14 de janeiro de 2021

Aula Bíblica Pré - adolescentes – Lição 03: Conhecendo os meus limites

Texto bíblico: 
Provérbios 6.23; Hebreus 12.5-11.
Na lição desta semana seus alunos aprenderão a lidar com os limites. Na fase da pré-adolescência é difícil encontrar o nível de equilíbrio entre administrar o tempo, a vida e as escolhas. Todas essas decisões passam pelo crivo do conselho, da orientação e do direcionamento dos adultos. Por esse motivo a disciplina exerce papel primordial na educação para que os alunos aprendam a lidar com os limites. Até mesmo no espaço da Escola Dominical a disciplina é necessária para que se construa o caráter cristão de maneira consolidada. A Palavra de Deus trata várias vezes a respeito da importância da disciplina para o amadurecimento na fé (cf. Pv 4.1-5). A disciplina foi a ferramenta utilizada pelos apóstolos para ensinarem as verdades celestiais com afinco e corrigirem aqueles que se comportavam de maneira desordeira e desobediente ao evangelho (cf. 2 Tm 3.16,17). Mas não é somente de limites e obrigações que se aprende a fazer a vontade de Deus. É preciso que haja disciplina no sentido de organização para aprender. Esta não pode ser imposta em sentido algum, mas o aluno deve atentar para o fato de que somente tendo uma vida disciplinada será possível alcançar resultados significativos em seu futuro. Neste caso a disciplina é fundamental para a vida de qualquer pessoa não importa a idade.


A. A disciplina para o crescimento espiritual. 
Receber uma correção certamente não é uma situação confortável para uma pessoa, quanto mais para um pré-adolescente, afinal de contas, ninguém em sã consciência gosta de ser chamado à atenção. Todos nós queremos ser aprovados pela conduta perante as pessoas. Entretanto, muitas vezes, somos surpreendidos pelo Senhor em situações que achávamos estar corretos, e o Senhor nos repreende para que estejamos melhores em sua presença (cf. Hb 12.5-8). Este é um entendimento difícil de ser assimilado pelos pré-adolescentes devido à fase que estão atravessando. Muitos não sabem se ainda são crianças ou se já estão na adolescência. Por ser uma fase de transição, tudo se torna um pouco mais complicado. No entanto, é importante enfatizar que a disciplina é o caminho ideal para alcançarmos resultados efetivos, inclusive, em nossa vida espiritual. A disciplina com a oração, leitura e meditação na Palavra de Deus, além de um comportamento cristão exemplar, certamente, são fundamentais para que se obtenha um crescimento espiritual satisfatório.


B. A disciplina importante para o aprendizado. 
Outro aspecto importante que deve ser considerado é o fato da disciplina para os estudos. Estudar exige disciplina e na fase que seus alunos estão é preciso que haja dedicação aos estudos. Seja com relação ao estudo secular ou mesmo da Palavra de Deus, a disciplina é uma ferramenta extremamente necessária. Vale ressaltar que estudar, embora não seja uma atividade prazerosa para muitos, não deixa de ser um compromisso necessário. Imagine um velocista que se dispõe a uma competição com vários finalistas de alta performance. Todos os que ali estão presentes não chegaram à final por acaso. O trabalho realizado por cada velocista é resultado de um intenso período de treinamento pesado. Vence na final aquele que no dia da competição encontra-se melhor preparado. Da mesma maneira, seus alunos precisam aprender que estudar, apesar de não ser tão prazeroso para alguns, é indispensável para alcançar um futuro profissional promissor. Assim também ocorre na área espiritual, pois o crescimento espiritual é resultado de uma vida disciplinada na observação dos valores bíblicos e no exercício de uma conduta exemplar (cf. 1 Tm 4.8). Seja qual for a área da vida de qualquer pessoa a disciplina é o componente indispensável para se obter resultados satisfatórios.

Finalmente, compreender a importância da disciplina é um entendimento que não deve ser compartilhado em apenas uma aula. A disciplina para estudar, para aprender e tomar decisões faz parte da dinâmica da vida de seus alunos. Compartilhe com eles estas verdades e proponha uma tempestade de ideias a partir da palavra disciplina. Escreva a palavra DISCIPLINA no centro do quadro, distribua um pequeno pedaço de papel (você pode utilizar pot-it = bloco adesivo) e peça que escrevam em quais ocasiões a disciplina é necessária. Utilize fita adesiva no verso dos cartões para fixar no quadro. Ao final, compartilhe com seus alunos a importância da disciplina para cada ocasião citada por eles e construa uma reflexão a partir das frases escritas no papel.
Por Thiago Santos
Educação Cristã - Publicações cpad



Pré - aula: 
Endereço na descrição do vídeo



Apresentem o título da lição: 
Conhecendo meus limites.
Inicie utilizando a aula a:
Dinâmica: Contrato de Convivência
Objetivos:
Proporcionar reflexão sobre a importância da disciplina e dos limites.
Aplicar punições para os infratores das regras.

Material:
01 folha de papel madeira ou cartolina
01 pincel atômico
01 rolo de fita adesiva
01 cartão amarelo
01 cartão vermelho


Procedimento:
- Comecem falando sobre a importância das normas e regras para que se tenha uma convivência em grupo de forma respeitosa e harmônica.

- Junto com a turma, comecem a elaborar pelos menos 03 regras que possam ser cumpridas durante a aula da EBD, como por exemplo:

1 – Não usar o celular.
2 – Não conversar.
3 – Falar um de cada vez, ao participar de uma discussão de um tema.
4 – Não se distrair com outras coisas durante a aula.

Escrever as regras numa folha de papel madeira ou cartolina.

- Falem: Estas normas são exemplos de disciplina como instrução para que haja melhor compreensão do estudo e atenção durante a aula.

- Em seguida, o grupo deve propor quais devem ser as correções(as punições) para os “Infratores”, por exemplo:

1 – Advertência oral: pedindo que ele não continue fazendo aquele ato, mostrando o cartão amarelo.
2 – Mostrar cartão vermelho pela repetição de infração.
3 – Mudar o aluno de lugar, mostrando cartão vermelho.

Escrever as punições na folha de papel madeira ou cartolina.

- Para conclusão, leiam Hb 12.11 “Nenhuma disciplina parece ser motivo de alegria no momento, mas sim de tristeza. Mais tarde, porém, produz fruto de justiça e paz para aqueles que por ela foram exercitados”.
Fonte da dinâmica por Sulamita Macedo/blog/atitudedeaprendiz.blogspot.comCréditos///Cpad

Nenhum comentário:

Postar um comentário