12 de junho de 2020

Lição 11: Uma promessa de salvação: Betel conectar

Versículo do dia
Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens. 
João 10.9


Verdade aplicada

Por causa da maldição do pecado, o homem foi afastado de Deus e fadado a morte eterna. Mas, Deus em Seu infinito amor, prometeu enviar um salvador e essa promessa foi cumprida em Seu Filho Jesus, que pelo Seu sacrifício na cruz, nos reconciliou ao Pai e nos deu a salvação.



Textos de Referência.

João 1.15-29
15 João testificou dele, e clamou, dizendo: Este era aquele de quem eu dizia: O que vem após mim é antes de mim, porque foi primeiro do que eu.

16 E todos nós recebemos também da sua plenitude, e graça por graça.

17 Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo.

18 Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, esse o revelou.

19 E este é o testemunho de João, quando os judeus mandaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para que lhe perguntassem: Quem és tu?

20 E confessou, e não negou; confessou: Eu não sou o Cristo.

21 E perguntaram-lhe: Então quê? És tu Elias? E disse: Não sou. És tu profeta? E respondeu: Não.

22 Disseram-lhe pois: Quem és? para que demos resposta àqueles que nos enviaram; que dizes de ti mesmo?

23 Disse: Eu sou a voz do que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor, como disse o profeta Isaías.

24 E os que tinham sido enviados eram dos fariseus.

25 E perguntaram-lhe, e disseram-lhe: Por que batizas, pois, se tu não és o Cristo, nem Elias, nem o profeta?

26 João respondeu-lhes, dizendo: Eu batizo com água; mas no meio de vós está um a quem vós não conheceis.

27 Este é aquele que vem após mim, que é antes de mim, do qual eu não sou digno de desatar a correia da alparca.

28 Estas coisas aconteceram em Betabara, do outro lado do Jordão, onde João estava batizando.

29 No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.


Bíblia online
BÍBLIA SAGRADA ONLINE


Introdução
Jesus deixou Sua glória e veio à terra para salvar os que se haviam perdido. Ele se dispôs a pagar um alto preço para cumprir Sua promessa, passando pela cruz. Não existe amor igual a este!


Ponto chave
O homem estava perdido e fadado a morte eterna. Deus prometeu um Salvador e Ele enviou Seu único Filho. Através do Seu sacrifício na cruz, Jesus nos uniu novamente ao Pai, trazendo-nos a vida e salvação.



1. COMPREENDENDO A SALVAÇÃO
Segundo o dicionário, salvação é o ato ou efeito de salvar, libertar, tirar alguém do perigo; biblicamente, no entanto, significa tirar alguém de condenação através da obra expiatória de Jesus Cristo.


1.1. Salvos de quê?
Para se entender um pouco mais sobre salvação, é preciso voltar ao início, após a criação do homem e da mulher. Como bem se sabe, Adão e Eva foram criados por Deus para ter uma vida privilegiada em um jardim maravilhoso, sem pecados, onde não havia a morte, possuindo comunhão plena com seu Criador. Porém, Satanás entrou na história e fez com que ambos pecassem e perdessem todos os privilégios, separando o homem da comunhão com Deus.

Neste ponto, o homem, por desobediência, passa ao patamar de pecador. O pecado mancha a pureza da criação e consequentemente leva o homem a ser condenado por seus atos. E como voltar a comunhão com o Pai nessas condições?

Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus. Romanos 3.23



1.2. Grandes prejuízos
A desobediência e a quebra da comunhão do homem com Deus, trouxe inúmeros prejuízos ao homem e à terra. Dentre todos, destaquemos:

A terra se torna maldita:
E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida. Gêneses 3.17

O pecado traz consigo um salário:
Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor. 

Romanos 6.23

O homem deixa de ser justo:
Como está escrito:Não há um justo, nem um sequer.
Romanos 3.10



Refletindo
A terra é o único inferno que os salvos em cristo irão suportar, e o único paraíso que os descrentes irão desfrutar". Jonathan Edwards


2. UMA PROMESSA NO INÍCIO
O livro de Gênesis 3.15, mostra-nos a origem de tudo, até mesmo a primeira promessa de redenção da humanidade. Sobre este texto decorre toda a teologia da redenção do AT.


2.1. Deus nunca é surpreendido
Após Adão e Eva pecarem através da proposta da serpente, Deus vai tratar do assunto com ambos. No texto bíblico é notório ver que Deus já tinha tudo sob controle, pois cada um recebe a sentença diante das ações tomadas. Mas, o que chama muita atenção é a sentença que recai sobre a serpente: da semente da mulher viria aquele que esmagaria sua cabeça, trazendo entendimento que o dano causado pela serpente seria destruído juntamente com ela (Gn 3.15).
A queda do homem, de maneira nenhuma pegou Deus de surpresa, o plano de salvação estava nos planos de Deus (Lc 19.10).



2.2. Reafirmando a promessa no AT

Após a declaração de Deus ali no Éden, muitos profetas se levantaram e reafirmaram a promessa do Senhor.
Promessa esta que traria à terra, o Salvador da humanidade e que Ele entregaria Sua vida na cruz em favor de todo aquele que O aceitasse.

Isaías escreveu:
Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. 
Isaías 9.6



Zacarias escreveu:

Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém; eis que o teu rei virá a ti, justo e Salvador, pobre, e montado sobre um jumento, e sobre um jumentinho, filho de jumenta.
Zacarias 9.9

A promessa de salvação fez o mestre seguir até o fim com o plano de resgate do homem.



3. DIGNO É CORDEIRO

Em todos os instantes da vida de Jesus, Ele tinha conhecimento que Seu ministério passaria pela agonia da cruz. A promessa de salvação fez o mestre seguir até o fim com o plano de resgate do homem.


3.1. Ele veio nos salvar
Jesus deixou Seu trono de glória e veio com um objetivo principal nesta terra: fazer a vontade de Seu Pai, vontade esta que era dar uma nova oportunidade ao homem para que este voltasse a ter comunhão com seu Criador, e assim livrar-se da condenação do pecado que estava sobre toda a humanidade.
Cristo veio conduzir o homem da escravidão à liberdade; da morte para a vida; das trevas para a luz; por intermédio do Seu sacrifício na cruz do calvário.


Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: Que todo aquele que vê o Filho, e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia. João 6.40


3.2. O sacrifício que gerou salvação

O pecado trouxe vergonha, dor e separação do homem com seu Criador. Estávamos fadados à maldição e morte eterna (Rm 3.23). Era necessário um salvador que se sacrificasse em nosso lugar, pagando assim, o nosso resgate (Rm 4.25). Jesus, o Filho de Deus, se entregou em sacrifício por nós, como Cordeiro perfeito, sem mancha ou defeito, Ele se entregou à morte de cruz, a fim de nos resgatar da morte eterna.
"E disse o Senhor Deus à mulher: Por que fizeste isto? E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi.Então o Senhor Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isto, maldita serás mais que toda a fera, e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida. Gêneses 3.13-14



Conclusão

Jesus, como Cordeiro perfeito, veio ao mundo e se entregou à morte de cruz pela humanidade. Ele nos resgatou do pecado, nos reconciliando ao Pai. A promessa foi cumprida! Em Jesus temos salvação, justificação e paz com Deus.


Eu aprendi que:
Jesus veio salvar o que se havia perdido. Hoje, nEle podemos usufruir do cumprimento da promessa de salvação que foi evidenciada em Seu sacrifício na cruz.





Jovens: Estudos, Pregações, Lições Bíblicas, Dinâmicas, Subsidios, Pré - aulas: Arquivo

Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário