credito, Lições Bíblicas
Cpad
Adultos
1º Trimestre de 2021
Comentarista: Pastor Esequias Soares




Para concluir 
Dinâmica: A Promessa do Pai
Objetivos: Concluir o estudo sobre o batismo no Espírito Santo, uma experiência que os cristãos ao longo da história desfrutam.
Enfatizar que o batismo no Espírito Santo é cumprimento da promessa de Deus sobre derramamento do Espírito Santo.
Renovar a esperança e a fé nas promessas de Deus.
Material:
01 folha de papel ofício dividida ao meio por um traço e caneta, para cada aluno.

Procedimento:
– Perguntem o que significa a palavra “Promessa”.
Segundo o Dicionário Michaelis é ”1. Ato ou efeito de prometer. 2 Declaração pela qual alguém se obriga, pela fidelidade e pela justiça, a fazer ou deixar de fazer alguma coisa”. Há outros significados.

– Falem acerca da importância do cumprimento das promessas a nível terreno. Também reflitam sobre do incômodo causado quando há falhas nas promessas e o estado de felicidade promovido por uma promessa cumprida.

Vocês já passaram por alguma dessas situações? Vocês ocasionaram ou foram vítimas?

– Agora, afirmem: Deus não falha em suas promessas.

- Leiam Nm 23.19:

“Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?”.

– Falem: Nesta lição, estudamos sobre o batismo no Espírito Santo, uma experiência que os cristãos ao longo da história desfrutam desta bênção espiritual. O derramamento do Espírito Santo – uma promessa do Pai, foi cumprida no dia de Pentecostes, que também os cristãos ao longo da história desfrutam desta bênção espiritual.

- Leiam: Atos 1. 4, 5 e 8; 2. 1 ao 4, 14 a 18. Este é apenas um exemplo de suas promessas que se cumpriram.

Vocês têm esperado por muito tempo por uma ou mais promessas divinas para sua vida? Vocês encontram-se desencorajados? Sem fé? Sem forças? Calma!

Lembrem-se do que Deus já fez por vocês!

Entreguem uma folha de papel ofício para cada aluno divida ao meio por um traço.

– Solicitem aos alunos que escrevam do lado direito as promessas ainda não foram cumpridas.

– Falem: Lembrem-se do que Deus já fez por você! Façam do lado direito da folha, uma lista das situações que Ele cuidou e providenciou socorro para você! Observem o quanto Deus já fez por vocês. Firmem-se em Suas promessas!

– Concluam, lendo:

“O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia”(2 Pedro 3:9a).

“Os que confiam no SENHOR serão como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre”(Sl 125.01).
Por Sulamita Macedo. Fonte da dinamica//atitudedeaprendiz.blogspot.com



PARA CONCLUIR
Precisamos buscar o batismo no Espírito Santo para desenvolvermos melhor nossa vocação no Reino de Deus. Tanto o batismo quanto os dons e o fruto do Espírito Santo são ferramentas indispensáveis para os cristãos de todos os tempos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário