9 de junho de 2020

Noticia: Arqueólogos podem ter identificado a adega de Jezreel em destaque na Bíblia

Nos livros bíblicos dos Reis I e II, a vinícola de Jezreel é o cenário de alguns dos episódios mais terríveis de ganância, violência, pecado e retribuição divina. Pesquisadores identificaram elementos que confirmam que as escavações realizadas no norte de Israel são compatíveis com a narrativa bíblica, de acordo com um artigo publicado na última edição do Journal of Eastern Archaeology and Heritage Studies.
A vinícola foi descoberta pela primeira vez em 2013 e exposta em várias temporadas de escavações nos anos seguintes. Apresenta várias instalações esculpidas na rocha.

“Nabote, o jezreelita, possuía uma vinha em Jezreel, ao lado do palácio do rei Acabe de Samaria. Acabe disse a Nabote: ‘Dê-me a sua vinha, para que eu possa tê-la como horta, pois fica bem ao lado do meu palácio. Eu lhe darei uma vinha melhor em troca; ou, se preferir, pagarei o preço em dinheiro. Mas Nabote respondeu: ‘O SENHOR proíbe que eu deva desistir de você o que eu herdei de meus pais!’ ”, Diz I Rei 1:4.

Atualmente, é impossível datar com certeza os restos da antiga vinícola que foi descoberta não muito longe de Jezreel, um assentamento que tem sido continuamente habitado por milhares de anos, a principal autora do estudo, Dra. Norma Franklin, do Instituto Zinman de Arqueologia da Universidade de Haifa, disse ao The Jerusalem Post. No entanto, diferentes fatores apoiam a ideia de que havia ou não um homem chamado Naboth, quem escreveu a história, deve estar ciente da existência dessa vinícola, a única na área compatível, disse ela.

“Com esses tipos de estruturas, podemos avaliar quando foi a última vez que eles foram usados ​​- neste caso, bastante tarde, por volta do primeiro século EC – mas não quando eles foram construídos”, disse Franklin. “Os eventos descritos na Bíblia costumam ser considerados por volta do século IX aC. É possível que a vinícola já existisse naquela época, mas é difícil dizer. No entanto, alguns estudiosos acreditam que a história foi realmente escrita mais tarde, por volta do século VI aC, quando podemos afirmar com certeza que a vinícola já estava em operação. Não há como saber se o que está narrado na Bíblia aconteceu exatamente como relacionado, mas a narrativa deve ter existido.”

Até a presente data, os pesquisadores compararam a tipologia das instalações com outras semelhantes na região em vários períodos.

A tecnologia de produção de vinho usada em Jezreel era bastante arcaica, envolvendo pessoas que pisavam as uvas com os pés, provavelmente não mais que quatro pessoas por vez, disse Franklin.

Além disso, as vinícolas posteriores geralmente eram construídas não nos campos, como no caso da vinícola Jezreel, mas diretamente na vila, disse ela.

“Outro elemento que foi muito emocionante para nós foi que, há vários anos, um kibutz próximo amostrou o solo na área para descobrir se e onde seria possível começar a cultivar uvas”, disse Franklin. “Os resultados mostraram que em toda a área havia apenas uma pequena zona que seria boa para as vinhas, exatamente onde ficava a antiga vinícola.”

De acordo com a narrativa bíblica, o rei Acabe conseguiu pôr as mãos na vinícola de Naboth com um truque e com a ajuda de sua esposa, Jezabel, acusando o homem de profanar a Deus e matá-lo. Por esse pecado, o rei incorreu na ira de Deus contra si e sua linhagem, como o profeta Elias lhe anunciou.

De fato, vários anos depois, a profecia seria cumprida, e dezenas de descendentes de Acabe, incluindo seu filho e sucessor do trono, Joram, morreriam nas mãos de Jeú, um comandante do exército, em um confronto que mais uma vez começou em a vinícola de Jezreel.

Atualmente, as escavações não estão ocorrendo no local, enquanto os arqueólogos se concentram em publicar suas descobertas durante vários anos de pesquisa, disse Franklin.
Fonte: The Jerusalém Post.




Últimos Acontecimentos Bíblico é Notícias


Últimas Noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário