26 de junho de 2020

Lição 13: Promessa de vida eterna: Betel conectar

Versículo do dia
E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna.
1 João 2.25



Verdade aplicada
Dentre as muitas promessas feitas por Jesus, a da vida eterna é a que mais nos traz esperança em um mundo tenebroso. Vai valer a pena ser fiel e aguardar em Cristo esta promessa, pois ela será a grande recompensa dos justos.


Textos de Referência.
Lucas 10. 25 - 28 
25 E eis que se levantou um certo doutor da lei, tentando-o, e dizendo: Mestre, que farei para herdar a vida eterna?

26 E ele lhe disse: Que está escrito na lei? Como lês?

27 E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo.

28 E disse-lhe: Respondeste bem; faze isso, e viverás.


Bíblia online
Bíblia sagrada online

Introdução
A sociedade é influenciada pelo capitalismo e consumismo onde se deve viver na busca do ter, possuir e de conquistar, porém, nosso foco maior deve estar pautado na eternidade, um tesouro preparado por Cristo.



Ponto chave
A vida eterna é uma promessa feita por Cristo a todos os salvos, mas, para herdá-la é preciso ter perseverança, fidelidade e santificação.


1. ENTENDENDO A VIDA ETERNA
Quando a Bíblia relata sobre a vida eterna, ela se refere ao período pós-vida terrena, para aqueles que são salvos na pessoa de Jesus Cristo, e consequentemente é o antônimo daquilo que a própria Bíblia trata como condenação eterna.


1.1. Uma promessa condicional

Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.", Jo 5.24
Jesus prometeu uma recompensa a todo aquele que crê em Sua Palavra: a vida eterna na Cidade Celestial.
Essa é uma promessa condicional, em que a conduta do homem o leva a um dos dois caminhos: a vida eterna ou a condenação eterna; nessa promessa não há neutralidade, se não estiver em um caminho, automaticamente estará no outro.
"Mas vós, amados, edificando-vos a vós mesmos sobre a vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo,Conservai-vos a vós mesmos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna. Judas 1.20,21



1.2. Reafirmando a promessa
Jesus expôs essa promessa por inúmeras vezes em Suas ministrações, e Seus discípulos deram continuidade. Essa promessa está inteiramente ligada à obra vicária de Cristo. Ele morreu no lugar dos pecadores, para que todos tivessem a oportunidade de não mais serem condenados por seus pecados, mas que pudessem desfrutar da eternidade ao lado do Seu Senhor.
Paulo foi um dos apóstolos que muito ressaltou sobre isso. Veja o que ele enviou aos gálatas:
"Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna. Galatas 6.7-8
Paulo trata da promessa da vida eterna, como também mostra sobre o direito de o homem escolher qual caminho deseja trilhar.
Mas, é importante ressaltar que as decisões que tomamos nessa terra, definem em qual lugar da eternidade estaremos.



Refletindo
Todos os meus sofrimentos, pelo cuidado admirável do Deus Onipotente, cooperam para promover meu bem espiritual e eterno...Glória seja a Ti, Senhor. Suzana Wesley


2. CIDADÃO DO CÉU

Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo. Filipenses 3.20


2.1. No Antigo Testamento
O salmista Davi deixa muito claro, que é quase como um outdoor sobre como se tornar um cidadão do céu.
A análise está no Salmo 15, que tem o tema de verdadeiro cidadão dos céus.
Dentro das regras básicas para se tornas esse cidadão, é necessário praticar a justiça, ser sincero, verdadeiro, não falar e nem fazer mal ao próximo, honrar aqueles que temem ao Senhor, manter a palavra, não agir com agiotagem e nem aceitar suborno para se levantar contra um inocente. Quem dessa forma procede tem características de um cidadão do céu, porém, o NT complemente essa passagem de forma harmônica e perfeita.

...algo incrível que nem olhos viram, nem ouvidos ouviram... 1 Corintios 2.9.




2.2. No Novo Testamento
O NT tem inúmeras passagens; demonstrando o que é necessário para se adquirir a vida eterna: Santidade.
Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor;  Hebreus 12.14
Para ser um cidadão do céu, ou para ter direito a vida eterna, não se pode ter mágoa de pessoas, é preciso ser alguém perdoador, ter empatia, e principalmente se separar do mundo, buscando a Santificação, atentando para a vontade de Deus.
Um cidadão do Céu não tem como padrão de conduta o que o mundo oferece, mas sim o que a Palavra de Deus determina.
"E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. Romanos 12.2.



3. ALGO INEXPLICÁVEL
Mas, como está escrito:As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu,e não subiram ao coração do homem,são as que Deus preparou para os que o amam. 1 Coríntios 2.9


3.1. Ele mesmo nos encontrará
No texto de 1 Tessalonicenses 4.17 nos garante que os salvos serão arrebatados e aqueles que morreram na esperança ressuscitarão, e que iremos ao encontro do Senhor nos ares, isso significa que seremos recepcionados pelo próprio Senhor Jesus para recebermos a vida eterna.
Estaremos para sempre junto ao Senhor Jesus, O veremos como Ele é, tocaremos em Suas mãos e ao Seu lado desfrutaremos da promessa de vida eterna preparada para os salvos.



3.2. O melhor está por vir
A Bíblia nos garante que, na eternidade que Cristo prometeu, nenhum tipo de sofrimento nos alcançará. Na cidade Santa só haverá alegria, gozo e paz. A cidade não necessitará de sol, nem de lua que brilhem sobre ela, pois a glória de Deus a iluminará (Ap 21.23).
Vai valer a pena perseverar nessa promessa. O Senhor está preparando algo fabuloso para os Seus filhos (Ap 21.4), algo incrível que nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais o coração humano planejou (1 Co 2.9).
Que possamos estar firmados nas promessas de Deus, vigilantes a todo o momento, buscando a santificação para o grande evento que surpreenderá toda a terra. Maranata, ora vem Senhor Jesus!




Conclusão
Jesus fez a promessa de vida eterna, e esta é a esperança dos salvos em Cristo.
Perseveremos em fidelidade e santificação ao Senhor, pois o dia está próximo. Em breve, nos encontraremos com Ele nos ares, rumo à Cidade Celestial, onde nunca mais sofreremos.



Eu aprendi que:
A promessa de vida eterna feita por Jesus, é a maior esperança para todos os salvos, mas para herdá-la é preciso perseverança, fidelidade e santificação.




Jovens: Estudos, Pregações, Lições Bíblicas, Dinâmicas, Subsídios, Pré - aulas: Arquivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário