17 de junho de 2020

Lição 12: Edificando a família com temor e confiança no Senhor: Vídeos - aulas, Slides, Betel: Adultos

Vídeos aulas:
O endereço na descrição dos links




Texto Áureo
Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos. Salmos 128.1


Verdade Aplicada
Que nossas atitudes sejam influenciadas e motivadas pelo temor a Deus e desejo de viver conforme a vontade do Senhor.




Objetivos da lição
ENSINAR acerca dos fundamentos que edificam a família.
APRESENTAR os princípios divinos para o matrimônio.
MOSTRAR os valores que devem ser agregados ao matrimônio.

Bíblia online
Bíblia sagrada online
Hinos Sugeridos
Harpa Cristã: 96




Harpa Cristã: 151






Harpa Cristã: 547


TEXTOS DE REFERÊNCIA
Salmo 127
1. Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.
2. Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois assim dá ele aos seus amados o sono.



Salmos 128
1. Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos.2. Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem.
3. A tua mulher será como a videira frutífera aos lados da tua casa; os teus filhos como plantas de oliveira à roda da tua mesa.
4. Eis que assim será abençoado o homem que teme ao Senhor.

Introdução
Os Salmos 127 e 128 nos levam à reflexão quanto à necessidade de não só reverenciarmos e ficarmos sob Sua dependência, bem como reconhecermos a ação do Senhor em prol dos Seus filhos.

1. Salmo 127 e Salmo 128
Estes salmos destacam a relevância de confiarmos e temermos a Deus, bem como a realidade de nossa dependência dEle, sem, contudo, nos eximir de cumprirmos a nossa parte.

1.1. Cânticos de peregrinação.
Por ocasião das festas, diversos peregrinos saíam de vários lugares para irem a Jerusalém. A caminhada era longa, de modo que eles iam contando as canções prescritas nos Salmos 120-134 (também chamados de Cânticos de Romagem ou dos Degraus). Tais canções animavam e encorajavam os peregrinos a continuarem a caminhada. A simplicidade do vocabulário presente nos salmos de peregrinação auxiliava na lembrança dos feitos do Senhor e da aliança com Deus. Assim, por meio desses salmos, Israel glorificava os benefícios e o agir de Deus.

1.2. A provisão divina aos Seus.
O Salmo 127 trata da dependência de Deus. Os assuntos abordados giram em torno da vida doméstica, pois o Senhor é aquele que cuida da casa e da provisão aos que O servem. O Salmo 127 é composto de duas partes. A primeira está relacionada ao lar, onde se destacam duas maneiras de agir: confiar e depender dEle e/ou confiar nos próprios esforços humanos. A segunda parte está relacionada às alianças. O Salmo trata das famílias que têm aliança com o Senhor, destacando a integridade delas, o relacionamento entre pais e filhos e o resultado desse relacionamento.
1.3. O temor a Deus e a obediência fazem a diferença.
O Salmo 128 fala a respeito da prosperidade do homem que teme ao Senhor. Esse salmo destaca em que consiste essa prosperidade: a mulher trabalhando no interior da casa; os filhos estão em volta da sua mesa. Temer a Deus e procurar viver dedicadamente em obedecê-Lo faz a diferença quando a realidade põe à prova o casal. Afinal, o dia a dia apresenta desafios e dificuldades também na vida daqueles que estão em Cristo.
2. Somos dependentes de Deus
Destacamos no tópico anterior as características gerais dos Salmos 127 e 128. Neste tópico, verificaremos os benefícios de viver na dependência de Deus e em que consiste viver essa dependência.
2.1. O Senhor que edifica.
O primeiro ato de estar debaixo da dependência de Deus é permitir que Ele edifique a casa. O salmista declara que "Se o Senhor não edificar a casa, am vão trabalham os que edificam" [Sl 127.1]; edificar no sentido de construir. Ainda que o povo de Israel pudesse estabelecer os seus projetos, fazer os seus planos, eles somente teriam sucesso se estivessem sob a direção de Deus. A torre de Babel é um exemplo para demonstrar que edificar fora dos planos de Deus leva à ruína [Gn 11]. A Bíblia Vida Nova com enta: "O esforço humano dissipa-se sem a orientações divina". Principalmente em dias nos quais testemunhamos muitos casamentos sendo desfeitos, é de suma importância submeter os planos e sonhos, também quanto a constituir uma família, ao Senhor e buscar conhecer Sua vontade [Pv 16.1-3].
2.2. O Senhor que guarda a cidade.
O salmista ainda declara que, se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. Naquele tempo, eram construídas as chamadas cidades-estados que exerciam hegemonia. Havia diversas fortalezas: Cercadas por muros maciços [Nm 13.28; Dt 1.28; 9.1], mantinham sistemas de defesas [Jz 9.51]. Bíblia King James: "O princípio bíblico ensinado é que nenhum talento, carisma ou esforço valem a pena se estiverem sob a bênção do Senhor. O arrogante confia apenas ou ou principalmente em si, enquanto o sábio luta e trabalha sob à graça e as orientações do Espírito do Senhor". Tal princípio é aplicado também no que concerne à segurança diante dos ataques espirituais. Nossa vigilância deve ser acompanhada de oração [Mt 26.41; Ef 6.18].
2.3. Ele dá sono.
O salmista afirma que inútil será levantar-se de madrugada e deitar tarde, comer pão de dores, pois assim dá Ele aos seus amados o sono [Sl 127.2]. Há, nessa perícope, um ponto a ser observado. Qual o significado empregado na palavra sono? Estaria o salmista estimulando a preguiça? Certamente que não, pois a preguiça é severamente repreendida e condenada pela Palavra de Deus [Pv 19.15]. Assim, fundamenta-se no fato de que a bênção divina está sobre os amados de Deus, de modo que podem descansar no Senhor, podem repousar de modo a não ficar angustiado quanto às necessidades. As palavras de Jesus aos Seus discípulos foram: "não estejais apreensivos" e "não andeis inquietos" [Lc 12.13-31].
3. Os benefícios do temor a Deus
Vários termos são utilizados para definir temer a Deus: reverência; respeito ou honra; profundo e reverente sentimento de responsabilidade perante Deus ou Cristo; entre outros. Temer a Deus é procurar viver em conformidade com a vontade de Deus. O Salmo 128 destaca vários benefícios para aqueles que temem ao Senhor.


3.1. Bem aventurança.
O primeiro benefício concedido aos que temem a Deus é a felicidade plena. Completa satisfação. O segredo da bênção está em uma vida dedicada a Deus, em obediência a Sua vontade. Interessante observar que Jesus ao exercer o Seu ministério ensinou sobre as bem-aventuranças. No contexto cristão, a felicidade não está nas riquezas desse mundo, mas em fazer parte do Reino de Deus. Jesus trabalha a questão espiritual, conforme podemos verificar no Sermão da montanha [Mt 5.1-12]. No Novo Testamento, percebemos que a verdadeira felicidade reside na correta relação com Deus, em servir a Deus de todo coração e de todo entendimento. Nesse sentido é preciso fazer um alerta: há uma infinidade de pessoas que estão tendo um relacionamento interesseiro com Deus, ou seja, estão buscando apenas as bênçãos materiais. Isso requer uma reflexão.

3.2. Comerás o fruto do teu trabalho.
Duas lições aprendemos aqui: 1) Embora Deus aja em favor dos Seus enquanto dormem, estes devem trabalhar. Devem se manter ocupados [2 Ts 3.10-11]. O trabalho é uma bênção do Senhor; 2) A segunda lição é que aqueles que servem ao Senhor serão bem-sucedidos no seu trabalho. Desfrutarão dos frutos do seu trabalho. O cristão viverá do trabalho honesto. Além de ter sustento próprio, será um canal de bênçãos para os que tiverem necessidades [Ef 4.28], bem como desfruta da bênção do contentamento [Pv 23.4-5; Hb 13.5].

3.3. Círculo familiar.
O salmista registra que os benefícios do temor a Deus e da obediência ao Senhor não se limitam apenas ao indivíduo e sua vida profissional, mas são manifestos também no ambiente familiar e influenciam positivamente as gerações futuras [Sl 128.3-6]. Consequentemente, beneficiam toda a sociedade e nação. É possível interligar esse testemunho com o Salmo 127, pois a pessoa que teme a Deus e procura viver de acordo com a vontade de Deus, antes de constituir família buscará conhecer a vontade de Deus, bem como em todo o desenvolvimento da construção de um novo relacionamento - é a vivência do Senhor edificando a casa. Notemos a sequência: temor - sabedoria - formação do lar e manutenção [Pv 24.3-4]. Afinal, "o temor do Senhor é o princípio da ciência" [Pv 1.7].


CONCLUSÃO
Os salmos aqui estudados trazem uma importante reflexão sobre a bênção do Senhor. Tal bênção está acessível aos que temem a Deus, nEle confiam e buscam viver de acordo com a Palavra de Deus.








SLIDES 
Fonte do slides: www.revistaebd.com





Adultos: Lições Bíblicas, dinâmicas, slides, subsídios, pré - aulas: Arquivo

Bíblia online
Bíblia sagrada online



Adultos: Lições Bíblicas, dinâmicas, slides, subsídios, pré - aulas: Arquivo

Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário